Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Saiba tudo sobre o Viva Open Mall, novo centro comercial a céu aberto de Porto Alegre

21 de February de 2015 10

Mathias Rodrigues e Fernando Tornaim

Conveniência, serviço e alimentação. O trio de palavras aparece repetidamente ao longo dos 40 minutos de conversa com o empresário Fernando Tornaim (à direita, na foto acima), da Tornak Participações e Investimentos. Em primeira mão à coluna, ele apresentou o novo empreendimento de Porto Alegre: o Viva Open Mall. Tornaim não gosta de definir o espaço como um shopping center – apesar dos ares de –, mas um centro de convivência a céu aberto, com 110 lojas, duas torres, não necessariamente comerciais, uma rua interna de passeio e mil vagas de estacionamento.

Construído em parceria com a Phorbis, empresa de empreendimentos imobiliários, de Mathias Rodrigues (à esquerda, na foto acima), o prédio com área de 20 mil metros quadrados está sediado na Avenida Nilo Peçanha, 3.228, e terá a primeira das quatro fases finalizadas na quinta-feira, quando começa a receber o público em soft opening.

Fernando Tornaim

A inauguração oficial será de 16 a 22 de março, batizada de Semana Viva. Depois de uma série de pesquisas, a dupla concluiu que as pessoas estavam em busca de lugares mais abertos para circular e com pouco tempo para realizar as tarefas básicas do dia a dia, procurando misturá-las com lazer. Tornaim explica:

– Normalmente, o serviço de conveniência está espalhado pela cidade. Quando surgiu o conceito de shopping center, era isso. Tinha o centro, as lojas de roupa, e tiveram a ideia de colocar tudo em um mesmo lugar para facilitar as compras. Estamos seguindo a mesma linha, com segurança e praticidade, e focando no serviço de conveniência.

O empresário deixa claro que o objetivo não é competir com nenhum outro mix da região – que conta com presenças fortes, como Iguatemi e Bourbon –, mas trabalhar em um segmento diferente. Entre as marcas já confirmadas no espaço, estão a academia Smart Fit, o Mercado Brasco, o curso pré-vestibular Universitário e o salão de beleza Mirage Intercoiffure.

Cafés, restaurantes, lojas e farmácias também estarão no empreendimento – afora a parceria com a Vonpar, a NET e a Claro, que estão se apropriando de parte do imóvel ao entrar com uma série de atividades e serviços. Exemplo: a rua de passeio do espaço se chamará Coca-Cola, com o objetivo de ser a mais “charmosa” da região, e a Neugebauer abrirá a sua primeira loja conceito no Viva. Já a Claro e a NET devem entrar com uma loja conjunta, wi-fi liberado, chimarródromo e espaço pet friendly.

A pergunta que não quer calar: e os efeitos do clima? Tornaim diz que foi importante ter pensado nessa questão antes de executar o projeto:

– Tivemos o cuidado para que, no inverno, tenha proteção contra o vento, e o sistema de calefação está vindo da Alemanha. Peguemos o exemplo da Rua Coberta de Gramado: as pessoas estão no frio, mas não deixam de estar aconchegadas. Em todo o Viva, haverá marquises para proteger da chuva. Alias, em 90% dos dias, em que a gente não está falando dos extremos, acreditamos que um open mall é um ambiente mais agradável. As pessoas gostam de estar ao ar livre.

Veja, com exclusividade, imagens do projeto:

Fotos: Jefferson Bernardes/Divulgação, Andréa Graiz/Agência RBS e Escritório de Arquitetura Ronaldo Rezende/Divulgação

Comentários (10)

  • Claudio diz: 22 de February de 2015

    Isso vamos cada vez mais centralizar tudo na capital, depois vão reclamar o caos que é a cidade atrolhada de gente, carros, enquanto cidades no entorno poderiam aliviar todo esse inferno.

  • Marc diz: 22 de February de 2015

    Impressionante. Eu vejo investimentos em propostas comerciais que Porto Alegre já está repleta delas, como lojas, por exemplo. Agora, investir em danceterias e pubs-cafés 24 horas (que você possa ir comer, beber e dançar às 4 da madruga) para promover a necessidade e o hábito de viver também as madrugadas no estilo de vida dos clientes, eu praticamente desconheço na capital gaúcha.

  • felipe diz: 22 de February de 2015

    Eu acharia digno ZH avisar como matéria paga. PQ isto não é exatamente uma noticia. Na edição impressa fica pior ainda. Em que momento a informação tão esmiuçada do empreendimento vira noticia, e quando é paga, se não é paga pior ainda…

  • Andre diz: 22 de February de 2015

    Nada de novidade, matéria provavelmente paga pelos empresários, que não fizeram nada de novo, igual ao strip center e outros shopping’s abertos, que quebraram, ou são frequentadas por alunos de cursinhos, com o calorão de Poa, somente um shopping fechado para aguentar, enfim, perdi meu tempo lendo e escrevendo…..

  • Sra. M diz: 23 de February de 2015

    Marc, concordando 1000 X contigo!

  • fernanda_pandolfi diz: 23 de February de 2015

    Andre e Felipe, não trabalhamos com conteúdo pago.
    Att,
    Fernanda Pandolfi

  • Denise diz: 25 de February de 2015

    Esperando que não tenha só futilidades. No Chacara das Pedras, precisamos de uma padaria de qualidade com confeitaria, loterica, pet shop…

  • Roberto Frederico Piccoli diz: 22 de April de 2015

    Vendo as citações de alguns com referência ao novo Empreendimento de Shopping Aberto em Porto Alegre, acho que tem pessoas mal informadas. Esta é uma importante iniciativa de comercio e serviços para Porto Alegre. O VIVA OPEN MALL é um Shopping conceitual com uma proposta moderna e adequada a realidade sócio econômica de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Quem dera termos mais empreendedores como Fernando e Mathias “pipocando” com estas idéías maravilhosas. Temos outros locais para copiar e realizar um “OPEN MALL” em Porto Alegre com receptividade de igual circulação. A efervescência cultural e comercial é necessária, muda-se conceitos e a “Caixa Blindada”de shoppings abertos já não são mais modernas. Parabéns ao Fernando e Mathias.

  • Roberto Frederico Piccoli diz: 22 de April de 2015

    Vendo as citações de alguns com referência ao novo Empreendimento de Shopping Aberto em Porto Alegre, acho que tem pessoas mal informadas. Esta é uma importante iniciativa de comercio e serviços para Porto Alegre. O VIVA OPEN MALL é um Shopping conceitual com uma proposta moderna e adequada a realidade sócio econômica de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Quem dera termos mais empreendedores como Fernando e Mathias “pipocando” com estas idéías maravilhosas. Temos outros locais para copiar e realizar um “OPEN MALL” em Porto Alegre com receptividade de igual circulação. A efervescência cultural e comercial é necessária, muda-se conceitos e a “Caixa Blindada”de shoppings fechados já não são mais modernas. Parabéns ao Fernando e Mathias.

  • Confira dicas de como curtir o Dia das Mães na Capital | Rede Social diz: 8 de May de 2015

    […] sábado (09/5), a Lezanfan promove uma oficina gratuita de hortas orgânicas e portáteis no Viva Open Mall (Avenida Nilo Peçanha, 3.228) para os pequenos presentearem as […]

Envie seu Comentário