Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2007

Gaitaço nos Estados Unidos

31 de janeiro de 2007 2

Festança nos EUA: sobremesa depois da feijoada/Orlando Norberto
Tchê, pois não é que enquanto estávamos lá no Paraná gauderiando no domingo passado, a gauchada do CTG Saudade da Minha Terra, em Newark, Estados Unidos, saboreava uma feijoada macanuda, regada a muito trago e sobremesa? É verdade! A festança foi animada pelo gaiteiro Silvestre Souza, natural de Sombrio (SC). “Tinha americanos, argentinos, paraguaios, mineiros, goianos, paulistas e gente de tudo que é lado” disse ao blog o jornalista Orlando Norberto, Relações Públicas do centro de tradições e natural de Santa Cruz do Sul. E esses desgarrados não páram. Na festa para comemorar o terceiro aniversário da entidade, em maio, planejam dois bailes com o grupo Os Serranos.

Postado por Giovani Grizotti

Festival Nacional em Pato Branco V

29 de janeiro de 2007 2

Mas que tal esse bagualzinho!/Giovani Grizotti/Agência RBS
Santa Catarina levou a melhor durante as provas do XIII Rodeio Nacional dos Campeões e IX Festival Nacional de Arte e Tradições Gaúchas. Foi o Estado que venceu a maior parte das competições. O piazote Ricardo Nilocau Ribas, de apenas quatro anos (foto), ajudou nessa conquista. Integrante do CTG Estância Crioula, de Itaiópolis, ele recebeu uma baita força do pai, que à cada nova armada ajeitava o laço nas mãos do guri. O segundo lugar na classificação geral ficou com o Paraná e a terceira colocação foi conquistada pelo Rio Grande do Sul, que não concorreu na modalidade artística. No próximo domingo, o programa Teledomingo, da RBSTV, vai apresentar mais detalhes dessa festança baguala lá no Paraná! Te liga vivente! E a lista completa dos vencedores está disponível no site www.cbtg.com.br

Postado por Giovani Grizotti

Festival Nacional em Pato Branco IV

28 de janeiro de 2007 0

Paulistas unidos na tradição/Giovani Grizotti/Agência RBS
A cidade de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, foi sede neste final de semana da maior festa tradicionalista gaúcha realizada fora do Rio Grande do Sul. Cerca de 2,3 mil concorrentes disputaram as primeiras colocações em cerca de 70 provas como declamação, danças tradicionais e laço, neste que é considerado uma espécie de campeonato brasileiro da tradição, numa alusão ao futebol. Participaram do evento todos os vencedores de competições realizadas nos 20 Estados onde o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) se faz presente. Os hotéis do município ficaram lotados, mas a maioria dos 10 mil visitantes preferiu acampar junto à sede do rodeio, o parque de exposições da cidade. Fundador do CTG Tropeiro Boiadeiro, de Itapetininga (SP), o produtor rural Décio Albino de Oliveira, de 60 anos, desfilava pelo parque acompanhado dos filhos Décio, 28 anos e Ricardo, de 27, que aprenderam a laçar aos quatro anos. A família (foto) não possui qualquer vínculo de sangue com o Rio Grande do Sul, mas começou a gostar das tradições gaúchas ao participar do Rodeio de Vacaria, na década de 80. “ Em cada armada (arremeço do laço em direção ao boi), a adrenalina vem a mil e os pêlos dos braços arrepiam. É uma emoção muito grande”, diz Décio (à cavalo), atual patrão do centro de tradições paulista e técnico agropecuário.

Veja a reportagem sobre o Festival Nacional de Artes e Tradições Gaúchas veiculada no Jornal do Almoço

Postado por Giovani Grizotti

Festival Nacional em Pato Branco III

28 de janeiro de 2007 3

Gurizada boa de laço/Giovani Grizotti/Agência RBS
Os guris da foto possuem apenas 13 anos e disputam a prova de laço no XIII Rodeio Nacional dos Campeões. Eles são de Dourados (MS)l. E há pouco, conversei com os integrantes do MTG da Amazônia Ocidental, que abrange quatro Estados no norte do país. Os cavalos tiveram que ser trazidos em um caminhão boiadeiro. Foram mais de 3 mil quilômetros e três dias de viagem.

Postado por Giovani Grizotti

Festival Nacional em Pato Branco II

28 de janeiro de 2007 7

No palco, o gaiteiro Tiago (à esq) e Lucas/Giancarlo Barzi
Segue a festança aqui no Paraná. Eu e o auxiliar Giancarlo Barzi acabamos de chegar do baile dos Monarcas. Eram cerca de 2,5 mil pessoas dançando ao som de muita vanera, xote e chamamé. Dava gosto de ver a gauchada na frente do palco tirando fotos, impressionada com a música de qualidade feita pelo grupo de Erechim. Era gente de todos os cantos do Brasil. E durante a festa, duas surpresas: pela segunda vez, o gaiteiro Gildinho convidou um guri para tocar gaita durante uma música no fandango: é o pequeno Lucas Ferreira, de 10 anos, de São Leopoldo. Ele veio acompanhado dos pais Oneide e Dirce e dos tios Luiz e Irene. A segunda surpresa, talvez menos agradável para o público, foi o convite para este que vos escreve subir ao palco e cantar “Aquerenciado”, ao lado do vocalista João dos Santos. Tchê bagual, isso meu deu um frio na barriga!! Afinal de contas, não é todo o dia que um fã recebe um presente tão especial dos ídolos. Bem, apesar de eu cantar mal uma barbaridade, (aliás, não canto coisa nenhuma), dei o recado meio afastado do microfone, pra ninguém notar minha voz…Bah!

Postado por Giovani Grizotti

Festival Nacional em Pato Branco

27 de janeiro de 2007 1

Presidente da CBTG na invernada xirú/Giancarlo Barzi
A gauchada do Brasil inteiro está fazendo bonito aqui em Pato Branco, no oeste do Paraná. É o IX Festival Nacional de Arte e Tradições Gaúchas e o XIII Rodeio Nacional dos Campeões. Os melhores da artística e da campeira em cada Estado disputam os prêmios distribuidos durante as competições, que acontem o Parque de Exposições da cidade. Há delegações do Planalto Central, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Bahia. Na foto, o presidente da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG) Celivio Holz, dança na modalidade de danças tradicionais-invernada xirú, ele que faz parte do Grupo de Arte e Cultura Ilha Xucra, de Florianópolis (SC).

Postado por Giovani Grizotti

Já estamos em Pato Banco

27 de janeiro de 2007 2

Acabamos de chegar a Pato Branco, no oeste do Paraná, onde acontece o Rodeio Nacional dos Campeões e o Festival Nacional de Arte e Tradições Gaúchas. Daqui a pouco, tu vais saber mais detalhes desta que é a maior festa gaúcha fora do Rio Grande do Sul.

Postado por Giovani Grizotti

Lançamento Cavalgada do Mar

24 de janeiro de 2007 0

Gauchada da organização/banana Carvalho
Festa mais do que campeira no lançamento oficial da Cavalgada do Mar. Incrições pela INTERNET – www.cavalgadadomar.art.br. Concentração e largada dia 09 de fevereiro no Parque de Balonismo em Torres. Contato 3343.3506.

Postado por Banana Carvalho – Poa

Cavalgada do Mar na Internet

17 de janeiro de 2007 0


Já está pronto o site da XXIII Cavalgada do Mar. O endereço é www.cavalgadadomar.art.br. Através da página, é possível conferir fotos, conhecer a história do evento e, em breve, fazer as inscrições para a edição 2007 da festa, que começa dia nove de fevereiro em Torres e termina dia 17, em Palmares do Sul. .

Este ano, haverá uma taxa no valor de R$ 10,00, o que dará direito a um seguro de acidentes pessoais.

Postado por Giovani Grizotti

Abertas inscrições para Rodeio de Passo Fundo

17 de janeiro de 2007 0

Reprodução
Tchê, fica atento que já estão abertas as incrições para o XIII Rodeio Internacional de Passo Fundo. O evento, que ocorrerá entre 30 de janeiro e quatro de fevereiro de 2007 no Parque de Rodeios da Roselândia, vai reunir tradicionalistas de todo o estado. A prefeitura de Passo Fundo vai coordenar o rodeio juntamente com a Sétima Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Existem diversas modalidades de inscrições, desde camelôs que queiram trabalhar durante o rodeio até escolas públicas que tenham grupos de danças nativistas. Acessando o site do rodeio você terá mais informações sobre as modalidades de inscrição.

Contatos pelo fone (54) 3311-1473 ou no e.mail: funzoctur@pmpf.rs.gov.br

Postado por Daniel de Freitas

Arte na praça homenageará a Guerra dos Farrapos

17 de janeiro de 2007 0

Maquete da Praça Revolução Farroupilha/Marco Antonio Filho, divulgação/clicRBS
Um painel medindo 16,5 metros de largura e três metros de altura, contando parte da epopéia Farroupilha, deverá ser instalado na Praça Revolução Farroupilha, que está sendo recuperada como parte das obras de modernização da Estação Mercado da Trensurb, no Centro de Porto Alegre. Uma maquete do projeto da nova praça, incluindo o painel, foi apresentada no início da noite de ontem, terça-feira, 16, no Paço Municipal, pelo escritor Luiz Coronel, para o prefeito José Fogaça, secretários municipais e o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, em reunião de trabalho que contou com a presença do artista plástico responsável pelo projeto Danúbio Gonçalves.

O painel, identificado como Epopéia Rio-grandense, Missioneira e Farroupilha, será colocado de frente para o prédio do Palácio do Comércio, onde, também, será construído um Espaço Cívico. %22É uma narrativa que começa pelas Missões, passa pelas lutas entre os espanhóis e os índios guaranis, por Garibaldi, pelos Lanceiros Negros, pela Proclamação da República Rio-grandense e por Bento Gonçalves%22, diz Danúbio Gonçalves. O painel é composto por 11 módulos de 1,5 metros por três metros em cerâmica. %22Será realizado com uma tinta alemã e queimado a 800 graus. Pode lavar até com ácido que não perde a qualidade%22, afirma Danúbio.

Pelo acerto entre as partes, a Trensurb construirá a estrutura de sustentação onde o painel será montado, e uma empresa privada da capital arcará com os custos da instalação do trabalho e dos direitos autorais do artista, doando o trabalho à Prefeitura. A administração municipal ficará responsável pela manutenção e conservação do local.

Autoridades municipais, artistas e representantes do metrô discutem a implantação do painel

Postado por Daniel Freitas

Orelhano

17 de janeiro de 2007 0


Orelhano, de marca e sinal,

fulano de tal, de charlas campeiras,

mesclando fronteiras, retratas na estampa,

rigores do pampa e serenas maneiras.

Orelhano, brasileiro argentino

castelhano campesino, gaúcho de nascimento

são tranças do mesmo tento, sustentando um ideal

sem sentir a marca quente, nem o peso do buçal.     (mário eleú silva)

Assim é Dante Ramón Ledesma, um Orelhano sem marca e sinal e uma voz inconfundível que emociona a América Latina.

Está lançando o seu 19º CD %22Bem Gaúcho Volume 2%22. Reunindo clássicos do regionalismo gaúcho como: Semeadura (José Fogaça/Vítor Ramil), Previsão (Adair de Freitas), Pealo de Sangue (Raul Elwanger), Sabe Moço (Francisco %22Chico%22 Alves), entre outros.

Os músicos que participam do novo CD são: Oscar Soares (violões), Juliano Floriani (baixo), Cristiano Teixeira (bateria/percussão) e Beto Caetano (gaita/teclado) que também assina os arranjos e a produção musical.

O selo é Usadiscos, onde Dante gravou todos os seus trabalhos (19 CD%27s e 3 DVD%27s).

Para Dante %22Orelhano%22 Ledesma, ao paisano de tua estampa, não se pede passaporte, nestes caminhos do pampa.

Postado por Ernesto Fagundes

E dê-lhe rodeio gauchada!

13 de janeiro de 2007 0


Quer aproveitar o fim-de-semana para camperear? Então, te aligera, pois rodeios não faltam. Tem festança em Canela (Rodeio Nacional), Relvado (com baile dos Monarcas hoje à noite) e Veranópolis (gravação do Galpão Crioulo também na noite deste sábado). Além disso, em Gravataí, está acontecendo o 53º Congresso Tradicionalista Gaúcho. Mais eventos na Rede de Informações da 1ª Região Tradicionalista, que pode ser acessada a partir do endereço http://primeiraregiaors.ubbihp.com.br/redes/rede109.htm

Postado por Giovani Grizotti

35 anos de Estrada

12 de janeiro de 2007 4

Divulgação/clicRBS
Adalberto Costa Caetano, o Beto Caetano está lançando um cd comemorativo aos 35 anos de música e de muitos amigos.

Recentemente recebeu o troféu Teixeirinha como melhor instrumentista de 2006.E o seu estúdio de gravação DRBC, vai de vento em poupa.

O gaiteiro Beto Caetano já tocou com os principais nomes do gauchismo e nesse àlbum reuniu vários deles: José Cláudio Machado, Os Monarcas, Tchê Guri, Trio de Ouro, João Almeida Neto, Wilson Paim, entre outros .

As composições são todas de sua autoria, e algumas parcerias com  Vaine Darde (prá mim um dos melhores poetas do sul do Brasil), Odilon Ramos, Dante Ramon Ledesma, Nenito Sarturi, Ivo Brum, Carlos Moacir e Valdir Pinto.

O novo trabalho do Beto Caetano está chegando às lojas pelo selo SINUELO produções, do Nenito Sarturi.

Parabéns Beto Caetano pelo CD e pelos 35 anos de dedicação a música nativista do Rio Grande do Sul.

 

Postado por ernesto fagundes

A grande festa da tradição na Argentina

09 de janeiro de 2007 0

Divulgação/ Festival
Termina no próximo domingo o 42º Festival Internacional de Doma e Folclore Jesus Maria, em Córdoba, na Argentina. É uma espécie de rodeio da Vacaria de lá, com gineteadas e apresentações artísticas e culturais. Ontem à noite, a televisão pública argentina transmitiu os festejos, que acontecem numa grande arena, parecida com um estádio de futebol. Ao fim de cada gineteada, um pajador faz uns versos, descrevendo a derrota ou a vitória do ginete. Um espetáculo. Veja fotos e detalhes no site www.festival.org.ar

Postado por Giovani Grizotti

Alegrete 150 anos

05 de janeiro de 2007 2

%22 Não me perguntes onde fica o Alegrete

segue o rumo do teu próprio coração

cruzarás pela estrada algum ginete

e ouvirás toque de gaita e de violão%22.

A 3ª capital farroupilha completa 150 anos. Alegrete, a 480 km de Porto Alegre, é hoje um município forte na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Terra de Oswaldo Aranha, Mário Quintana, João da Cunha Vargas, Juca Ruivo e do Canto Alegretense (Canção Intitulada como Hino Oficial da Cidade) de autoria de Nico Fagundes e Bagre Fagundes,  Alegrete é um pólo cultural do nosso Estado.

E OS FAGUNDES %22Nico,Bagre,Neto,Ernesto & Paulinho%22 estão convocados para a grande festa que vai acontecer no Ginásio do Clube 7 de Setembro dia 20 de Janeiro de 2007.

Uma homenagem organizada pela Prefeitura Municipal e Empresários do município.

Com certeza se ouvirá o canto gauchesco e brasileiro desta terra que nós amamos desde guri.

Postado por ernestofagundes

Viva a bombacha!

05 de janeiro de 2007 2

Giovani Grizotti
O cantor Leonardo já dizia: “viva a bombacha, não interessa se faz frio ou sol que racha”. E põem sol nisso! Aqui em Alegrete, na fronteira gaúcha, o pessoal não dispensa a pilcha nem em dias de calor forte, como ontem à tarde, quando a temperatura beirou os 35 graus. Na foto, a praça Getúlio Vargas, com o calçadão ao fundo.

Postado por Giovani Grizotti

Porto Verão Alegre

02 de janeiro de 2007 0


A capital de todos os gaúchos está em festa. De 5 de janeiro a 15 de fevereiro acontece o Porto Verão Alegre. E na 8ª edição, todas as artes estão reunidas.

 

Tem Teatro, Dança, Circo, Literatura, Fotografia, Cinema, Artes Plásticas e Música.

O espaço da música regionalista fica no Vitrine Gaúcha ( DC Navegantes ) e os artístas que estarão no palco são: Elton Saldanha (11/01 e 8/02), Neto Fagundes (18/01) e Daniel Torres (15/02).

O 2007 já chegou e a cidade de Porto Alegre está fazendo arte.

Vida longa ao Porto Verão Alegre!!!

Postado por Ernesto Fagundes

Chasque da tradição

01 de janeiro de 2007 0

Esse homem não pára nem no ano novo! Está no ar a edição nº 108 da Rede de Informações da 1ª Região Tradicionalista, organizada pelo incansável Valdemar Engroff. Há informações sobre o MTG, resultados de concursos e algumas questões que pra mim são polêmicas, como por exemplo, o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, que definiu o grupo Máquina Gaúcha como vencedor na categoria “show” (sic). Só se foi para o deputado Giovani Cherini (PDT), autor do projeto que criou a condecoração, porque pra mim teve show muito mais interessante…Bem, a Rede também reproduz um editorial que comenta a questão dos pedágios, uma bandeira que, sabe-se lá porque, acabou sendo encampada pelo MTG. Acho que há coisas muito mais importantes para o Movimento se preocupar…

Leia a Rede de Informações

Postado por Giovani Grizotti

Festa gaúcha no Paraná

01 de janeiro de 2007 0

Pista de laço em Pato Branco: coisa de 1ª/Divulgação
A cidade de Pato Branco, no oeste do Paraná, será sede do IX Fenart (Festival Nacional da Cultura Gaúcha), uma versão do Enart que reúne MTGs de todo o país. O evento vai ser entre 25 e 28 de janeiro no Parque de Exposições local. Nesses dias, também vão acontecer o XIII Rodeio Crioulo, III Jogos Tradicionalistas e o VII Encontro de Jovens. Vale a pena dar uma conferida neste que é um dos principais acontecimentos de nossa cultura. Mais informações no site www.cbtg.com.br.

Postado por Giovani Grizotti