Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2007

Rodeios atraem grande público no RS e SC

30 de abril de 2007 2

Os Serranos no rodeio dos Praianos/Divulgação
Os rodeios seguem reunindo multidões. Em Santa Catarina, a festa internacional do CTG Os Praianos, em São José, já atraiu 38 mil pessoas desde a abertura, no dia 27. O show de Os Serranos (foto) ajudou a atrair essa gauchada toda. E isso que as provas campeiras e artísticas continuam até o próximo domingo. Em Viamão, o rodeio da Escola Técnica de Agricultura (ETA) teve 182 duplas de laçadores, 22 a mais do que no ano passado. Em Arroio do Sal, também teve rodeio e dos buenos! Viva as tradições do Rio Grande tchê!

Postado por Giovani Grizotti

Disco novo do Tchê Guri

28 de abril de 2007 0

Baita disco!/Reprodução
De gravadora nova (Vertical), o Tchê Guri acaba de lançar o disco %22 Verdade%22, bem ao estilo suingado que fez do grupo o precurssor da chamada %22Tchê Music%22. São treze faixas produzidas pelo vocalista Lê Vargas, com arranjos dos próprios músicos. O trabalho é de primeira mesmo, com destaque para as músicas %22Alö mulherada%22, %22Ela é boa, mas é minha%22 e %22Ela me deixou%22. E todas as faixas podem ser ouvidas através do site do grupo na Internet.

Saiba mais no site da gravadora

Ouça as músicas no site do grupo

 

Confira algumas músicas do disco divulgadas pela coluna Roda de Chimarrão, das Rádios Gaúcha e Rural

Postado por Giovani Grizotti

Mais polêmica envolvendo música sertaneja

27 de abril de 2007 0

A Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG) realiza convenção extraordinária em Florianópolis, na próxima semana. Vai discutir a postura do MTG-SC, que liberou a música sertaneja em rodeios de lá. Pode, inclusive, aplicar punição. Era só o que faltava! Aqui, tem CTG que alugou salão para eventos políticos- partidários na última eleição e nunca a CBTG ou o MTG reclamaram. E depois esse pessoal vem falar dos grupos tchê…

Postado por Giovani Grizotti

Chasques da semana

25 de abril de 2007 2

Tchê Garotos em Osasco/Divulgação
É crescente o sucesso do grupo Tchê Garotos em São Paulo. A foto ao lado mostra a participação dos guris na gravação do DVD da dupla sertaneja Edson & Hudson em Osasco, com público superior a 50 mil pessoas. Na ocasião, Bruno & Marrone também subiram ao palco.

Outra banda que está bem na foto no Estado mais importante do país é o Tchê Barbaridade, que esta semana gravou participação do programa de tevê do apresentador Raul Gil, na BAND.

Tchê, te aviva porque neste final de semana tem rodeio na Escola Estadual Técnica de Agricultura, em Viamão. Para quem vai estar na praia, a opção é o rodeio de Arroio do Sal, com baile do grupo Serrano & Campeiro, no sábado.

Também está começando hoje o rodeio do CTG Os Praianos, em São José, o maior de Santa Catarina. Neste final de semana vão estar por lá Os Serranos e Chiquito & Bordoneio.

Postado por Giovani Grizotti

Pescaria com Os Serranos

25 de abril de 2007 0

Pescaria gaudéria em Mostardas
Que pescar que nada, esses galos querem mesmo é tocar gaita! Edson Dutra (Os Serranos) e João Luiz Correa (de boné) estão neste momento saboreando um churrasco de ovelha em Palmares do Sul, na casa do João, ao lado de companheiros músicos, parentes e amigos. Quem está lá também é o Oneide Ferrera, autor da foto enviada por lap top  e o Luiz (de chapéu, à direita). E isso que a tarde está apenas començando: mais faceira que pinto no lixo, essa indiada parte daqui a pouco para uma pescaria que vai noite a dentro, lá em Mostardas. 

Postado por Giovani Grizotti

Mas que linda essa prenda tchê!

25 de abril de 2007 0

Caroline e os pais na Lomba Grande/Giovani Grizotti
A guria da foto é a modelo profissional Caroline Saldanha, 17 anos. Atualmente, ela desfila pela agência Megga, de Porto Alegre, mas já atuou em São Paulo. Acompanhada dos pais Adair e Elisa, a guria de Campo Bom esteve ontem à noite na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, dançando ao som de João Luiz Correa. Tinha que ver como ela vaneirava e cantava as músicas junto com o João! 

Postado por Giovani Grizotti

Teixeirinha Memória Nacional

24 de abril de 2007 2

Exposição em Passo Fundo/Jean Pimentel/ZH
Um dos mais populares artistas do nosso país é gaúcho. Vítor Matheus Teixeira – o Teixeirinha. Que no dia 3 de março de 2007 estaria completando 80 anos, está sendo lembrado por um grande projeto realizado pela Fundação Teixeirinha com a Opus Promoções - %22Teixeirinha Memória Nacional%22.

Com projeção de filmes, exposição, oficinas de danças e trovas e um grande show com Teixeirinha Filho e Os Fagundes %22Neto & Ernesto%22 a caravana tem percorrido várias cidades do Rio Grande do Sul.

3 de março -Passo Fundo, 31 de março -Vacaria, 14 de abril -Bom Jesus, 28 de abril -Sapiranga, 12 de maio – Santa Maria, 26 de maio- Pelotas.

A Rádio Rural (AM 1120) tem transmitido o show ao vivo para todo o Brasil.

Uma multidão tem acompanhado o projeto que resgata a memória do autor de clássicos como: Querência Amada, Tordilho Negro, Gaúcho de Passo Fundo, Tropeiro Velho, Coração de luto entre tantos outros.

Teixeirinha Vive na memória do povo brasileiro!

 

Postado por Ernesto Fagundes

Tropeirismo em Ana Rech

23 de abril de 2007 1

Tradicionalistas relembram o tropeirismo na Serra/Maicon Damasceno/ Divulgação

Tradicionalistas e pesquisadores se reuniram na Serra Gaúcha durante este fim de semana para participar da 2ª Jornada do Tropeirismo Regional, realizada no distrito caxiense de Ana Rech. 

 

Entre as palestras, os destaques foram as presenças do jornalista e pesquisador Sérgio Coelho de Oliveira (C), de Sorocaba (SP), e da especialista em tropeirismo, Lucila Maria Sgarbi dos Santos, que estava acompanhada do marido, Enor Finger dos Santos (D). Eles foram recepcionados pelo Vice-prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho e pelo historiador Luiz Antônio Alves (E).

 

O distrito de Ana Rech foi historicamente lugar de passagem de tropas de mulas que seguiam em direção a Sorocaba. Para relembrar a trajetória dos tropeiros, a comunidade anarrequense promoveu durante o fim de semana um desfile de bois e ovelhas pelas ruas da localidade.

 

As atividades integraram as comemorações dos 130 anos de Ana Rech, nome dado em homenagem à imigrante italiana que, com seus nove filhos, desbravou a região e fundou o lugar hoje conhecido nacionalmente como Vila dos Presépios.

Postado por Giovani Grizotti

Gaiteiros no Jornal do Almoço

19 de abril de 2007 0

Um grupo de 20 gaiteiros participou hoje do Jornal do Almoço, da RBSTV. Eles estavam em Erechim, no encontro da Associação dos Acordeonistas, encerrado nesta quinta-feira. Entrevistado pelo programa, o gaiteiro Gildinho, dos Monarcas, explicou a diferença entre as gaitas pianada e de botão. Adelar Bertussi, fundador do grupo Os Bertussi, também apareceu abrindo o fole do acordeão.

Confira a reportagem

Postado por Giovani Grizotti

Tordilho Colorado

19 de abril de 2007 2

Circula na internet uma versão colorada para a música Tordilho Negro, dos Serranos. A letra descreve a façanha do Internacional, que conquistou o campeonato mundial, ao vencer o Barcelona, no ano passado. Essa versão nos foi enviada pelo meu amigo (porém colorado) Oneide Ferreira, lá de São Leopoldo. Em tempo: Edson Dutra, gaiteiro e líder dos Serranos, é gremista.

Confira um trecho da música

Postado por Giovani Grizotti

César & Rogério finalistas ao Prêmio Tim

19 de abril de 2007 4

César & Rogério reconhecidos nacionalmente/Divulgação
A dupla gaúcha César Oliveira & Rogério Mello é uma das três finalistas ao Prêmio Tim, um dos mais importantes da música nacional, na categoria dupla regional. O destaque é pelo disco Pátria Pampa, gravado ao vivo no teatro da UCS em Caxias do Sul, no show que foi apontado como o melhor do ano por este blog. Viram só! Que vexame para a turma que organizou o tal Prêmio Açorianos, hein!!! Essa gente preferiu apontar indicar outros músicos que não tiveram o mesmo destaque que César & Rogério em 2006. Mas justiça foi feita e só a colocação entre as três melhores duplas já é motivo de comemoração não apenas aos cantores, mas a todos nós, gaúchos que gostamos da boa música regional.

Postado por Giovani Grizotti

Chegue chegando gaiteiro!

18 de abril de 2007 0


Mais de noventa gaiteiros e acordeonistas estão reuindos em Erechim, no norte do Estado, para confraternizar, trocar experiências e, é claro, abrir o fole da sanfona! Promovido pela Associação Estadual da classe, o encontro está em sua segunda edição e termina nesta quinta-feira.  As atividades realizadas no Centro Cultural 25 de Julho e CTG Sentinela da Querência incluem palestras, oficina de acordeão e apresentações musicais. Participam do encontro gaiteiros de várias gerações. Felipe Granemann, de 11 anos, veio de Caçador, em Santa Catarina, em busca de aprendizado e autógrafo dos ídolos Albino Manique e Adelar Bertussi, presidente da Associação dos Gaiteiros.  Ele aprendeu a tocar com o avö de 68 anos e quer seguir carreira na música. “Meu sonho é ser um grande acordeonista, estudar e ter um conjunto”, afirma.

Postado por Giovani Grizotti

Tchê Garotos na veia

17 de abril de 2007 0

Sandro Coelho, do Tchê Garotos/Giovani Grizotti
 A gurizada no Tchê Garotos não pára de fazer sucesso. E está com tudo no território paulista, onde roda direto nas grandes rádios. Ao lado de Bruno & Marrone, participa, na próxima sexta-feira, da gravação do CD e DVD da dupla sertaneja Edson & Hudson, em Osasco, interior de São Paulo. O novo disco da banda, que está saindo do forno, já tem nome: é Atitude, coisa que não falta a essa turma. E será independente, para reduzir cursos e combater a pirataria. Na foto, o vocalista Sandro Coelho toma um mate no estúdio de gravação que possui em sociedade com o empresário José Carlos Valêncio, na Zona Norte de Porto Alegre.

Postado por Giovani Grizotti

Frustrado leilão de CTG

17 de abril de 2007 3

Nenhum gaudério ou prenda quis comprar o CTG Sentinela da Fronteira, em Tenente Portela, no norte do Estado. Um leilão foi feito na tarde desta terça-feira (17/04). A entidade foi ofertada para pagamento de uma dívida de R$ 43,2 mil. O valor surgiu porque o CTG não desocupou durante três anos uma área utilizada como parque de rodeios.

O lance mínimo era de R$ 95.042. Um novo leilão será realizado no Fórum da cidade no dia 3 de maio, às 15h, com valor inicial de R$ 57.025,20. Quem se habilita?

Dúvida: Isso pode ser uma mostra de que o tradiconalismo está perdendo força?

Postado por Daniel Freitas

Eleitos o peão e o guri farroupilha 2007

15 de abril de 2007 0

O título de Peão Farroupilha foi para o jovem Bruno Fernandes dos Santos, de Tupanciretã, filiado ao CTG Tapera Velha, da 9ª Região Tradicionalista (RT). O anúncio aconteceu ontem à noite, durante o baile de encerramento do 19ª do Concurso Estadual de Peão Farroupilha, em Camaquã. Quinze jovens concorreram nesta edição do evento.

Paralelamente, também foi realizado a 12° Concurso Estadual de Guri Farroupilha, com a participação de 13 Regiões Tradicionalistas. O vencedor foi o Caio Cesar Klein, do CTG Porteira Aberta, de Bom Princípio (15ª RT).

Durante o concurso, os candidatos tiveram que apresentar habilidades em três modalidades de competição. Na prova escrita, são testados os conhecimentos em História e Geografia do Rio Grande do Sul, em um questionário de 30 perguntas. As provas artísticas exigem habilidade em declamação, trova, poesia ou instrumentos musicais. Já na parte campeira, os concorrentes demonstram o tino na lida do campo, como trançar o couro, tosar, emalar poncho, assar carne, cevar o mate, encilhar o cavalo, entre outros. (Com informações da Assessoria de Imprensa do MTG).

Postado por Giovani Grizotti

Chiquito, o bolicheiro

13 de abril de 2007 2

Chiquito: gaiteiro e bolicheiro/Giovani Grizotti
Além de ser um excelente gaiteiro, o músico Chiquito, do grupo Chiquito & Bordoneio, também é bolicheiro. Em Erechim, ele mantém o “Bolicho do Tio Chico”, onde vende botas, bombachas, cuias e artesanato gaúcho. E tem que ver o que são as bombachas que o homem negocia, coisa fina mesma, com etiqueta própria e tudo. O tecido é feito de um tal de stretch, aquele que dá uma esticada para se adaptar à cintura do bagual. Coisa fina mesmo! A loja funciona na casa dele, onde o Bordoneio também realiza ensaios nos dias de semana. Mas isso é por pouco tempo: já está sendo construída uma sede própria para o conjunto, que promete mais um lançamento no segundo semestre deste ano. Sucesso garantido!

Postado por Giovani Grizotti

Polêmica envolve estrelas da música gauchesca

13 de abril de 2007 4

Serranos sim senhor!/Divulgação
E tá formada a lambança! Em nota no site oficial do grupo, Os Serranos anunciaram aquele que seria o motivo do atraso de seu primeiro DVD: o compositor Pedro Ortaça não autorizou a inclusão de “Bailanta do Tibúrcio”, de sua autoria, que já estava mixada na matriz do disco. Segundo o gaiteiro Edson Dutra, foi preciso uma verdadeira “cirurgia” para retirar a faixa e manter as outras músicas. Conforme a nota, Ortaça teria tomado a decisão porque não fora citado pelos Serranos em duas aparições públicas do grupo: em uma entrevista de rádio e durante apresentação no extinto “Clube do Bolinha”, há 21 anos. O cantor missioneiro confirma: %22fiquei chateado, o Bolinha perguntou três vezes e eles não disseram quem era o autor%22. Edson Dutra garante que não foi questionado pelo apresentador sobre a autoria da música e que não é normal isso acontecer em um programa de tevê. Apesar deste pequeno rebuliço, a carreira do grupo vai bem. No final de semana passado, Os Serranos animaram um baita baile para mais de 6 mil pessoas em Ponta Grossa, no Paraná (foto). E neste sábado, apresentam-se no Centro de Eventos Sítio Novo, em Joinville (SC), onde serão gravadas mais duas músicas para uma segunda versão do DVD.

Postado por Giovani Grizotti

CTG promove desfile de modas em NH

11 de abril de 2007 9

Mas que tal esses modelos!/Luiz Armando Vaz
Um desfile de modas realizado na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, na noite de terça-feira, deixou claro que os adeptos do tradicionalismo também gostam de se vestir bem. A promoção uniu a agropecuária Lomba Grande, que funciona no distrito, e a fábrica de confecções Artesanato Brasil, de São Leopoldo.

Destaque na festa, o casal de modelos de São Leopoldo José Antonio Gonçalves Dias, de 60 anos e Meg Dias, de 58 anos, parecia bem à vontade no salão (foto). E tem roupas para ambos os sexos. Para agradar também às prendas , as bombachas, por exeplo, ganharam detalhes exclusivamente femininos, mais estreitas e acinturadas e com bordados nas laterais. Mas vestir a moda tradicionalista não custa tão barato assim: um traje completo para mulher, da bota à boina, incluindo manta e casaco de lã, custa em média R$ 450,00.

Postado por Giovani Grizotti

Músicos gaúchos são alvo de pirataria no Paraguai

11 de abril de 2007 0

Pirataria livre no Paraguai/Giovani Grizotti
O Jornal do Almoço, da RBSTV, acabou de apresentar uma reportagem sobre CDs e DVDs de grupos gauchescos pirateados no Paraguai. Estive lá pessoalmente para documentar a fraude, que impressiona: uma das bandas mais prejudicadas é o Tchê Garotos. Ao testar um disco no camelô, um crime contra o consumidor: ele simplesmente não funcionou. A matéria revelou um dado que assusta: só na gravadora Acit, a maior do Estado, as vendas de discos caíram 37% entre 2005 e 2006, o que representou 2 milhões de cópias a menos no mercado legalizado. A empresa, que tinha 60 funcionários há 10 anos, agora possui 40. Não precisa dizer mais nada.

Veja a reportagem que foi ao ar no Jornal do Almoço

Postado por Giovani Grizotti

Polêmica envolve música sertaneja em CTGs de SC

10 de abril de 2007 10

Está formado o entrevero: a Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG) publicou nota oficial nesta segunda-feira, condenando a liberação de música sertaneja em eventos promovidos por CTGs catarinenses.

Esse tipo de apresentação foi autorizada pelo MTG de Santa Catarina em janeiro, %22em locais onde já existem shows nativistas%22. Informa a nota assinada pelo presidente da CBTG Celivio Holz, que estão sendo solicitados esclarecimentos sobre essa liberação, que %22contraria%22 proposição aprovada durante encontro realizado pela Confederação no Paraná.

Fico pensando o seguinte: e se os sertanejos vetassem nossa música nos eventos deles? Com certeza, muita gente buena teria deixado de mostrar seu trabalho no centro do país, inclusive em programas transmitidos em rede nacional. Tchê, pra que tanto ranço? Ao agir assim, o movimento tradicionalista (leia-se CBTG) cavalga na contramão da lógica. Em tempo: por que a CBTG não se manifestou ao ver nosso gaudérios saracoteando sobre o trio elétrico na Bahia?  Isso pode??

Leia a nota da CBTG

Postado por Giovani Grizotti