Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Bela Gil: "Não acho que falar de educação alimentar deveria partir para um lado cômico e piadista"

20 de June de 2015 3

Bela Gil

Bela Gil, um dos personagens mais comentados recentemente no universo da gastronomia, recebeu a coluna na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi com um sorriso largo no rosto, pulseiras, brincos e batom coloridos. Simpatia e figurino bem semelhantes aos que o público está acostumado a acompanhar no programa Bela Cozinha, do GNT, homônimo ao livro que ela acaba de lançar.

Tratada com ironia por alguns que a consideram exagerada nas receitas que costumam evitar glúten, lactose e açúcar refinado e defendida pelos seus fãs, a baiana de 27 anos encara os comentários negativos sendo positiva:

– Não acho que falar de educação alimentar deveria partir para um lado cômico e piadista, mas acredito que só de começarem a falar sobre isso já é um grande avanço.

Não faz muito tempo, a artista foi alvo de polêmicas por postar no Instagram uma foto da lancheira da filha, Flor, que levava granola caseira, batata-doce, banana da terra e água.
Para ela, todo o falatório é causado por quem gostaria de provocar uma mudança nos hábitos alimentares dos filhos, mas não é bem- sucedido:

– Quando você vê algo que tenta fazer e não consegue, a primeira reação é uma crítica. Acho que as pessoas até querem alimentar bem suas crianças, mas não conseguem e se sentem frustradas quando veem alguém que está vencendo.

BelaGil
Outra questão levantada por internautas e espectadores é a dificuldade de colocar em prática as receitas sugeridas no programa. Também se reforça a ideia de que os ingredientes não são tão fáceis de encontrar e que o preço é um pouco exagerado. Ela responde sobre o custo-benefício, sem problemas:

– As pessoas têm que ter prioridades. Se for pensar em saúde e alimentação, acabam gastando mais nisso para poder salvar tempo e dinheiro no futuro. Assim, gastará menos com médico ou faltando ao trabalho por causa da saúde. Se você perceber que a alimentação é uma forma de investimento para a vida, vai acabar querendo consumir comida de qualidade.

Bela Gil333334

Bela contou que não deixa de comer o que gosta (acredite, entre seus pratos favoritos estão pizza e feijoada), mas vai com calma. Costuma evitar trigo, derivados do leite e carne, mas faz ressalvas:

– Tento avaliar quais são as melhores opções. Aqui no Sul, por exemplo, comer uma carne não é tão ruim quanto no Rio, abaixo de um sol de 40° C.

Ela gosta de enfatizar que o excesso é sempre um problema, mas que não é necessário cortar de vez os quitutes gostosos e nem tão saudáveis do menu:

– Devemos, sim, comer menos glúten, mas não é para se apavorar e deixar de experimentar um pão maravilhoso. As pessoas acordam e comem pão, almoçam macarrão, lancham bolacha e jantam pizza! Trigo, trigo, trigo, ninguém precisa de tanto, né?

Para aliviar a barra de quem é chegado numa massa, Bela sugere a tapioca como substituição. E cutuca: quem tem tempo de fazer estrogonofe em casa também pode preparar o próprio leite de amêndoas. Chegada em um chá, ela aproveitou para elogiar o nosso chimarrão, já que churrasco…
só de melancia.

Bela GilFoto: Andréa Graiz/Agência RBS

Comentários (3)

  • Oliveira diz: 20 de June de 2015

    Eu prefiro seguir o Erick Jacquin Way of Life

  • Ana Biana diz: 20 de June de 2015

    Eu gosto das receitas da Bela, mas vejo um certo exagero. Pq devemos comer menos glúten? Menos do que quanto? Eu nunca tive o hábito de muito pão, ou macarrão, então não vejo pq tenha que comer menos…ah, é no geral? A população está ingerindo em demasia? Talvez as pessoas devessem deixar de se preocupar tanto com a comida e aproveitá-la mais, como era antigamente. Hoje uma entrevista com um ator ou uma atriz fala mais de suas refeições do que do seu trabalho artístico. Todos largando lactose, glúten e o que mais virar moda. E batata doce na lancheira do meu filho não poria jamais! Um pão integral com a geleia que a avó dele faz, ou um bolo de maçã com passas…tantas coisas que as crianças podem comer e socializar com os colegas…deixa a batata doce para o almoço. Daqui a pouco as professoras vão ter que aturar o cheiro de brócolis saindo dos potinhos…

  • Gaúcho diz: 20 de June de 2015

    Sou mais a educação do Açaí:

    Assa aí que tamo chegando com uma caixa de cerveija!

    Quem é essa guria? “Fez gol onde, jogou onde, ganhou o que”?
    Só porque é filha de um famoso, vivem dando moral para ela.

Envie seu Comentário