Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O que personalidades gaúchas esperam para 2014?

31 de December de 2013 1

Feliz 2014!

Reunimos uma turma que foi parceira da coluna ao longo do ano 2013 para nos ajudar a trazer boas vibrações – e ideias – para 2014.

Bruno Zaffari, Patrícia Pontalti, Fábio Coutinho, Luciano Alabarse, Rui Spohr, Ana Luiza Ferrão, Lenita Ruschel, Fabrício Carpinejar, Floriano Spiess, Luciana Chwartzmann, Tiago Flores, Cesar Paz e Alexandre Kumpinski responderam a quatro perguntas básicas, mas que muito têm a ver com a nossa Rede Social.

Olha só:

Fernanda Pandolfi

Fernanda Pandolfi, jornalista e colunista social

Uma ação para compartilhar: sustentabilidade. Preservar mais o que é natural para vivermos mais e melhor.

Uma ideia para curtir: em tempos de correria e tecnologia, o food experience ou slow food.

Um valor para adicionar: educação.

Um líder para seguir: Mark Zuckerberg, por motivos óbvios para a coluna.

**

Fábio Coutinho

Fábio Coutinho, superintendente da Fundação Iberê Camargo

Uma ação para compartilhar: apoiar/incentivar iniciativas culturais e de cidadania.

Uma ideia para curtir: mais leitura.

Um valor para adicionar: excelência quando executar projetos.

Um líder para seguir: Jorge Gerdau Johannpeter.

**

Rui Spohr

Rui Spohr, estilista

“2013 foi um ano atípico no universo da moda. Meio sem rumo, sem diretrizes sólidas. De repente, já quase no segundo semestre, houve um despertar com o revival do célebre less is more, que veio à tona para tudo. Com determinação e garra, com minimalismo e luxo, chegamos a um equilíbrio certeiro. Para mim, fazendo 60 anos de carreira, veio um reconhecimento com o qual já nem me importava, por isso me surpreendeu e se traduziu em plena gratidão e assustadora emoção. Obrigado, obrigado, obrigado”.

Uma ação para compartilhar: Os piqueniques noturnos nos parques públicos com participação dos chefs. Foi lindo de ser ver tanta gente compartilhando, interagindo e se divertindo em paz. Que isso se prolifere mais e mais.

Uma ideia para curtir: A mobilização dos jovens que acordaram e foram às ruas. Independentemente dos arruaceiros que se infiltraram para desvirtuar o movimento, foi muito bonito ver a juventude despertar e, literalmente, gritar pelos direitos de todos nós.

Um valor para adicionar: Esperança para acreditar e trabalhar por um mundo sempre melhor.

Um líder para seguir: Nosso hermano Papa Francisco!

**

Luciano Alabarse

Luciano Alabarse, diretor de teatro

Uma ação para compartilhar: frequentar a vida cultural de Porto Alegre, ir a teatros, shows e lançamentos. A vida inteira eu quis usar a minha capacidade para fazer as pessoas irem ao teatro local. A gente não precisa sair da aldeia para valorizar a aldeia. Vamos descobrir a nossa cidade. Enquanto eu tiver energia, vou mostrar o quanto é importante acreditar no lugar onde vivemos: sem preguiça e preconceito. Não precisa ir a Londres descobrir ou se emocionar.

Uma ideia para curtir: eu queria falar sobre o humor. Vamos rir mais das coisas e ampliar a possibilidade de rir. Não vamos levar tudo para o lado da cobrança. É tão bom rir, né? Os músculos se distendem e a gente fica melhor.

Um valor para adicionar: Gratidão: por estar vivo, pelas conquistas (às vezes tão difíceis), amizades, trabalho. No sentido mais nobre da palavra. Por quem nos da credibilidade. E não esquecer de quem nos ajudou, provocou e acreditou.

Um líder para seguir: Patrice Chéreau, que lançou novos dramaturgos. Tenho uma amiga que diz que sempre sai diferente de um filme de Almodóvar. Patrice sempre me transformou.

**

Lenita Ruschel com a mãe, Érica Sperb Ruschel

Lenita Ruschel, professora de dança e ex-bailarina

Uma ação para compartilhar: Doar recursos para conclusão do Multipalco Theatro São Pedro.

Uma ideia para curtir: Corpo de baile oficial.

Um valor para adicionar: Ética.

Um líder para seguir: Nelson Mandela.

**

Floriano Spiess

Floriano Spiess, chef de cozinha

“Percebi que os restaurateurs, em 2013, se dedicaram a melhorar o atendimento nas suas casas, o serviço ganhou um up na gastronomia em geral. Outro fato importante foi o uso de ingredientes brasileiros, uma tendência que já vinha se revelando e se consolidou. A prática se difundiu bastante no ano passado, na esteira do trabalho do chef Alex Atala, que busca os sabores do nosso país nos mais distantes e quase inacessíveis lugares. Para nós, 2013 foi também um ano de focar na sustentabilidade. Buscamos novos fornecedores comprometidos com essa linha de atuação, e com reconhecida qualidade de seus produtos. A qualidade sempre será nosso pré-requisito número 1. E eu, como cozinheiro, como chef, enfim, me dediquei a dar um toque ainda mais autoral à minha cozinha, para que tenha a minha cara e o meu coração, sendo a expressão mais fiel possível de tudo o que anseio na gastronomia”

Uma ação para compartilhar: Ser sustentável.

Uma ideia para curtir: Encantamento.

Um valor para adicionar: Generosidade.

Um líder para seguir: Alex Atala.

**

Luciana Chwartzmann

Luciana Chwartzmann, criadora da Lezanfan

“Em 2013 foi necessário olhar para dentro, voltar algumas casas no tabuleiro, avaliar oportunidades, respirar fundo e decidir. Tudo isso baseado em muita inspiração, experiência acumulada, foco e desapego. A vida é agora!”

Uma ação para compartilhar: Ter coragem para mudar.

Uma ideia para curtir: A melhor maneira de melhorar o mundo é a educação e a melhor maneira de melhorar a educação é se envolver com ela.

Um valor para adicionar: Generosidade.

Um líder para seguir: Meu senso crítico e minha consciência.

**

Patrícia Pontalti

Patrícia Pontalti, jornalista e stylist

“Foi um ano complicado para a moda brasileira. Um ano de poucos investimentos, de calendários mais contidos, de mais foco na venda e menos no sonho, de um resguardo a espera de algo, como um gato pronto para o pulo, que não veio. Ruim é uma palavra pesada demais. 2013 foi um ano de transição“.

Uma ação para compartilhar: Desapego. Cada vez mais vontade de menos. Mais?! Só conteúdo.

Uma ideia para curtir: Estar junto, de verdade. Mesmo apta ao uso de tecnologias, de redes sociais, o que é inevitável nos dias de hoje, acho a convivência, a troca, o contato fundamentais para ser feliz. Nos ligarmos no que realmente é necessário, afinal, nada tem a força de uma palavra dita olho no olho e do toque de quem se quer bem. Também quero curtir minha filha, a Clara, que deve chegar no comecinho de março para inspirar minha vida”.

Um líder para seguir: Não se se seguir não é uma palavrinha meio forte, mas, sem dúvida, se inspirar: José Mujica. Ele, sem dúvida, me representa.

**

Bruno Zaffari

Bruno Zaffari, presidente do Instituto de Estudos Empresariais

Uma ação para compartilhar: Fórum da Liberdade, um dos maiores eventos de debate da América Latina, busca criar um espaço qualificado e plural de troca de ideias.

Uma ideia pra curtir: Rio Grande do Sim, superar as diferenças para nosso estado avançar.

Um valor pra adicionar: Liberdade com responsabilidade. Temos que poder tomar mais decisões sobre o que impacta na nossa vida e assumir as consequências.

Um líder para seguir: Ao invés de buscar a figura de um líder, é um bom momento para cada um avaliar como pode ser um agente de mudança.

**

Tiago Flores

Tiago Flores, Maestro da OSPA

Uma ação para compartilhar: Comprometimento com projetos sociais. Sugiro ajuda para escola de Música da OSPA. Muitos estudantes de baixa renda necessitam de instrumentos para poderem estudar.

Uma ideia pra curtir: Buscar o autoconhecimento através de meditação.

Um valor pra adicionar: Tolerância.

Um líder para seguir: Não gosto da ideia de seguir um líder. Prefiro pensar em seguir uma doutrina como a que Jesus pregou: o amor ao próximo.

**

Cesar Paz

Cesar Paz, Sócio e CEO da AG2 Publicis Modem, agência webnative do Grupo Publicis

“2013 foi um ano de ouro para os principais players do mundo digital. Nos últimos anos o comportamento do consumidor mudou drasticamente. Sendo assim, a forma de fazer comunicação precisa acompanhar essa mudança. As agências de comunicação que possuem base tecnológica podem responder a essa necessidade. A comunicação digital vem se tornando um grande hub de todo processo de comunicação das marcas e produtos.”

Uma ação para compartilhar: TED Global 2014 no Rio, na Praia de Copacabana.

Uma ideia pra curtir: Bicicleta elétrica.

Um valor pra adicionar: Acreditar sempre nas pessoas e no conhecimento delas.

Um líder para seguir: Mandela, claro.

**

Alexandre Kumpinski

Alexandre Kumpinski, vocalista da banda Apanhador Só

Uma ação para compartilhar: Homem usar saia de boa.

Uma ideia pra curtir: “Não vai ter Copa!”

Um valor pra adicionar: Impostos sobre grandes fortunas.

Um líder para seguir: Élvis, morador de rua dos arredores Bom Fim/Rio Branco, gênio da raça, dono de um sorriso encantador, praticante do desapego em estágio avançado e que não quer ser líder de nada, nem de ninguém.

**

Fabrício Carpinejar

Fabrício Carpinejar, escritor

Uma ação para compartilhar: Pratique fiado – não cobrar amizade.

Uma ideia pra curtir: Seja escandaloso no abraço. Terapia do aperto.

Um valor pra adicionar: Paciência.

Um líder para seguir: Papa Francisco.

**

Ana Luiza Ferrão

Ana Luiza Ferrão, diretora da Gang

“Diferente de muitos que acreditam ser o 13 um número ruim, para mim significa sorte! E, como tal, o ano de 2013 foi INCRÍVEL! Tanto na vida pessoal quanto profissionalmente, foram muitas alegrias, concretizações e conquistas. Em especial, a aquisição da Gang pelo Grupo Lins Ferrão (detentor das Lojas Pompéia, da qual faço parte da terceira geração) foi motivo de grande felicidade e desafios. Tenho muito orgulho de estar à frente desta marca renomada, dar continuidade e investir ainda mais nesta empresa que, com certeza, continuará marcando a vida dos Jovens. Fechamos 2013 com recorde de vendas de Natal da Gang. Que venha 2014!”

Uma ação para compartilhar: Ser intenso, viver cada momento como “o mais especial”

Uma ideia pra curtir: A nova campanha de marketing da Gang – Like a Boss.

Um valor pra adicionar: Comprometimento e Paixão pelo que faz nunca é demais.

Um líder para seguir: Minha mãe, Carmen Ferrão – sempre uma inspiração para mim.

** **

Fotos: Adriana Franciosi, Andréa Graiz, Carlos Macedo, Dulce Helfer, Genaro Joner, Ricardo Duarte, Lauro Alves, Félix Zucco, Bruno Alencastro e Jefferson Botega/Agência RBS e Nathan Carvalho, AG2/Divulgação

Comentários (1)

  • Floriano Spiess é eleito chef do ano pela Veja Comer & Beber | Rede Social diz: 24 de April de 2014

    [...] Ano Novo, a coluna procurou personalidades gaúchas para saber o que elas esperavam para 2014.  Vem saber o [...]

Envie seu Comentário