Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2007

Um poeta que dá de relho nos amigos da mídia

30 de outubro de 2007 2

Publico o poema poema abaixo, de Eron Vaz Mattos,  só para envergonhar setores da imprensa que cobrem a cultura. O autor dá de relho um muitos escritores que possuem cadeira cativa em emissoras de rádio, tevê e jornais. Nomes como Vaine Darde e Carlos Omar Vilella Gomes também estão anos luz de distância de muitos desses intelectuais. Permitam-me o desabafo, mas isso me revolta muito.

“Paisagens Interiores” escrito em homenagem a Gildinho

Postado por Giovani Grizotti

No Terra Nativa, só se dança com pilcha completa

30 de outubro de 2007 3

 A colunista Zelita Marita nos conta que existe um CTG no Vale dos Sinos onde prendas e peões somente podem dançar se estiverem vestindo pilcha completa. Na região, o Terra Nativa é o único possuidor  do selo ISO Tchê, do MTG.

Quer dançar pilchadito neste CTG buenacho? Então, te bandeia pra lá porque na sexta-feira, dia 9 de novembro,  o gaiteiro Porca Véia e o Grupo Cordeona animam jantar-baile no local. Reservas pelos fones (51) 3582 7138 e 9202 4792. Na terça-feira dia 6, Porca será a atração da tradicional noite gaúcha, na Lomba Grande, também em Novo Hamburgo.

Na mesma cidade, no domingo, a partir das 18h30min, o grupo Serrano & Campeiro anima domingueira no CTG Estância da Liberdade.

Postado por Giovani Grizotti

Gaudérios dão ``cagaço`` nos Cassetas em Pelotas

30 de outubro de 2007 21

Nauro Júnior/Gaudério nas gravações do Casseta
Hoje, na Zero Hora, em reportagem sobre as gravações feitas pelo programa humorístico em Pelotas:

Se os cassetas fizeram piada em Pelotas, os pelotenses também pregaram uma peça nos humoristas. Passava das 9h de sábado quando Madureira e Hélio deixaram o hotel, no centro de Pelotas. Mas ao pisarem na calçada foram surpreendidos por cerca de 20 homens pilchados, armados com porretes e facões. Gritos e estampidos calaram o alarido das fãs que buscavam autógrafos.
Madureira correu para a van, enquanto Hélio empalideceu a ponto de ser confundido com um legítimo dinamarquês. Mas o que parecia uma agressão tramada pelos gaúchos era na verdade uma %22pegadinha%22 preparada pelo jornalista Matheus Pereira, apresentador do quadro Tô Dentro, da RBS TV Pelotas.
Refeitos do susto, e sabedores da brincadeira, Madureira e Hélio assinaram o acordo de paz proposto pelos personagens, todos integrantes de um CTG, comprometendo-se a não mais satirizar Pelotas. A cidade foi escolhida pelos telespectadores do programa via internet.
Na foto, o carteiro José Luiz Bartell, de 59 anos, que participou de uma das brincadeiras.

Assista ao vídeo:

Postado por Giovani Grizotti

O exemplo que vem do tradicionalismo

29 de outubro de 2007 1

Em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, prefeitura e  um piquete da cidade estão melhorando a qualidade de vida de deficientes físicos através da ecoterapia. O bom exemplo foi mostrado hoje, no Jornal do Almoço.

Assista ao vídeo

Postado por Giovani Grizotti

Vacaria ainda negocia com dupla sertaneja

28 de outubro de 2007 3

Sertanejos poderão estar em Vacaria/Reprodução
Apesar do veto do MTG, a organização do Rodeio Internacional de Vacaria ainda não desistiu de trazer a dupla César Menotti & Fabiano, em janeiro. A patronagem do CTG Porteira do Rio Grande diz que mantém as negociações.

Ao mesmo tempo em que o Rodeio quer trazer uma atração sertaneja, Os Serranos, um dos mais tradicionais grupos de nossa música, ficou de fora da programação. Vai ser difícil explicar isso aos milhares de fãs do conjunto.

O grupo Os Mateadores está em estúdio gravando o novo disco e promete músicas para o público  jovem. O trabalho terá a participação de César Oliveira & Rogério Melo e uma regravação de %22Apaysanado%22, sucesso da dupla.

No dia 27 de novembro, Os Monarcas recebem o prêmio Tio Bilia, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. A noite de festa terá muitas atrações e baile com Os Serranos.

 

 

Postado por Giovani Grizotti

César & Rogério no Aldeia da Música em Gravataí

25 de outubro de 2007 0

César & Rogério: loucos de buenos!/Divulgação
O show de César Oliveira & Rogério Melo é uma das atrações do festival nativista Aldeia da Música do Mercosul, que começa nesta sexta-feira, no parcão, em Gravataí. Eles se apresentam no domingo.

Dezesseis canções foram classificadas e serão apresentadas nos dois primeiros dias (sexta e sábado). As 12 escolhidas participarão da gravação ao vivo de um CD do Aldeia da Música no último dia (domingo).  .

Confira a programação do festival

 

Confira os shows de César & Rogério até domingo

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio Artístico em Alvorada

25 de outubro de 2007 0

O CTG Tradição, de Alvorada,   convida para o 2º Rodeio Artístico e Cultural, Solidário e Beneficente Recanto do Tradição, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo. Haverá acampamento, concursos de danças tradicionais, declamação, canto e esportes. O CTG fica na Rua Ildo Meneghetti, 360, no Jardim Aparecida. Informações com Vilmar 51.9905.3902; Fernando 51.9276,3511 ou Altamir 51.9964.7668. 

Postado por Giovani Grizotti

Pato Branco: uma festa de lavar a alma!

24 de outubro de 2007 0

Gildinho recebe homenagem: merecido!/Giovani Grizotti
Difícil descrever em poucas frases a festa de ontem à noite em Pato Branco, no Paraná. O povo de lá, vou te dizer uma coisa! Gente prá lá de buena, que lotou o clube mais importante da cidade. Foram 1200 pessoas, que durante o tempo todo, faziam coro para músicas executadas pelos Monarcas, Cesar Oliveira & Rogério Mello, Chiquito & Bordoneio, Walter Moraes, João Luiz Correa e tantos outros.

O momento mais emocionante foi quando a declamadora Liliana Cardoso apresentou um poema para homenagear o mestre Gildinho, dos Monarcas, em cujo ônibus viajei juntamente com o amigão Oneide Ferreira. O grande gaiteiro de Erechim não segurou as lágrimas, que ficaram ainda mais intensas depois de   ter sido presenteado com um quadro que reproduz o seu rosto.  No final, os músicos participaram de uma integração no palco e cantaram %22Querência Amada%22, de Teixeirinha.

Tudo para gravar um DVD em homenagem ao programa Hora do Mate, da rádio Dimensão FM, apresentado pelo gaúcho de Nova Prata Edmundo Martignoni, de 41 anos (na foto, de chapéu, à esquerda). Nesta quinta-feira, o Jornal do Almoço, da RBSTV, apresenta reportagem que fiz sobre o evento. Vale à pena dar uma olhada!

No camarim: Walter Moraes, Rogério Melo e Gildinho

Músicos receberam troféus e cantaram “Querência Amada”

Público cantou junto com César & Rogério

Liliana Cardoso declama poema para Gildinho

Postado por Giovani Grizotti

MTG comemora 41 anos em Passo Fundo

24 de outubro de 2007 0

Informa a assessoria do MTG:

O Movimento Tradicionalista Gaúcho comemora 41 anos no próximo dia 28 de outubro, com festividades no CTG Lalau Miranda, em Passo Fundo. Na ocasião, o ex-presidente do MTG, Benjamim Feltrin Neto, ex-coordenador e escritor, Odilon Gomes de Oliveira e a Conselheira Honorária, Cyra dos Santos Ferreira, receberão a medalha Barbosa Lessa, mais alta condecoração do Movimento, com a qual se homenageia os tradicionalistas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do tradicionalismo no Estado.

A programação conta ainda com a participação do coral do CTG Porteira Velha, de Novo Hamburgo, apresentando três números artísticos. O evento integra as comemorações do aniversário de 150 anos do município. A programação inicia às 9 horas e encerra com almoço, aberto ao público, no valor de R$ 10. Informações pelo telefone (51) 3223.5194.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho organizado foi fundado em 28 de outubro de 1966, durante a realização do 12° Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Tramandaí. Hermes Gonçalves Ferreira foi o primeiro presidente da entidade. Hoje, o MTG reúne 1.420 entidades tradicionalistas associadas, totalizando mais de 1,5 milhão de tradicionalistas no Rio Grande do Sul, espalhados em 30 Regiões Tradicionalistas (RTs).

Postado por Giovani Grizotti

Festança gaúcha no Paraná

23 de outubro de 2007 1

Clube de Pato Branco, visto do ônibus/Giovani Grizotti
Escrevo neste momento direto do ônibus dos Monarcas. Ao meu lado, o mestre Gildinho ajeita a pilcha para passar o som no Clube Pinheiros, aqui em Pato Branco, no sudoeste do Paraná. O grupo participará logo mais da festa de aniversário de sete anos do programa  %22A Hora do Mate%22,  transmitido pela Rádio Movimento FM, apresentado pelo gaúcho de Nova Prata Edmundo Martignoni, de 41 anos, que vive desde criança  na cidade. Com os Monarcas, também vão brilhar no palco João Luiz Correa, Walther Moraes, Nenito Sarturi e outros.

Já me disseram que o clube é o mais chique da cidade. Consideradas as devidas proporções, é como se um programa de música gauchesca, em  Porto Alegre, comemorasse aniversário na Associação Leopoldina Juvenil, na Capital.

Postado por Giovani Grizotti, de Pato Branco

Festchê comemora DVD de ouro no Farrapos

19 de outubro de 2007 0


Será na próxima quarta-feira, às 21h, a grande festa para comemorar a conquista do DVD de ouro por músicos que integram o disco do Festchê. O entrevero vai ser no Clube Farrapos, em Porto Alegre, com ingressos vendidos a R$ 15,00 nas lojas Multisom na grande Porto Alegre. Entre as atrações, Cesar Oliveira & Rogério Mello, Mano Lima, Os Monarcas e Os Serranos.

 

Veja o cartaz ampliado, com todas as atrações

Postado por Giovani Grizotti

Erechim sedia última classificatória do Enart

19 de outubro de 2007 0

Informa a assessoria de imprensa do MTG:

A quinta e última etapa classificatória do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), promovido pelo MTG, acontece este final de semana, em Erechim, reunindo aproximadamente 400 participantes em 22 modalidades artísticas. Participam concorrentes de 23 municípios, representando a 7ª, 8ª, 11ª, 19ª, 25ª e 29ª Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul. As competições acontecem no parque de Eventos da cidade.

A programação inicia na tarde de sábado, com a apresentação das modalidades individuais e das danças tradicionais, com entrada gratuita para o público. Cada uma das cinco fases inter-regionais classifica os sete primeiros colocados em cada um das modalidades para a fase final do evento, em Santa Cruz do Sul, no mês de novembro. Em sua 22ª edição, o ENART é um dos maiores festivais artístico-amadores da América Latina.

Postado por Giovani Grizotti

Em torno de Flores da Cunha

19 de outubro de 2007 0

Ricardo Chaves
Zero Hora.com – Ao autografar Flores da Cunha de Corpo Inteiro (RBS Publicações, 240 páginas), ontem à noite na Assembléia Legislativa, Lauro Schirmer (E) posou para foto com três nomes do tradicionalismo que participam da obra. No CD encartado com o livro, Paixão Côrtes canta O Caudilho, música de Antônio Augusto Fagundes e Airton Pimentel (os três ao lado do autor, da esquerda para a direita).

O CD traz também o poema O Último Caudilho, de Jayme Caetano Braun, declamado por Neto Fagundes, e uma entrevista concedida por Flores seis meses antes de morrer.

Postado por Daniel Freitas

Chasques da 1a Região Tradicionalista

18 de outubro de 2007 0

Neste sábado, dia 20 de outubro, no DTG Sangue Nativo, acontece a 8ª Mostra Regional de Arte e Tradição Gaúcha, evento regional que iniciará às 13h indo até o final da tarde. Informações com a diretora cultural da 1ª RT Neusa Secchi pelos fones 51 3248 2925 ou 51 9308 2591. O DTG fica na Rua Fernando Pessoa, 300, no Jardim Vila Nova, em Porto Alegre.

Dias 20 e 21 de outubro, no CTG Rancho da Saudade, acontecerá mais uma Classificatória para a FECARS 2008. O CTG fica na Av. Frederico Ritter, 2626, em Cachoeirinha. Informações pelo fone do CTG 51 3470 3509.

Dia 10 de novembro, no galpão do 35 CTG acontecerá o 9º Tchêncontro da Juventude Gaúcha. Informações com a 1ª Prenda Juvenil da 1ª Região Tradicionalista do RS Gabriele Escobar pelo fone 51 3219 9675. O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5300, em Porto Alegre. (Fonte: Valdemar Engroff, diretor de divulgação, 1a RT).

 

 

   

Postado por Giovani Grizotti

Resultados da Festa Campeira de Guaíba

16 de outubro de 2007 1

Confira os resultados da 39ª Festa Campeira, Artística e Cultural, realizada pelo CTG Gomes Jardim, de Guaíba, pertencente à 1ª Região Tradicionalista do RS.

Vencedores

Postado por Giovani Grizotti

Tradicionalistas do Rio preparam festa

16 de outubro de 2007 0

Sociedade Sul Rio-Grandense: mais antiga que o MTG/Divulgação

Integrantes da Sociedade Sul-Rio Grandense, com sede do Rio de Janeiro, preparam uma grande festa para comemorar seus 150 anos de existência. No dia 10 de novembro, vai acontecer por lá um baita baile com Os Serranos e no dia 11, uma churrascada pra ninguém botar defeito, com duas toneladas de costela. Haverá também shows de música e dança com as etnias que povoaram o Sul do Brasil. Mil pessoas são esperadas para a festa.

História

Segundo o site da Sociedade, %22em 08/11/1857, o Professor e filólogo Antônio Alvares Pereira Coruja, 1º Gramático do Brasil, nascido em Porto Alegre no dia 30/08/1806, junto com outros 24 gaúchos fundou a SOCIEDADE RIOGRANDENSE BENEFICENTE E HUMANITÁRIA, que visava reunir os gaúchos %22de posse%22 residentes na Capital do Império para ajudar os gaúchos %22necessitados%22 no Rio de Janeiro, inclusive proporcionar os seus retornos à terra natal, e visava, ainda, nesse convívio de ricos e pobres gaúchos a exaltação do amor ao Rio Grande, pela sua gente, pela sua história e pela sua Tradição%22.

Conheça o site da entidade

Postado por Giovani Grizotti

Participações especiais no baile do Paraná

15 de outubro de 2007 2

Lucas e Varguinhas/Giovani Grizotti
Ainda sobre o fandango tricolor em Francisco Beltrão, no Paraná: o gurizote Lucas Ferreira, de 11 anos, mais uma vez tocou gaita ao lado dos ídolos no palco. Gaiteiro de futuro, fez dueto com o acordeonista Varguinhas, dos Monarcas, que é sucesso no presente. Outro exemplo de tradição que começa desde cedo está nas duas gurias que tocam gaita e violino. Perdi a anotação com os nomes delas, mas sei que as prendas são irmãs e, assim como Lucas, foram convidadas pelo mestre Gildinho para subirem ao palco. Deram um show!

Coisa linda de se ver. É a tradição que começa desde cedo.

Irmãs encantaram durante o baile gremista

Postado por Giovani Grizotti

Os Serranos lançam disco histórico

15 de outubro de 2007 0

Mas que baita DVD!/Reprodução
Tchê, já ouviste falar do novo disco dos Serranos, gravado ao vivo na Expointer do ano passado? Sim? Então, porque ainda não comprou? Olha, o CD e DVD estão que é um negócio! Ouvir cada uma das faixas é como fazer um passeio pela história de nossa música. Isso porque a turma de Edson Dutra é a própria história dessa música.

Obviamente, todo mundo sente saudade de vocalistas como  José Claudio Machado e Walther Moraes, mas o atual Kiko não fica para trás. Na voz dele, sucessos como Pêlos, Criado em Galpão e Panela Velha ficam  atuais, de eternos que são. Gosto muito de Vanera Vanera (faixa 13), tanto que virou toque do meu celular. No DVD, são 23 faixas, com clipes de duas músicas inéditas: %22A chapa vai esquentar%22 e %22Se Rio Grande me precisa%22.

Para o ano que vem, essa gauchada especial prepara uma baita festança para comemorar os 40 anos de carreira. Para quem quer saber mais sobre o grupo, vale à pena acessar o novo site dos Serranos, feito pela mesma empresa que preparou a página dos Monarcas.

Acesse o site dos Serranos

Postado por Giovani Grizotti

Curso gratuito de danças tradicionais

15 de outubro de 2007 0

Começa no dia 24 de outubro, no CTG Raízes do Sul, em Porto Alegre, um curso gratuito de danças tradicionais. Informações pelo fone (51) 81697669, com Gilmar. A entidade fica na Rua São Domingos, 89, no bairro Bom Jesus, Zona Leste da capital, (próximo a avenida Protásio Alves). Podem participar crianças e adultos. 

Postado por Giovani Grizotti

Teatro da UCS abre espaço para música nativista

15 de outubro de 2007 1

Elogiável a iniciativa da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que está abrindo espaço para a música regional gaúcha. Isso mostra que nossa cultura atinge pessoas de várias escolaridades e  camadas sociais, atraindo cada vez mais o público universitário. Foi no teatro da UCS que a dupla Cesar Oliveira & Rogério Mello gravou seu primeiro DVD, ao vivo. No próximo dia 28 de outubro, será a vez de Joca Martins e Cristiano Quevedo mostrarem seu talento no local. Vai ser a partir das 17h. Ingressos antecipados estão à venda na livraria da Universidade, a R$ 15,00. Mais informações pelos fones (54) 9956 8988 e (54) 81120128.

Postado por Giovani Grizotti