Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2008

Expedição gaúcha percorre quatro países

30 de janeiro de 2008 0

A bordo de um furgão, cinco gaúchos estão percorrendo quatro países da América do Sul para contar a história do cavalo crioulo. São eles: Elton Saldanha, Eduardo Rocha, João Vicente Sá, Vinicius Reis e Roberto Villar. É a expedição %22Origem Crioula%22. O ponto de largada para a aventura será às 6h desta sexta-feira,  em Porto Alegre.

Segundo a assessoria do evento, os cinco aventureiros partem com o objetivo de contar a história do cavalo crioulo do ponto de vista de quem vive o dia-a-dia do animal, como o peão, o ginete e o cabanheiro. A previsão é de percorrer mais de 17 mil quilômetros em 40 dias, cruzando  quatro países: Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. 

Postado por Giovani Grizotti

Noite de festa na Lomba Grande

30 de janeiro de 2008 0

A dança das invernadas/Giovani Grizotti
A foto mostra a integração entre as invernadas adulta e xirú do CTG Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, que na noite desta terça-feira, dia 29, comemorou 70 anos de existência.

O grande destaque da festa foi o pajador Jadir Oliveira, que improvisou versos para homenagear os ex-patrões da entidade, que ficaram em frente ao palco, diante do bolo distribuído aos que foram ao CTG.

Os Monarcas também apresentaram o hino da entidade, composto pelo poeta e pajador Arabi Rodrigues e pelo baixista do grupo Luiz Lanfredi.

Homenagem aos ex-patrões

Postado por Giovani Grizotti

RBSTV mostra o turismo campeiro no Litoral Norte

28 de janeiro de 2008 0

Hoje, o programa Jornal do Almoço, da RBSTV, mostrou que o litoral gaúcho também possui atrações para quem gosta de tradicionalismo. É o turismo rural em Terra de Areia, onde é possível provar comidas típicas e até laçar um boi. A repórter Cristina Vieira não se conteve e participou da %22corrida do couro%22 que, segundo a reportagem, é originária da Guerra dos Farrapos.  

 

Assista à reportagem

Postado por Giovani Grizotti

Confirmada a 4a edição do Festchê

28 de janeiro de 2008 2

A gravadora ACIT confirmou para o dia 26 de fevereiro, durante a Festa da Uva, em Caxias do Sul, a gravação da 4a edição do Festchê. Estarão presentes Os Serranos, Os Monarcas, Grupo Rodeio, Chiquito e Bordoneio, Luiz Claudio, Os Tiranos, Tchê Chaleira, César Oliveira e Rogério Melo, Grupo Bochincho, Os 4 Gauderios, Portal Gaúcho e Eco do Minuano e Bonitinho. 

Postado por Giovani Grizotti

Os Campos de Cima da Serra no Jornal Nacional

26 de janeiro de 2008 2

Uma bela reportagem!/Divulgação
O Jornal Nacional, da Rede Globo, acaba de mostrar uma reportagem sobre o Rodeio Internacional de Vacaria. A matéria exibiu imagens do RBSCOP sobre os Campos de Cima da Serra com apresentações de chula, gaita, gineteada e tiro de laço.

Uma beleza de trabalho feito pela repórter Luciana Kraemer, com produção de Michelle Guerra, imagens de Guto Teixeira e edição de Jefferson Pacheco. Fico muito feliz em saber que tenho participação nisso: foi minha a sugestão para que essa matéria fosse feita.

É isso aí gente, tradicionalismo se faz assim, sem polêmicas, sem pegação de pé, sem busca por cargos, sem querer faturar e tirar vantagem em cima da tradição. É mostrar o gauchismo como ele é,  pelo simples gosto pelas coisas da terra. Que coisa linda!

 

Postado por Giovani Grizotti

Campereada Internacional em Alegrete

26 de janeiro de 2008 1

Dê-lhe laço gauchada!/Giovani Grizotti
Ontem mesmo, nossa equipe decidiu se bandear para Alegrete, onde acabamos de encerrar nosso roteiro pela fronteira, para preparar uma  reportagem investigativa que irá ao ar no Jornal Nacional das próximas semanas.

Desde já aviso: não é sobre tracionalismo. Mas aqui em Alegrete, a gente que gosta da cultura gaúcha só recebe boas surpresas. Uma delas é a 29a Camperada Internacional, um dos maiores rodeios da região, que termina neste domingo. O parque onde acontece o evento tem uma baita estrutura e até ruas asfaltadas. Há provas campeiras e artísticas e, é claro, muita carne gorda.

Ao contrário de Uruguaiana, onde as autoridades, pelo jeito, preferem o confete e a serpentina, aqui em Alegrete a gente, já na chegada, sente o cheio da tradição gaúcha tchê!

Postado por Giovani Grizotti, de Alegrete

Anúncios reverenciam ``Canto Alegretense``

23 de janeiro de 2008 0

Outdoors ``pra quem vem de Rosário ao fim da tarde``/Giovani Grizotti
Infelizmente, não pude estar em Vacaria, ainda. Estou agora em Uruguaiana, preparando uma reportagem para a RBSTV. Mas, vindo de Rosário no fim da tarde (de ontem), deparei com uma agradável surpresa, ao cruzar por Alegrete, pela BR 290: enormes outdoors saúdam os visitantes exibindo a letra da música-símbolo da cidade, o Canto Alegretense, de Nico e Bagre Fagundes.

Ainda bem que Alegrete tem orgulho de ser tradicionalista. A mesma impressão não tenho de Uruguaiana. Falarei mais a respeito nos próximos posts.

Postado por Giovani Grizotti, de Uruguaiana

Rodeio de Vacaria no Jornal Nacional!

22 de janeiro de 2008 0

Uma equipe da RBSTV viaja a Vacaria na próxima quinta-feira para preparar uma reportagem sobre o Rodeio Internacional. É a nossa maior festa campeira sendo mostrada pela primeira vez no maior telejornal do país, visto por mais de 50 milhões de pessoas. A repórter é Luciana Kraemer, com produção de Michelle Guerra.

Entre os entrevistados, está uma família de laçadores: o filho, que aprendeu com o pai, que laça com o neto. Que coisa mais linda tchê!

A matéria deve ir ao ar no sábado, dia 26.

Postado por Giovani Grizotti

Rádios salvam a pátria em Vacaria!

21 de janeiro de 2008 1

É tímida a cobertura da chamada grande imprensa no Rodeio Internacional de Vacaria. Mas as rádios estão lá. A Rural AM, por exemplo, está transmitindo ao vivo o festival Cante Uma Canção Pra Vacaria. Já a Rádio Fátima, com sede da cidade, cobre o evento 24 horas por dia.

E também traz notícias no site da emissora. É o jeito, uma vez que na página oficial do Rodeio, não há informações atualizadas sobre a maior festa campeira do Rio Grande.

Escute a Rádio Rural AM

Escute a Rádio Fátima AM

Postado por Giovani Grizotti

Monarcas, os reis do bailão

20 de janeiro de 2008 11

Na sola da bota, com Os Monarcas!/Giovani Grizotti
Muita gente não sabe, mas o grupo Os Monarcas, de Erechim, transforma-se na hora de encarar um bailão. Não é uma transformação radical, não%22. Afinal, o tranco fandangueiro, o respeito ao público e a pilcha são os mesmos.

O que muda é o cenário: a iluminação quase natural dos CTGs dá lugar a potentes canhões coloridos de luz, os chamados %22moving lights%22, comuns em bandas de rock e de tchê music. Tem até aquela fumaça espalhada pelo palco. E o repertório do tranco marcado abre espaço também para a música sertaneja. Em Sulina (PR), neste sábado, saiu até um %22Na Sola da Bota%22, de Rio Negro & Solimões.

Nessas horas, Os Monarcas também encaram %22Vuco, Vuco%22, sucesso dos Garotos de Ouro, que conta a história de uma moça que só quer o parceiro %22pra aquela hora%22, e depois vai embora.  

Entre nós, com essa modernidade,  a turma do gaiteiro Gildinho merece ainda mais o título de %22Rolling Stones%22 dos pampas, criado pela revista Veja. Mas ah!!!

Moving lights no palco dos Monarcas

Postado por Giovani Grizotti

Gurizinho gaiteiro

20 de janeiro de 2008 1

Mas que tal esse piá!/Giovani Grizotti
A cidade de Sulina, no oeste do Paraná, parou na noite de sábado para comemorar seu aniversário. E o baile do centro municipal de eventos foi animado pelo grupo Os Monarcas, de Erechim.

Só que quem roubou a cena foi o menino Carlos Miguel, de 4 anos, morador da cidade vizinha de Chopinzinho. Com sua gaitinha de brinquedo, ele não arrendou o pé do palco. Neto de avôs gaúchos, o piá bate o pé dentro de casa sempre que os Monarcas estão na região. Não quer perder um só baile.

Postado por Giovani Grizotti, de Sulina – PR

Uma festa para o mestre Gildinho

18 de janeiro de 2008 1

Dê-lhe trago, gaita e churrasco bueno!/Giovani Grizotti
A noite da última quinta-feira foi de festa no sítio do mestre Gildinho, em Erechim. Com chopp e carne gorda à vontade, ele recebeu os amigos para comemorar a marca de 66 anos na invernada da vida. Com alma de guri e espírito de taura, o gaiteiro dos Monarcas puxou da gaita e aproveitou a presença do mano Chiquito para lembrar dos tempos de dueto de acordeão e pandeiro, que ambos faziam pelo Rio Grande afora. Foi um show à parte!

Presentes à festa , músicos dos Monarcas e da banda Passarela, também de Erechim, apresentaram aos convidados uma animada versão de “Bar da Esquina”, sucesso nas rádios, regada à gaita do Varguinhas e do Tiago Machado. Enfim, esteve de aniversário o Gildinho, mas todos nós comemoramos mais um ano de vida deste verdadeiro símbolo da música gaúcha, que já nasceu imortal.

Na foto, ele exibe um espeto de lingüiça (direita). Ao lado, estão o mano Chiquito, o colega Nadir e o amigo Oneide (esquerda).

Postado por Giovani Grizotti, de Erechim

Faltam três dias para o maior rodeio do RS

16 de janeiro de 2008 1

Sede do rodeio, em Vacaria/Divulgação
Começa no sábado a programação do 27o Rodeio Internacional de Vacaria. A cidade já está movimentada e os hotéis, lotados. Por isso, alguns moradores estão alugando suas casas para o período da festa. Confira a programação completa, valores de ingressos e atrações clicando aqui.

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio de Araranguá terá espaço para "som alto"

16 de janeiro de 2008 2

A patronagem do CTG Crioulos do Caverá está divulgando o rodeio internacional que acontece em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, a partir do dia 28 de fevereiro. A novidade é que a área do parque terá um espaço para aquela gurizada que adora abrir os  carros para detonar o som no volume máximo, um abuso que tomou conta, por exemplo, do rodeio de Santo Antonio da Patrulha, em dezembro. A idéia visa a dar  sossego a quem não gosta de música alta.

A novidade foi anunciada durante entrevista ao locutor André Amorin,  na Rádio Mampituba FM (99,5), de Sombrio. Clique aqui e ouça a rádio.

Entre as atrações do rodeio, está o Tchê Barbaridade.

Postado por Giovani Grizotti

Chama Crioula será acesa em São Leopoldo

13 de janeiro de 2008 1

Congresso do MTG em S. do Livramento/Oneide Ferreira/ Especial clicRBS
Reunido em Santana do Livramento, o MTG decidiu ontem optar por São Leopoldo, no Vale dos Sinos, como a cidade que sediará o acendimento da Chama Crioula em 2008.

Durante o Congresso, o coronel da reserva da Brigada Militar Celso Soares e ex-presidente da CBTG também colheu assinaturas para tentar convencer o futuro presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira (PMDB) a não desmanchar a sede simbólica do MTG, instalada próximo ao hall de acesso ao parlamento.

Conseguiu pelo menos mil assinaturas. E cá entre nós, com tanta falcatrua na Assembléia, bem que Moreira poderia tentar desmanchar outras coisas, ao invés do galpão…Dê só uma olhada nas reportagens que fiz para a RBSTV sobre os gastos do deputados…É de arrepiar!

Postado por Giovani Grizotti

Hoje nas bancas: coletânea de César & Rogério

11 de janeiro de 2008 0

O melhor dos melhores!/Reproduzir
A partir de hoje, estará disponível nas bancas uma nova coletânea de 14 músicas da dupla César Oliveira & Rogério Melo. O disco será vendido a R$ 9,90 para quem comprar o jornal Diário Gaúcho. Assinantes do jornal Zero Hora também poderão adquirir o CD.

Postado por Giovani Grizotti

Chama Crioula: cinco cidades disputam acendimento

10 de janeiro de 2008 0

A escolha da cidade que irá sediar o acendimento da Chama Crioula em 2008 será realizada no próximo final de semana, em Santana do Livramento, durante o 55° Congresso Tradicionalista, que acontece começa nesta sexta-feira, no Ginásio do Irajá. Cinco cidades estão na disputa: Alegrete, São Leopoldo, Rio Pardo, Rio Grande e Venâncio Aires.

Postado por Giovani Grizotti

Sant`ana invade estúdio e dança com Bordoneio

10 de janeiro de 2008 2

Acabei de testemunhar a cena no estúdio do Jornal do Almoço, da RBSTV, juntamente com milhares de telespectadores, que assistiram o %22show de dança%22 pela tevê. O jornalista Paulo Sant%27ana não se conteve e vaneirou, sozinho mesmo, ao som do Chiquito & Bordoneio, que veio falar do novo trabalho e do segundo disco de ouro, que receberá em fevereiro. Sant%27ana aguardava o momento de seu comentário, no programa, quando resolveu rodopiar diante das câmeras. O Bordoneio vai animar baile amanhã, no Capão da Canoa Futebol Clube.

Assista, logo abaixo, o vídeo com a %22performance%22 do comentarista no estúdio:

Postado por Giovani Grizotti

Temporada de rodeios agita a Serra gaúcha

09 de janeiro de 2008 0

A Serra gaúcha está repleta de rodeios nestes meses de janeiro e fevereiro. Sem contar o de Vacaria, entre os dias 19 e 27 próximos, tem festança buena em municípios como São José do dos Ausentes e Bom Jesus. Acabo de receber da prefeitura municipal a programação do Rodeio de Canela, que começa nesta quinta-feira, quando haverá baile com o grupo Candieiro. Mais informações pelo fone 54 3282 2666.

Confira a programação do rodeio

Postado por Giovani Grizotti

Chamameceros reunidos nas Missões

07 de janeiro de 2008 0


Hoje, em zerohora.com: 

O ritmo que entrou pela fronteira com a Argentina e conquistou os gaúchos é responsável por reunir, de 10 a 13 de janeiro, músicos do Mercosul, em São Luiz Gonzaga, nas Missões. Eles participam do 4º Encontro Internacional de Chamameceros, que ocorre no Parque Centenário. Hoje, o público começou a acampar no local. O evento reúne músicos e amantes do Chamamé, que nasceu na Argentina.

Entre as atrações, estão Chaloy Jara, Elton Saldanha, Pedro Ortaça, Érlon Péricles, Raulito Barbosa, grupos indígenas, Luiz Carlos Borges. O público também terá seu dia de chamamecero, participando do concurso do Sapucay, que é o grito típico de quem canta o ritmo.

Saiba mais no blog do evento

Postado por Giovani Grizotti