Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2007

O show-baile do Chiquito & Bordoneio

30 de dezembro de 2007 0

Luzes, efeitos e Chiquito & Bordoneio!/Giovani Grizotti
Longe do crivo do MTG, baileiros e maxixeiros se divertem. Ontem à noite, o point do Litoral Norte de Santa Catarina foi o Racho Beer, em Porto Belo. E quem animou a festa foi a turma do Chiquito & Bordoneio, que deve receber em janeiro mais um disco de ouro. Foi um show-baile.

A estrutura de palco é de grupo de rock: fumaça, canhões de luz multicoloridos, estrobo e um cenário bem construído se destacavam em meio ao mega-salão de madeira com  capacidade para cinco mil pessoas. Havia ainda um telão que projetava efeitos de computador, com os nomes das músicas que eram executadas.

Na pista de dança, gurias de micro-saia, bermudinha curta, algumas de calça, e homens vestindo jeans, bermudas e alguns de bombacha. Ví, inclusive, um gaudério maxixando feito louco, de chapéu e tudo! Mas ahhh!!

Mas nem todos os bailões catarinenses permitem o entrelaçar de pernas característico dos grupos Tchê. No bailão do Silva, em Penha, por exemplo, seguranças retiram os casais que insistem em  maxixar. Na quinta-feira passada o Tchê Garotos esteve lá e atraiu quase três mil pessoas. Mas sem maxixe.

 

Jovens dançam de bermuda e minissaia

Postado por Giovani Grizotti, de Porto Belo

Os melhores de 2007

28 de dezembro de 2007 1

João Luiz: um dos cinco destaques em 2007/Divulgação
Mais um ano chega ao fim e a música gauchesca vai bem, obrigado! Seja campeiro ou tchê, houve espaço para todos. Alguns grupos aumentaram sua projeção nacional. É o caso do Tchê Garotos, escolhido o melhor conjunto de Tchê Music. E com as agendas sempre lotadas, como o João Luiz Correia e Grupo Campeirismo, melhor grupo no segmento campeiro.

Depois de acompanhar durante todo o ano os principais lançamentos de nossa música, a coluna Roda de Chimarrão aponta, mais uma vez, aqueles que considera os destaques de 2007. A lista também está publicada no Diário Gaúcho de hoje. Não se trata de um concurso, uma eleição, mas uma homenagem àqueles que a fizeram a alegria de baileiros e maxixeiros no ano que está terminando. Clique aqui logo abaixo e saiba as razões que nos levaram a estas escolhas.

Melhor grupo de Tchê Music: Tchê Garotos

Melhor grupo campeiro: João Luiz Correa e Grupo Campeirismo

Melhor CD: Os Mateadores (Pra Balançar)

Melhor DVD: Os Monarcas (Ao vivo)

Melhor Cantor/Dupla: César Oliveira & Rogério Melo.

Revelação: Grupo Marcas

Saiba por que esses grupos foram destaque em 2007

Postado por Giovani Grizotti

Emoção no Asilo Padre Cacique

27 de dezembro de 2007 0

Vaneirão no Padre Cacique/Giovani Grizotti
Ontem a tarde foi de surpresa no Asilo Padre Cacique, o maior de Porto Alegre. Em campanha para construir o galpão crioulo para os velhinhos, a entidade recebeu uma doação de R$ 2 mil da organização do Prêmio Tio Bilia, concedido aos Monarcas e aos Serranos, em Novo Hamburgo.

E quem esteve lá para fazer uma visita aos idosos foram Gildinho, dos Monarcas, e Edson Dutra, dos Serranos, que lá pelas tantas, foi tirado para dançar pela dona Marieta, de 77 anos, uma atriz do rádio, faceira uma barbaridade (foto). O Chiquito, do Chiquito & Bordoneio, também participou da visita.

Postado por Giovani Grizotti

Borghetti abre a gaita e a casa

26 de dezembro de 2007 0

Borguetti: documentário e CD/Emilio Pedroso
Hoje, no Pioneiro, de Caxias do Sul: 

Não é exagero dizer que Renato Borghetti faz um fandango dentro de casa. O 23º disco e o segundo DVD da carreira, justamente com o nome de Fandango!, foram gravados no início do ano na fazenda do músico em Barra do Ribeiro.

Primeiro documentário de música produzido no Estado em HD (high definition), o trabalho, totalmente independente, será exibido na televisão, no cinema e na internet em 2008 e mostra depoimentos sobre a vida do músico. Os dois formatos estão à venda no site e nos shows do artista, que em fevereiro inicia mais uma turnê internacional, passando por Áustria, onde está o escritório responsável pela sempre exigente agenda européia, Alemanha, Bélgica, Holanda e Itália – em 10 anos de apresentações no Exterior.

Leia a reportagem do Pioneiro

Postado por Giovani Grizotti

Invernada xirú faz bonito na Lomba

20 de dezembro de 2007 2


Na terça-feira, a invernada xirú  do CTG Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, fez apresentação durante o baile animado por João Luiz Correa & Grupo Campeirismo. Problemas técnicos no som atrapalharam um pouco a noite: volta e meia, a energia do palco era interrompida e os casais tinham que vaneirar ao som do bum, bum, bum da bateria. Mas a gauchada tirou isso de letra e o baile não parou.

A coisa na Lomba não tá tão rigorosa assim: várias mulheres dançaram com decote à mostra, tinha raio laser iluminando a pista de dança e os integrantes do grupo chegaram a dar uns pulos no palco. Mas nada que pudesse comprometer o tranco campeiro e nota dez do João e sua turma, que vão figurar na lista dos melhores do ano que estamos preparando para o Diário Gaúcho.

Postado por Giovani Grizotti

Caxias organiza rodeio nacional

20 de dezembro de 2007 0


Caxias do Sul, a cidade mais tradicionalista do interior gaúcho, sedia entre os dias 3 e 6 de janeiro o 20o Rodeio Crioulo Nacional. O evento acontece nos pavilhões da Festa da Uva. Serão distribuídos R$ 45 mil em prêmios.

Confira a programação do rodeio

Postado por Giovani Grizotti

Os Serranos: "patrão do Porteira é covarde"

17 de dezembro de 2007 4

Em e-mail enviado ao blog, o grupo Os Serranos responde a nota publicada aqui e na coluna Roda de Chimarrão, sobre o processo contra o conjunto movido por Adroaldo Vargas,  patrão do CTG Porteira do Rio Grande, que organiza o Rodeio de Vacaria.

No texto, Os Serranos acusam o patrão de ser %22oportunista e covarde%22. E matém as acusações que motivaram o processo. 

Leia a nota dos Serranos

Postado por Giovani Grizotti

Mantida punição a CTG de Vacaria

16 de dezembro de 2007 0

Reunido neste sábado em Canela, o MTG decidiu manter a punição de 30 dias para o CTG Rancho da Integração, de Vacaria. Assim, as atividades ficam suspensas na entidade até o dia 29. Mas dois jantares, que já estavam programados, estão autorizados.

Postado por Giovani Grizotti

MTG decide hoje sobre punição a CTG de Vacaria

15 de dezembro de 2007 0

Integrantes do MTG reunidos hoje em Canela decidem se mantém a punição aplicada contra o  CTG Rancho da Integração, de Vacaria, que teve as atividades suspensas até o dia 29 de dezembro, mas ingressou com recurso. Tudo porque duas moças foram flagradas de minissaia durante um show a dupla Osvaldir & Carlos Magrão. Segundo o colega Ladimir Fabris, da Rádio Fátima, a denúncia foi encaminhada pela coordenadora da oitava região.

 

 

Postado por Giovani Grizotti

MTG reprime calça justa e bico fino

15 de dezembro de 2007 0

Hoje, em Zero Hora:

Acusada de ter cavalgado de bota bico fino e salto agulha e calça ajustada ao corpo, a advogada de Santo Ângelo Cleusa Dornelles responde a um processo disciplinar na 3ª Região Tradicionalista, que representa as Missões. ]

A denúncia foi feita pelo próprio coordenador regional, Adegar Delevatti. Embora garanta que o principal fator de ter levado Cleusa à comissão de ética tenha sido um artigo que ela escreveu criticando-o injustamente, Delevatti diz que flagrou a advogada com os trajes impróprios. O episódio teria ocorrido na cavalgada que buscou a Chama Crioula no final de agosto de 2006, de São Gabriel a São Nicolau.

A advogada, que já coordenou a 3ª Região por duas vezes, afirma que vestia um traje alternativo, autorizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em 1993, na tão comentada cavalgada. Calça legging nem existiria em seu armário. – Usei o traje alternativo, composto da bota campeira e uma calça de montaria, que não é uma culote, nem bombacha, e tem largura suficiente. É uma roupa funcional – comenta.

Se for condenada, ela pode ser impedida de participar de bailes, cavalgadas e outros eventos tradicionalistas. Depois de um parecer da comissão de ética, os patrões da região devem julgar a advogada, em fevereiro. A última palavra será da comissão de ética do MTG.

Postado por Giovani Grizotti

Disputa judicial exclui "Os Serranos" de Vacaria

14 de dezembro de 2007 4

O patrão do CTG Porteira do Rio Grande, que organiza o Rodeio de Vacaria, explicou a ausência do grupo Os Serranos na programação oficial. Ele disse que está processando o conjunto ter sido ofendido por um manifesto divulgado pelos músicos. No texto, a gestão de Adrolado na entidade é chamada de desastrada. %22Vou trazer (o grupo) porque, se eles me ofenderam?%22, diz o patrão.

Postado por Giovani Grizotti

Definida a programação em Vacaria

13 de dezembro de 2007 4

Vai faltar lugar pra tanta gente!/Divulgação
Está definida a programação de bailes do 27o Rodeio Internacional de Vacaria. O primeiro fandango, na sexta-feira, dia 18 de janeiro, será com Ivonir Machado & Novos Garotos. Também vão estar por lá grupos como Chiquito & Bordoneio, João Luiz Correa e Os Mateadores. Os Serranos, estranhamente, não fazem parte da programação.

Confira a programação no site oficial do rodeio

 

Postado por Giovani Grizotti

Tinha de tudo no rodeio de Santo Antonio

10 de dezembro de 2007 8

Um passeio pelo acampamento do Rodeio Nacional de Santo Antônio da Patrulha, no sábado e domingo, e chegamos à seguinte conclusão: rodeio virou festa para todo o tipo de música, incluindo rap, hip-hop, rock, sertaneja…E para todo o tipo de roupa, como minissaia, calção, bermuda, calça justa, etc, etc…O que menos se vê é gente pilchada e música campeira, de raiz.

Entre as barracas da gurizada, campeonato de som: vence quem consegue deixar mais surdos os pobres (e poucos) frequentadores do rodeio, que foram lá pra cultuar a tradição. Dormir? Deixa pra lá… Isso sem falar da tenda que vendia CDs (piratas). Poucos eram de música tradicional. Ah, a grande atração anunciada para o evento foi um globo da morte, em que três motociclistas arriscam a vida para impressionar o público. Tinha mais gente a redor do bola de metal do que na arquibancada da pista de laço.

Ou seja: o desvirtuamento se generalizou.  E agora seu Gress??

Postado por Giovani Grizotti

Piquetes promovem rodeio no Harmonia

07 de dezembro de 2007 0

Começam hoje a 8a Festa Campeira, 1o Rodeio Estadual de Piquetes e 1o Encontro de Prendas do Laço no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Haverá provas campeiras, artísticas e shows no lonão, até domingo.

A promoção é da Associação dos Piquetes do Rio Grande do Sul, que promete distribuir R$ 20 mil em prêmios aos vencedores em cada categoria.

Informações com Milionário, pelo fone 51 8426 1831

 

Postado por Giovani Grizotti

CD original a preço de pirata

04 de dezembro de 2007 2

O Tchê Barbaridade está vendendo em seus bailes CDs originais a R$ 5,00. É preço de pirata. Isso está sendo possível graças a parceria com a produtora Midia A, que fabrica os discos, embalados em capa de papel, bem mais barata que o estojo acrílico. Já foram produzidas 28 mil unidades do novo trabalho da banda.

E para o final do ano que vem, Os Serranos deverão comercializar em seus bailes o novo DVD do conjunto a R$ 9,90. O trabalho será gravado ao vivo, pela equipe da mesma produtora do Tchê, no Teatro São Pedro, em agosto de 2008. Ano que vem, a turma de Edson Dutra e Toco comemora 40 anos de carreira. Haverá uma série de atividades para marcar a data.

Postado por Giovani Grizotti

Rui Biriva lança disco e faz show em bancas

04 de dezembro de 2007 0

Rui Biriva no Vitrine: mas ah gaudério animado!/J.K. Marinho/ Especial
O cantor Rui Biriva está de disco novo, lançado ontem à noite no restaurante Vitrine Gaúcha, em Porto Alegre. A festa estava cheia de artistas que foram prestigiar o colega, como Neto Fagundes, Borguetinho e Daniel Torres.

Nesta quarta-feira, Biriva fará vários mini-shows em bancas de jornais da Capital, para divulgar a promoção do Diário Gaúcho que vai ofececer o CD a preço promocional a quem comprar o jornal.

Postado por Giovani Grizotti

Pois não é que inventaram a cerveja de erva-mate?

04 de dezembro de 2007 0

Esses tempos, mostramos aqui no blog um anúncio em que o craque Ronaldinho usa uma bomba de chimarrão para tomar Pepsi em lata. Pura propaganda. Mas essa não é uma realidade tão distante assim: pois não é que a cervejaria de Porto Alegre Dado Bier acaba de lançar uma cerveja feita à base de erva-mate?

Pois é, o investimento na novidade é de R$ 1,3 milhão. O nova bebida traz em sua fórmula substâncias estimulantes e energéticas, típicas do mate gaúcho. A cor é meio esverdeada e o sabor característico, que mistura dois amargos, um paixão nacional e outro, regional.

O fabricante diz que pretende distribuir a cerveja verde em todo o Brasil, em garrafas do tipo %22long neck%22. Também pretende colocar à venda kits para presente, contendo a %22ceva%22 e uma  cuia. Mas ah!

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio do CTG Chico Borges em Sto. Antônio

03 de dezembro de 2007 0

Entre os dias 7 e 9 de dezembro acontece o 23o Rodeio Crioulo Nacional do CTG Cel. Chico Borges, em Santo Antônio da Patrulha. Haverá provas campeiras e artísticas. Na sexta-feira e no sábado, haverá fandango com Julian & Juliano e no domingo, show com Joca Martins. O folder de divugação anuncia até um %22globo da morte%22 no parque de rodeios, que tem acesso pela RS 030.

 

Informações pelos fones 51 9991 5951 (Paulo Andrade, campeira) e 51 9857 0394 (Marcione Silveira, artística).

 

Postado por Giovani Grizotti

Tribo da Vanera na elite da Tchê Music

03 de dezembro de 2007 0


Se o assunto é Tchê Music (eu disse, Tchê Music), não há dúvidas: Luiz Cláudio & @ Tribo da Vanera está entre as maiores banda do Estado. Tudo por causa do segundo disco do grupo, recém lançado. “Eu Quero É Balanção” é a música de abertura, que  também dá nome ao CD da banda surgida com a saída de Luiz Cláudio do Tchê Garotos. É a melhor música do disco, mas não dá para ignorar “Bolichos de Campanha”, um vaneirão que lembra o tranco dos Monarcas.

Também merece destaque “Pegando o Ônibus”, mega sucesso do Musical JM, que agora ganha uma versão Tchê, com a partipação especial do vocalista Cleiton. “Porto Alegre é longe, tô pegando ônibus pra te encontrar. Eu to indo pra aí, a saudade apertou, até me fez chorar”, diz o refrão. A faixa mais divertida, porém, é “Ele é um sete um”, que conta a história de um golpista que “desfila com seu carro em busca e apreensão e trabalha com laranja do cheque ao cartão”. Grande Luiz Cládio!

Esse trabalho nos faz concluir o seguinte: o Tchê Garotos perdeu um grande vocalista. Mas o Rio Grande foi presenteado com uma grande banda! Mas ah Rio Grande velho!!!

Postado por Giovani Grizotti