Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

[DICA] Linhas de tempo by Dipity

03 de junho de 2010 0

Fazer linhas de tempo é uma ação frequente no jornalismo, para resgatar histórico de pessoas, organizações, contextualizar alguma situação. O Dipity é um serviço online, gratuito, que pemite a montagem de timelines de modo simples. Neste ano, o Seattle Times ganhou um Prêmio Pulitzer, por utilizar a ferramenta para a cobertura em tempo real – ressalte-se que eles utilizaram também outras ferramentas de redes sociais e internet em tempo real, como Facebook, Twitter e mesmo o Google Wave. O Guardian Online também usa a ferramenta.

O Dipity tem um funcionamento sem muito mistério. Após criar uma conta, você pode ir em “my topics” e depois em “add topic”. Aí há algumas opções, como criar uma linha de tempo automática, baseada em pesquisa na web, ou através de um feed de RSS ou ainda criar uma timeline em branco, em que você vai adicionado cada evento separadamente.

Optei por esse última opção para testar a ferramenta. Recriei a trajetória do ex-técnico do Inter Jorge Fossati, demitido recentemente. Me baseei em informações dos colegas do clicEsportes. A cada evento, é possível adicionar um título, um campo de informações, de foto, de link, geolocalização e também de vídeo.

O Dipity permite que a timeline seja compartilhada via Twitter, Facebook, Digg, MySpace e Stumbleupon.

Veja abaixo como ficou a linha de tempo da Trajetória de Fossati no Inter:

Envie seu Comentário