Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2006

Rodeio e bailes no fim-de-semana

30 de novembro de 2006 0

Saiu hoje mais uma edição da Rede de Informações da 1ª Região Tradicionalista. Existem várias opções de bailes e a programação completa do rodeio da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo.

Confira a Rede da Informações da 1ªRT

Postado por Giovani Grizotti

Globo incluirá churrascarias em reportagem

30 de novembro de 2006 0

O protesto do blog já produziu o primeiro resultado: depois de ler o texto abaixo, o editor Anderson Vargas, da RBSTV, decidiu incluir as churrascarias na reportagem sobre o roteiro gastronômico de Porto Alegre, que será veiculada pelo Jornal Hoje, da Rede Globo.

Postado por Giovani Grizotti

Esqueceram das churrascarias

30 de novembro de 2006 4

Memorial do MP: roteiro gastronômico?
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e o ministério do Turismo estão divulgando o “Roteiro Gastronômico” de Porto Alegre. O texto preparado pela assessoria começa afirmando que “por sua cultura gaúcha e seu povo brasileiro, Porto Alegre está entre as capitais brasileiras que mais recebem turistas”. Assim, o tal roteiro é formado pela Rua Padre Chagas (e seus cafés), o Memorial do Ministério Público (sic) e o Mercado Público. Nenhuma, mas nenhuma churrascaria está incluída. Se depender do roteiro, os turistas que vierem à capital deixarão de saborear o prato típico do gaúcho, que até virou lei na Assembléia. Perdem ainda a chance de apreciar nossas danças tradicionais, apresentadas em alguns desses locais. Em tempo: o título do material de divulgação distribuído pela Associação e o ministério: “gastronomia como identidade cultural”. Pode??

Postado por Giovani Grizotti

Cowboys gaudérios

30 de novembro de 2006 0

Gringos no pampa/Andréa Graiz/Diário Gaúcho
De João Roberto Assunção, no Diário Gaúcho de hoje: essa visita entrará para a história do Rio Grande! Pela primeira vez, baixou em solo pampiano uma comitiva de 26 norte-americanos com a missão de conhecer de perto a cultura gauchesca.

O ponto alto deste encontro inédito será hoje, quando Sourdough Slim e Wylie and The Wild West fazem show com os gaudérios Luiz Carlos Borges, Renato Borghetti e com o grupo Tambo do Bando no Teatro Dante Barone.

Para ver o gaúcho na lida campeira, os gringos foram ontem até a Cabanha Figueira, na Zona Sul da Capital. Por lá, apreciaram nossos costumes e gravaram o programa “Galpão Crioulo”, da RBS TV.

Show de despedida
O que: shows com os músicos norte-americanos Sourdough Slim e Wylie and The Wild West e com os gauchescos Luiz Carlos Borges, Renato Borghetti e o grupo Tambo do Bando. Haverá gravação do programa Galpão Crioulo.
Quando: hoje, às 20h
Onde: Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, Praça Marechal Deodoro, 101
Quanto: 1kg de alimento não-perecível, a ser trocado no local a partir das 18h.

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio em Novo Hamburgo

29 de novembro de 2006 0

Rodeio bueno
Bueno, começou hoje em Lomba Grande, Novo Hamburgo, o 22º Rodeio Crioulo Interestadual promovido pela Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. A programação, que vai até domingo, prevê provas campeiras, artísticas e fandangos. A abertura foi realizada ontem à noite em um fangango pra lá de especial, animado pelos Monarcas. Na terça que vem, a entidade recebe o grupo Chiquito & Bordoneio para outro jantar-baile.

Confira a programação completa

Postado por Giovani Grizotti

Metroviários nos trilhos da tradição

28 de novembro de 2006 1

Bandeira DTG Trilhos da Tradição/Marisa Ribeiro, Trensurb, divulgação/clicRBS
A gauchada que usa diariamente os serviços do metrô, viajando de Porto Alegre a São Leopoldo, mal sabe que a Trensurb também é uma grande fonte do tradicionalismo. Com os esforços de trabalhadores dos mais variados setores, desde as oficinas até a direção, foi fundado no dia 28 de julho de 2003 o DTG Trilhos da Tradição, tendo como lema: %22Trilhando rumo ao futuro, cultivando a tradição%22.

Mas a história de amor entre nativismo e metroviários não começa aí. Com mais de 20 anos de fundação, a Trensurb mantém praticamente o mesmo quadro funcional, gerando ao longo dos anos vínculos pessoais muito fortes entre os colegas de serviço. Isso faz com que rodas de chimarrão e churrascadas sejam praticadas a muito tempo.

Em novembro de 1984, o poeta e payador Jaime Caetano Braum escreveu especialmente para a Trensurb o poema %22A chegada do Metrô%22. Uma obra rara de um ícone da nossa cultura, que o DTG Trilhos da Tradição toma como seu maior tesouro (leia o poema no pdf abaixo).

Tu podes visitar o DTG Trilhos da Tradição na Av. Victor Barreto, junto a Estação Canoas (Canoas – RS). O atual patrão é Renato José Schuster (operador de trens). Mais informações com Eloy Roberto Antunes, no e.mail: emierlo@gmail.com

Curiosidades, fotos, eventos podem ser conferidos nos seguintes blogs:

http://trilhos.blog.terra.com.br
http://trilhosdatradicao.blogspot.com

Poema

Postado por Daniel Freitas

União gaudéria

28 de novembro de 2006 5

Renoir Sampaio, especial/ZH
Uma matéria publicada ontem no jornal Zero Hora mostrou a união gaudéria entre a funcionária pública Simone Homercher, 23 anos, e o seleiro Julio Lima, 20 anos.

A cerimônia de união civil ocorreu no Centro de Tradições Gaúchas Rodeio da Saudade, de Cruz Alta.

De acordo com Simone, que também é patroa do CTG, tanto o vestido que usava quanto o traje do marido são atualmente usados apenas em ocasiões especiais.

É possível ver na foto que muitas pessoas foram vestidas a rigor para a festa.

Parabéns e vida longa para o casal!

Postado por rafa aiolfi

CTG em casa

28 de novembro de 2006 0

Show de gaita/Giovani Grizotti
Imagine você jantando ao lado de seu ídolo do rock, seja ela nacional ou internacional. E mais: depois dos comes e bebes, poder ainda ouvir algumas de suas músicas preferidas, ao vivo, e sem distorções. Privilégio para pouquíssimos, né? Mas no meio tradicionalista, consideradas as devidas proporções, essa cena não é tão rara assim. Ontem à noite, por exemplo, o empresário Oneide Ferreira, de São Leopoldo, recebeu no “CTG” construído no pátio de sua fábrica amigos e os integrantes do grupo “Os Monarcas” para uma janta (um baita dum churrasco, diga-se de passagem). No final, os gaiteiros Varguinhas e Tiago (na foto, ao lado de Oneide) deram aquela canja aos presentes. Foi um verdadeiro show, com a participação especial do percussionista e vocalista do grupo Nelson Falkemback. O mestre Gildinho só não pode comparecer porque andou sofrendo um pequeno acidente doméstico e está em repouso, por orientação médica.

Postado por Giovani Grizotti

Tchencontro em Caxias

27 de novembro de 2006 1

Traje do estancieiro: tema do tchencontro/Roni Rigon
Do jornal Pioneiro, nesta segunda-feira: mulher não pode vestir chiripá, homem está proibido de usar brinco e tchê music dentro de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) é quase um palavrão. Regras como essas têm sido cada vez mais alvo de polêmica entre tradicionalistas e os que defendem uma flexibilização das regras do movimento gaúcho. Mas todas essas normas têm uma explicação. Você sabe como elas surgiram? O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realizou sábado em Caxias o 16º Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha para discutir aspectos históricos que ajudam a entender o porquê desse rigor. A origem das normas está na história do povo do Rio Grande do Sul e da indumentária usada desde que os primeiros jesuítas chegaram no Estado, por volta de 1620, até os trajes adotados por peões e estancieiros nas lidas do campo e nas guerras.

- A bombacha justa não é uma tradição daqui. Ela é usada por homens da Argentina e do Uruguai, que adaptaram a vestimenta feminina para a deles. Aqui no Brasil, a bombacha é larga – explica Edimar Weber Tolffo, 16 anos, de Cerro Largo, em uma comparação entre as roupas dos gaúchos tradicionais com as usadas por alguns músicos.
Leia a reportagem completa no site www.jornalpioneiro.com.br

Postado por Giovani Grizotti

Peões mirins no corcove das ovelhas

26 de novembro de 2006 0

Ginetes mirins fazem bonito em Gravataí/Divulgação/ Prefeitura de Gravataí
Uma das atrações do XII Internacional do Mercosul foram as gineteadas em ovelhas, para os pequenos. É a primeira vez que essa modalidade, comum em rodeios “country”, é trazida para a festa crioula de Gravataí. Uma ótima oportunidade para a piazada que um dia sonha em montar um cavalo chucro, como fazem os ginetes adultos. A disputa realizada neste domingo teve o seguinte resultado: 1º lugar – Bruno Eduardo Rodrigues, do CTG Carreteiros da Saudade, Gravataí; 2º lugar – Juan Luís Guimarães, do CTG Aldeia dos Anjos, Gravataí; 3º lugar – Patrícia Fonseca, do Piquete Irmãs Fonseca, Gravataí.

Postado por Giovani Grizotti

Dê-lhe laço!

26 de novembro de 2006 0

Laçadores não se acanham com a lama/Giovani Grizotti
A gauchada que participa do XII Rodeio Crioulo Internacional do Mercosul, em Gravataí, não se acanhou com a chuva. As provas de tiro de laço estão sendo realizadas normalmente, apesar da pista estar cheia de lama. Aliás, o público que participa da festa não tem do que reclamar. As principais áreas onde as pessoas circulam foram cobertas por estruturas de lona, incluindo a arquibancada da pista de laço. Uma baita organização da prefeitura de Gravataí e do CTG Aldeia dos Anjos.

Postado por Giovani Grizotti

Nativismo invade o Orkut

24 de novembro de 2006 3

Comunidade do Gildo de Freitas/reprodução/clicRBS
Para a gurizada nativista que curte navegar na web, ai vai uma dica tri legal: nomes importantes do tradicionalismo estão invadindo o Orkut (maior site de relacionamentos da Internet). Comunidades criadas em homenagem a Gildo de Freitas, Teixeirinha, Paixão Cortes, Nico Fagundes, Elton Saldanha entre outros ícones do gauchismo, fazem com que gaudérios (as) possam mostrar seu apreço pelas coisas do Rio Grande, também, na grande rede. O sucesso é louco de especial. Na comunidade criada pelo internauta Victor de Moura, que homenageia o Gaúcho Coração do Rio Grande (para os desavisados: Teixeirinha), são mais de duas mil pessoas integrantes.

Pesquisando melhor, você pode encontrar diversas outras comunidades relacionadas ao tradicionalismo. MTG, Grêmio, Inter, Serra, chimarrão, churrasco, muito do que é comum aos costumes e gostos diários dos gaúchos (as) tem seu espaço reservado. Acesse o Orkut* e faça parte das comunidades gauchescas.

* Para acessar o Orkut é necessário realizar cadastro

Postado por Daniel Freitas

Festa dos campeões do Enart

24 de novembro de 2006 0

O programa Mateadas, produzido pela TV Assembléia, será gravado na próxima terça-feira, dia 28 de novembro, às 20h30min, no Teatro Dante Barone, com a participação dos campeões do ENART 2006. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, realizado em Santa Cruz do Sul, reuniu 130 entidades tradicionalistas, de 70 municípios do Estado, entre os dias 10 e 12 de novembro. Em uma hora e meia de apresentação, o público poderá conferir apresentações dos vencedores nas categorias danças tradicionais, chula, trova, pajada, declamação, viola, bandoneon e conjunto vocal. A invernada do CTG Aldeia dos Anjos, nove vezes campeã do festival, fará o encerramento do espetáculo na noite de terça-feira. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.

O programa Mateadas vai ao ar aos sábados, às 8h30min, pelo Canal 16 da NET. O horário das reprises pode ser conferido na grade de programação da emissora, no site www.al.rs.gov.br.

Postado por Giovani Grizotti

Chasque da tradição

23 de novembro de 2006 0


Semanalmente, a 1ª Região Tradicionalista divulga a “Rede de Informações”, onde está publicada a programação dos CTGs da grande Porto Alegre. O boletim é preparado por Valdemar Engroff, diretor de divulgação da 1ª RT. Na 106ª edição, que saiu hoje, há informações de bailes, calvalgadas e outros eventos.

Clique aqui e leia o chasque, na íntegra

Postado por Giovani Grizotti

Tchêncontro em Caxias

22 de novembro de 2006 0

O MTG promove a 16ª edição do Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha no próximo sábado, dia 25, no Teatro de Lona, da UCS, em Caxias do Sul. O evento reúne anualmente cerca de 400 jovens tradicionalistas, com o objetivo de discutir temas ligados à tradição. “A evolução da indumentária regional a partir da fundação da primeira entidade da Região tradicionalista” será o foco da apresentação dos trabalhos. Segundo a 1ª Prenda Juvenil do Estado, Priscila Tisott, que participa da organização, “a iniciativa é relevante, pois irá mostrar as diversas peculiaridades da nossa indumentária nas mais diversas regiões do Rio Grande do Sul”. A abertura acontece às 9h e a entrada é franca. Informações pelo fone (54) 32228301

Postado por Giovani Grizotti

Monarqueando em Erechim

21 de novembro de 2006 0

Descanso merecido/Giovani Grizotti
O quera aí da foto é o gaiteiro Gildinho, dos Monarcas, descansando no aconchego do rancho, em Erechim. Ele está ao lado da esposa Santa e da Cristina, que trabalha no escritório do grupo na cidade. Estive fazendo uma visita a esse pessoal e percebi que o galo cinza está mais faceiro que mosca em tampa de xarope. Não é pra menos: cerca de 9 mil pessoas compareceram ao centro de eventos Sítio Novo, em Joinville (SC), sábado passado, para assistir a gravação do primeiro DVD do conjunto. O lançamento está previsto para março de 2007. Parabéns gurizada!

Postado por Giovani Grizotti

DICA PARA HOJE À NOITE !!

21 de novembro de 2006 0

Uma boa pedida, para hoje à noite, é o show em homenagem ao maestro Carlos Garofali. Alguns dos mais importantes nomes do regionalismo gaúcho estarão participando do evento, a partir das 20h30min, no Teatro da Ospa, em Porto Alegre. Entre eles, Dante Ledesma, César Oliveira e Rogério Melo,Eraci Rocha, Daniel Torres, Shana Müller, Borghettinho, Leonardo, Os Fagundes, Luiz Carlos Boges, Carlittos Magallanes, além da apresentação da Ospa. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 30. É difícil reunir um time como este em um mesmo palco. Vale a pena conferir!

Postado por MARCELO MACHADO

Que baita rodeio!!

21 de novembro de 2006 0

Prova campeira na edição 2005 do rodeio/Divulgação/Prefeitura de Gravataí
Bueno, começa amanhã o XII Rodeio Internacional do Mercosul, em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. A festa será no Parque Municipal Ireno Michel, com acesso pela RS 118. A gauchada que comparecer por lá vai poder conferir gineteadas, tiro de laço e competições artísticas, além de shows e bailes. A entrada é franca e o preço do estacionamento é R$ 6,00, com direito a seguro. Confira a programação no site www.gravatai.rs.gov.br.

Postado por Giovani Grizotti

A criança renasceu

21 de novembro de 2006 0

Bem, voltamos

Depois de uma ótima cobertura do Acampamento Farroupilha feita pelo colega de Zero Hora Jaisson Valim decidimos retomar o Roda de Chimarrão. Levou um tempinho, era o Giovani Grizotti pressionando e perguntando quando o blog voltaria – sim, além de um grande repórter investigativo, o Grizotti é um baita gaudério também. Era o Daniel cheio de sugestões. Pois bem, a criança renasceu!

Também teremos a participação do colega da Rádio Rural Marcelo Machado, grande pessoa e grande gaúcho, que já participa do blog Rádio Rural. Eu também vou andar por aqui dando os meus pitacos e aprendendo cada vez mais. Ah, e tem também o Rafa, colega aqui do clic e que sabe muito sobre nativismo.

Além deste time de primeira, em breve teremos mais participações. Só que, claro, este blog só vai ser legal se vocês (desculpem, não sei usar outro pronome, alguém me sugere?), gaúchos do Rio Grande, do Brasil e de todo o mundo, também participarem dando opinião, sugestões e até mesmo xingões. E até mesmo quem não nasceu no Rio Grande, mas é “gaúcho de coração” ou apenas tem curiosidade sobre temas nativistas também está convidado a participar.

Esperamos a visita de vocês na nossa roda de chimarrão!

Postado por Ju Lessa