Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Argentina vende bombacha até em supermercado!

29 de março de 2008 16

Libres: bombacha na gôndola!/Giovani Grizotti
Hoje, em minha coluna no Diário Gaúcho: 

Tchê, escrevo de Uruguaiana, onde preparo uma reportagem sobre contrabando para a RBS TV. Aproveitamos para dar uma passada na vizinha Passo de Los Libres, na Argentina, onde flagramos a venda de bombachas até em um supermercado da cidade! Alguém sabe de coisa semelhante no Rio Grande do Sul?

Mais adiante, na mesma localidade, uma faixa anunciava para este sábado um festival de chamamé! Isto, sim, é que é tradição! Já Uruguaiana parece preferir o Carnaval. Vai entender…

Postado por Giovani Grizotti

Comentários (16)

  • Hugo diz: 19 de agosto de 2009

    En Cipolletti Río Negro Patagonia Argentina, tambièn hay muchos gauchos y se toma mate..ja encontramos bombachas de gauchos en el supermercado carrefour.

  • FÁBIO BRAGA MATTOS diz: 29 de março de 2008

    Bombacha? Pela foto, parece-me que estás confundindo bombacha com “calça com punho”. As “bombachas” que te referes, só encontrarás na região da fronteira da Argentina com o Brasil, e são influência nefasta dessas “calças com punhos” que usam aqui. Alguns dizem que são argentinas. Errado. São criações daqui que estão sendo usadas por gaúchos e gauchos da zona fronteiriça (aqueles influenciados por estes). Mas no RS não há necessidade de ter bombacha em supermercado. Existem boas lojas por aqui.

  • marcantonio diz: 29 de março de 2008

    Vejo que o prezado reporter secreto anda pouco pelos pampas!!!!

  • julia Mara diz: 31 de março de 2008

    Concordo com o Fabio, bombacha mesmo não é a que aparece na foto, mas é aquela bem larga, com favos,e bastante pano, estas que vemos,são miniaturas de bombachas, que com o tempo foram criando formas diferentes das verdadeiras, aqui m minha cidade temos excelente loja que comercializa bombachas, não é necessário ser em supermercado.

  • Joao diz: 29 de março de 2008

    Pois é. Cade a indiada tradicionalista que tanto preza os valores Gauchos na sua essencia? Vai ai um alerta pra todos nos, tradicionalistas de alma e coraçao !

  • Pablo Turra diz: 29 de março de 2008

    Uruguaiana prefere Carnaval e nosso repórter blogueiro acha que tchê music é lindo e faz parte da cultura gaúcha. Falta conhecimento, mesmo.

  • Lucas LIndenmeyer diz: 29 de março de 2008

    Grizotti,

    Não é só em Passo de Los Libres que tem bombacha, no Supermercado Carrefour de Novo Hamburgo também tem.

    Um abraço.

  • Joao diz: 29 de março de 2008

    Pois é. Cade a indiada tradicionalista que tanto preza os valores Gauchos na sua essencia? Vai ai um alerta pra todos nos, tradicionalistas de alma e coraçao !

  • Arthur Vanderlei diz: 29 de março de 2008

    Vai me desculpar, Geovani, mas só não conhecendo nada de cultura platina pra se surpreender com esse tipo de coisa.

  • José V Sarmento diz: 29 de março de 2008

    Realmente não dá para entender Giovani. Parece que nossos comerciantes têm medo de serem taxados de grossos, antiquados, ou sei lá o quê, por vender material tradicionalista. Se todos entendessem o valor da tradição, seja ela qual for, veriam o respeito que outras nações têm pelo povo que as honra.

  • Angelo Ferreira diz: 13 de maio de 2008

    a bombacha tem tamanhos diferentes variando com a regiao do estado… pode ser mais estreita, sem favos , com favos, até msm com botões custurados aos favos… leiam os livros de Paixão Cortes, sao bm explicativos! tbm segue um texto de Antonio Augusto Fagundes:As bombachas são largas na Fronteira, estreitas na Serra e médias no Planalto, abotoadas no tornozelo, e quase sempre com favos de mel.Fonte:Indumentária Gaúcha
    Antônio Augusto Fagundes – Martins Livreiro Editor (2ª Edição) Porto Alegre

  • Rafael Fritsch de Souza diz: 29 de maio de 2008

    O pior de tudo é viver em porto Alegre, uma cidade onde raramente se vê gente de bombacha. Parece que a capital só dá valor à cultura na Semana Farroupilha!

  • celso diz: 9 de junho de 2008

    não é querer de assunta, indio velho, mas no carrefour de POA tem bombacha pra vender, e daquelas bem larga.

  • Márcia diz: 8 de junho de 2008

    Olha pessoal, antes usar “calça com punho” do q so lembrar de usar bombacha na semana farroupilha!!! Independente do modelo mais vale usar qualquer uma delas do q não usar nenhuma e ainda ficar dando palpite. Acho q tem muito gaúcho q não honra as tradições e frente a outros se diz um tradicionalsta fervoroso.

  • Ardanaz diz: 30 de setembro de 2008

    hermano,o pessoal te critica pelo teu espanto com essa tua mirada, mas eu te entendo, tu deves conhecer apenas conceitos “paixão cortes y fagundes” coisas mtgisticas, hermano ainda da tempo e correr atras do prejuizo, leia glenio, noel guarany,eron vaz mattos, escute demétrio xavier, zitarrosa, cafrune y outros tantos dessa marca criolla! gaucho urbano ou campesino tras a cultura no coração, busca a verdade, minha juventude promete, os “mtg” a com os dias contados, a arte criolla chegou,gracias!

  • SAUL CARVALHO PINTO diz: 22 de março de 2009

    BOMBACHAS VERDADEIRAS ERAM AQUELAS FEITAS POR COSTUREIRAS DE ANTIGAMENTE.ERAM SOB MEDIDA E AO GOSTO DO GAUDÉRIO.O RESTO É CONVERSA FIADA.

Envie seu Comentário