Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

MTG anuncia mega-boicote ao Rodeio de Osório

27 de maio de 2008 53

Oscar Gress: rédeas curtas em Osório!/Divulgação

O MTG anunciou uma medida inédita diante dos shows de rock (Nenhum de Nós) e forró (Bonde do Forró) programados para o 28o Rodeio Crioulo Internacional de Osório, que começa amanhã. O assunto foi abordado pelo blog no dia 7 de maio. Em ofício encaminhado ontem ao prefeito da cidade, Romildo Bolzan Jr, o presidente do Movimento, Oscar Gress, alerta: CTGs que enviarem representantes ao evento estão sujeitos a punições. O blog teve acesso ao teor do ofício, que também aponta descumprimento a uma lei que regulamenta os rodeios:

Ao cumprimentá-lo, vimos pelo presente informar à Vossa Senhoria, que o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG – tem a obrigação de preservar as tradições gaúchas e o dever de cumprir e fazer cumprir a Lei N° 12.567 que regulamenta os rodeios. Por isso não reconhece o 28° Rodeio de Osório, que se realizará nos dias 25 de maio a 1° de junho do corrente ano, pelo fato de que este evento não se enquadra nas normas e regulamentos desta Federação, no que se refere as apresentações contratadas para o mesmo e à comunicação do evento aos órgãos competentes, com 45 dias antes da sua realização”.

O techo mais polêmico ficou para o final:

 Outrossim, informamos ainda, que o MTG não reconhecendo o evento, as entidades filiadas que se fizerem presentes estarão sujeitas às sanções disciplinares, conforme Regulamento Geral e Código de Ética Tradicionalista”.

Conversei há pouco com o prefeito Romildo Bolzan Jr. Ele disse que a programação está mantida. “É um evento público, a maior festa popular do município. Os shows foram contratados pela prefeitura. As competicões campeiras e artísticas estão rigorosamente de acordo com as regras do MTG”, alega Bolzan.

Postado por Giovani Grizotti

Comentários (53)

  • Ave Elton! diz: 29 de maio de 2008

    As pessoas esquecem que rodeio renda, é dinheiro entrando no município, é grana circulando no comércio.Façam um rodeio puramente tradicionlaista, só de shows nativistas e vamos ver por quantos anos mais vão durar os rodeios.Também sou a favor do nativismo, mas a coisa vai bem amis além.Não sei de um rodeio que não tenha atrações que “saem da linha”.Os que não trazem outros shows é porque não tem dinheiro pra isso! Boicotar o rodeio não é desrespeito ao prefeito e sim às pessoas que dedicam à ele

  • Samuel Molina Schnorr diz: 31 de maio de 2008

    Concordo com a atitude do nosso Presidente, regras foram feitas para serem seguidas e para tal precisamos bedece-las. Creio que foi um erro do Sr. Prefeito de Osório, usar o nome do “Rodeio de Osorio” e trazer, atraves dele, bandas que nao envolvem nenhuma area do tradicionalismo gaúcho. Devera esta ocorrencia servir de exemplo para varios “Rodeios” que acontecem por todo o Estado e que utilizam o tradicionalista pensando unicamente no lucro e nao na raiz cultural/tradicionalista.

  • Rodrigo diz: 27 de maio de 2008

    As pessoas que apoiam a decisão do MTG esquecem que o nome é “MOVIMENTO” e não estacionamento. Também sou contra shows de outros estilos musicais em rodeios, mas proibir os ctgs de competirem já é demais. Se a guerra farroupilha, entre um dos motivos, foi por causa dos mandos e desmandos do PODER CENTRAL, o que diriam desso AUTORITARISMO do MTG??? Há muitas pessoas despreparadas na direção do NOSSO MTG que não entendem a essencia tradição gaúcha. Não há razão plausível p/ punir os competidores.

  • Darlan Becker diz: 27 de maio de 2008

    Sr. Romildo Bolzan , faça o seguinte : Mande este MTG procurar “a sua turma”! .A cidade e os cidadãos vão lhe agradecer se o Sr. diversificar os shows e aumentar a festa .Existe muito mais gente interessada nos shows e na festa propriamente dita. Esse pessoal aí do MTG tá se achando muito importante , porque eles não fazem um “rodeiozinho” só pra eles , sem o apoio da prefeitura ?

  • furafila9 diz: 27 de maio de 2008

    É isso mesmo! Tradição é tradição, se querem fazer shows, que contratem músicos tradicionalistas….têm mais a ver com o evento.

  • PAJADOR diz: 31 de maio de 2008

    Me desculpem mas acho que ta faltando um professor da nossa cultura na cidade de Osório, pelo visto muita gente desconhece a tradição ou não quer ao menos tentar preserva-lá, se querem ser diferentes se mudem pra Santa Catarina, Paraná, ACRE, porque aqui nao é terra pra gente assim, 28º EVENTO DE OSÓRIO, pq “rodeio” não é neh hahahaha

    atenho uma idéia pro ano que vem 29º encontro sul-americano ou Planeta Osório, existem boatos que vai vir o timbalada, jeito moleque, cpm22, tribo de jah rsrsrs

  • William diz: 28 de maio de 2008

    A TRADIÇÃO DEVE FICAR ACIMA DE TUDO, ISSO AQUI É RIO GRANDE DO SUL, GAÚCHO QUE É GAÚCHO PENSA NA TRADIÇÃO ANTES DA DANÇA, SE NÃO DEFENDERMOS O QUE HÁ DE MAIS VALOR DA NOSSA TERRA NÃO SOMOS NINGUÉM

    SOU GAÚCHO E PONTO FINAL

  • Natasha diz: 29 de maio de 2008

    a atitude do Sr Presidente até pode ser correta… mas então que avisasse a prefeitura de Osório antes, a tempo d mudar os shows, mas não, resolveram avisar um dia antes do inicio do evento… PARABÉNS PRESIDENTE, CONSEGUIU ESCULHAMBAR!!!

  • Ave Elton! diz: 29 de maio de 2008

    As pessoas esquecem que rodeio renda, é dinheiro entrando no município, é grana circulando no comércio.Façam um rodeio puramente tradicionlaista, só de shows nativistas e vamos ver por quantos anos mais vão durar os rodeios.Também sou a favor do nativismo, mas a coisa vai bem amis além.Não sei de um rodeio que não tenha atrações que “saem da linha”.Os que não trazem outros shows é porque não tem dinheiro pra isso! Boicotar o rodeio não é desrespeito ao prefeito e sim às pessoas que dedicam à ele

  • Fabiana Peres diz: 27 de maio de 2008

    Tradição é tradição!! Se começarmos a abrir exceções onde vamos parar?? Daqui a pouco vão quer tocar “bondes ou similares” nos bailes.
    Ademais, essa é a função do MTG, preservar as tradições gaúchas. Sabemos que nosso Rio Grande sempre é lembrado exatamente por perpetuar sua cultura e não se influenciar por modismos passageiros.
    Não esparávamos outra atitude senão essa tomada pelo MTG na pessoa do seu Presidente.
    Parabéns Sr. Oscar Gress!!!

  • Walter diz: 29 de maio de 2008

    Tem gente comentando aqui e dizendo ser gaúcho, e gaúcho e gaúcho, q as tradições acima d tudo e blá blá blá… mas são pessoas que aposto, colocam bombacha apenas qdo vão a um rodeio, se dizem cultuar as tradições do Rio Grande antes da dança…pessoas que pensam pequeno, querem ver o rodeio de osório afundar pq era o maior rodeio do Litoral Norte, e um dos maiores do Estado!!!

  • Adriana Rabassa diz: 28 de maio de 2008

    Como disse o Sr. Savaris, as vezes são necessárias atitudes firmes para que se possa deixar claras as normas e reais objetivos do Movimento. Mas, é uma pena para os grupos que estavam se preparando para concorrer… Estes não tem culpa da organização do rodeio não ter se flagrado da verdadeira finalidade do evento… Se os grupos ignorarem, sinto dizer que o MTG terá sérios problemas a respeito da aplicação das punições…

  • Dino diz: 29 de maio de 2008

    Eu, como dançarino, fico decepcionado com a atitude do Sr. Presidente do MTG. PElo visto , ele desconhece a história do Rodeio de Osório. Savaris nunca interviu no evento,enquanto estava no comando do MTG.Agora chega esse amador com as unhas compridas, a dois dias do início do Rodeio e proclama essa balbúrdia. Isso é pura manobra política, ano de eleição é assim. Osório sempre teve shows nacionais em seus rodeios, e seu grande prestígio tb se deve a isso.

  • Ave Elton! diz: 28 de maio de 2008

    Abaixo essa demagogia! Todo mundo vem aqui falar mal dos tchê music, dos grupos que tocam vaneirão/axé pilchado e enchem seus comentários de termos gauchescos como se todos respirassem e vivessem esse xucrismo todo. Mas duvido que todos esses que comentam metendo o pau não vão pilchados pros bailes, maxixar com as gurias! É preciso rever toda a questão, isso concordo, mas não dá pra sentar o pau em algo que náo também ajudamos a sustentar! É preciso ser coerente e não ver só um lado da questão.

  • Ademir Canabarro diz: 27 de maio de 2008

    Éra isto mesmo que estava faltando! O Sr. Gress tomou as rédeas da situação e com esta atitude mostra respeito ao verdadeiros tradicionalistas que ultimamente estavam se sentido ultrajados vendo a tradição sendo esmagada pelos maus patrões e maus tradicionalista. Parabéns ao MTGRS e ao presidente por este ato de amor e respeito a tradição gaucha.

  • Tiago Duarte diz: 27 de maio de 2008

    Perfeito MTG. A palavra já diz tudo, tradicionalismo! É só assim que continuaremos tendo o que cultuar.
    Parabéns.
    Tiago Nickel – Camaquã, RS

  • Frederico Caminha diz: 27 de maio de 2008

    Se fosse Planeta Atlantida TUDO bem, acho q esqueceram de avisar o organizador q era p RODEIO q ele ia contratar shows, avisando os Cidadãos q acham q esta errado, foi desta maneira q seus pais foram criados, respeitando o TRADICIONALISMO, somos respeitados Brasil a fora e nos Paises visinhos porque temos HISTÓRIA, e nossa História TEM q ser respeitada.
    Frederico Caminha, Palmas/PR

  • Ave Elton! diz: 28 de maio de 2008

    Acho esse papo de “rodeios enaltecem as tradições” meio forçado! Qualquer um que entenda uma pouco sobre provas da artística como danças de invernada, sabe que aquilo ali representa pouco do que relamente se fazia nos bailes e festividades de antigamente. A coisa é muito mais “teatral”, puramente competitiva. Se é por manter tradiçõa, ficaríamos muito mais restritos às atividades da campeira. Tiro de laço e gineteada sim é tradição, é coisa viva no dia-a-dia de quem vive no “pago” como disseram.

  • leandro diz: 27 de maio de 2008

    Isto é indiscutível, já pensou Mano Lima no carnaval da Bahia??? Cada um tem seu lugar,e no RS é lugar de gaúcho, de tradição, não de esculhambação, quem quizer forró que vá pra CearáPQP. Prefeito, sua decisão é eleitoreira!!!

  • Ave Elton! diz: 28 de maio de 2008

    Pro cara que diz que rodeio é coisa de gaúcho e não dessas músicas do tipo forró: amigo, abra os olhos e a cabeça! Tu acha que não se escuta isso por aqui? Que gaúchos só ouvem Marenco e César Oliveira? O show estará cheio. Aposto que mais cheio até do que os shows nativistas. Se não tivesse pessoas pra assistir, eles não trariam. O estado não é lugar de um só tipo de música! Grande parte de quem vai ao rodeio nem se quer gosta do que está na “essência” de um rodeio!

  • Henrique da Luz Santos diz: 27 de maio de 2008

    Apoiado o presidente do MTG. O povo gaúcho é forte, mantém suas raízes e tem muitos artistas extremamente competentes. Nossos costumes nunca morrerão se continuarmos preservando-os. Não precisamos ter shows de outros gêneros musicais em eventos tradicionalistas.

  • pedro castelli diz: 27 de maio de 2008

    O MTG, tem razão, pois não podemos ir por modismos, temos que cultuar nossas trdições.

  • rogerio diz: 29 de maio de 2008

    Tá no hino ” que sirvam de modelo a toda terra”. Tem que cassar o direito de usar a palavra rodeio.Se o prefeito quizer fazer festa e contratar quem queira para fazer show use festa da cidade do peixe do boi mas não rodeio.Os politicos tem que ter mais criatividade e formação cultural para lidar com isto Ninguem é contra o Opinião, Pepsi on stage, Gigantinho, o palco para todas tendencias mas não no rodeio, No rodeio podemos ser poucos mas temos que ser autenticos. Respeite FOLKLORE,CULTURA

  • Jorge Ferreira de Moraes diz: 27 de maio de 2008

    Finalmente! Alguem tinha que mostrar que tradiçao é tradiçao,e ñao se deixar colonizar “Ñao tá morto quem luta e quem pelea” já dizia a cançao, mostrar como os que tem orgulho de serem Gaúchos estao indignados com o que esta passando nesses pagos. Rodeio Crioulo é coisa nossa , para preservar as nossas tradiçoes, para o resto ñao faltam meios de comunicaçao para sua divulgaçao. Que triste! já ñao bastava a onda dos “grupos tché-xaxado” que campeiam pelo Riogrande.

  • Paulo César diz: 27 de maio de 2008

    Até concordo, quanto ao Bonde do Forro, mas Nenhum de Nos, gaúcho, sei lá. Uma coisa é certa, poucos sabem realmente de nossas tradições, comemorarem uma “revolução” que perdemos. Revolução não; um levante de estancieiros e ladrões como Bento Gonçalves. Temos muita coisa boa neste estado. Acho que é um bom momento para rediscutirmos nossa história e tradições. Não é preciso andar de bombacha para ser gaúcho.

  • Junior diz: 28 de maio de 2008

    Só acho q nós grupos de danças não temos nada a ver com isso!!!
    já estamos com onibus contratado para o rodeio, mas com essa tau punição do MTG estamos resabiados!!!
    mas é a vida, me adimira o prefeito de osório me contratar estas bandas!!! q Gaúcho o senhor é???
    abraço

  • Paulo Benito Medeiros diz: 27 de maio de 2008

    Apoiado Sr Gress!

    Ano passado, não tivemos este tipo de show e foi sucesso de público.

    Forte Abraço!

  • Affonso Alindo Holz diz: 27 de maio de 2008

    É por isso que a cultura gaúcha em muitas regiões do estado do RS está crescendo como rabo de cavalo (para trás). Quem não aceita outras manifestações (gêneros musicais) tem que mais que desaparecer ou ficar escondido em seu mundinho. Não estamos no séc. 19 ou 20.

  • Ave Elton! diz: 28 de maio de 2008

    Acho errado o MTG punir as entidades participantes, pois como disse o prefeito, as provas acontecem dentro dos regulamentos. Nesse quesito o rodeio é excelente e também propicia ótimas premiações. Quem não quiser ver esses shows, que não vá. O MTG cumpre bem o seu papel em muitos aspectos mas também tem umas regras sem fundamento. Um exemplo: torneios de truco. Impõem mil e umas restrições de pilchas, por exemplo. E a gente só quer ir lá jogar um truquinho e se divertir.

  • Jessé diz: 28 de maio de 2008

    com a contratação desse tal bonde do forró a Prefeitura a organização do rodeio de osório está rebaixando os grupos locais… ou será q aqui no sul não teria alguem a altura pra fazer um show no rodeio???

  • JULIANO diz: 27 de maio de 2008

    “” ISTO ACABA COM AS RAIZES DO NOSSO PAMPA, FORA ESTES QUE ESTRAGAM AS VERDADEIRAS CULTURAS DO NOSSO RIO GRANDE, “BONDE DO FORRO” QUE ISSO ?? TOTALMENTE APOIADO MTG !!!

  • Ave Elton! diz: 28 de maio de 2008

    Também acho uma palhaçada esses shows! Não sou contra trazer Nenhum de Nós e esse tal Bonde. É a miscigenação de culturas, é a globalização. Há tempos, vêm com essa de misturar ritmos e estilos e nem dá pra reclamar já que daqui mesmo com esse movimento do “tchê music”, partiram inacitivas desse tipo. Mas acho que esses shows deveriam acontecer em eventos paralelos. O problema é nos privarmos de shows bons que poderiam vir no lugar desses como Pirisca, Jairo Lambari, Mano Lima e outros tantos

  • Manoelito Savaris diz: 27 de maio de 2008

    A Postura do Presidente do MTG condiz perfeitamente com os objetivos da Insituicao. Preservar, valorizar e defender a cultura gaucha requer, as vezes, atitudes fortes e claras.

  • Patrícia Voges diz: 1 de junho de 2008

    Acho que o Sr Presidente do MTG até teve as suas razões, tudo bem que se o Rodeio é pra ser um evento PURAMENTE tradicionalista, tem q ter shows como tal…Mas achei um exagero punir as apresentações artísticas!!! Piorou ainda mais a situação do Rodeio….

  • Emerson Sartori diz: 27 de maio de 2008

    Parabéns ao MTG, desta maneira sim, continuaremos a cultivar e poderemos mostrar para nossos sucessores o tradicionalismo gaúcho.

  • Jefferson Bernardo diz: 29 de maio de 2008

    Engraçado ler pessoas aqui criticando o Sr Gress,”Rodeio” é lei, “usos e custumes dos Gaúchos” MTG é o orgão fiscalizador das entidades filiadas. MTG não cria leis, simplesmente executa as leis, e as entidades filiadas são subordinadas,Se o Sr. Dr. Prefeito quiz se meter de pato a ganso, Não tem rodeio pra ninguém. Parabéns Presidente

  • Luciana diz: 28 de maio de 2008

    Eu concordo que não tem nada haver grupos de outros generos musicais tocar em um rodeio internacional.Mas acho também que punir os CTG`s que participarem é um ato muito agressivo,pois tem CTG`s que estão se preparando à um tempo para esse rodeio. Agora na ultima hora e não poderem dançar? vai ser uma sacanagem com os grupos de danças que passam horas ensaiando para estes rodeios. Poderiam dar uma punição para a prefeitura,e não para os CTG`s competidores do rodeio…

  • Portalete diz: 4 de junho de 2008

    Na vida, muitas vezes precisamos tomar decisões, onde impera o SIM ou NÃO. Nem sempre existem meios termos. Quando tratamos de eventos, não é diferente, aliás, é muito mais decisivo: que tipo de público tu queres? Baladeiros ou família (tio, avó, mãe, pai e filhos…)? Pretendes apresentar um evento com características regionais (artístico, cultural e campeiro) ou apenas quantitativo (público X Lucro)? Se optares pelo segundo, não faça rodeio, ou evento nativista. Faça um evento `de cola atada`.

  • Leonardo Rosado diz: 28 de maio de 2008

    O Darlan, porque você não dá uma estudada no tradicionalismo gaúcho, antes de escrever essas asneiras que chegam doer nos olhos. PARABÉNS MTG. Deve fazer isso sempre que algum palhaço resolver debochar do tradicionalismo trazendo um show de Rock para um rodeio. Patético.

  • João Batista Rodrigues diz: 28 de maio de 2008

    Corretíssimo o MTG…Parabéns Presidente!!!
    Meus pêsames Prefeito…..só lamento pelos competidores…mas alguma coisa precisava ser feita!!!

  • Rodrigo diz: 27 de maio de 2008

    Concordo plenamente com o MTG, pois como diz a sigla dos CTGs é Centro de Tradições Gaúchas, temos que preservar o nosso tradicinalismo e cultuar mais as nossas tradições. Quem participar desse evento com bandas forró e rock devem ser banidos de qualquer evento gauchesco.

  • Gorete diz: 3 de junho de 2008

    Eu concordo com o presidente do MTG, pois, é como diz nosso Hino: “POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE ACABA POR SER ESCRAVO”. Já vi CTG se dizendo tradicionalista tocar Vuco-vuco. PARABÉNS SR. PRESIDENTE!!

  • rogerio diz: 29 de maio de 2008

    Tá no hino ” que sirvam de modelo a toda terra”. Tem que cassar o direito de usar a palavra rodeio.Se o prefeito quizer fazer festa e contratar quem queira para fazer show use festa da cidade do peixe do boi mas não rodeio.Os politicos tem que ter mais criatividade e formação cultural para lidar com isto Ninguem é contra o Opinião, Pepsi on stage, Gigantinho, o palco para todas tendencias mas não no rodeio, No rodeio podemos ser poucos mas temos que ser autenticos. Respeite FOLKLORE,CULTURA

  • Darlan Becker diz: 27 de maio de 2008

    Sr. Romildo Bolzan , faça o seguinte : Mande este MTG procurar “a sua turma”! .A cidade e os cidadãos vão lhe agradecer se o Sr. diversificar os shows e aumentar a festa .Existe muito mais gente interessada nos shows e na festa propriamente dita. Esse pessoal aí do MTG tá se achando muito importante , porque eles não fazem um “rodeiozinho” só pra eles , sem o apoio da prefeitura ?

  • Urbano Warcken diz: 27 de maio de 2008

    Não quero entrar no mérito da questão, embora um secatrismo tão severo como o pregado pelo MTG talvez seja até prejucial. O que, entretanto, estarreceu foi a crase colocada antes de Vossa Senhoria. (“… à Vossa Senhoria”), bem assim o “… apresentações contratadas para o mesmo…”. Gaúcho que gaúcho, ainda mais assinando carta do MTG, não deveria permitir que se pisasse tão feio sobre o vernáculo.

  • Elton Renato da Silva diz: 27 de maio de 2008

    …É isso aí mesmo, com tantos artistas crioulos não precisamos de “shous” diferentes, nada contra outros estilos, só acho que mistura-los disvirtua o propósito dos Rodeios que é a divulgação da nossa Cultura.
    Total infelicidade dos organizadores, espero que no próximo Rodeio de Osório eles acertem.

  • João diz: 27 de maio de 2008

    Rodeio é um evento onde o Gaúcho aproveita para enaltecer as tradições do pago. Lugar onde os movimentos tradicionalistas se encontram e buscam ao mesmo tempo fortalecer as tradições gaúchas. Não podemos perder nossa Identidade. Parabéns Sr. Oscar Gress

  • Cristian Roger Sangalli diz: 31 de maio de 2008

    Na moral o prefeito tava era armando um baita comício hauhauahuahuahauhauaha só o MTG naum entende isso…

  • Marcelo diz: 28 de maio de 2008

    O que me admira não é o MTG ter tomado as rédeas da situação, e sim a assessoria do Sr Prefeito de Osório… ou será que eles não foram avisados de que esses shows seriam prejudiciais ao evento??? È meus amigos… em ano eleitoral pegou muito mal para o Municipio de Osório!!!

  • Diego diz: 28 de maio de 2008

    Galera mas também vamos pensar nos dançarinos poxa.Ficamos horas ensaiando para chegar na hora do rodeio não podermos dançar? não é a nossa culpa de terem contratados estes tais grupos ai.Só acho injusto com os dançarinos que não tem nada com isso tudo; Punir os participantes vai ser muito ruim!!!

  • alana – 3ª prenda/ 24ª Região Tradicionalista diz: 28 de maio de 2008

    correta atitude do SR. PRESIDENTE DO MTG, OSCAR GRESS, de punir os organizadores deste evento, pois nossas raizes devem ser preservadas, nao desmerecendo outras culturas. mas descordo dos ctg`s serem punidos, pois soh participaram pessoas devidamente cadastradas ao movimento, segundo prefeitom ( que os concursos seguem as normas do movimento ) então nao seria mais facil cancelar de uma vez o rodeio???
    um abraço bem macanudo a toda essa gauchada amiga!!!

  • REGIS CUNHA diz: 28 de maio de 2008

    Só posso dizer uma coisa: F I N A L M E N T E

  • Roda de Chimarrão » Arquivo » Shows sertanejos “aquecem” para rodeio de Osório diz: 20 de maio de 2010

    [...] vale lembrar que, em 2008, o rodeio sofreu um boicote inédito do MTG por contrariar regras do movimento. A principal polêmica envolveu o show do grupo Bonde do [...]

Envie seu Comentário