Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2007

Chiquito vai transformar história em música

30 de setembro de 2007 0

Casa lotada em baile do Chiquito/Divulgação

O grupo Chiquito & Bordoneio vai transformar a história pessoal de um fã em música. Para isso, lançou uma promoção em parceria com uma empresa promotora de eventos. O prazo para o envio dos relatos terminou hoje. O vencedor (a) vai ser conhecido no dia 24 de novembro, durante um baile, em Torres. Mas para quem está no Litoral Norte e arredores, não precisa esperar tanto tempo para vaneirar ao som do Chiquito. A gurizada vai estar no próximo sábado, %22a noite toda%22, no Clube Glória, em Osório. Dia 24, será a vez do Clube Farrapos, em Porto Alegre,  receber o conjunto para um baita baile.

Acesse o site da banda e confira a agenda de bailes para outubro

 

Postado por Giovani Grizotti

Mudanças no Hino Rio-grandense?

28 de setembro de 2007 1

Neto Fagundes/Dulce Helfer

Em zerohora.com de hoje:

O projeto do deputado estadual Daniel Bordignon (PT) de reincorporar ao Hino Rio-grandense um trecho excluído em 1966, no período da ditadura militar, suscitou polêmica. Na edição de Zero Hora desta sexta-feira, há depoimentos de cinco pessoas com opiniões diversas, dois a favor e três contra. A estrofe a que se refere a proposta é %22entre nós, reviva Atenas, para assombro dos tiranos. Sejamos gregos na glória e na virtude, romanos%22. Seria reinserida entre %22de modelo a toda terra%22 e %22Mostremos valor, constância%22 (confira abaixo). A dúvida é: como seria cantada? Zerohora.com propôs o desafio ao cantor Neto Fagundes e ele topou.

Escute a versão de Neto Fagundes

Postado por Giovani Grizotti

Poema exalta a doação de órgãos

27 de setembro de 2007 3

Tania Goulart/Divulgação
O poema abaixo é de Carlos Omar Vilella Gomes, um dos maiores poetas do Estado. %22A culpa é tua%22 é inspirado na história real da jornalista Tania Goulart, do Jornal NH, receptora de duas córneas em 1995 e 2005. Na Sesmaria da Poesia, em Osório, ela própria declamou os versos, que ficaram em segundo lugar.

Leia o poema

Postado por Giovani Grizotti

Som da Terra IV

26 de setembro de 2007 1

Gaita e Violäo. Companheiros inseparáveis dos repentistas do Rio  Grande do Sul. A última reportagem da série Som da Terra vai mostrar o universo do improviso no estado. A arte da trova e da pajada.

Veja a reportagem

Postado por Giovani Grizotti

Som da Terra III

26 de setembro de 2007 0

Os grandes nomes do repertório nativista passaram pelo palco dos festivais de música no Estado. Canções foram imortalizadas. Hoje, a série de reportagens Som  da Terra mostra um dos períodos mais criativos da nossa produção.

Veja a reportagem

Postado por Giovani Grizotti

Som da Terra II

26 de setembro de 2007 0

Convidamos você a viajar através da história da nossa música, na série Som da Terra. Vimos como os instrumentos e os ritmos musicais chegaram até os gaúchos.
Vamos até a primeira metade do século passado. Lá, surgiram os precursores da nossa música, os primeiros conjuntos e intérpretes, a concepçäo de um cancioneiro nativista.

Veja a reportagem

Postado por Giovani Grizotti

O Som da Terra na TVCOM

26 de setembro de 2007 0


Vamos reproduzir aqui no Roda uma série de reportagens exibida pelo Jornal TVCOM, da TVCOM, sobre música regional gaúcha. Na primeira matéria da série, o produtor Leonardo Vargas mostra que essa riqueza começou a ser construída quando os primeiros ritmos e instrumentos musicais chegaram ao Rio Grande do Sul. É a história de um povo contada através da música.

Veja a reportagem

Postado por Giovani Grizotti

Estás procurando um CTG??

24 de setembro de 2007 0

Então acessa o site da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG) e encontre o teu, vivente! O portal possui um mecanismo de busca pra lá de bagual. Digitando o nome da cidade, é possível encontrar centros de tradições em todo o país.  Tentei, por exemplo, localizar as entidades existentes em minha terra natal (Barros Cassal) e apareceram quatro, inclusive o Filastro Brum, onde me criei vendo meus irmãos Gilmar e Girlei bolearem as pernas na dança dos facões. Mas que tal!

Encontre um CTG, acessando o site da CBTG (canto superior direito da tela)

Postado por Giovani Grizotti

Encerramento farroupilha – alguém errou de hino

20 de setembro de 2007 1

Guilherme Neves/clicRBS
Bueno, a Semana Farroupilha chega oficialmente no seu fim e, para quem esteve na abertura, não podíamos gazear o encerramento. Este é o tema da sexta edição do podcast do clicRBS na festa dos gaúchos.

Além da cobertura de praxe, que você já pode ler no especial, damos de bandeja alguns detalhes dos bastidores da extinção da chama crioula neste 20 de setembro, no Parque do Harmonia.

Tem a pajada em homenagem à centelha, pelo Albeni Carmo de Oliveira, belíssima por sinal (pena que a gravação não está 100%), e até uma rateada básica na hora de tocar o hino.

# CLIQUE AQUI E OUÇA O PROGRAMA

Postado por Guilherme Neves

Dança dos facões no Acampamento Farroupilha

20 de setembro de 2007 0

O grupo de dança Raízes do Sul, da Legião da Boa Vontade (LBV) foi uma das atrações no palco do Acampamento Farroupilha, no parque Maurício Sirotsky Sobrinho nesta quinta-feira. A dança dos facões foi um show à parte.

Postado por Guilherme Neves

20 de setembro chuvoso tem bom público no Harmonia

20 de setembro de 2007 0

Público busca apresentações nas áreas cobertas/Guilherme Neves/clicRBS
Apesar da chuvarada e do barro, o Acampamento Farroupilha registra um bom público neste feriado. Mesmo que sem uma estimativa oficial da Brigada Militar (BM), a avaliação de policiais e comerciantes é de que o movimento está grande em vista do clima.

Para evitar se molhar, muitas pessoas ficam dentro dos piquetes ou nas áreas públicas cobertas, como galpões de empresas com atrações artísticas.

– Aqui tá melhor que em Cachoeirinha. Lá, mesmo com sol, não tem tanto movimento assim – observou Marcos Vinícius, que acompanha o grupo Voz Campeira, que se apresenta nesta quinta.

O acampamento segue até o dia 23, próximo domingo, com todas as suas atrações.

Postado por Guilherme Neves

Bastidores do desfile de 20 de setembro

20 de setembro de 2007 0

Na quinta edição do podcast do clicRBS na Semana Farroupilha falamos um pouco sobre os bastidores do desfile de 20 de setembro. E que chuva tchê! Mas a gauchada não desanimou.

Aproximadamente 2 mil pessoas desfilaram na avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, em Porto Alegre. O desfile teve crianças, adultos e idosos participando. Todo mundo se molhando, mas faceiro por participar da festa da tradição gaúcha. Agora, só no ano que vem.

# CLIQUE AQUI E OUÇA O PROGRAMA

Postado por Guilherme Neves

Cavalo com medo de guarda-chuva, azar o meu

20 de setembro de 2007 2

Ah! Se eu tivesse um ponche desses.../Guilherme Neves/clicRBS
Cobrir Semana Farroupilha tem suas vantagens. A gauchada é bastante hospitaleira e não foge de repórter. Os bastidores do desfile, no entanto, tiveram lá seus percalços – tudo relacionado à chuva, lógico.

O primeiro desafio foi o lodaçal do Parque Marinha do Brasil, que tive que atravessar para chegar até a área do desfile, já que cheguei após a passagem da Brigada Militar pela avenida.

Sabe quando a barra da calça fica suja de lama? Pois então estende o barreiro até a canela! Meu consolo era ainda estar com os pés secos e o resto do corpo também, graças à minha bota e o meu guarda-chuva “cabine dupla”. Quem liga pra um barrinho…

A coisa encrespou mesmo na hora de entrevistar os cavaleiros. Cada vez que eu chegava perto de alguém o cavalo dava de ré, ia pro lado, balançava a cabeça, relinchava, fazia de tudo, menos ficar quieto.

– É o guarda-chuva – disse um dos gaúchos.

Bueno, baixamos o guarda-chuva então. Agora, eu era um repórter encharcado, tanto quanto os participantes do desfile. Deve ser a bravura farrapa.

Postado por Guilherme Neves

Chuvarada foi um “plus a mais” no desfile

20 de setembro de 2007 0

Guilherme Neves/clicRBS
A vontade de reverenciar o tradicionalismo não foi apagada pela chuva. No espaço que antecede a área do desfile de 20 de setembro, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, o aguaceiro era um “plus a mais”, como brincou João Luiz Duarte Rangel, do CTG Maragatos.

– Mesmo com a chuva atrapalhando um pouco é uma honra pra gente estar aqui – completou o tradicionalista.

Entre galopes, relinchos e gritos, cavalarianos, peões e prendas aguardavam a hora de passar pelo palanque das autoridades.

– Eu vou ver a governadora antes de ti tchê! – gritou um dos cavaleiros para seus companheiros, que entrariam na avenida um pouco mais tarde.

Integrante do piquete Panela de Cancho, Luciano Gonçalves Gonçalves disse que nunca perde a chance de desfilar na avenida, “mesmo que bata água”. E a água bateu mesmo. No carro temático do transporte de cargas, a primeira prenda do CTG da GBOEX, totalmente encharcada, respondeu ao ser perguntada sobre a chuva:

– A chuva… já tá por dentro.

Tamanha disposição para desfilar não passou desapercebida. Integrante da organização do desfile dos carros temáticos, Ricardo Bastos, embalado numa capa de chuva, admirou-se com o valor que os tradicionalistas dão à celebração.

– Eles têm uma garra por esse desfile que é impressionante – declarou.

Conforme o governo do Estado, mais de 2 mil pessoas participariam do desfile, que neste ano teve como tema Assim se Movimentou o Gaúcho, retratando de forma didática um pouco da história dos meios de transporte e de locomoção dos gaúchos.

Pela primeira vez andando a cavalo, a secretária da Cultura, Mônica Leal, aproveitou para pagar uma promessa. Antes das eleições, Mônica comentara com a governadora Yeda Crusius que ela desfilaria no 20 de setembro, caso Yeda se elegesse. Mônica cumpriu com o prometido.
 
– Foi a primeira vez que andei a cavalo. A torcida do governo foi muito grande – comentou a secretária.

Abrindo o desfile, a primeira das 10 invernadas trouxe o patrono da Semana Farroupilha, Antônio Augusto Fagundes, ao lado de prendas e peões. Antes dos carros temáticos, a Brigada Militar e a Polícia Civil fizeram sua apresentação.

Até as 12h, a Brigada Militar ainda não tinha divulgado a estimativa de público.

Postado por Guilherme Neves

Desfile de amanhã é na Avenida Beira-Rio

19 de setembro de 2007 1

PMPA, reprodução
Diferente dos anos anteriores, o desfile Farroupilha deste ano será realizado na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, mais conhecida como Beira-Rio. A mudança é inédita, até o ano passado o desfile acontecia na avenida José Loureiro da Silva (Perimetral). A mudança foi acertada entre a prefeitura de Porto Alegre, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Você, gaúcho(a) ou apreciador das tradições do Rio Grande, está convidado(a) para o evento que começa às 8h 50min. Além da mostra das tradicionais cavalhadas, carroças, prendas e gaudérios vestidos a típica, o público aprenderá um pouco mais da história do Estado através de carros alegóricos temáticos construídos pelas organizações tradicionalistas. O início do desfile será próximo ao Estádio Beira-Rio, seguindo pela Edvaldo Pereira Paiva em direção até a avenida Ipiranga.

No local foram montadas pela prefeitura de Porto Alegre arquibancadas com capacidade para sete mil pessoas. Também foi providenciada a retirada dos quebra-molas e equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana farão a limpeza durante o desfile.

Amanhã é o dia de mostrar orgulho em ser gaúcho. Vistam suas bombachas, promovam rodas de chimarrão, procurem os CTGs, coloquem a bandeira no carro e nas janelas de casa. Faça com que a cultura de nosso Estado continue viva e perpetuada pelas novas gerações.

Saiba mais sobre o percurso

Postado por Daniel Freitas

Passado 20 de setembro, tem mais festa no Harmonia

19 de setembro de 2007 0

reprodução
Encerrada as comemorações da Revolução Farroupilha, o Parque Harmonia receberá a presença de mais um grande evento tradicionalista. No dia 10 de outubro, uma quarta-feira, César Oliveira e Rogério Melo estarão gravando o DVD %22O Campo%22, o segundo da carreira dos gaudérios. O show, ao vivo, será gravado no Centro de Eventos do parque, na Avenida Loureiro da Silva, atrás da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre.

Como encerramento do projeto %22O Campo%22, que teve início neste ano, o DVD vem acrescentar imagens e emoção ao recente CD lançado pelo dueto. A proposta dos músicos em fazer %22O Campo invadir a cidade%22 continua viva e, nada mais natural, que Porto Alegre seja mais uma vez escolhida como cenário para o evento.

A idéia é apresentar um show intimista, com a interação do público e onde gostos e espaços sejam respeitados. Convidados especiais, nomes de referência da cultura gaúcha subirão ao palco. Mano Lima, Pedro Ortaça (que vem acompanhado de Gabriel Ortaça) e Luiz Marenco nomes que são referência na música Rio-grandense que foram convidados a participar. Além disso, neste show, o dueto se reencontra com o acordeonista Luciano Maia, amigo com quem durante anos compartilharam diversos palcos. Outros convidados há abrilhantar este dia são Anomar Danúbio Vieira e Rogério Villagran, figuras já conhecida pelo público e o grupo Os Chimangos. Eles que já estiveram no DVD Pátria Pampa.

Saiba mais:

- O que: Gravação do DVD “O Campo”, de César Oliveira e Rogério Melo
- Quando: 10 de outubro
- Valores: Mesa com quatro lugares: R$160,00
- Ingressos individuais: R$ 15,00
- Locais de venda*:
1 -
Multisom da Andradas
2 - Banca Mordomia (Pavilhão do Artesanato – Parque da Harmonia)
* Pessoas do interior podem comprar por telefone, mediante depósito bancário
- Informações: (51) 3737.0160 ou (51) 9678.1555

Postado por Daniel Freitas

Conheça a história e os tipos de trova gauchesca

19 de setembro de 2007 0

Albeni Carmo de Oliveira/Guilherme Neves/clicRBS
A trova é extremamente popular no Acampamento Farroupilha. Volta e meia um galpão tem dois trovadores se enfrentando e, muitas vezes, vários curioso – na verdade torcedores – do duelo.

O especial do clicRBS na Semana Farroupilha apresenta agora um podcast especial só sobre trovas, explicando e exemplificando esta arte campeira.

As fontes do material são trovadores experientes. O Albeni Carmo de Oliveira, o Beni, campeão de trova e pajada do Enart em 2002; a Tetê Carvalho, representante feminina no programa, com 10 anos de experiência no ofício; e o Vitor Hugo, que nós já conhecemos pela sua futura caminhada de Porto Alegre até Passo Fundo.

# CLIQUE AQUI E OUÇA O PROGRAMA

No final, você confere exemplos de trovas no programa Hora do Mate, apresentado por Ernesto Fagundes na Rádio Rural, direto do Galpão da RBS no parque da Harmonia, durante a Semana Farroupilha.

Se tiveres curiosidade, clique no link Dedo de Prosa, aí abaixo, para ouvir a íntegra da entrevista que serviu de base para o programa.

# DEDO DE PROSA – ENTEVISTA SOBRE TROVA

Tetê e Bagre se enfrentaram na Rádio Rural

Postado por Guilherme Neves

Tradicionalismo, busca pela identidade

19 de setembro de 2007 2

Ivo benfatto/André Crespani/clicRBS
Acampamento Farroupilha; 20 de setembro. Estes termos são bastante familiares para a maioria dos gaúchos, mas representam muito mais do que uma festa de uma semana e um desfile alegórico. A terceira edição do podcast do clicRBS na Semana Farroupilha recupera um pouco da história e da filosofia do movimento tradicionalista.

Quem nos ajuda a entender um pouco do movimento é o vice-presidente de cultura do MTG, Ivo Benfatto. A entrevista foi concedida ao jornalista André Crespani.

# CLIQUE AQUI E OUÇA O PROGRAMA

A prosa rendeu uma aula de história sobre identidade cultural e globalização.

O Benfatto disse tantas coisas aproveitáveis que tivemos que criar uma seção especial, o Dedo de Prosa, que você confere clicando no arquivo de áudio abaixo.

Abaixo você também encontra links para documentos e exemplos citados aqui, como o de Glauco Saraiva, baseado na tese de Barbosa Lessa. Veja também vídeos de trova e dança e o glossário de expressões gauchescas.

Até o próximo podcast.

# OUÇA AQUI O DEDO DE PROSA COM IVO BENFATTO

Saiba mais:
• Glossário de expressões e ditos gauchescos.
• CTG apresenta chula no Acampamento.
• Confira a dança do pezinho.
• Trova para o Gre-Nal.
• Documento do MTG.

Postado por André Crespani e Guilherme Neves

Charges pra lá de arriadas no gaúcho

18 de setembro de 2007 0

Charge do Bier/Guilherme Neves/clicRBS
O Bier, chargista do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul aproveita o Acampamento Farroupilha, no parque Maurício Sirotsky Sobrinho, pra dar uma amostra escrachada do humor gaúcho, se arriando nos gaúchos mesmo (como é que o cara não apanhou ainda, chê?!).

Pra dar uma “traduzida”, em palavras, das imagens, recorremos à expressões gaudérias que viraram tema do Bier.

CORNO CORNUDO – em gauchês ou outro dialeto, o adultério é uma linguagem universal, e os efeitos sobre o vivente também tchê.

BEBER ÁGUA DE BRUÇOS – Há quem chame de outra coisa, mas vamos nos ater ao dicionário. Beber água de bruços.

BARRANQUEAR UMA ÉGUA – Até fico meio constrangido assim, só de ler o verbete, mas, pra quem não sabe, barranquear uma égua significa escontar a dita num barranco e, como se diz, “servir-se sexualmente dela”.

Tá com vontade de ler mais tchê? Então confere o nosso glossário.

Veja todas as charges

Postado por Guilherme Neves

O amigo oculto da redação no galpão

18 de setembro de 2007 1

Amigo oculto da redação/Guilherme Neves/clicRBS
Todos os dias o amiguinho aí dá uma voadinha pelo segundo piso do Galpão da RBS, onde ficam os computadores utilizados por mim para enviar o material para o pessoal na “base” do clicRBS, na Avenida Érico Veríssimo.

Ele só não é de cantar muito. Entra mudo e sai calado, às vezes com uns ramos no bico – numa paradinha a caminho do ninho – ou só de curioso mesmo.

Na falta de um especialista em zoologia, ficamos devendo a espécie do companheiro (se bem que eu chuto no bem-te-vi). E assim, contra a luz, o anonimato até que cai bem pra ele. Não acham?

Postado por Guilherme Neves