Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2007

FECARS espera reunir 50 mil em Gravataí

28 de fevereiro de 2007 1

Laço de pai para filho/Foto.com
A estrutura do Parque Ireno Michel já está sendo preparada para receber os competidores da 19ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), em Gravataí, de 15 a 18 de março. Promovido pelo MTG e pela prefeitura local, o evento contará com a ampliação da área de acampamento e com numeração já determinada para cada Região Tradicionalista presente à festividade. Também será construída uma nova cancha para o jogo de bocha, tetarfe e jogo do osso.
O público terá a disposição 56 banheiros e 46 chuveiros fixos espalhados pelo Parque, além de mais 40 banheiros químicos e duas carretas adaptadas com chuveiros. A expectativa é que aproximadamente 50 mil pessoas, entre visitantes e participantes, compareçam ao local. Entre a gauchada que vai estar por lá, está o vice-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (na foto, ao lado do filho Eduardo), que vai disputar uma categoria de laço destinada a prefeitos e vices.

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio Nacional em Caxias começa sábado

27 de fevereiro de 2007 0

Os Mateadores: atração em Caxias/Divulgação
Começa no próximo sábado, dia 3, o 15º Rodeio Crioulo Nacional do CTG Campo dos Bugres, nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Na artística, a atração de abertura será Mano Lima, a partir das 21h. Depois, o grupo Rodeio anima baile a partir das 23h. Até o encerramento no domingo, dia 11, vão desfilar por lá nomes como Nenito Sarturi, César Oliveira & Rogério Mello, Os Mateadores, Os Monarcas e Luiz Marenco. Na campeira, o entrevero também começa no dia 3, com a Taça Cidade e as eliminatórias regionais da gineteada. Vai ser bonito de ver, na quarta-feira, dia 7, a partir das 13h30min, as provas de laço disputadas por avôs, pais, filhos e netos. É a tradição gaúcha em família!

Postado por Giovani Grizotti

Mais um grupo "tchê" na praça: o Kakareko

27 de fevereiro de 2007 0

Olha o Tchê Kakareko aí tchê!/Giovani Grizotti
Gaúcho velho, o que tu farias se tua prenda te convidasse para ir a um fandango animado por um grupo chamado “Tchê Kakareko” (isso mesmo, com três “kás”)? Bah, nem quero saber o que tu responderias…Mas o fato é que esse grupo existe e possui sede em Maravilha (SC). A foto mostra o cartaz do conjunto fixado na porta de um posto de combustíveis de Iraceminha, no oeste catarinense. E ao contrário do que o nome sugere, o embalo dessa indiada não tem nada de tchê, é campeiro mesmo, segundo disse ao blog o gaiteiro e dono do grupo, Selmar Dalagnoll, um catarinense de 34 anos, filho de pais gaúchos. Segundo ele, o Tchê Kakareko anima cerca de 15 bailes por mês. “Eu morava em Erechim e vim trabalhar numa empresa de Maravilha chamada Kakareco, que nos ajudou no começo da carreira. Assim, surgiu o nome Kakareko. É um nome diferente, mas a gente não pára de tocar bailes, viste? Estivemos até em Goiás, Brasília e Mato Grosso”, diz Dalagnoll, que arrisca na comparação: “é um conjunto campeiro, estilo Monarcas. Esses dias, tocamos em Erechim e nos disseram que a diferença entre nós e Os Monarcas é o preço”. Quer ir a um fangando do Tchê Kakareko? Então acessa o site do grupo e descobre por onde o conjunto vai estar nos próximos dias!

Postado por Giovani Grizotti

Nativismo com novo espaço na web

26 de fevereiro de 2007 1


Desde novembro de 2006, a gauderiada que curte internet conta com mais um espaço para a mostra e valorização das tradições gauchas. O site Chasque Pampeano é um portal onde o Gaúcho de todas as querências pode sanar sua sede por notícias do Rio Grande. Artigos, eventos, fóruns, matérias especiais são algumas das atrações disponibilizadas no site que conta com a seguinte equipe:

- Paulo Roberto Rossal Guimarães, mentor e editor;
- Marisa Auler Guimarães: colaboradora artística e fotógrafa;
- Silvano Ozyrys Auler Guimarães: Desenvolvedor gráfico e Web

Eles também estão preparando seções com vídeos e fotos. Entre em contato através do e.mail: guimaraes@chasquepampeano.com.br

Postado por Daniel Freitas

Quem tá mandando é a mulherada, tchê!

24 de fevereiro de 2007 2

Patroa Neuza mandando ver em Pelotas/Nauro Júnior
Uma baita reportagem assinada por Pietro Rubin e Silvana de Castro em Zero Hora deste domingo mostra como a mulherada está tomando conta dos CTGs. Segundo cálculos do MTG, cerca de 10% das entidades do Estado possuem o sexo feminino no comando. A foto publicada pelo jornal mostra Neuza Soares, patroa do CTG Os Farrapos, de Pelotas, que neste verão colocou os marmanjos pra trabalhar em reformas no centro de tradições.

 

Confira aqui a reportagem

Postado por Giovani Grizotti

Laçadores da 1ª RT disputam eliminatória da FECARS

23 de fevereiro de 2007 0


Acontece neste fim de semana a seletiva para decidir quem serão os laçadores que representarão a 1ª Região Tradicionalista na 19ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que será realizada de 15 e 18 de março, no Parque Municipal de Eventos Ireno Michel, em Gravataí. Estão aptos a participar da seletiva, aproximadamente, 180 competidores, que garantiram suas presenças ao longo das seis etapas classificatórias realizadas em 2006. A competição inicia no sábado (24), a partir das 9h, e prossegue no domingo (25), com entrada franca. Segundo o diretor campeiro da 1ª RT, Paulo Souza, as provas devem ocorrer mesmo com chuva, já que o prazo para inscrição dos participantes na Fecars está próximo do final. Ele ressalta ainda que será oferecida uma competição de Laço Raspadinha aos laçadores que estiverem acompanhando as provas no parque. Souza enfatiza que dos 11 municípios que integram a 1ª RT, estarão participando competidores de Gravataí, Guaíba, Alvorada, Viamão, Glorinha, Eldorado do Sul, Porto Alegre e Cachoeirinha. As provas de laço serão realizadas de forma individual, com a posterior classificação dos vencedores nas categorias por equipe, prenda, piá, guri, entre outras. Fonte: PM/ Gravataí

Postado por Giovani Grizotti

O primeiro DVD dos Monarcas

23 de fevereiro de 2007 0

A locomotiva campeira, no palco/Reprodução
O novo DVD dos Monarcas será lançado no próximo dia 15, em Joinville, Santa Catarina. No centro de eventos Sítio Novo, o grupo de Erechim dividirá o palco com a dupla sertaneja do momento: Cezar Menotti & Fabiano. Na semana passada, tive o privilégio de assistir ao trabalho, em primeira mão, com um grupo de amigos. Tchê, vou te dizer uma coisa: em termos de música gauchesca, ainda não vi nada parecido. A produtora “Mídia A” caprichou no cenário, enfeitado com uma coroa dourada (símbolo dos Monarcas) e apetrechos que lembram a lida de campo. A participação de Chiquito na faixa de abertura (Carreira de Mano) ficou baguala, bem como a performance do baterista Vanclei, que encarou o vocal na faixa “O Gaúcho e o Cavalo”, a única inédita. A apresentação é feita pelo boneco “Gaudêncio”, interpretado pelo radialista Antonio Carlos Niederauer, uma das mais belas vozes da rádio Gaúcha. O DVD possui uma seção de extras, que mostram um pouco da intimidade do grupo e depoimentos de amigos, como o cantor Leonardo. O menu de abertura ainda apresenta um pequeno perfil de cada integrante. Um verdadeiro show!

Confira trechos das músicas divulgados pela coluna Roda de Chimarrão, da Rádio Gaúcha

Postado por Giovani Grizotti

Borghettinho lançará Fandango

21 de fevereiro de 2007 0

Arquivo Pessoal/clicRBS
Está em fase de finalização as gravações do 22º disco da carreira do músico tradicionalista Renato Borghetti. O CD Fandango deve ficar pronto em abril. Em junho também será lançado um DVD de mesmo nome. A gravação foi feita na Fazenda do Gaiteiro em Barra do Ribeiro, localizada a 50 quilômetros de Porto Alegre.

Nesse novo trabalho, o músico segue com o seu reconhecido ritmo instrumental, mas com arranjos contemporâneos: além de gaita, Fandango conta com o reforço de piano, violões e guitarras elétricas, sax, flauta, baixo e bateria. O CD também será distribuído na Europa, onde Renato Borghetti firmou a carreira há um tempão, pela gravadora vienense Quinton Records. Aliás, o gaudério já vai engatar mais uma turnê pelo Velho Mundo sem porteira: no próximo dia 6, Borghettinho e trupe embarcam em um roteiro que inclui shows na Holanda, na Bélgica, na Áustria e na Alemanha.

Fonte: Coluna Contracapa de ZH (Roger Lerina)

Postado por Daniel Freitas

Gauchada no carnaval baiano

21 de fevereiro de 2007 1

Fernanda Crancio, divulgação/clicRBS
O mau tempo em Canela e a dificuldade de deslocamento fizeram a governadora Yeda Crusius desistir de ir até Salvador para a homenagem de Daniela Mercury ao Rio Grande do Sul. Como o governo não conseguiu passagens aéreas no mesmo horário para toda a equipe, a viagem teria de ser feita com o avião do Estado, o que tornaria cara a participação.

Coube ao secretário do Turismo, Luis Augusto Lara, representar o Piratini durante a passagem do trio elétrico da cantora baiana. Até as 22h de ontem, o trio não tinha começado o desfile. Daniela foi visitar os artistas no camarote antes de as apresentações se iniciarem, vestida a caráter, com bombacha e tudo. Os artistas – entre eles Renato Borghetti, o grupo Papas da Língua e a soprano Cristina Sorrentino – viajaram dentro do espírito de contenção de gastos: passagens e estadia foram custeadas por empresas.

Obs: A roupa da Daniela Mercury é realmente tradicional do Rio Grande ou da Espanha, do Caribe…??

Fonte: Coluna Página 10 de ZH
(Alexandre Elmi, interino da colunista Rosane de Oliveira)

Postado por Daniel Freitas

Casa nova para o Laçador

19 de fevereiro de 2007 1

Local das obras/João Fiorin, PMPA, divulgação/clicRBS
Entre tapumes e materiais de construção, já é possível enxergar a nova base onde ficará exposta a estátua símbolo de Porto Alegre: o Laçador. O custo do projeto, chamado de Sítio do Laçador, está orçado em cerca de R$ 1 milhão. Esse valor será dividido entre órgãos públicos e empresas privadas.

Em meio as diversas movimentações de engenharia, a que mais chama a atenção, até mesmo pela necessidade de cuidado redobrado, é o deslocamento da estátua para uma área distante cerca de 600 metros da atual localização. A nova casa do Laçador está localizada na Avenida dos Estados, em frente ao Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho (sentido Capital – BR-116). São mais de 4 mil metros quadrados para que a gauchada e os turistas possam matear, prosear e apreciar a beleza do símbolo gaúcho mais conhecido no Brasil e no mundo.

A inauguração é prevista para março de 2007, mês que marca as festividades do aniversário de Porto Alegre.

Você sabia?

- Que o Laçador foi esculpido pelo escultor Antônio Caringi, tendo como modelo o tradicionalista Paixão Côrtes?

- Que a estátua é o símbolo oficial de Porto Alegre e que a escolha foi feita através do voto popular durante os anos 90?

- Que o objetivo do monumento é representar o tipo físico do gaúcho, suas vestimentas e seu orgulho pelo pago?

- Que a inauguração foi feita em 1954, tendo a missão de oferecer boas vindas boas-vindas aos que chegam à capital do Rio Grande?

- Que a estátua foi feita em bronze e colocada sobre um pedestal de granito?

Local onde ficará o Laçador (antes do início obras)

Local onde ficará o Laçador (durante as obras)

Postado por Daniel Freitas

Carnaval de bombacha?

19 de fevereiro de 2007 6

Tribo da Vanera: fora da folia/Divulgação
O MTG, que sempre enxovalhou grupos de Tchê Music, agora aplaude a iniciativa da cantora Daniela Mercury de homenagear, no carnaval da Bahia, a cultura gaúcha. Quem diria, a mesma Daniela que quase foi expulsa de um rodeio de Vacaria, tempos atrás. Tchê, a Cezar o que é de Cezar: não vivem dizendo que bandas como Tchê Garotos e Luiz Cláudio & Tribo da Vanera estão mais para o nordeste do que para o Rio Grande do Sul? Então porque o Estado não oportunizou a esses grupos mostrar um pouco de nossa música em Salvador? Um show de vaneirão suingado cairia melhor do que a música campeira de Elton Saldanha ou a gaita de Renato Borguetti, os indicados para representar o Rio Grande na folia baiana. Bueno, como os gaúchos são hospitaleiros e costumam retribuir o carinho que lhes é dispensado, a partir de agora, então, ficam abertas as nossas porteiras para todo e qualquer tipo de manifestação musical. E o blog sugere: que tal convidar um artista nordestino (pode ser a Daniela) para animar a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), em março, em Gravataí?? Já pensaram a gauchada requebrando ao som de um trio elétrico, tipo caminhão boiadeiro? Pois é…

Postado por Giovani Grizotti

Grupo Candieiro para campeiros e maxixeiros

16 de fevereiro de 2007 0

Divulgação
Quer investir bem os teus pilas? Então compra o novo CD do grupo Candieiro, que já não é mais tão maxixeiro assim. O trabalho tem por título “Pra Galera do Bailão”, mas as dezesseis faixas mesclam o vaneirão suingado com o tranco campeiro do início da carreira. Destaque para a regravação de “Cantador de Campanha” (faixa 2), presente no último disco de Luiz Marenco, que conta a história de um peão campeiro que toca bailes nos ranchos de campo, num “chão batido de barro vermelho” e que mira nos buracos do zinco “cantando ao clarão do cruzeiro”. Há também participações especiais de Luiz Cláudio em  “Leão da Noite” (faixa 7) e da dupla Teodoro & Sampaio na  música “Doidão por Você” (faixa 16, ao vivo).  O Candieiro já possui dez discos gravados e atualmente anima festas principalmente em Santa Catarina. Dos dezoito bailes programados para fevereiro, 14 são no estado catarinense, um no Paraná, um no Espírito Santo e dois no Rio Grande do Sul.

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio Nacional em Caxias do Sul

15 de fevereiro de 2007 1


Gauchada amiga, é bom ir engraxando as botas porque depois das férias tem festança buena em Caxias do Sul. É o 15º Rodeio Nacional do CTG Campo dos Bugres, que acontece entre os dias 3 e 11 de março nos pavilhões da Festa da Uva. No site do CTG estão divulgados todos os telefones para informações. Vale a pena dar umas gauderiadas neste que é um dos maiores eventos crioulos do Estado, realizado a cada dois anos. Quem com certeza vai estar por lá é o vice-prefeito da cidade, Alceu Barbosa Velho, que é laçador uma barbaridade. Aliás, a prefeitura de Caxias do Sul está de parabéns pelo apoio que tem dado ao tradicionalismo.

Confira a primeira parte da programação do rodeio

Veja a segunda parte

Postado por Giovani Grizotti

Família Correa vai gravar DVD

14 de fevereiro de 2007 4

Família Correa do Jornal do Almoço/Giovani Grizotti
Tchê, a homenagem prestada pela Cavalgada do Mar a família Correa na noite desta terça-feira, em Imbé, foi cheia de emoção. Ao ouvirem uma pajada declamada por Liliana Cardoso e composta exclusivamente para a ocasião, Gildinho, Chiquito, Alexandre e João Luiz Correa se emocionaram. Eles também assistiram a um vídeo preparado pela organização, que foi até a localidade de Raio da Pedra, no interior de Soledade, para coletar depoimentos de amigos de infância dos Correa, que começaram a vida trabalhando na roça. Depois, cada homenageado recebeu um troféu do comandante da cavalgada Vilmar Romera. No final, foi aquele gaitaço! Também esteviveram presentes o presidente do MTG Oscar Fernando Gress e o colega Paulo Henrique Pinheiro, da Rádio Soledade, que transmitiu ao vivo do local. Durante os intervalos das entrevistas concedidas pelos músicos nas rádios Gaúcha e Farroupilha e na RBSTV, ficou acertado que Os Correa gravarão um DVD ainda este ano, através da produtora “Mídia A”. Um verdadeiro presente para todos nós!

Confira a pajada em homenagem aos Correa

Confira o vídeo

Ouça a coluna Roda de Chimarrão, sobre a homenagem aos Correa

Postado por Giovani Grizotti, de Imbé

Cavalgada "fashion week"

13 de fevereiro de 2007 2


Um desfile de modas de griffes gaudérias surpreendeu aos participantes da XXIII Cavalgada do Mar, em Imbé, na noite desta segunda-feira. Pois a confecção Artesanato Brasil e a loja Canto do Guasca puseram suas modelos a desfilar em pleno galpão onde estava sendo organizada uma homenagem a políticos que apóiam o evento, entre os quais o presidente da Asssembléia Legislativa, Frederico Antunes. E não tinha essa de modelo magricela. Havia sim umas prendas buenachas, daquelas de fazer a gauchada babar. Mas também desfilaram outras, digamos, mais fofinhas. Isso sem falar de dois integrantes do piquete de comando que, lá pelas tantas, cruzaram a “passarela” (de chão batido) de braços dados com as gurias. Esse é a nossa Cavalgada fashion week, tchê!

Postado por Giovani Grizotti, de Imbé

Cavalgada chega em Imbé

12 de fevereiro de 2007 0

Emílio Pedroso/Agência RBS
A foto mostra os Cavaleiros do Mar cruzando pela beira mar em Capão da Canoa, na manhã desta segunda-feira. Neste momento, a gauchada descansa em Imbé, onde estão programados leilão de cavalos crioulos, festa campeira e homenagens. Amanhã, os cavalarianos continuam na cidade e depois partem rumo a Tramandaí. E não são apenas os tradicionalistas que recebem assistência médica. O veterinário da cavalgada ,Alexandre Monteverde, informa que fez cerca de 40 atendimentos.

Veterinário já atendeu 40 animais

Postado por Giovani Grizotti

Direto da Cavalgada

11 de fevereiro de 2007 0

Galpão alagado, baile animado!/Giovani Grizotti
Tchê, estou agora no acampamento do piquete de comando da Cavalgada do Mar. E esse chasque somente está sendo possível graças ao lap top do meu amigo Oneide Ferreira, que está conectado à Internet através da tecnologia celular. Bueno, os cavaleiros vão passar a noite em Capão da Canoa, aqui na sede do CTG João Sobrinho. Nesta madrugada, tinha que ver o que era o baile animado pelo grupo Serrano & Campeiro, no acampamento de Arroio do Sal. Em plena madrugada, desandou um tromba d`água que fez um verdadeiro aguarceiro no salão. Mas a gauchada nem aí, dê-lhe que dê-lhe vanerão. E os músicos não se acanharam. Deixaram o palco e se juntaram aos casais que bailavam no CTG. Coisa de loco aquilo! Amanhã, os Cavaleiros do Mar partem rumo a Imbé, onde haverá festa campeira e leilão de cavalos crioulos.

Confira a reportagem divulgada pela Rádio Gaúcha

Postado por Giovani Grizotti

E lá se vão os Cavaleiros do Mar!!

10 de fevereiro de 2007 5

A trotezito, pelas areias do mar/Emilio Pedroso/ZH
A imagem registrada pelo repórter fotográfico Emilio Pedroso, de Zero Hora, mais parece uma pintura, como bem descreveu nosso colega Deivison Campos, coordenador da sucursal de praia da RBS. Daquelas que costumam estampar as paredes das mais requintadas galeiras de arte. Só que desta vez as feições, as cores, a paisagem, tudo é real. Retratam nossos bravos Cavaleiros do Mar, que partiram hoje cedo em Torres rumo ao primeiro acampamento, em Arroio do Sal. E o blog vai estar acompanhando todos os dias essa verdadeira epopéia gaudéria, com fotos, informações e comentários deste que, como diz o comandante Vilmar Romera, é o maior evento de homens à cavalo do mundo!

Postado por Giovani Grizotti

Homenagem aos Correa

07 de fevereiro de 2007 4

Gildinho e Chiquito, em Joinville/Petter Campagna/Divulgação
Na próxima terça-feira, a organização da 23a Cavalgada do Mar presta uma baita homenagem à família Correa. Os irmãos Gildinho e Chiquito (na foto, durante a gravação do DVD dos Monarcas, em Joinville) são os principais expoentes dessa gente que tanto orgulha ao Rio Grande. Também vão estar por lá Alexandre Correa, filho de Chiquito e que toca junto com o pai no Chiquito & Bordoneio, além de João Luiz Correa e do pai dele João Maria de Jesus.

Postado por Giovani Grizotti

Últimos preparativos para a Cavalgada do Mar

05 de fevereiro de 2007 0

E lá se vão os cavaleiros do mar!/Inema
O piquete de comando da 23a Cavalgada do Mar, que começa no próximo sábado, em Torres, espera reunir cerca de cinco mil participantes, incluindo cavalarianos e equipe de apoio. Neste ano, além do site para receber inscrições pela Internet (www.cavalgadadomar.art.br), a novidade será um seguro para acidentes pessoais, a um custo de R$ 10,00 por pessoa.

Serão 240 quilômetros à galope, pela beira da praia. A festança começa ainda na sexta-feira, dia 9, com concentração no parque do Balonismo, em Torres. Depois, no sábado cedinho, a gauchada parte rumo a Arroio do Sal, onde será montando o primeiro acampamento.

As próximas paradas estão programadas, pela ordem, em Capão da Canoa (dia 11), Imbé (dias 12 e 13), Tramandaí (dia 14), Cidreira (dia 15), Dunas Altas (dia 16) e terminando no sábado de carnaval, dia 17, em Granja Vargas, Palmares do Sul.

Em todos estão previstos shows-baile, a partir das 21h. No terminal turístico de Imbé, onde os tradicionalistas permanecem por dois dias, haverá festa campeira, leilão de cavalos crioulos e homenagem à família Correa, formada por Gildinho (Os Monarcas,) Chiquito e Alexandre (Chiquito & Bordoneio), João Luiz Correa e o pai João Maria de Jesus.

Comandante da cavalgada, o tradicionalista Vilmar Romera informa que cada participante que pagar a taxa vai receber um fita de identificação para ser colocada no pulso. “Quem for visto sem a identificação no pulso, vai ser convidado a se retirar ou fazer a sua inscrição na próxima parada”, adverte Romera.

Segundo ele, o dinheiro serve para a contração do seguro e para as despesas gerais da cavalgada.

Já estão confirmados cavalarianos de todo o Estado, além de Santa Catarina e Paraná. Informações com o próprio Romera no fone 51 99855693 ou 51 33433506.

Postado por Giovani Grizotti