Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de October 2015

Tânia Carvalho lembra época em que recebia nomes como Caetano e Gal após shows na Capital

31 de October de 2015 0

Tânia Carvalho

Não tinha para restaurante algum. Depois de shows de prestígio, como Caetano e Gal, por exemplo, os artistas jantavam na casa de Tânia Carvalho.

Antes das apresentações, Geraldo Lopes, fundador da Opus, costumava ligar para a apresentadora: “Tânia, depois vamos aí, né?”.

— Parece que, antigamente, as pessoas se encontravam mais. Hoje, raros são os que se dispõem a receber em casa. Os amigos se encontram em bares e restaurantes — lembra ela.Tânia Carvalho

Então, vamos lá, Tânia: o que mais deixou saudades da sociedade da década de 60 e 70?

Restaurante: Lajos.

Programação: dar uma volta de carro no domingo à tarde.

Roupa: saia balonê de cintura alta.

Férias: de julho eram obrigatórias no Rio; de verão, em Atlântida.

Drinque: cuba libre.Tânia Carvalho

Fotos: Galeno Rodrigues/Agência RBS e Andréa Graiz/Agência RBS

Para onde vamos?

31 de October de 2015 0

Esta é uma breve análise de quem já não sabe mais o que responder quando perguntam: “O que você faz no jornal?”. “Ah, assino uma coluna assim, que aborda gastronomia, comportamento, moda…”.

Isso porque, desde que Zuckerberg e sua trupe oportunizaram ao mundo que cada um fosse seu próprio colunista social e contasse a quem quisesse saber quem é o novo casal da praça e quais as festas em evidência, noticiar a marca do vestido da Sicrana e quem frequentou o casamento da Fulana ficou em segundo plano.

Nossos leitores nos substituíram neste ponto e coube a mim, jovem jornalista que chegou tarde ao mundo da página 2, virar- se no salto alto para trazer alguma novidade para este espaço.

Ir à festa e voltar com alguma informação exclusiva ou furungar lugares e personagens novos da cidade.

Colocar o bloco na clutch e partir em busca de conteúdo para esta nova rede social que se formou.

Zuckerberg e sua trupe bagunçaram conosco.

E, no fim das contas, acho que eu e você saímos no lucro.

Relembre a história do Encouraçado Butikin, boate concorrida entre a alta sociedade nas décadas de 1960 e 70

31 de October de 2015 6

Túlio Piva no Encouraçado

Quem conheceu Porto Alegre nas décadas de 1960 e 70 certamente já ouviu falar do Encouraçado Butikin.
Inaugurada por Rui Sommer com auxílio do saudoso Tatata Pimentel no número 936 da Avenida Independência, a boate foi um concorridíssimo ponto de encontro da alta sociedade da Capital, que convivia com intelectuais e artistas do mundo inteiro.

Para lembrar os grandes momentos da casa, a coluna chamou Claudinho Pereira, personagem carimbado da noite porto-alegrense.

– O porteiro era a figura mais amada e odiada da noite, pois era responsável por escolher quem estava estiloso o bastante para entrar na boate – lembra ele, conhecido como um dos principais DJs da cidade.

No mesmo clima, o espaço ficou lembrado por receber as reuniões do jornal portoalegrense Pato Macho, que na década de 1970 representou a resistência da imprensa à ditadura. Entre os que já desceram a icônica escadaria que levava ao palco do Butikin, figuram nomes como Vinicius de Moraes, Toquinho, Elizeth Cardoso eElis Regina – para citar alguns.Encouraçado

Mas a “cereja do bolo” foi o coquetel oferecido por Sommer à cantora e dançarina norte-americana Josephine Baker, radicada em Paris na época e reconhecida por sua participação na resistência francesa e um dos primeiros DJs da cidade.

Com logomarca (uma sereia nua) criada pelo cartunista Ziraldo, vitral colorido e placa da fachada esculpida por Xico Stockinger, a casa também ostentava em seu interior um painel de 2m60cm por 2m70cm presenteado pelo jornalista e crítico de cinema P.F.Gastal, retratando uma das cenas do clássico filme O Encouraçado Potemkin, do cineasta russo Sergei Eisenstein. Poucos viram: considerada subversiva pelos censores da ditadura militar, a obra que inspirou o nome da boate teve que ser retirada – a contragosto de Sommer. No mesmo na luta contra o racismo.

Claudinho conta que, depois do “bateestaca”, a turma matava a fome no restaurante da Tia Dulce, casada com Henry Cassel (vulgo Tio Dulce), figura conhecida por contar repetidas vezes como ajudara Josephine a proteger as crianças órfãs na II Guerra Mundial – o que todos consideravam lorota. Quando a artista veio à Capital se apresentar, resolveram tirar a prova.Túlio Piva

– Depois do coquetel no Butikin, convidamos Josephine para jantar no Tia Dulce. Chegando lá, ela o avistou sentado e o chamou pelo nome. Os dois se abraçaram em um choro. No fim, não era lenda, era verdade! – diverte-se Claudinho.
Fotos: Claudinho Pereira e Galeano/Divulgação

Cerimônia de abertura da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre é realizada no Centro da Capital

30 de October de 2015 0

Patrono Dilan Camargo

A cerimônia oficial de abertura da 61ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre foi realizada na noite desta sexta-feira (30/10), no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda), no Centro. Aberta até 15 de novembro, a Feira tem visitação das 9h30 às 21h (Área Infantil e Juvenil) e das 12h30 às 21h (Área Internacional e demais espaços). A entrada é franca. O evento reuniu autoridades locais como o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Antônio Cena Lopes, do secretário de Estado da cultura, Vitor Hugo, e do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

Secretário Victor Hugo, prefeito José Fortunati e o patrono Dilan Camargo

Durante a solenidade, o público conferiu a leitura dos textos de Maria Carpi, Valesca de Assis e de Cíntia Moscovich. Dilan Camargo, patrono em 2015, conversou com a coluna e recomendou aos leitores que investissem em obras clássicas:

– Cada pessoa vai encontrar pelos seus interesses. O livro está aberto. Os títulos bacanas da Feira eu gosto de procurar nos caixotes. Recomendo sempre os clássicos, a edição primorosa de Dom Quixote, a tradução de As Mil e Uma Noites. E sempre Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas. Além, é claro, de Cecília Meireles na poesia. Para as crianças, para as famílias, Ou Isto ou Aquilo.

Luiz Coronel e Marco Antônio Cena Lopes

Quando questionado sobre o futuro dos livros impressos, o patrono é da turma que não perde tempo em debater a superfície em que o texto será escrito. Para ele, o que importa é a relevância do conteúdo – já que a humanidade já escreveu boa parte de sua produção em materiais como argila e papiro, por exemplo. Ao contextualizar a realização da Feira do Livro em um ano de crise econômica, Camargo defende a valorização da cultura como uma prioridade na formação da sociedade:

– A classe média deveria considerar que um rodízio de churrasco daria para comprar vários livros.

Veja mais:

Fotos: Andréa Graiz/Agência RBS

Turnê 26º Prêmio da Música Brasileira: Camila Pitanga é uma das convidadas para vir a Porto Alegre interpretar sucessos de Maria Bethânia

30 de October de 2015 0

Camila Pitanga por Chris Valias

No próximo domingo (8/11), Camila Pitanga, Arlindo Cruz, Chico César, João Bosco e Zélia Duncan desembarcam em Porto Alegre para a estreia da turnê do 26º Prêmio da Música Brasileira, patrocinado pelo Banco do Brasil.

Maria Bethania por Gringo Cardia

Para celebrar os 50 anos de carreira de Maria Bethânia, os artistas interpretarão, no Auditório Araújo Vianna, sucessos eternizados na voz da baiana – que também subirá ao palco. Camila dará voz a canções como Âmbar, Lama e Gema, enquanto Zélia fará um medley de Baila Comigo e Shangrilá – vestindo Ronaldo Fraga e Fernanda Yamamoto.

Zélia Duncan por Gal Oppido

Agende-se:
O show do 26º Prêmio da Música Brasileira acontece no domingo (8/11), a partir das 18 h, no Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha 685). Os ingressos variam de R$ 140,40 (plateia alta lateral) a R$ 292,50 (plateia premium Banco do Brasil), e podem ser adquiridos pelo site. Toda a renda líquida obtida com a bilheteria será destinada para o Instituto do Câncer Infantil.

Foto: Chris Valias, Gringo Cardia e Gal Oppido/Divulgação

Blitz: Galeria Melissa comemora aniversário de 10 anos em São Paulo

30 de October de 2015 0

Edson Matsuo, Raquel Scherer e Paulo pedo

Em comemoração aos 10 anos da Galeria Melissa SP, a flagship store do Jardins  recebeu convidados na quarta (28/10) para conhecer a nova fachada e a nova decoração interna. Tudo isso regado a comes, bebes e muita música!

Erika Palomino

Edson Matsuo, Diretor Criativo da Melissa – e residente no Rio Grande do Sul – marcou presença, juntamente com Multi Randolph, criador do projeto da Galeria, e Kiko Farkas, responsável pelas ilustrações do The Anniversary Book, editado por Erika Palomino. A gaúcha Carol Teixeira também foi conferir a novidade.

Carol Teixeira

Leia mais:
>>Carol Teixeira posa para ensaio sensual no Rio: “Sou uma exibicionista”

Dudu Bertholini

Veja quem mais passou por lá:

Fotos: João Sal e Artur Vahia

Jorge & Mateus são atração confirmada no Maori Beach Club

30 de October de 2015 1

Jorge e Matheus

O Maori Beach Club, que no verão passado se consagrou por levar shows bacanas para o Litoral Norte, volta a atacar. Depois de anunciar a chegada de David Guetta em 8 de janeiro, a casa noturna de Xangri-lá acaba de confirmar a apresentação da dupla sertaneja Jorge & Mateus, responsáveis pelos sucessos Pode Chorar e Os Anjos Cantam, no dia 27 de dezembro.

Espia aqui:

É bom o pessoal se adiantar: para a noite de Guetta, por exemplo, os ingressos já estão no final do terceiro lote. As vendas online iniciam em breve no site TicMiX.

E mais! Confira os pedidos de camarim de David Guetta de sua apresentação no início de 2015 no Brasil

Foto: Maicon Damasceno/Agência RBS

Cia.Jovem da Escola do Teatro Bolshoi realiza turnê pelo Rio Grande do Sul

30 de October de 2015 0

Bolshoi
De mala e sapatilhas, a Cia.Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil começa na semana que vem uma turnê pelo Estado. O espetáculo batizado de Gala Bolshoi, que misturará danças folclóricas, contemporâneas e balés de repertório, circulará por palcos de Caxias do Sul na terça-feira (3/11), Pelotas na quinta (5/11), Santa Maria na sexta (6/11), Veranópolis no sábado (7/11) e Passo Fundo no domingo (8/1).

O público ainda irá conferir a coreografia Jurei pro amor um dia te encontrar, de Jomar Mesquita. Com sete anos, a Cia. Jovem Bolshoi Brasi é composta por 11 bailarinos formados na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que tem como ensaísta a professora gaúcha Maria Antonieta Spadari.

Confira o serviço das apresentações:
Caxias do Sul
Teatro  UCS
20h
Antecipados Pole Modas e Óticas Carol ou pelo site www.blueticket. com.br
Informações: 054 8135 5028

Pelotas
Teatro Guarany
21h
Antecipados nas Lojas Arezzo e Imobiliária Bagé ou pelo site www.blueticket.com.br
Informações: 053 9997 4446

Santa Maria
Ginásio do Col. Marista
21h
Antecipados nas Lojas O Boticário do calçadão, shopping Monet e Royal  Plaza Shopping ou pelo site www.blueticket.com.br
Informações: 053 9997 4446

Veranópolis
Parque da Femaçã
21h
Antecipados loja Magistral e posto Point ou pelo site www.minhaentrada.com.br
Informações: 054 3242 3211

Passo Fundo
Teatro Col. Notredame Menino Jesus
19h
Antecipados loja Exclusiv ou pelo site www.allingressos.com.br
Informações: 054 9655 0986

Foto: Vanderléia Macalossi/Divulgação

Isabel Fomm de Vasconcellos, autora de Todas as Mulheres São Bruxas, lista ingredientes do caldeirão da bruxa moderna

30 de October de 2015 0

Debora Tessler

Aproveitamos a foto da Débora Tessler a caráter no The BlackHaus Private Halloween, no Rio, para lembrar que neste sábado (31) é Dia das Bruxas. A escritora Isabel Fomm de Vasconcellos, autora do livro Todas as Mulheres São Bruxas, passou à coluna os ingredientes do caldeirão da bruxa moderna:

1. Saber- se parte do todo.
2. Perder o orgulho vão do ego e ter consciência de que é apenas o resultado das influências que sofre.
3. Praticar a observação de cada detalhe que nos cerca.
4. Prestar atenção às mudanças de clima e estação e fases da Lua.
5. Manipular a matéria ( esculpindo, pintando, cozinhando ou praticando jardinagem).
6. Manter a casa e os objetos em ordem.
7. Beber muita água.
8. Alimentar-se corretamente.
9. Fazer sexo.
10. Praticar uma atividade física regular.
11. Fazer a arte, a literatura e a boa música parte de sua vida.
12. Dizer a verdade.

Anotado?

Aproveita e confere mais fotos da festa:
BlackHaus Private Halloween reúne famosos no Rio

Foto: Ari Kaye/Divulgação

Prêmio Colunistas RS 2015 reúne autoridades da comunicação no Dado Bier do Bourbon Country

29 de October de 2015 0

Ana Moura e Roberto Philomena

A Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp) promoveu na noite desta quinta-feira (29/10) o Prêmio Colunistas RS 2015. O evento, criado há 48 anos com o objetivo de destacar os trabalhos mais importantes, foi realizado no Dado Bier do Bourbon Country , em Porto Alegre, e contou com a  organizado do Estúdio RB.

Para Roberto Philomena, ainda mais importante do que o prêmio de publicitário do ano, é o da sua agência, Matriz, que também levou a mais alta condecoração da noite:

– Mesmo em época de crise, você não pode se encolher. É o que tentamos mostrar para os clientes e, por isso, a agência deu o exemplo, entrando em todos os festivais para se comunicar diretamente com o público. Estamos praticando o que falamos.

 Ana Paula Jung

Ana Paula Jung, coordenadora executiva do Prêmio Colunistas RS, juntamente com os jurados, foi quem recebeu os convidados. Pelo segundo ano consecutivo, Zero Hora recebeu o prêmio de Veículo Impresso do Ano. Bandits Films, Bonaparte, Cadastra, Centro, Detour Filmes,  Dr.Smith!, DZ Estúdio, e21, Fescher Neoilustração, Grupo Sinos, Grupo Zaffari, Guts and Films, JWT Porto Alegre, Loop Reclame, Matriz, Rádio Grenal, Santo de Casa Endomarketing, Selling eSinergy Novas Mídias foram as demais empresas premiadas na ocasião.

 Ana Hochscheidt e Diego Wortmann

Confira a relação completa de vencedores

Agência de Comunicação do Ano: Matriz

Publicitário do Ano: Roberto Philomena (Matriz)

Profissional de Propaganda do Ano: Diego Wortmann (JWT Porto Alegre)

Anunciante do Ano: Grupo Zaffari

Destaques do Ano: Delmar Gentil – Presidente do Sinapro – RS

Empresa de Design do Ano: Matriz

Empresa de Marketing Promocional do Ano: Santo de Casa Endomarketing

Veículo Impresso do Ano: Zero Hora

Veículo Eletrônico do Ano: Rádio GreNal

Empresa de Mídia Exterior do Ano: Sinergy Novas Mídias

Grande Prêmio de Design de Embalagem: Que Isso Fique Entre Nós, da Matriz para Que Isso Fique Entre Nós / Cold Pressed Juice.

Grande Prêmio de Peça de Mídia Digital: Logus – A Saga, da DZ ESTÚDIO para Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Veja quem mais passou por lá:

Fotos: Andréa Graiz/Agência RBS