Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2006

Fotogênico

19 de setembro de 2006 0

Paulo Franken/Agência RBS
Ao lado do cachorro Picomã, Eloi Manoel Rodrigues, o Tio Loí, 63 anos, virou uma atração do Acampamento Farroupilha. Por conta da barba que mantém há 10 anos, visitantes passaram a convidá-lo para posar em fotos.

– Nunca vi disso: o %22véio%22 mais feio do Harmonia é o que mais tira foto – orgulha-se o peão campeiro do Piquete Trabalhista Getúlio Vargas.

Postado por Jaisson Valim

CTG gringo

19 de setembro de 2006 0

Em passeio ao Acampamento Farroupilha, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, confirmou: em outubro de 2007, Veneza, na Itália, ganhará um Centro de Tradições Gaúchas.

Já são 1,2 mil CTGs fora do Estado.

Postado por Jaisson Valim

Lobisomem, boitatá ou assombração?

19 de setembro de 2006 0

Valdir Friolin/Agência RBS/Arquivo pessoal
Para os visitantes do Piquete Laços de Sangue, o aposentado Dinarte Alves de Oliveira, 82 anos, exibe um mistério de quatro décadas e meia. Com a esperança de identificá-la, ele mostra uma fotografia de uma figura estranha no Mato Grosso do Sul nos anos 60, que jura ser real:

– A ciência nunca vai acreditar em algo assim, mas é um bicho. Só não sei qual.

Postado por Jaisson Valim

Conciliação

19 de setembro de 2006 0

Um dos fundadores do grupo Os Araganos e um dos principais compositores gaúchos, Airton Pimentel se instalou no Piquete Trabalhista Getúlio Vargas e o transformou num QG para suas idéias.

Pimentel defende uma %22revolução%22 no tradicionalismo gaúcho. Sugere que os grupos Tchê e o MTG – envolvidos em uma peleia sobre a modernização das danças, músicas e indumentárias – sentem ao redor de uma mesa para redefinir os rumos do movimento.

Postado por Jaisson Valim

Loucura tradicionalista

18 de setembro de 2006 0

Bastou o calendário marcar agosto para Juscelino Osório Machado, 46 anos, esquecer a meia dúzia de cabeças de gado que mantém na Região das Missões e só pensar na Semana Farroupilha.

Machado saiu de São Luís Gonzaga e percorreu quase 600 quilômetros em 26 de agosto para se integrar ao acampamento do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Só retornará em 24 de setembro para casa.

– Você é louco de ficar todo esse tempo – costuma ouvir o pecuarista.

Ele nem dá bola.

Postado por Jaisson Valim

Escritora precoce

18 de setembro de 2006 0

Ivo Gonçalves/PMPA
A estudante Jenniffer Alves de Souza lançou a segunda edição da revista Peãozinho Cambará e Prenda Anita. Detalhe: ela tem apenas 10 anos. No texto impresso em 15 mil exemplares, Jennifer conta a participação dos negros na Revolução Farroupilha e explica o acampamento.

Postado por Jaisson Valim

O inventor (2)

18 de setembro de 2006 0

Romário diz que, quando %22precisa se virar por conta%22, como é seu caso, as pessoas se tornam criativas.

– A dor ensina a gemer – ensina o inventor.

Postado por Jaisson Valim

O inventor (1)

18 de setembro de 2006 1

O galpão Romário Valim não serve apenas para que faça sua devoção ao tradicionalismo por meio das rodas de chimarrão e música em torno do fogo que maravilham os fotógrafos. Também funciona como um ponto onde ele exibe sua faceta de inventor.

Na porta do piquete, o visitante tem a primeira amostra: o %22microlenha%22, um fogão construído com o metal dos botijões de gás.

Romário assegura que, para fazer um carreteiro bagual, a engenhoca leva a metade do tempo do que o cozimento convencional. E, enquanto o cozinheiro prepara o prato, ainda consegue aquecer a água na chaleira.

Postado por Jaisson Valim

Playground político

18 de setembro de 2006 0

Candidatos às eleições descobriram o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho: lotado de eleitores, o local virou um playground político.
Se você planeja visitar o Acampamento Farroupilha no feriado de 20 de setembro, prepare-se para cruzar com eles.

Postado por Jaisson Valim

A importância das mulheres na Revolução

18 de setembro de 2006 1


Programa Conversa de Guria, ao vivo do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, tratou da importância da mulher na Revolução Farroupilha. Participações especiais de da cantora Loma e da historiadora Hilda Flores.

Postado por Núria Saldanha

Gaudérios na América

18 de setembro de 2006 0

Tradição em família e sem fronteiras/Giovani Grizotti
A filha do escritor Barbosa Lessa, um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, criou um grupo de danças gauchescas nos Estados Unidos, o Brasil Tchê. Valéria Shalit era instrutora da invernada Mirim do CTG Saudade da Minha Terra, de Newark, Estados Unidos, mas agora quer abrir as portas para que as crianças americanas possam aprender nossas danças. Ela falou sobre a novidade enquanto visitava o Acampamento Farroupilha neste domingo, acompanhada do marido americano Glenn. Na foto, o casal aparece em frente ao galpão da RBS, juntamente com Nilza, a viúva de Barbosa.

Postado por Giovani grizotti

Museu vivo

17 de setembro de 2006 0

Flávio Hansen interpretou a música Rio das Canoas/Marcos Nagelstein/Agência RBS
Prefeito José Fogaça (PPS) lançou na noite deste domingo a 1ª edição do Laçador do Canto Nativo, um evento no qual 14 composições concorrem ao título até terça-feira. Aos repórteres, afirmou que o Acampamento Farroupilha se transforma na maior manifestação popular do Rio Grande do Sul.

– O acampamento é um grande museu vivo da tradição gaúcha, com a cultura sendo vivida e reproduzida – define.

Postado por Jaisson Valim

O alegre retorno

17 de setembro de 2006 0

Marcos Nagelstein/Agência RBS
O otimismo do representante comercial Edenilson de Fátima Assis se confirmou. Desde sábado, ele voltou a ter sua gaita de estimação nos braços. Saiba como ele conseguiu resgatá-la na edição desta segunda-feira de Zero Hora.

Postado por Jaisson Valim

Mania infantil

17 de setembro de 2006 0

Há poucas atrações tão populares entre as crianças do que os pôneis. Nos quatro cantos do Acampamento Farroupilha, a gurizada se divertia no lombo dos cavalinhos na tarde de domingo.

O passeio custa, em média, R$ 1.

Postado por Jaisson Valim

Aversão

17 de setembro de 2006 0

Dezenas de pessoas se reuniram em frente ao Piquete Rodrigo Cambará, no domingo à tarde, para assistir a uma cena com raras chances de ocorrer em uma metrópole como Porto Alegre. Um gaudério tosquiava uma ovelha.

Com pena do animal, teve gente não conseguiu ver o processo.

Postado por Jaisson Valim

Os sem-piquete (2)

17 de setembro de 2006 0

O piquete por um dia de Jorge Pires e Angelo Ungaretti tem nome inusitado: Maníacos por Parque.

Nem sempre foi assim. Começou como Maníacos do Parque.

Como soou mal entre o público, fizeram a troca.

Postado por Jaisson Valim

Os sem-piquete (1)

17 de setembro de 2006 0

Mesmo sem condições para manter a estrutura de um galpão, os comerciantes Jorge Pires, 38 anos, e Angelo Ungaretti, 44 anos, dão um jeito de criar o próprio piquete – nem que seja por um dia. No domingo, eles levaram 80 pessoas para celebrar as tradições gaúchas no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

Não pense que seja fácil. Eles chegaram às 5h, quando ainda tinha vivente que ainda batia o garrão nos piquetes, para assegurar uma churrasqueira coberta.

Postado por Jaisson Valim

Galpão cheio

17 de setembro de 2006 0

Na madrugada de domingo, os visitantes que pretendiam dançar ao som tradicionalista tinham dificuldade em encontrar um piquete: todos com música estavam lotados de casais.

Do lado de fora do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o movimento também era intenso.

Postado por Jaisson Valim

Em alta

17 de setembro de 2006 0

Pelo menos na madrugada de domingo, no Acampamento Farroupilha, os tradicionalistas ortodoxos podiam comemorar. Um passeio pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho mostrava o domínio das músicas gauchescas tradicionais.

Mas isso não quer dizer que uma parte dos galpões não se embalava ao som da Tchê Music.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) já deu o aviso: no acampamento, os gaúchos também precisam observar as normas.

Postado por Jaisson Valim

Mas que tal essas gurias!

17 de setembro de 2006 1

Gurias boas de baile/Giovani Grizotti
As prendas da foto fazem parte do grupo “As Gurias”, o primeiro conjunto fandangueiro formado de mulheres. Ontem à noite, elas deram uma canja no piquete da Associação dos Funcionários da RBS (ARBS). Mandaram ver no vanerão. A mulherada lança o primeiro CD em outubro.

Postado por Giovani Grizotti