Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Sebastião Salgado apresenta a exposição Genesis em Porto Alegre

13 de March de 2014 4

Sebastião Salgado, Tarso Genro e José Fortunati

Sebastião Salgado é um fotógrafo celebridade. Não é exagero dizer que a exposição Genesis, que foi inaugurada nesta quinta-feira, na Usina do Gasômetro, reuniu centenas de pessoas e já se candidata como um dos principais eventos culturais de 2014. Personalidades das artes plásticas, da música, do teatro e importantes nomes da fotografia se reuniram para conferir em primeira mão o trabalho do especialista em preto e branco.

Sebastião Salgado

Lentes em busca de um registro de Salgado não faltaram. Boa parte do público carregava câmeras Nikon e Canon no pescoço que, mais do que para clicar a mostra, serviam para identificar os profissionais da área e levantar a bandeira da profissão. Difícil foi conseguir se aproximar do artista em meio a tanta tietagem.

Tarso Genro e Sebastião Salgado

Para se ter uma ideia, Salgado foi embora acompanhado das autoridades e seguranças, seguido por um grupo de dezenas de pessoas que tentavam aproximação. Aliás, quem também foi bem tietado foi Luis Fernando Verissimo: formou até fila para tirar foto com o escritor.

Luis Fernando Verissimo, Tarso Genro e Sebastião Salgado

Com curadoria de Lélia Salgado, companheira do fotógrafo há 50 anos, Genesis apresenta mais de 245 fotos que oferecem uma síntese de 39 ensaios-reportagens realizados entre 2004 e 2012 em mais de 30 países, distribuídos por África, Ásia, Américas, Oceania e Antártica. Tal jornada, que envolveu expedições a lugares remotos e povos isolados com caminhadas, helicópteros e canoas, é dividida na mostra em cinco núcleos geográficos. A exposição faz parte da programação estendida do 7º FestFotoPOA.

Sebastião Salgado

Confira quem passou por lá:

 

 

Agende-se

Quando: de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 21h. Entrada franca até 12 de maio.
Onde: Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551), em Porto Alegre, fone (51) 3289-8100.
Mais: Sebastião Salgado fará palestra na sexta, às 10h, no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110), em evento dos 80 anos da universidade. Entrada gratuita. Não haverá distribuição de senhas, e o acesso será por ordem de chegada.

Sebastião Salgado

Leia mais:

>>> Começa montagem da exposição de Sebastião Salgado na Usina do Gasômetro

>>> Confira entrevista de Sebastião Salgado ao Caderno Cultura, em fevereiro

>>> Veja fotos dos bastidores da mostra ‘Genesis’

>>> Documentário ‘Revelando Sebastião Salgado’ estreia na Usina do Gasômetro


Fotos: Andréa Graiz/Agência RBS

Comentários (4)

  • VILLA C TURISMO diz: 20 de March de 2014

    ESTOU TENTANDO CONTATO PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO COM ESCOLAS, POR FAVOR PRECISO DE UM TELEFONE, PORQUE TENTO LIGAR E SÓ DA OCUPADO.

  • Em Porto Alegre para temporada da peça “Incêndios”, Marieta Severo aproveita visita exposição de Sebastião Salgado | Rede Social diz: 20 de March de 2014

    [...] Eu cheguei aqui e fui direto para o Gasômetro ver a exposição do Sebastião Salgado. No Rio eu não pude visitar, pois estava ensaiando [...]

  • CLAUDETE KONRATH diz: 26 de March de 2014

    Visitei hoje a exposição de Sebastião Salgado. Simplesmente fabulosa.
    Mas, não posso deixar de comentar o estado deplorável dos sanitários da Usina do Gasômetro. Falta de papel, falta de água, sujeira, enfim, um horror.
    O local escolhido para uma mostra de tamanha amplitude e beleza deveria oferecer condições condizentes com o alto padrão de qualidade da exposição.

  • Sem fronteiras: Mia Couto dará aula magna na UFRGS | Rede Social diz: 26 de August de 2014

    […] O moçambicano Mia Couto (foto acima) retorna à Capital na próxima semana. O escritor ministrará uma aula magna na UFRGS, a partir das 10h do dia 1 de setembro. Os alunos já se preparam para encarar horas de fila, como na palestra de  Sebastião Salgado. […]

Envie seu Comentário