Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Metroviários nos trilhos da tradição

28 de novembro de 2006 1

Bandeira DTG Trilhos da Tradição/Marisa Ribeiro, Trensurb, divulgação/clicRBS
A gauchada que usa diariamente os serviços do metrô, viajando de Porto Alegre a São Leopoldo, mal sabe que a Trensurb também é uma grande fonte do tradicionalismo. Com os esforços de trabalhadores dos mais variados setores, desde as oficinas até a direção, foi fundado no dia 28 de julho de 2003 o DTG Trilhos da Tradição, tendo como lema: %22Trilhando rumo ao futuro, cultivando a tradição%22.

Mas a história de amor entre nativismo e metroviários não começa aí. Com mais de 20 anos de fundação, a Trensurb mantém praticamente o mesmo quadro funcional, gerando ao longo dos anos vínculos pessoais muito fortes entre os colegas de serviço. Isso faz com que rodas de chimarrão e churrascadas sejam praticadas a muito tempo.

Em novembro de 1984, o poeta e payador Jaime Caetano Braum escreveu especialmente para a Trensurb o poema %22A chegada do Metrô%22. Uma obra rara de um ícone da nossa cultura, que o DTG Trilhos da Tradição toma como seu maior tesouro (leia o poema no pdf abaixo).

Tu podes visitar o DTG Trilhos da Tradição na Av. Victor Barreto, junto a Estação Canoas (Canoas – RS). O atual patrão é Renato José Schuster (operador de trens). Mais informações com Eloy Roberto Antunes, no e.mail: emierlo@gmail.com

Curiosidades, fotos, eventos podem ser conferidos nos seguintes blogs:

http://trilhos.blog.terra.com.br
http://trilhosdatradicao.blogspot.com

Poema

Postado por Daniel Freitas

Comentários (1)

  • Eloy diz: 24 de dezembro de 2006

    Obrigado companheiro Daniel pela divulgação, estamos sempre disponíveis para quando precisares.
    o e-mail do DTG Trilhos da Tradição é
    dtgtrilhos@gmail.com

Envie seu Comentário