Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2007

Nova música dos Serranos

29 de junho de 2007 0

Acesse agora a coluna Roda de Chimarrão, que foi ao ar hoje cedo durante o programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha, e ouça, em primeiríssima mão,  um trecho da nova música dos Serranos %22Esquentando a Chapa%22. Também há informações sobre a festa de terça-feira na Lomba Grande, em Novo Hamburgo, que terá a presença de ex-integrantes do grupo, como José Claudio Machado e Walther Moraes, e ainda os convidados especiais Porca Véia e Albino Manique, dos Mirins, o próximo grupo a receber o prêmio %22Tio Bilia%22.

Ouça a coluna Roda de Chimarrão

Postado por Giovani Grizotti

Rede de Informações: saiba tudo sobre a 1a RT

29 de junho de 2007 1

Está no ar mais uma edição da Rede de Informações da 1a Região Tradicionalista (Grande Porto Alegre). No chasque preparado por Valdemar Engroff, podes obter informações sobre a etapa regional do Enart, que acontece em Gravataí na próxima semana, bem como da invernada do CTG Aldeia dos Anjos, que embarca para a França no mês que vem. Saiba ainda detalhes sobre o novo CD de Joca Martins e a Convenção Tradicionalista dos dias 27 e 28 de julho, em Passo Fundo.

Acesse a Rede de Informações, na íntegra

Postado por Giovani Grizotti

Regiões tradicionalistas escolhem suas Prendas

27 de junho de 2007 0

29 das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado escolhem suas primeiras-prendas e seus  peões-farroupilhas no próximo sábado, dia 30. São 471 candidados submetidos a provas de história, geografia e tradicionalismo. Para as prendas, as habilidades artísticas e a oratória também são avaliadas. Os peões também precisam mostrar que entendem da lida campeira. Todos disputam vaga para a fase estadual de ambos os eventos, que acontece em abril de 2008 em Tupanciretã (peões) e maio de 2008 em Júlio de Castinhos (prendas).

Postado por Giovani Grizotti

UCS recebe Cesar Oliveira e Rogério Melo

26 de junho de 2007 0

Capa do CD O Campo/reprodução/clicRBS
A exemplo do ano passado, quando lançaram o DVD Pátria Pampa na Serra, os gaudérios Cesar Oliveira e Rogério Melo estarão em Caxias do Sul divulgando o CD %22O Campo%22. No dia 18 de julho, à 20h30min, vai rolar a maior festança no Teatro da UCS. Então te apreça e garanta já o seu lugar para ver uma grande apresentação de um fenômeno da música gauchesca.

Mais informações ligue para o número: (54) 8112-0128

Postado por Daniel Freitas

Rodeio Cultural em Porto Alegre

25 de junho de 2007 0

Entre os dias 28 de junho e 1o de julho a Estância da Poesia Crioula, que está comemorando 50 anos em 2007, promove um rodeio cultural, no auditório do Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre. O local fica na Rua Duque de Caxias, 1525. O evento deverá reunir poetas e proseadores de todo Estado na Capital. Mais informações pelos fones 0xx51.33121032 ou 0xx51.32262261

Postado por Giovani Grizotti

Homenagem aos Serranos

24 de junho de 2007 5

Oneide em Bom Jesus: homenagem aos Serranos/Giovani Grizotti
Um documentário está entre as atrações do jantar-baile que acontece na terça-feira, dia 3 de julho, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, em homenagem aos Serranos. O vídeo, preparado pela produtora Midia A, vai contar a tragetória de sucesso iniciada pelo gaiteiro Edson Dutra e pelo baixista Toco. No sábado, dia 23, os três amigos que organizam a cerimônia estiveram em Bom Jesus para coletar depoimentos e imagens na terra onde nasceram os dois irmãos. Entre eles, o empresário Oneide Ferreira (foto), de São Leopoldo, que gravou em frente ao local que servia de sede a um colégio de freiras, onde os músicos aprenderam a tocar gaita, ainda na infância. O jantar-baile está previsto para começar às 20h30min, com animação dos Monarcas, de Erechim. Parte da renda será revertida à entidades assistenciais. A distinção será dada em parceria com o MTG e Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e recebeu o nome de Prêmio Tio Bilia.

Postado por Giovani Grizotti

Mulheres Pampeanas

21 de junho de 2007 0

Boas de canto!/Reprodução
Não deixe de comprar o novo disco do grupo Mulheres Pampeanas (gravadora Vertical). No trabalho que tem por título %22Cantam o Gaúcho%22, elas relembram 12 grandes sucessos de nossa música, que ganharam arranjos suaves e criativos, bem como um vocal nota dez. Destaque para Homens de Preto, Sistema Antigo, Vá Embora Tristeza, Canto Alegretense e Baile do Sapucay. Criado em 2000 em Dom Pedrito, o grupo foi reativado em 2004 e conta com Analise Severo, Juliana Spanevello, Talyta Vargas e Mariane Acordi.

Postado por Giovani Grizotti

América Tricolor: uma canção rumo ao tri

20 de junho de 2007 23

Edson Dutra, no estúdio: América Tricolor/Divulgação
Conforme prometido, tu podes baixar a partir de agora a música %22América Tricolor%22, composta e cantada por Edson Dutra, dos Serranos, com participação especial dos Monarcas. Integrantes dos dois grupos estiveram há pouco no Jornal do Almoço para executar este verdadeiro hino em homenagem aos futuros (tomara) tri-campeões da América. A  escalação deste super-conjunto gremista é a seguinte:

SERRANOS: Edson e Daniel (gaita), Toco (baixo) e Cândido (bateria).

MONARCAS: Gildinho, Varguinhas, Tiago e Lucas (gaita) e João dos Santos (guitarra).

ESPERANDO O QUE TCHÊ? CLIQUE AGORA COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE PARA BAIXAR A MÚSICA!

 

Postado por Giovani Grizotti

"América Tricolor" rumo ao tri""

19 de junho de 2007 2

%22América Tricolor%22 é a música que o gaiteiro dos Serranos Edson Dutra compôs para empurrar o Grêmio rumo ao tri da Libertadores. A peleia não vai ser fácil, mas para os imortais, nada é impossível. Ontem, a composição foi finalizada no estúdio  do empresário José Carlos Valêncio e do vocalista do Tchê Garotos Sandro Coelho, que encarou o violão durante a gravação. Nesta quarta-feira, integrantes dos Serranos e dos Monarcas vão estar no Jornal do Almoço (RBSTV, 12h) para executar %22América Tricolor%22.

Enquanto isso, aproveita e vai decorando a letra:

VAMOS, VAMOS GRÊMIO
VAMOS TRICOLOR
RUMO A VITÓRIA
COM MUITO ARDOR
VAMOS, VAMOS GRÊMIO
VAMOS TRICOLOR
EU PRA TI DECLARO
TODO O MEU AMOR
 
TEUS JOGADORES SÃO BONS DE BOLA
E TUA GARRA É BEM CONHECIDA
TU ÉS A FONTE DE INSPIRAÇÃO
E DA EMOÇÃO
DA TUA TORCIDA
 
MULTI CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL
DO BRASILEIRO E DOS GAUCHÕES
E AGORA É HORA DOS TEUS JOGADORES
NA LIBERTADORES
SEREM TRICAMPEÕES
 
VAMOS, VAMOS GRÊMIO
VAMOS TRICOLOR
RUMO A VITÓRIA
COM MUITO ARDOR
VAMOS, VAMOS GRÊMIO
VAMOS TRICOLOR
EU PRA TI DECLARO
TODO O MEU AMOR

E atenção gauchada de todas as querências: a partir das 12h30min desta quarta-feira, %22América Tricolor%22 vai estar disponível para baixar aqui no blog.

Postado por Giovani Grizotti

Abertas as inscrições para a Sesmaria

16 de junho de 2007 0

Vão até 1º de julho as inscrições para a 12ª Sesmaria da Poesia Gaúcha, que acontece em Osório, no dia 8 de setembro. Mais informações pelo fone 9991-6063, com Nésio. É um dos mais importantes concursos dom gênero no Estado.

Confira ao regulamento do festival

Postado por Giovani Grizotti

Chama Crioula tem música oficial

12 de junho de 2007 0

O acendimento da Chama Crioula, que abre oficialmente as comemorações da Semana Farroupilha 2007, já tem trilha sonora. O chamamé “Chama Crioula”, de autoria do compositor Dario Schmidt e interpretada pelo próprio músico e amigos, conta a história de São Nicolau, “a primeira querência do nosso Rio Grande do Sul”, como anuncia a canção. O município, distante 560 km de Porto Alegre, recebe dia 18 de agosto cavaleiros de todo o Estado para a celebração da sexagésima edição do acendimento. A música está disponível para download no site da Semana Farroupilha. A primeira Chama Crioula foi acesa em 1947 pelo “Grupo dos 8”, como ficou conhecido os jovens que realizaram o primeiro acendimento. Ainda com o nome “Ronda Gaúcha%22, o ato tinha como proposta retirar uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, no dia 7 de setembro e transportá-lo até o Colégio Júlio de Castilhos. (Felipe Basso/ MTG)

 

Clique aqui e baixe a música

Postado por Giovani Grizotti

Jadir Oliveira lança CD em Novo Hamburgo

10 de junho de 2007 0

Jadir Oliveira: lançamento na Lomba Grande/Oneide Ferreira/ Especial
O cantor, compositor e pajador Jadir Oliveira (foto, de branco) lançou neste sábado o CD %22De alma de pampa e rio%22. A festa foi na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, onde o quera também será atração na homenagem ao grupo Os Serranos, marcada para o dia 3 de julho, com baile animado pelos Monarcas. Estiveram por lá para prestigiar o amigo nomes como Dorval Dias, Adão Bernardes, Leonardo Charrua, Paulo de Freitas Mendonça, Luciano Camargo e Derli Silva.O trabalho possui 14 faixas, com participações especiais de Walther Moraes e Luciano Camargo.

Postado por Giovani Grizotti

PMPA lança concurso fotográfico sobre o Laçador

08 de junho de 2007 0

reprodução/clicRBS
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre está promovendo um concurso fotográfico com o tema: %22Olhares sobre o Laçador%22. O interessado pode participar com até três fotos do Monumeto ao Laçador, impressas em papel fotográfico no tamanho 20x25cm, coloridas ou em preto e branco, devendo constar no verso somente seu pseudônimo. A ficha de inscrição deve ser entregue junto com as fotos até o 2 de julho no Bolicho do Gaudério (Shopping Total, loja 1229, Av.Cristovão Colombo, 845) ou na portaria da Prefeitura (Paço Municipal – Praça Montevidéo, 10).

As fotos serão julgadas por uma equipe de fotógrafos profissionais e por formadores de opinião. Os resultados serão divulgados no dia 11 de julho, com a exposição das 50 melhores fotos no Centro Cultural do Shoppping Total, sendo que as tres melhores receberão os seguintes prêmios:

1º lugar - câmera fotográfica digital
2º lugar - aparelho de DVD
3º lugar - jantar para duas pessoas no Restaurante Marcos

As fotos não selecionadas poderão ser retiradas no balcão de informações do Shopping Total até o dia 30 de julho. Mais informações pelo e-mail marketing.poa@shoppingtotal.com.br

Fonte: Site da Prefeitura

Modelo da ficha de inscrição disponível no local da entrega das fotos

Postado por Daniel Freitas

Rede de Informações da 1ª RT

08 de junho de 2007 1

Valdemar Engroff, diretor da 1a RT/Divulgação
O incansável Valdemar Engroff acaba de divulgar mais uma edição da Rede de Informações da igualmente incansável 1ª Região Tradicionalista, que abrange cidades da região metropolitana de Porto Alegre. No chasque, tu podes conferir o calendário completo de eventos do MTG e da Região, bem como o anúncio do Concurso Regional de Chinocas, que será realizado durante a Semana Farroupilha, em setembro. Há, inclusive, a reprodução de um texto do site Coxixo Gaúcho, segundo o qual o presidente do MTG do RS, Oscar Fernande Gress, teria chamado o presidente do MTG-SC de %22covarde%22 durante reunião da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG), em Florianópolis. Será mesmo?

 

Confira as informações da 1ª Região Tradicionalista

Postado por Giovani Grizotti

Caxias terá parque de rodeios

08 de junho de 2007 0

Área onde será construído o parque/Divulgação
 Do jornal Pioneiro, hoje:

Após estudar diversos locais no entorno do município, a prefeitura e a 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) definiram o Parque da Festa da Uva como local para a construção do Parque Municipal de Rodeios. A escolha se baseou na proximidade do lugar em relação ao centro da cidade e na infra-estrutura do complexo, que viabiliza grandes eventos com reduzidos riscos no caso de chuva, por exemplo. A segunda opção dos tradicionalistas, a Cancha do Biffi, às margens da Rota do Sol, foi descartada por questões ambientais, já que faz parte da bacia de captação da represa Maestra.

Leia a reportagem do Pioneiro

Postado por Giovani Grizotti

XVII° Rodeio Crioulo do Litoral do Paraná

08 de junho de 2007 0

reprodução/Pioneiro
A tradição e a cultura gaúcha estão em festa no Paraná. Desde ontem (07/06) e durante os dias 8, 9 e 10 de junho, na sede do CTG Desgarrados do Pago – na Colônia Maria Luiza, ocorre o XVII° Rodeio Crioulo do Litoral do Paraná.

Na oportunidade serão apresentadas diversas provas gauchescas, entre elas: Laço, Gineteadas (montaria em cavalos não adestrados), Prova de Rédeas, Danças Tradicionais Gaúchas (folclóricas), Declamação e Interpretação Musical. Para a diversão dos visitantes também haverá, nos dias 8 e 9, a partir das 22h30minh, um grandioso baile, aberto ao público. Ah, e não faltará também um delicioso churrasco.

Fonte: Coxixo Gaucho

Postado por Daniel Freitas

Gujo e Lambari vencem Sapecada

06 de junho de 2007 1

A composição “Romance de quem Aprende” foi a grande campeã da 15ª Sapecada da Canção Nativa. A música tem letra de Gujo Teixeira, e interpretação de Jairo “Lambari” Fernandes. Ao receber a noticia de que havia ganho a Sapecada, Gujo Teixeira se disse muito surpreso e feliz, principalmente devido ao nível elevado do festival. Em segundo lugar ficou a música “Da minha Cordeona pra tua” interpretada por Edilberto Bergamo e Leonel Gomes, que tem letra de Fernando Soares e Evair Gomes e música de Leonel Gomes. O terceiro lugar ficou com a composição “Porque choram as Nazarenas” cuja a letra é de Matheus Neves da Fontoura e Zé Renato Daudt, música e interpretação de Marcelo Oliveira. Na votação popular a vencedora foi a música “Eu Guitarreiro”, interpretada por Vítor Amorin e Edirvan Luiz Ribeiro, com letra e música de Èmerson Goulart. O melhor intérprete foi Marcelo Oliveira, enquanto o melhor instrumentista foi Fabiano Torres. Já o melhor tema campeiro ficou com a canção “Lamento a um Laçador” que tem letra de Fernado Soares e Gujo Teixeira e música de Luiz Marenco. A vencedora na categoria melhor tema sobre a região serrana, foi “O Sonho da nova Póvoa” e melhor conjunto vocal ficou com “Eu Guitarreiro”. Por fim, o melhor arranjo ficou com “Porque choram as Nazarenas”, a melhor melodia ficou com a música “Da minha Cordeona pra tua” e melhor letra ficou com a composição “Romance de quem Aprende”. (Fonte: assessoria de imprensa/ Sapecada da Canção)

Postado por Giovani Grizotti

Lamentável

05 de junho de 2007 4

Greb/reprodução/clicRBS
Caros gaúchos e gaúchas, o que move o tradicionalismo é o amor que temos pelo Rio Grande do Sul, pelas nossas tradições, nossa gente, nossa rica e heróica história. O nosso estado foi e continua sendo construído sobre a bandeira do progresso, da justiça e do respeito às individualidades.

Diante das muitas lutas que travamos contra o comportamento centrista e de exclusão, patrocinado pelo imperialismo do centro do País, prejudicando não somente o desenvolvimento do sul, mas dos irmãos do nordeste e do norte do Brasil, aprendemos a nunca subestimar os inimigos, ao contrário, a encará-los de frente.

Hoje ocorreu um atentado à honra e à integridade moral do povo gaúcho. O advogado, político (PSC) e radialista paulista Jonas Greb - da Rádio Trianon AM 740 - deu voz à uma rivalidade histórica mas desatualizada, utilizando-se do jogo entre Santos e Grêmio, válido pelas semifinais da Taça Libertadores da América, incitando abertamente a violência e mostrando todo o seu preconceito contra nós, gaúchos.

Sei que esse blog tem a missão de lidar com as questões ligadas ao tradicionalismo, não é um meio de comentar esportes. Mas reparem em um trecho do comentário do radialista Jonas: …%22Eles dizem que querem se separar do Brasil. Pois separem. Não precisamos do Rio Grande do Sul na bandeira do Brasil. Vão fazer o país das “bichonas”… Pro inferno todo gaúcho e todo gremista. Não servem para ser brasileiros. Não são gente, são bandidos. Agora eles têm que vir aqui. E eu não quero pregar a violência, mas acho que eles têm que sentir o clima de Libertadores. Vamos tratar eles aqui, como eles nos trataram lá.%22 E Jonas continua: %22gaúcho é lixo para mim%22.

Independente das cores clubísticas, antes de ser Inter, Grêmio ou tantos outros valorosos clubes de futebol Rio-grandenses, vem o Rio Grande, vem o orgulho de ser gaúcho. Creio que, assim como eu, os leitores desse blog se sentem extremamente ofendidos com as palavras do radialista e a resposta, que ultrapassa um placar positivo dentro de uma partida de futebol, pode vir através de música. Para esse momento lamentável, basta a letra da composição de Teixeirinha, %22Querência Amada%22:

Quem quiser saber quem sou
Olha para o céu azul
E grita junto comigo
Viva o Rio Grande do Sul
O lenço me identifica
Qual a minha procedência
Na províncio de São Pedro
Padroeiro da querência

Oh! meu Rio Grande
De encantos mil
Disposto a tudo
Pelo Brasil

Querência amada dos parrerais
Da uva vem o vinho
Do povo vem o carinho
Bondade nunca é demais

Berço de Flores da Cunha
E de Borges de Medeiros
Terra de Getúlio Vargas
Presidente brasileiro
Eu sou da mesma vertente
Que Deus saúde me mande
Que eu possa ver muitos anos
O céu azul do Rio Grande

Te quero tanto
Torrão gaúcho
Morrer por ti me dou o luxo
Querência amada
Planície e serra
Dos braços que me puxa
Da linda mulher gaúcha
Beleza da minha terra

Meu coração é pequeno
Porque Deus me fez assim
O Rio Grande é bem maior
Mas cabe dentro de mim
Sou da geração mais nova
Poeta bem macho e guapo
Nas minhas veias escorre
O sangue herói de farrapo

Deus é gaúcho
Da espora e mango
Foi maragato ou foi chimango
Querência amada
Meu céu de anil
Este Rio Grande é gigante
Mais uma estrela brilhante
Na bandeira do Brasil

clicRBS

Veja também:
Brigada Militar deve processar jornalista santista

Ouça o que disse o radialista Jonas Greb

Postado por Daniel Freitas

Os Monarcas lançam CD e DVD

05 de junho de 2007 1

reprodução/clicRBS
Para comemorar 35 anos de uma carreira muito bonita, Os Monarcas estão lançando o primeiro DVD do grupo, gravado ao vivo no dia 31 de março, na sede do Clube Farrapos. O vídeo mostra a trajetória do grupo, fazendo um passeio musical pelos grandes sucessos que marcaram a história desde os primeiros anos até a atualidade.

O repertório traz músicas consagradas como ‘Carreira de Mano’, que conta com a participação muito especial de Chiquito, ‘Erechim Canto e Saudade’, ‘Sonhando na Vaneira’, ‘Brasil de Bombacha’, além de temas que se destacaram em trabalhos mais recentes, como ‘Tirando o meu Chapéu para Deus’ e ‘O vento’, que foi tema de uma belíssima coreografia de Cadica Borghetti. Há também o tema inédito ‘O Gaúcho e o Cavalo’ que, na voz de Vanclei da Rocha, já está sendo executado em muitas emissoras do sul do país.

O DVD Especial ainda apresenta a seção de “extras”: com dois videoclips, imagens de bastidores, depoimentos de integrantes da banda e, também, de amigos e admiradores. Outro destaque é o boneco Gaudêncio, interpretado pelo radialista Antonio Carlos Niederauer, da Rádio Gaúcha e ilustra algumas passagens do DVD. Os Monarcas é um dos mais importantes grupos de fandango do Rio Grande e foi considerado na atual edição do suplemento “Veja São Paulo”, da Revista Veja, como os “Rolling Stones dos pampas”, numa comparação com uma das maiores bandas de rock do mundo.

Postado por Daniel Freitas

Uma churrascaria-CTG no Canadá

05 de junho de 2007 1

Gaudérios no Canadá/Divulgação
Esse mundão velho de Deus ganhou mais um Centro de Tradições Gaúchas. É o CTG Querência do Norte, fundando pelo porto-alegrense Ricardo Zanona, de 30 anos. A sede é a churrascaria Carnaval Brazilian Grill, que fica em Toronto, no Canadá. No dia cinco de maio, teve até baile animado pelo músico Tiago Pretto, natural de Encantado e que vive por aquelas bandas. Na foto, a equipe da churrascaria, bem ao estilo gaúcho. Zanona se diz amante de nossa cultura, toma chimarrão e lá no Canadá mata a saudade do Rio Grande ouvindo Luiz Marenco!

Postado por Giovani Grizotti