Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2008

Presidente do MTG: conflito ético?

29 de fevereiro de 2008 28

O presidente do MTG, Oscar Gress,  entrou na briga contra a retirada da sede simbólica da entidade dentro da Assembléia Legislativa. Em nota publicada  no site do Movimento, ameaça  tornar o presidente do parlamento Alceu Moreira %22inimigo das tradições e mentor de importante ação no sentido de  desmoralizar o tradicionalismo gaúcho organizado%22.

Ao agir assim, Gress pisa em terreno movediço: ele é assessor do gabinete do deputado Jerônimo Gorgen (PP). Apesar disso, não vê conflito ético ao misturar as duas funções. Procurado pelo blog, disse que assinou a nota  porque Moreira decidiu remover o galpão sem comunicar o MTG. Garante, porém, que em  reunião esta semana, a paz foi selada. O deputado disse que construirá uma estrutura  ainda maior, nos fundos da Assembléia.

Aliás, essa mistura entre política e tradicionalismo pode ser perigosa.  Sempre que há eleição, o MTG decide apoiar um grupo de candidatos na corrida por uma vaga à Assembléia. Isto está  errado. É muito pior do que dançar maxixe em CTG.  Tu, caro integrante desta roda de chimarrão, o que achas disto?

Postado por Giovani Grizotti

Vem aí o Canto Missioneiro em Santo Ângelo

28 de fevereiro de 2008 0

Canto Missioneiro: isso sim é que é festival!/Reprodução
Entre os dias 27 e 30 de março, Santo Ângelo  será sede do Canto Missioneiro da Música Nativa. É um festival para celebrar a autêntica música de raiz. Até agora, já são quase 500 inscritos.

Clique aqui e saiba mais no blog do festival

Postado por Giovani Grizotti

Tchê Chaleira lança novo modelo de "bombacha"

27 de fevereiro de 2008 6

Tchê Chaleira e a /Giovani Grizotti
O grupo Tchê Chaleira lançou moda ontem no Festchê, em Caxias do Sul. Os integrantes do conjunto subiram ao palco vestindo um novo modelo de bombacha (jeans), se é que dá para chamar assim.

Repare no detalhe que a região do calcanhar não possui botões, apenas uma pequena abertura lateral. Apesar dos problemas técnicos que se repetiram com outras bandas, o grupo deu um show no palco e mostrou que veio pra ficar.

Postado por Giovani Grizotti

Tchê Garotos no Faustão

27 de fevereiro de 2008 13

Tchê Garotos na Festa da Uva: destaque nacional/Divulgação
A produção do  Domingão do Faustão, da TV Globo, confirmou esta semana: o grupo Tchê Garotos, estará no programa no próximo domingo. É uma ótima oportunidade para abrir as portas para o nossa vaneirão em um dos principais espaços de divulgação musical existentes no Brasil. E nada melhor que a turma de Sandro Coelho para dar este recado.

Os integrantes do grupo, aliás, já despontam como pop stars em cidades paulistas por onde tem andado. Fica difícil até entrar e sair do palco, de tanto assédio. Alguns cachês chegam a se equiparar aos de grandes duplas sertanejas.

Postado por Giovani Grizotti

Isso é que é artista

27 de fevereiro de 2008 3

Além de um cantor e guitarrista de mão cheia, o meu amigão e irmão João dos Santos, dos Monarcas, é um, excelente compositor. Autor de sucessos como %22Vaneira Grossa%22 e %22Não Encosta a Barriguinha%22, ele tem uma capacidade incrível para criar uma música de uma hora para outra.

Foi assim que preparou uma %22marca%22 para %22dar risada%22 das coisas ruins da vida, durante a vinda do grupo ao Festchê, realizado ontem em Caxias do Sul. João e o bateirista Vanclei fizeram ontem uma %22performanece%22 dentro do ônibus da banda, especialmente para o blog. Assista e dê umas risadas também vivente:

Postado por Giovani Grizotti

Tradição gaúcha em Buenos Aires

25 de fevereiro de 2008 1

Chamamé: presente na loja de discos/Giovani Grizotti
Quando o assunto é cultura gaúcha, Buenos Aires nos causa inveja. Está certo que esse movimento surgiu na Argentina, mas aqui ele é muito mais organizado e profissional. Porém, deixamos a desejar na hora de mostrar tudo isso aos nossos visitantes. Nesse ponto, a capital portenha nos dá de relho.

Uma passeio pelas ruas da cidade, e pronto: a gente se sente em casa, culturalmente falando, é claro. Porém, a música tradicional de lá parou no tempo. É a mesma de décadas atrás. Por isso, os CDs de folclore argentino, como o chamamé, ficam meio escondidos nas lojas de discos, sem figurar na lista dos mais vendidos, como aqui. Talvez isso seja o segredo da coisa. Nesse ponto, vale a regra do MTG: tradicional tem que ser tradicional, e ponto.

Em Buenos Aires, a gente também vê mais gente pilchada do que em nossa capital. Mas é uma bombacha, uma alpargata e deu. E justiça seja feita: nosso churrasco é muito melhor que a parrillada deles. Nada se compara à variedade de bóia buena servida em nossas churrascarias. Viva o Rio Grande!

À venda em loja chique: tava dourada para jogo do osso

Piás fazem “show” de gaita na Rua Florida

Postado por Giovani Grizotti

Repara só nessa loja de pilchas

25 de fevereiro de 2008 0

Loja de pilcha em Mataderos/Giovani Grizotti

Na capital do país vizinho, há uma série de lojas que vendem pilchas, cuias, encilhas, facas. Isso na Rua Florida, o centro comercial da cidade, onde está localizada a maioria das lojas chiques da capital. Alguns tradicionais shows de tango incluem apresentações de danças gaúchas, inclusive com boleadeiras (imagine um CTG incluindo um tango durante uma dança de invernada)…

No bairro de Mataderos, que está fora dos principais rodeiros turísticos, uma feira festeja a cultura gaúcha (lá, lê-se gáucha), com danças e muita comida. O local possui, inclusive, uma loja de pilchas e encilhas muito tradicional (foto).

)

Show de dança gaúcha em casa de tango

Palas de lã à venda em várias lojas

Cuias prateadas para o tereré, o chimarrão deles

Postado por Giovani Grizotti

Venda de encilhas na feira de San Telmo

25 de fevereiro de 2008 0

Mas ah gaúcho velho!/Giovani Grizotti
O simpático senhor vende encilhas na Feira de San Telmo, uma espécie de Brique da Redenção de Buenos Aires. Os artigos gauchescos aqui são de primeira  qualidade e bem mais caros do que no Rio Grande do Sul. Afinal, este comércio de artesanato é voltado a turistas cheios de dólares, euros e reais para gastar.

Postado por Giovani Grizotti

Bordoneio é disco de ouro

21 de fevereiro de 2008 2

Bordoneio é de ouro!/Divulgação
Esta semana, o grupo Chiquito & Bordoneio recebeu mais um disco de ouro. Desta vez, é pelo CD %22Volume 8%22, que vendeu 50 mil copias.

A entrega foi durante a festa que comemorou o aniversário de 25 anos da gravadora ACIT, em Caxias do Sul. Parabéns Chiquito e parabéns ACIT!

Postado por Giovani Grizotti

Nação Serrana: o novo disco dos Serranos

21 de fevereiro de 2008 2

O novo disco de Os Serranos/Divulgação
O novo disco de Os Serranos será lançado na segunda quinzena de março. São 15 faixas inéditas, a maioria composições de Daniel Haak (gaiteiro) e Edson Dutra (líder, gaiteiro e vocalista).

Independente, o disco é uma parceria com a produtora Midia A, que também está encarregada de preparar o DVD comemorativo aos 40 anos de carreira do grupo, que será gravado em agosto, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre.

Em primeira mão, acabei de ouvir a música de trabalho. Chama-se %22Pra Campear Namoro%22, um vaneirão pra fazer todo mundo gastar o taco da bota de tanto dançar. Vamos ver se a gente disponibiliza aqui pra download logo, logo.

 

Postado por Giovani Grizotti

Protesto contra a remoção de galpão

21 de fevereiro de 2008 0

Assembléia: sede Simbólica será removida /Walter Fagundes, divulgação/clicRBS
Hoje, na coluna %22Página 10%22, de ZH :

Na falta de um obelisco, um grupo de gaúchos vai amarrar os cavalos na Praça da Matriz, para tentar demover o presidente da Assembléia, Alceu Moreira, da idéia de retirar do jardim da Assembléia Legislativa a casinha de madeira onde funciona o %22Recanto Gaúcho%22, sede simbólica do Movimento Tradicionalista Gaúcho. A manifestação está prevista para as 10h30min do dia 6 de março. O grupo vai entregar abaixo-assinado pedindo a manutenção do galpão.

Opinião do blog: vamos parar de pedir esmolas aos políticos, minha gente! Se o MTG quer uma sede simbólica, que construa uma por conta própria. Mas sem depender   do poder público. Aliás, a sede do movimento, na Rua Guilherme Schell, está pra lá de boa. Não precisa outra. Pelo sim, pelo não, o presidente da Assembléia está prometendo construir um outro galpão,  ainda maior, nos fundos do parlamento.

Agora, do jeito que tá a imagem dos deputados perante a opinião pública, será que é bom para o tradicionalismo essa ligação umbilical com a Casa? Pelo sim, pelo não, amarrar cavalo na Praça da Matriz é dose, hein? 

Postado por Giovani Grizotti

Fãs escolhem música de César & Rogério no Festchê

20 de fevereiro de 2008 0

Sul América no Amaranto: dobradinha com Os Monarcas/Divulgação
A dupla César Oliveira & Rogério Melo lançou uma promoção em seu site para os fãs escolherem uma das duas músicas que serão gravadas pelos músicos no Festchê, em Caxias do Sul, dia 26 de fevereiro, durante a Festa da Uva. Acesse o site da dupla e participe. O prazo termina amanhã.

E no dia 9 de abril, uma grande festa promete balançar o clube Farrapos, em Porto Alegre. Será um mega baile beneficiente à construção do galpão crioulo do asilo Padre Cacique. Os Serranos já confirmaram presença. Aguarde mais informações aqui pelo blog.  

Dono do cobiçado selo %22Iso Tchê%22,  que é concedido pelo MTG aos grupos que seguem à risca a cartilha do tradicionalismo, a gacuhada do  Sul América (foto) lança disco no dia 14 de março. A festa vai ser no CTG Amaranto Pereira (bairro Jardim Algarve), em Alvorada. A noite será de dobradinha com o grupo Os Monarcas. Mais informações pelo fone 51 3061 4458.

No dia 11 de março, o grupo Fogo de Chão, de Curitibanos (SC) anima baile na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo.  

Postado por Giovani Grizotti

Surpresa no baile da Lomba

20 de fevereiro de 2008 1

Zelita canta na Lomba Grande/Divulgação
É público e notório que a colunista Zelita Marina, no jornal NH, de Novo Hamburgo, escreve muito bem. Mas ontem, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande ela mostrou também que sabe cantar.

A jornalista, que nesta sexta-feira estará completando mais um ano de vida, fez uma participação especial no baile animado pelo grupo Serrano & Campeiro que, no dia 29, fará o lançamento do rodeio do CTG Campo Verde, em Campo Bom, que começa oficialmente na semana seguinte. Aliás,  Jorge, o baterista do grupo, é marido de Zelita. 

Parabéns guria!

 

Postado por Giovani Grizotti

"Horóscopo Crioulo" na Rádio Rural

17 de fevereiro de 2008 0

A Rádio Rural AM 1120 iniciou, neste dia 16, a apresentação de seu %22horóscopo crioulo%22. Na forma de pajada, Jadir Oliveira mostra os prognósticos do zodíaco a toda a gauchada. A novidade foi ao ar no programa Bom Dia Querência, de Wilson Tubino, apresentado a partir das 7h, sempre aos sábados. Escuta só:

Áries, Touro e Gêmeos

Câncer, Leão e Virgem

Libra, Escorpião e Sagitário

Capricórnio, Aquário e Peixes

Postado por Giovani Grizotti

Expedição percorre o interior da Argentina

15 de fevereiro de 2008 1

Esquadra de Arte Eqüestre: tradição também na Argentina/Eduardo Rocha, Especial/clicRBS
Da assessoria da expedição %22Origem Crioula%22:

Segue pelo “interior do interior” da Argentina a expedição Origem Crioula, onde a equipe da Revista Crioulos busca resgatar a história desta raça.  Nesta semana, duas paradas importantes a sudeste de Buenos Aires, rumo ao Pampa aberto: La República, em Luján, e a legendária cabanha El Cardal, da família Solanet (precursora da raça no país vizinho), em Ayacucho.

Com quase 5 mil quilômetros já percorridos desde a saída de Porto Alegre, no dia 1º de fevereiro, os expedicionários aportaram na Estância Villamaria, em Luján, a 70 quilômetros de Buenos Aires, na última terça-feira, dia 12. Na propriedade de Raúl Moneta, antigo banqueiro, está instalada a Cabanha La República, que conta com uma tropilha de 1.300 cavalos Crioulos, muitos dos quis destinados à lida de suas mais de 3 mil cabeças de gado. A grande atração de La República é a Esquadra de Arte Eqüestre, espécie de “time de pista” da cabanha, com gauchos devidamente paramentados no melhor estilo da tradição.

Origem Crioula é um projeto que busca conhecer as raízes da raça crioula na América do Sul. Durante quase 40 dias, cinco homens vão percorrer 17 mil quilômetros a bordo de uma caminhonete e cruzar a fronteira de quatro países para contar a história do crioulo do ponto de vista de quem vive o dia-a-dia do cavalo, como o peão, o ginete e o cabanheiro. 

Postado por Giovani Grizotti

Reportagem com o grupo Tradição

15 de fevereiro de 2008 0

Confira a reportagem feita com o grupo Tradição, na Cavalgada do Mar. Eles deixaram o acampamento de Imbé depois muitas fotos e autógrafos para os fãs:

Postado por Giovani Grizotti

Grupo Tradição "quebra tudo" na Cavalgada do Mar

14 de fevereiro de 2008 1

Tradição saboreia aquele churrasco em Imbé!/Giovani Grizotti
Hoje estive no acampamento da Cavalgada do Mar, em Imbé, para gravar uma entrevista com o Grupo Tradição, de Campo Grande (MS). Depois de saborearmos um churrasco pra lá de especial no motor home do Oneide, passamos a percorrer o acampamento, espalhando vaneirão para tudo que é lado. Entre os sucessos que a gauchada ouviu, estava %22Vamo quebrá tudo%22, música presente no DVD Micareta Sertaneja. Esses caras tocam uma barbaridade, só vendo e ouvindo!

Não demorou para juntar um monte de gente ao redor da comitiva. O Tradição é um grupo que começou a carreira, há  doze anos, tocando música gaúcha. Hoje, conquistou o Brasil com sua mistura entre música sertaneja, vaneirão, axé e pitadadas de POP.

Na entrevista, o vocalista e gaiteiro Michel (foto, de camiseta verde) disse que suas referências musicais incluem Os Serranos, Os Monarcas e Os Mirins. Filho de gaúchos de Encantado, Michel começou na vida artística competindo em rodeios, ainda piá.

A reportagem você confere no Jornal do Almoço da RBSTV, nesta sexta-feira. Neste dia, o grupo se apresenta no Clube 5 Estrelas, em Sapucaia do Sul, depois de shows em Porto Alegre e Tramandaí.

Postado por Giovani Grizotti

Rádio Rural terá novo quadro de astrologia

14 de fevereiro de 2008 0

A Rádio Rural (AM 1120) estréia neste sábado o quadro Horóscopo Crioulo, durante o programa Bom Dia Querência, apresentado por Wilson Tubino, aos sábados, das 7h às 10h, e reprisado aos domingos no mesmo horário. O Horóscopo Crioulo será realizado com participação do pajador Jadir Oliveira, que fará a previsão semanal dos signos de maneira diferente e descontraída, sob a forma de pajada, com o acompanhamento do guitarrista uruguaio Raul Quiroga. O programa conta ainda com outros diversos quadros que também valorizam a cultura gaúcha, como o Culinária Campeira, A Hora do Bolicheiro, A Hora da Poesia, entre outros, sempre mesclando música nativista com participação do ouvinte.

 

Para ficar por dentro de tudo o que rola na Rádio Rural, dá um conferida no blog deles

Postado por Ju Lessa

"Observatório Nacional do Tradicionalismo Gaúcho"

11 de fevereiro de 2008 0

Foto de gaúcho à cavalo é símbolo do ONTG/Reprodução
Não há dúvidas de que o tradicionalismo, em certos aspectos, é muito mais cultuado fora do RS do que dentro dele, consideradas as devidas proporções. O mesmo vale para a patrulha %22quase armada%22 feita por aqueles que discordam de certas %22distorções%22 dentro do movimento organizado.

Exemplo disso é o chamado %22Observatório Nacional do Tradicionalismo Gaúcho%22 (ONTG), um grupo de discussão na Internet criado para denunciar essas distorções. O espaço é do site %22Bombacha Larga%22, mantido por tradicionalistas de Santa Catarina e do Distrito Federal.

Entre as últimas porretadas destes gaudérios de pura cepa, estão críticas duras a um festival do chopp e a um carnaval promovidos por  CTGs de Passo Fundo e Pirapó. Em outra nota, o site classifica de %22escandalosa%22 a notícia publicada por esta Roda de Chimarrão, sobre a música alta no rodeio de Santo Antonio da Patrulha.

E sobrou até para o rodeio de Vacaria. Leia só o que o %22Observatório%22 escreve sobre os grupos que animaram bailes por lá. Conforme o site, o rodeio foi dominado não pelo MTG, mas pelo MTB (Movimento Tchê Brasil).

Acesse o ONTG

Postado por Giovani Grizotti

Suspensa punição a tradicionalista

10 de fevereiro de 2008 0

 Hoje, em zerohora.com:

Terminou a peleia na 3ª Região Tradicionalista envolvendo uma advogada santo-angelense acusada de participar de cavalgada usando roupas inapropriadas, nas Missões. Ela seria julgada por representantes de entidades locais e poderia ser suspensa por seis meses dos eventos ligados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Porém ontem, durante 112º Encontro Regional de Patrões, em Cerro Largo, o coordenador Adegar Delevatti e a tradicionalista Cleusa Dornelles firmaram um acordo de paz. Delevatti optou por retirar a representação que fez contra Cleusa. Ela respondia a um processo disciplinar por participar da cavalgada que buscou a Chama Crioula de 2006 usando calça estilo legging, botas de bico fino e salto agulha. Além disso, e o que o coordenador considerou mais grave, a advogada escreveu um artigo num jornal o criticando.

Nota do blog: como assim, considerou grave a nota que o criticava? Então o intocável coordenador não pode ser criticado? Que movimento é esse que não permite crítica? Olha…

Leia a matéria completa

Postado por Giovani Grizotti