Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2007

Yeda recebe Comissão da Semana Farroupilha

29 de maio de 2007 2

reprodução/clicRBS
A governadora do Estado, Yeda Crusius, recebeu na tarde do dia 22 de maio, no Palácio Piratini, o presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Manoelito Savaris entre outros integrantes da comissão para tratar da organização da Semana Farroupilha 2007.

Na oportunidade, a governadora apontou as primeiras diretrizes para a realização da semana Farroupilha, manifestando o desejo de %22fazer mais com os mesmos recursos%22.

Segundo o presidente da Comissão, um dos objetivos para este ano é aproximar as Comissões Estadual e Municipal, melhorando o desenvolvimento dos trabalhos no Acampamento e no Desfile Farroupilha. Será submetido à apreciação da governadora a manutenção das homenagens de cônsules e embaixadores honorários do Estado à patrões de CTG´s de fora do Rio Grande. Outra novidade deve ser a a interiorização do Desfile, que deve alcançar 15 municípios. Savaris oficializou o convite à governadora para acender a Chama Crioula, que acontece no município de São Nicolau, dia 18 de agosto.

Postado por Daniel Freitas

Música nativista na Cidade Baixa

28 de maio de 2007 0

Show dos buenos /Divulgação
Na próxima quarta-feira, o Abstratus Bar (antigo Cidade Bossa), localizado na Rua Otávio Correa, nº 35, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, recebe Cristiano Quevedo, Érlon Péricles, Ângelo Franco e Shana Muller para o show %22Buenas e M’espalho%22. O espetáculo, que terá duração de 2 horas, começa às 22h e o couvert artístico é de R$ 6,00. Para a gauchada que aparecer mais cedo para torcer ou secar, um telão mostrará o jogo entre Grêmio e Santos, pela Libertadores.

Postado por Giovani Grizotti

Eleitas as prendas do Rio Grande

27 de maio de 2007 1

Janine Appel, 24 anos: mas que linda!!/MTG
O Rio Grande do Sul elegeu ontem à noite as novas representantes da mulher gaúcha, durante o 37ª Concurso Estadual de Prendas, em Santa Maria. Janine Appel, do CTG Júlio de Castilhos, de Júlio de Castilhos (9ª Região Tradicionalista) é a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Cristina Silva Borges, do 35 CTG, de Porto Alegre (1ª RT), é a 2ª Prenda Adulta e Milane Soares da Fonseca, do CTG Raul Silveira, de Canguçu (21ª RT) é a 3ª Prenda Adulta.  De 24 a 26 de maio, as participantes responderam a um questionário com 35 questões sobre a história, a geografia e o tradicionalismo no Estado; mostraram suas habilidades artísticas na dança de salão e na dança tradicional, no canto, da declamação, na poesia e na oratória. A mostra folclórica, outro item de avaliação, teve como tema a história das Regiões Tradicionalistas. O 37ª Concurso Estadual de Prendas aconteceu no Avenida Tênis Clube, em Santa Maria. 

Postado por Giovani Grizotti

Concurso de prendas começa amanhã

23 de maio de 2007 0

A partir desta quinta-feira,  o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) promove o 37ª Concurso Estadual de Prendas. Concorrem  61 candidatas em três categorias: Adulta (acima de 17 anos); Juvenil (13 a 17 anos incompletos) e Mirim (9 a 13 anos incompletos). 24 das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul (RTs) estão participando do evento. A 1ª Prenda do Rio Grande do Sul será aquela que somar mais pontos nas avaliações escrita, artística, oral, caracteres pessoais, mostra folclórica e relatório de atividades. A parte escrita consiste em uma prova, com 30 questões sobre história e geografia do Rio Grande do Sul e Tradição, Tradicionalismo e Folclore. Declamação, composição, canto, danças tradicionais e dança de salão compõem os quesitos artísticos. Na avaliação oral, cada concorrente tem 10 minutos para dissertar sobre um tema sorteado, minutos antes de sua apresentação, sendo avaliada a capacidade de expressão e não o conteúdo. A divulgação dos resultados acontece no sábado à noite.

Postado por Giovani Grizotti

Um cavalo no motor home

20 de maio de 2007 1

Giovani Grizotti
Motor home, como o próprio nome já diz, é uma casa sobre rodas. Casa para gente, é claro. Mas um empresário de Gravataí deu um jeito de arranjar espaço também para o cavalo, como mostra a foto, feita  no Rodeio Internacional de Tramandaí neste domingo. O bagual velho parece tranquilito, olhando o movimento pela janela. O dono é Euclides de Souza Pinho, de 45 anos, do CTG Roda de Carreta. O veículo comporta até três animais na parte de trás.

Postado por Giovani Grizotti

Nico Fagundes: patrono da Semana Farroupilha 2007

15 de maio de 2007 3

Fernando Alencastro/Divulgação
Antônio Augusto Fagundes aceitou hoje (15.02), em seu escritório, o convite para Patrono da Semana Farroupilha 2007. Nico, como é mais conhecido, é um dos mais atuantes pesquisadores do tradicionalismo, tendo desenvolvido trabalhos fundamentais para a compreensão do folclore e da cultura regionalista. O convite foi oficializado pelo presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Manoelito Savaris, acompanhado do presidente do MTG, Oscar Fernande Gress. “A obra do Nico é referência não só no Estado, como em todo o Brasil e inclusive internacionalmente. De fato, é um justo reconhecimento”, afirma Savaris. Acompanhado de Neto Fagundes, Nico apresenta, aos domingos, o programa Galpão Crioulo, na RBSTV

Postado por Giovani Grizotti

DTG de Pelotas na luta pelo meio ambiente

15 de maio de 2007 0

Uma idéia simples e que agrada. A invernada artística da entidade tradicionalista União Gaúcha Simões Lopes Neto, de Pelotas, está promovendo uma ação inovadora dentro do tradicionalismo. Com a ajuda de uma bióloga, calculou-se a quantidade de gases poluentes emitidos durante os deslocamentos rodoviários do grupo na realização de seus ensaios, na participação no Seminário de Aperfeiçoamento Tradicionalista (SAT), na inter-regional do ENART e na final do evento, em novembro de 2007. O cálculo resultou no plantio de 200 mudas de árvores no município, tornando os eventos acima neutros em carbono. O trabalho integra a campanha Tradição é Preservar: MTG e você em defesa do meio-ambiente, proposto pelo Movimento Tradicionalista a todos os CTG’s do Rio Grande do Sul. Durante todo o ano, os CTG’s filiados ao MTG estarão promovendo atividades para a recuperação e preservação do meio-ambiente. Serão palestras, oficinas, visitas a escolas, além de ações como recolhimento de lixo e projetos de recuperação ambiental em parceria com as prefeituras municipais. (Fonte: Felipe Basso/ MTG)

Postado por Giovani Grizotti

CTG no Paraná tem até pista de boliche

14 de maio de 2007 1

Divulgação
Os Centros de Tradições Gaúchas do Paraná dão de relho nos similares gaúchos quando o tema é infra-estrutura. Há sedes com piscina e até amortecedor na pista de dança. A foto mostra o salão de baile do CTG Querência Amada, em São Miguel do Iguaçu, depois de uma bailtanta animada pelo grupo Sinuelo Pampeano. É um baita num galpão construído em material e forrado de madeira. Ao fundo do palco, o painel colorido de um gaúcho à cavalo chama à atenção dos visitantes. O local conta ainda com duas canchas de bocha, uma de boliche e ainda uma espécie de museu, com relíquias e fotos dos ex-patrões.

Postado por Giovani Grizotti

Tradição em alta em Caxias do Sul

13 de maio de 2007 0

Cavaleiros da fé/Divulgação
Caxias do Sul, que se orgulha de ser a Capital dos CTGs, vai sediar de 25 a 27 de maio o 2º Rodeio dos Narradores do Rio Grande do Sul. As competições previstas tanto na campeira como na artística oferecem mais de R$ 7 mil em prêmios e serão realizadas no Parque de Rodeios do distrito de Vila Oliva. A entrada no parque é grátis, mas serão arrecadados alimentos para entidades beneficentes. A promoção é do Departamento de Narradores do MTG, com patrocínio da Prefeitura de Caxias do Sul. No sábado, cavalarianos da cidade participaram da 14a edição da cavalgada em homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio (foto).

Postado por Giovani Grizotti

Show de rock abre festival nativista

10 de maio de 2007 1

Bueno, o festival é nativista, mas é a banda Papas da Língua que fará o show de abertura do 6o Minuano da Canção Nativa, que vai de 16 a 20 de maio, em Santa Maria. Noves fora a turma do rock, as atrações gauchescas da festa devem agradar: César Oliveira & Rogério Mello (os melhores da atualidade), Érlom Péricles, Pirisca Grecco, Gilberto Monteiro e Luiz Marenco. Bagual é a iniciativa dos organizadores: todas as vinte músicas concorrentes estão disponíveis para download no site do festival. No final de semana seguinte, todo mundo em Palmeira das Missões, onde acontece o Carijo da Canção Gaúcha.

 

Confira as músicas concorrentes no site do festival

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio Crioulo em Cachoeirinha

09 de maio de 2007 0

Começa amanhã o 10º Rodeio Crioulo Estadual de Cachoerinha. A promoção é da prefeitura da cidade e do CTG Rancho da Saudade. Na sexta-feira, durante o baile oficial que acontece no centro de tradições, o cantor e gaiteiro João Luiz Correa receberá mais um disco de ouro.

Confira a programação do rodeio

Postado por Giovani Grizotti

Os melhores do gauchismo em Lages

08 de maio de 2007 0

Mano Lima: atração em Lages/Divulgação
Difícil não gostar de pinhão, né tchê! Pois então te programa e dá um pulo até Lages (SC), onde vai estar acontecendo a 19ª Festa Nacional do Pinhão e a 15ª Sapecada da Canção Nativa entre os dias 1º e 10 de junho . E os melhores de nossa música vão estar por lá, incluindo Rui Biriva, Mano Lima e João Luiz Correa, isso sem falar de alguns dos principais conjuntos de baile. A cidade foi rota dos tropeiros e tem uma barbaridade de lugar interessante pra conhecer.

 

Confira a programação da festa

Postado por Giovani Grizotti

Religiosidade e campeirismo na Serra

07 de maio de 2007 0

Festa do Divino em Caxias
Repara só a pose dos nossos finalistas ao Prêmio Tim! Sim, César Oliveira & Rogério Mello aparecem na foto ao lado da bandeira que celebra a festa do Divino Espírito Santo. O vice-prefeito de Caxias do Sul Alceu Barbosa Velho (nosso correspondente na Serra) aparece à direita, de boina. Foi no distrito  de Vila Seca. A dupla era recepcionada pelo seu Ivan Vargas, um laçador veterano da região, quando um grupo de moradores esteve na casa dele para fazer a cantoria típica, acompanhada de violão e gaita. E em Caxias, essa comemoração religiosa é campeira uma barbaridade: na semana passada, cerca de 500 cavalarianos percorreram 18 quilômetros entre Caxias do Sul e Vila Seca, levando a bandeira.

Confira a foto ampliada

Postado por Giovani Grizotti

MTG-SC volta a proibir música sertaneja

06 de maio de 2007 10

Reunião da CBTG em Florianópolis/Divulgação

Pressionado pela Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas, o MTG catarinense suspendeu os efeitos da decisão que autorizava shows sertanejos em rodeios crioulos.  Assim, a entidade escapou de uma possível punição que poderia ser aplicada pela CBTG. O anúncio foi feito durante reunião extraodinária do conselho diretor da Confederação, neste final de semana, em Florianópolis. Aliás, o show da dupla Bruno & Marrone no rodeio dos Praianos não atraiu tanto público assim. Segundo a organização, foram umas 12 mil pessoas. Prova de que um rodeio pra ser rodeio, não precisa de música sertaneja. Porém, o que não dá para admitir é o tradicionalismo virar uma ditadura. Só falta agora proibirem nosso grupos de gravarem versões vaneiradas de sucessos sertanejos, como já fizeram Os Serranos, Os Monarcas, Chiquito & Bordoneio, e tantos outros…

Leia o termo de compromisso assinado pelo presidente do MTG-SC

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio atrai 100 mil pessoas em SC

06 de maio de 2007 0

Patrão da campeira Anderson Albanaez e o filho /Rogério dos Santos/ Divulgação
A 35ª edição Nacional e a 9ª edição Internacional do Rodeio do CTG Os Praianos  movimentaram a economia do município de São José, bem como, do Estado de Santa Catarina em aproximadamente R$ 6 milhões. O valor projetado foi calculado com base em toda a movimentação que estruturou o parque (praça de alimentação, expositores que comercializaram produtos de diversos segmentos: apartamentos, terrenos, veículos, vestimentas tradicionalistas, artesanato e muitos outros), além da vinda de participantes de outros estados para competir nas provas campeiras e artísticas, o que acaba movimentando também o comércio, a rede hoteleira, restaurantes e serviços de apoio turístico de todo Estado. O Rodeio do CTG Os Praianos, este ano, gerou também cerca de mil postos de trabalho temporários direta e indiretamente entre serviços de segurança, limpeza e manutenção, estacionamentos nas redondezas do parque, entre outros. Cerca de 100 mil pessoas compareceram aos eventos. (Com informações da assessoria do CTG Os Praianos).

Postado por Giovani Grizotti

Novo site do IGTF

02 de maio de 2007 1


O site do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore está de cara nova. Agora, os gaúchos já podem conferir informações sobre o acervo do IGTF, receitas da culinária gaúcha, indumentárias gaúcha, dicas de poesia, ter acesso as legislações que regulamentam a nossa cultura, além de informações atualizadas semanalmente e artigos produzidos pela diretoria e equipe técnica do Instituto. Entre as novidades, está ainda é o “chasque eletrônico” sempre com destaques sobre a cultura, tradição e folclore do Rio Grande do Sul. Para receber as informações periodicamente, basta se cadastrar na própria página do IGTF.

Confira o novo site do IGTF

Postado por Giovani Grizotti

Show sertanejo no rodeio dos Praianos

02 de maio de 2007 4

Prendas e peões pedem proteção à Nossa Senhora/Rogério dos Santos/ Divulgação
Na semana em que a Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG) pode punir o MTG catarinense por autorizar a música sertaneja em eventos gauchescos, o rodeio do CTG Os Praianos, em São José, na Grande Florianópolis, promove show com a dupla Bruno & Marrone. Vai ser amanhã, a partir das 23h. Na foto, o patrão do centro de tradições Almir Valério da Silva carrega a imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada ao altar montado na cancha de laço, onde foi realizada uma missa crioula neste domingo. O rodeio dos Praianos, que é o maior de Santa Catarina, termina no domingo.

 

Confira a programação do rodeio

Postado por Giovani Grizotti