Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Flor de Maricá

11 de março de 2010 6

Quando vi a pintura “Maricás” de Pedro Weingãrtner, ( Porto Alegre, 1853 – Porto Alegre, 1929), passei a ver esta árvore espinhenta que habita o Rio Grande do Sul com outros olhos.

Foto Nauro Júnior

Desde a infância ouvia as lendas sobre a florada dos maricás.

Foto Nauro Júnior

Quando florescia em janeiro, meu pai dizia que teríamos um inverno rigoroso. Quando florescia no fim de fevereiro, o inverno seria quente e tempestuoso, ou vice-versa.

Não posso confirmar a veracidade destas crenças, mas nunca duvidei do meu pai, até porque ele sempre acertava.

Foto Nauro Júnior

Agora que eu cresci e estou longe da minha infância, a flor do maricá tem outro significado. Esta florzinha que exala um perfume tão doce e nasce no meio dos espinhos tem um cheiro de saudade. Este ano parece que elas querem passar algum recado, pois nunca vi uma florada de maricás tão exuberante. Fotografei alguns na volta da minha casa.

Não sei se o inverno vai ser rigoroso ou ameno, só sei que o sentimento que tenho ao ver a paisagem enfeitada pelas flores do marica deve ter sido o mesmo que inspirou Pedro Weingârtner a pintar o quadro “Maricas”, uma das telas mais lindas pintadas no Brasil.

Foto Nauro Júnior

Comentários (6)

  • Antonio diz: 11 de março de 2010

    Gostei da matéria e das fotos. Meu sogro é abicultor e sempre torcew para que de uma boa florada de maricás uma vez que o mel produzido através dessa flor é exelente. Só faltou uma coisa, como não conheço o quadro “Maricás” de Pedro Weingartner, fique na espectativa de que o mesmo apareceria na matéria.

  • leonardo diz: 11 de março de 2010

    Belas fotos!! As vezes elas parecem um dente de leão… mas só parecem. Ainda bem que essa arvore é protegida e a multa pro corta-la é pesada! Que elas deem muitas flores e enfeitem os locais!

  • Marione diz: 11 de março de 2010

    Sou apaixonada pelo inverno e sempre observo a florada dos maricás que neste ano começou bem cedo no mês de janeiro e como dizia teu pai”vamos ter um inverno rigoroso”.

  • marialuiza b.fernandes diz: 12 de março de 2010

    Aprecio tudo que se refere à natureza.As fotos são lindas!E as flores de maricá reportam saudades porque talvez,tudo o que se grava na primeira infância jamais será esquecido,
    mesmo que conscientemente não nos lembremos do que nos foi dito,ou experiências que vivenciamos,elas se manifestam quando algo como imagens ,musica,aroma ou outro fato qualquer os aciona.
    Quando viajava de trem na infância para a casa de meus avós,observava extasiada os pés de maricá floridos,e me inebriava com o doce cheiro que entrava pela janela aberta.
    Tenho prá mim que ela também ela traz uma energia de esperança e renovação,pois nos faz acreditar que ciclos e mudanças podem ocorrer sem medo e preocupação(cor branca,paz e equilibrio),e suave bem estar(cheiro adocicado).
    Fortalece-no para que trilhemos a estrada de nossas vidas com muita fé!

  • Alexandre Ferreira diz: 25 de março de 2010

    O quadro Maricás, que se encontra no Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Insituto de Artes da UFRGS.

    http://www6.ufrgs.br/acervoartes/modules/xcgal/displayimage.php?pid=697

  • Luciana diz: 9 de março de 2011

    Lindas fotos Nauro! especialmente a do contraste do branco com o ceu azul!
    Tambem tenho esta lembranca atrapalhada da tal previsao do frio do inverno, achei que era so eu …
    A relacao com o inverno pode ter sido motivada pelo branco da flor.
    Qdo vim morar em Pelotas, a 25 anos atras, a paisagem dos maricas floridos na beira da estrada tbm ficaram registrados na minha memoria. Hoje fui pesquisar se era este mesmo o nome da flor e tive o prazer de encontrar as tuas fotos.
    Muito obrigada por enriquecer este precioso dom de apreciar a beleza da natureza e as lembrancas da infancia!

Envie seu Comentário