clicRBS
Nova busca - outros
31 out15:51

RU da Furg estreia buffets quente/frio

A partir desta segunda-feira, o Restaurante Universitário do Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) oferece mais um benefício aos cerca de 2 mil usuários diários. São três novos buffets quente/frio, dentro da série de melhorias que a pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) está implantando.

A grande vantagem está em “melhorar a temperatura das saladas, que agora ficam refrigeradas também durante a distribuição”, afirma a nutricionista da Prae, Cristiane Acosta, que, junto à técnica em nutrição e dietética da Diretoria de Desenvolvimento do Estudante, Eliana Pereira, explica as novidades. Os três buffets quente/frio começaram a funcionar no horário do almoço no RU do Campus Carreiros e a previsão é de que, ainda nesta semana, outro seja instalado no RU localizado no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), no centro da cidade. Para isso, falta apenas completar a instalação elétrica.

A equipe conta que mais novidades vêm por aí: um novo fogão vai auxiliar no preparo de alimentos para o número crescente de usuários e um novo caldeirão, com capacidade para 200 litros vai facilitar o preparo de feijão. Diariamente, são preparados 100 litros de feijão em um caldeirão com essa capacidade e os outros 100 litros, no fogão.

Para os próximos dias está previsto o início do uso de bandejas, facilitando o transporte do alimento pelo usuário até a mesa. Também estão em processo de compra lava-louças industriais para os dois restaurantes, permitindo melhor esterilização dos utensílios.

Entre as melhorias, o cardápio foi incrementado. Nas segundas-feiras, além do feijão, inclui lentilha. Também houve a inclusão de carne nas preparações de acompanhamento, como macarrão a bolonhesa ou jardineira com salsicha.

- Para o público vegetariano, deixamos um buffet em que essa preparação não leva carne – explica a nutricionista. A novidade não substitui os dois tipos de carne (ou ovo) já oferecidos para escolha do usuário diariamente.

______________________________

Fonte: assessoria de imprensa da Furg

Comente aqui
31 out09:13

Curso de Psicologia da Furg será avaliado pelo Inep

Durante dois dias, avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estarão na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) para o processo de reconhecimento do curso de Psicologia, cuja primeira turma ingressou em 2007. Esse ciclo avaliativo, que possui três tipos de processos – autorização, reconhecimento e renovação -, é comum a todos os novos cursos de educação superior.

A expectativa, segundo o coordenador do curso de Psicologia da Furg, Egeu Esteves, é que a nota máxima seja alcançada, já que todo corpo docente do curso, composto por 30 professores, possui dedicação exclusiva com a universidade, o que qualifica o trabalho de uma forma geral.

No instrumento de avaliação que é utilizado pela comissão do Inep, são observados a infraestrutura do curso, que inclui instalações físicas como bibliotecas, salas de aulas, laboratórios entre outros; o corpo docente, que inclui qualificação e produção acadêmica, e o projeto político-pedagógico do curso, envolvendo itens como disciplinas e estágios.

Os avaliadores Dwain Phillip Santee e Sérgio Scotti consideram ainda o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos discentes, a gestão da instituição e vários outros aspectos.

Os resultados provisórios da avaliação têm o prazo de uma semana para serem divulgados, porém não há previsão para os resultados finais, que são homologados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

_______________________________

Fonte: assessoria de imprensa da Furg

Comente aqui
31 out08:07

Cine Arte apresenta comédia musical Num dia claro de verão

Nesta segunda-feira, o Cine Arte exibe a comédia musical Num dia claro de verão, dirigida por Vincent Minelli. O longa-metragem americano, lançado em 1970, tem atuações de Yves Montand, Jack Nicholson e é protagonizado por Barbra Streisand.

Foto: Reprodução – Ebahl, divulgação.

No musical, Streisand vive a estudante universitária Daisy Gamble, que para agradar o noivo conservador e conseguir parar de fumar em cinco dias, procura o professor de psiquiatria Marc Chabot na intenção de que ele resolva seu problema por intermédio do hipnotismo. Durante uma dessas sessões, o professor percebe que Daisy experimenta uma regressão e assume a personalidade de uma de suas vidas passadas, a nobre inglesa Lady Melinda Winifred Waine Tentrees, que foi julgada por traição em 1814 e executada no ano seguinte. O professor é atraído pela personalidade de Melinda e começa a investigar o caso de Daisy, descobrindo os seus extraordinários dons psíquicos. Enquanto o professor busca respostas, o reitor da universidade fica sabendo dessas experiências que classifica de misticismo e tenta forçá-lo a encerrar as investigações ou se demitir.

O filme é uma adaptação da peça original criada para a Broadway por Alan Jay Lerner, mesmo roteirista do longa metragem.

O Cine Arte ocorre todas as segundas-feiras, às 19h, na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados com antecedência na secretaria da EBAHL, localizada na rua Carlos Gomes, 583. Outras informações pelo telefone 3232-3387 ou no blog www.ebahl.wordpress.com

Comente aqui
30 out23:29

Por Rizzo, Tonho Gil permanece no comando

Roberto Witter | roberto.witter@gruporbs.com.br

Se depender do presidente Jair Rizzo, Tonho Gil será o comandante rubro-verde na Segundona 2012. Com a eliminação diante do Juventude neste domingo, as atenções já se voltaram para a competição do ano que vem, que poderá levar o São Paulo à elite do futebol gaúcho.

Anunciada desde o início como uma forma de preparação para a Segundona, a Copinha serviu para reforçar a confiança da direção no trabalho de Tonho Gil.

- Se depender da direção, fica o Tonho e toda a comissão técnica. Além disso, queremos renovar com vários destes jogadores – afirmou Rizzo ao final do jogo.

No entanto, o mandato do presidente acaba no final do ano. Ele pretende continuar no cargo, porém, a dobradinha com Fernando Cardone será desfeita. Paulo Costa será o vice de futebol. Mesmo não caindo no gosto de alguns conselheiros e dirigentes, Rizzo aposta em uma reeleição sem adversários.

- Não entendo que possa haver uma eleição. Acredito que essa renovação no mandato ocorra por aclamação – entende o presidente.

Comente aqui
30 out23:07

Espetáculo da torcida é reconhecido pelos adversários

Roberto Witter | roberto.witter@gruporbs.com.br

Falta de apoio nas arquibancadas é a única coisa da qual o São Paulo não pode se queixar. Recebendo o maior público do ano, o Aldo Dapuzzo mais uma vez pulsou. A multidão era tamanha, que inclusive os corredores abaixo das arquibancadas estavam cheios.

Foto: Roberto Witter.

O espaço tradicionalmente destinado ao torcedor visitante também foi tomado pelos rubro-verdes, já que o São Paulo disponibilizou dois módulos de arquibancadas móveis para a torcida do Juventude.

A festa com sinalizadores, bobinas de papel e muita cantoria chamou até mesmo a atenção dos adversários.

- Acho que não apenas o Tonho (Gil, técnico do São Paulo) está de parabéns pela boa equipe montada, mas principalmente o torcedor. Foi um belo espetáculo, que deveria servir de exemplo. Seria bonito se em todos os estádios pudéssemos ver isso – afirmou o técnico Pícoli, do Juventude.

Comente aqui
30 out19:39

COPA LACI UGHINI: São Paulo é goleado por 3 a 0 e está eliminado da competição

Roberto Witter | roberto.witter@gruporbs.com.br

Atualizado às 22h23min

O ritual foi o mesmo, só faltou o milagre. Em um Aldo Dapuzzo ainda mais cheio do que na partida do domingo passado, contra o Cerâmica, o São Paulo foi goleado por 3 a 0 e acabou eliminado da Copa Laci Ughini pelo Juventude.

Como o Pelotas já havia caído no sábado, diante do Grêmio B, o sul do Estado ficou sem nenhum representante na competição. Mais, a derrota do 14 de Julho, de Livramento, diante do Lajeadense, excluiu completamente os times da chave Fronteira.

Foto: Roberto Witter.

Com o nervosismo de quem precisava vencer por dois gols de diferença para se classificar – o São Paulo havia perdido a primeira partida no Alfredo Jaconi por 1 a 0 -, o Leão do Parque entrou nervoso. Com uma equipe qualificada, o Juventude tratou de tocar a bola. Aliás, parecia nem se importar com a imensa massa rubro-verde que tomava conta das arquibancadas.

Logo aos 12 minutos, uma falta na entrada da área começou a minar os planos do Leão do Parque. Fred cobrou, a bola explodiu na trave e Zulu, no rebote, mandou de cabeça para as redes.

O 1 a 0 obrigava o são Paulo a repetir a epopéia do último domingo, quando aplicou 3 a 1 no Cerâmica e garantiu a vaga nas quartas de final. Só que o ímpeto não foi o mesmo. Sem Mazinho, o time de Tonho Gil não criou. Nas poucas vezes em que chegou, o são Paulo parou no goleiro Jonatas, que operou verdadeiros milagres.


Segundo tempo, três atacantes e pressão

Já na saída para o intervalo, Tonho Gil anunciou:

- Vou colocar o Tainã.

Com o veloz atacante aberto pela ponta direita, Alex Amado solto pela esquerda e Mano Garcia centralizado, o São Paulo formou uma linha de três atacantes. No meio, outra linha com quatro jogadores, tendo Jean Paulo um pouco mais avançado.

A tática deu certo nos 15 primeiros minutos da segunda etapa. O São Paulo encurralou completamente o Juventude, que mantinha apenas Zulu fora de seu campo defensivo. Nos contra-ataques, porém, a equipe de Caxias ameaçava.

Aos cinco minutos, após cruzamento da direita, Michel cabeceou na rede pelo lado de fora. O São Paulo respondeu dois minutos depois.  Rodrigo Gaúcho deu bom passe para Jean Paulo, que entrou com a bola dominada na área. O meia demorou a chutar e a bola acabou prensada na zaga.

Aos 9 minutos, um dos lances mais bonitos do jogo. Tainã entrou pela esquerda e cruzou rasteiro. Alex Amado dominou levantando a bola e acertou um belo voleio. A defesa do goleiro Jonatas foi ainda mais bonita, de mão trocada.

O bom momento do time foi a senha para o torcedor enlouquecer na arquibancada. Mas a pressão esmagadora acabou logo em seguida. Aos 15 minutos Michel ficou no mano a mano com Marciel, rolou para o meio e Ramiro, de dentro da área, chutou no canto direito de Bruno Grassi, que salvou o Leão do Parque.

O São Paulo só voltaria a ter uma boa chance aos 28 minutos, quando Tainã ganhou uma dividida com o zagueiro Bruno Salvador e deu grande passe para Mano Garcia. O centroavante chutou no canto de Jonatas, que espalmou para fora.


Ju marca o segundo e torcida começa a deixar o estádio

Eram 33 minutos do segundo tempo quando as chances do Leão do Parque se esvaíram completamente. Em um contra-ataque, Michel recebeu na entrada da área e marcou o segundo gol.

Na jogada seguinte, o mesmo Michel entrou livre na área. Parou diante de Bruno Grassi, driblou o goleiro do São Paulo e tocou para o gol. O atacante só não contava com a raça do capitão Mateus, que se jogou de carrinho e salvou praticamente embaixo da linha.

Frustrada, grande parte da torcida começou a deixar o Aldo Dapuzzo. Marciel, expulso, também não viu o São Paulo tomar o terceiro gol, que saiu aos 44.

Jardel foi derrubado na área. O próprio volante cobrou, rasteiro e no canto, fechando a goleada do Ju, que pega o Novo Hamburgo na próxima fase.


São Paulo

Bruno Grassi; Mateus, Cirilo, Tomas (Tainã), Marciel; Rodrigo Gaúcho, Marquinhos, Alex (Evandro), Jean Paulo (Dudu Branco); Alex Amado, Mano Garcia.

Técnico: Tonho Gil

Juventude

Jonatas; Rafael Pereira, Bruno Salvador, Fred (Deoclécio); Luiz Felipe (Moisés), Ricardo Filho, Jardel, Ramiro (Fabricio), Tiago Silva; Michel e Zulu.

Técnico: Picoli

Gols: Zulu aos 12 do primeiro tempo. Michel (32) e Jardel (44) da segunda etapa.

Arbitragem: José Roberto Raach auxiliado por José Javel Silveira e Paulo Ricardo Conceição.

Cartões Amarelos: Fred, Bruno Salvador e Ramiro (J). Marciel, Rodrigo Gaúcho e Alex (SP).

Cartão Vermelho: Marciel (SP)


Comente aqui
30 out15:03

Nascimentos: João Pedro Saldanha Souza

Foto: Arquivo Pessoal.

A mamãe Aline Lemos Saldanha e o papai Diego Dutra Souza participam o nascimento de João Pedro Saldanha Souza.

João Pedro nasceu neste sábado, dia 29 de outubro, às 16h, pesando 3,740kg e medindo 49cm. O parto ocorreu na maternidade do Hospital Santa Casa, em Rio Grande.

A família agradece a todos o carinho recebido.

Comente aqui
30 out14:00

Renovação do estatuto do DCE da Furg é pauta novamente em assembleia

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) convoca uma nova Assembleia Geral para esta segunda-feira, às 17h30min. A atividade irá ocorrer na sala 4216, do Pavilhão 4 – Campus Carreiros.

Na pauta o processo de atualização do estatuto do DCE, documento que regra todas as ações da entidade. Na assembleia realizada no dia 17 de outubro houve uma pequena participação dos alunos, o que motivou o adiamento do debate.

O DCE reforça que a intenção é fazer a atualização do estatuto com um número maior de estudantes. Caso não haja número suficiente de estudantes, será feita a segunda chamada meia hora após o horário marcado.

_______________________________

Fonte: assessoria de imprensa da Furg

Comente aqui
30 out11:47

Em vídeo, jornalistas de ZH contam como foi recontar a história de motociclistas que morreram em acidentes

Reportagem mostra o número e a história de motociclistas que perderam a vida nas estradas gaúchas. A matéria completa está em ZH dominical de 30/10/2011.

Comente aqui
30 out11:05

São José do Norte: luta pela vida inspira a arte

Rafael Diverio | rafael.diverio@zerohora.com.br

Natã Farias, 13 anos, integra uma seleta lista de pessoas que venceram uma doença rara, a Anemia de Fanconi. A patologia causa a morte de 80% dos pacientes. Vencendo a estatística, Natã se recuperou e aproveitou o tempo em que passou em hospitais para aprender, sozinho, a desenhar.

Desenhos de Natan podem ser vistos até o dia 4 de novembro. Foto: Lucia Maciel, especial.

Mais de um ano depois de fazer um transplante (a doença impede a medula óssea de produzir células saudáveis), o menino de São José do Norte inaugura uma mostra em Rio Grande:

– Eu via imagens em revistas e tentava copiar. Depois, aprendi a fazer tudo de memória.

Os pais de Natã, os agricultores Oldair e Claudete Farias, descobriram a doença do filho em 2008. Em 26 de janeiro de 2010, quando o menino completou 12 anos, a notícia alentadora: um europeu de 39 seria o doador que Natã precisava. O transplante ocorreu em maio do ano passado, e Natã se recupera em casa, fazendo novos planos.

>> Veja a matéria completa na edição dominical de Zero Hora

Serviço
- O que: Exposição de desenhos de Natã Farias
- Onde: Centro Municipal de Cultura (CMC) – Rua Marechal Floriano, 91, em Rio Grande
- Quando: até 4 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h às 18h
- Quanto: entrada franca

>> Vídeo: depois de superar doença, Natã expõe quadros

Comente aqui