Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Bitols no Bom Fim

15 de abril de 2010 3

Gustavo Razzera, Divulgação

Enquanto o vocalista estica uma linha de cocaína num banheiro horroroso, recostado numa  privada imunda e úmida, a poucos metros dali o guitarrista da banda aproveita para mirar em outra droga: tenta agarrar a libertina garota que o próprio amigo, o vocalista, pensa que ama.

A cena se passa em um bar do boêmio bairro Bom Fim, em Porto Alegre, e sintetiza bem a proposta do filme Bitols (2010, 83 minutos), dirigido por André Arieta. Acusado de apologia às drogas por espectadores que, na segunda-feira, acompanharam a sessão de pré-estreia no CineBancários, o filme promove exatamente o oposto.

Ao retratar a noite de uma banda gaúcha no início dos anos 90, Bitols evidencia como a insistência numa rotina teoricamente romântica e rebelde acaba, em determinado momento, resultando numa caretice ao contrário: não resta qualquer tipo de evolução — seja ela emocional, afetiva ou mesmo artística — no horizonte de João (Bruno Bazzo), Paulo (Leo Felipe), Jorge (Leonardo Machado) e Ringo (Carlinhos Carneiro).

O humor despretensioso e o elenco afinado do filme — com atuação expressiva de Biah Werther, que interpreta a dissoluta Rita — consegue remeter o espectador para o âmago da cena underground da década de 90. Mas Arieta, o diretor e roteirista, não quis facilitar tanto a vida de quem assiste: ele explora com competência uma série de desconstruções narrativas e experimentalismos estéticos — o que é louvável, mas, como as intervenções são ininterruptas, fica complicado para o espectador mergulhar com profundidade na atmosfera de cada cena.

Produção independente do coletivo Cinema8ito, Bitols inicia na próxima semana sessões itinerantes pelo Estado. No blog dentro do site do filme, as salas e os horários serão divulgados nos próximos dias. Enquanto isso, aqui embaixo tem o trailer para assistir — e a relação da banda fictícia com os verdadeiros Beatles, isso é o leitor quem tem que sacar.

O trailer de Bitols:

Comentários (3)

  • Charles diz: 15 de abril de 2010

    Fantástico registro pra quem vivenciou e pra quem ainda era guri poder entender muita coisa. Pra assistir mais e mais! Muito bem caracterizado pelos produtores!

  • Adriana Nascimento Borba diz: 20 de abril de 2010

    O filme Bitols é incrível!
    Um filme que apresenta uma nova maneira de fazer cinema!!
    A princípio um turbilhão de inagens e sons!
    Mas no fundo um filme que fica na cabeça da gente. E aos poucos vai se mostrando.
    Quanto mais eu penso mais gosto do filme.
    Tem clima, muito clima!!
    Realizadores corajosos num tempo em que é difícil se arriscar com filmes experimentais.
    Parabéns!!
    Sucesso!
    Bjs,
    Adri

  • BITOLS – O filme « Carbura diz: 2 de maio de 2010

    [...] – O filme Por bandacarbura Bitols no Bom [...]

Envie seu Comentário