Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2008

Grupo Minuano em dose dupla

30 de junho de 2008 0

Minuano: mais tchê do que nunca!/Reprodução

Gravado ao vivo em Cascavel (PR), os novos CD (duplo) e DVD do grupo paranaense Minuano misturam vários ritmos. O título é “Vaneira”, mas há também muita música sertaneja, forró e axé. São 31 faixas, incluindo alguns pot-pourris. Há regravações de Zezé Di Camargo & Luciano, Moacir Franco, Roberta Miranda e até de Luiz Caldas (O Que Que Essa Nega Qué). Na minha opinião, a melhor faixa é a 9 (Trancão de Livramento).

Também gostei muito de “Gaiteiro Agradão”. A letra diz: “pra ser um gaiteiro bom não é preciso tocar muito, basta ser agradão que a moçada chega junto”. E, cá entre nós né, tá assim de “gaiteiro agradão” por aí né!

Bueno, pra quem gosta de “tchê music”, é comprar o disco e ter a certeza de que o dinheiro foi bem investido. Nesta terça-feira, o grupo faz divulgação do trabalho em Porto Alegre. Ao meio dia, vai estar no Jornal do Almoço (RBSTV).

 

Postado por Giovani Grizotti

Atualização do blog

30 de junho de 2008 2

Os leitores devem notar, mas, às vezes, demoro um pouco para atualizar o blog. É devìdo à reportagens como a que está abaixo, apresentada hoje na RBSTV e TV Globo, sobre venda de trabalhos de conclusão de curso nas universidades. Muitas levam semanas e até meses para serem preparadas, pois exigem investigação e dedicação. Portanto, peço a compreensão de todos.

 

Postado por Giovani Grizotti

Esses guris herdaram do pai o gosto pela dança

30 de junho de 2008 3

Da dir para a esq: Júnior, Alisson e Roberto, com a prima Amanda/Divulgação

Os guris da foto são meus sobrinhos, filhos do meu irmão Gilmar e da Cristina. Eles dançam na invernada artística mirim do CTG João Sobrinho, de Capão da Canoa, que ficou em 3o lugar na Estância da Arte Gaúcha, em Estância Velha. Gilmar e meu irmão Girlei integravam a invernada adulta do CTG Filastro Brum, em Barros Cassal, cidade onde nasci. Agora, os pequenos dão continuidade à tradição cultivada pelo pai e pelo tio. Que saudades daquele tempo!

Postado por Giovani Grizotti

1a região elege suas novas prendas

30 de junho de 2008 2

Os novos representantes da tradição/Divulgação

Franciele Santin, do DTG Lenço Colorado (Internacional) é a nova 1a Prenda da 1a Região Tradicionalista (Grande Porto Alegre). A escolha foi feita no final de semana, em Alvorada. Rogério Conceição de Almeida, do CTG Gomes Jardim,  foi eleito Peão Farroupilha.

Acesse o “Chasque Pampeano” e confira a lista dos vencedores

Postado por Giovani Grizotti

Os campeões do Orkut

30 de junho de 2008 2

O blog pesquisou no Orkut para apontar o ranking das comunidades mais numerosas que envolvem música gaúcha, incluindo os campeiros e os tchês. Confira as dez maiores:

1o Tchê Garotos: 39.201

2o César Oliveira & Rogério Melo: 34.073

3o Chiquito & Bordoneio: 16.102

4o Tchê Barbaridade: 14.023

5o Mano Lima: 13.876

6o Grupo Rodeio: 9.595

7o Joca Martins: 9.206

8o Os Serranos:  8.208

9o João Luiz Correa: 7.536

10o Grupo Minuano: 6.591

Estranhei que a comunidade do Marenco possui, atualmente, pouco mais de quatro mil integrantes. Recordo de ter acessado, tempos atrás, e havia muito mais gente, coisa pra 20, 30 mil.

Bem, se existe alguma comunidade mais numerosa do que estas, por favor, me avisem. Não entendo muito desse troço de “orcute”.

Postado por Giovani Grizotti

Santa Maria sedia etapa de rodeio universitário

30 de junho de 2008 1

Rodrigo Gutierrez no Rodeio Universitário/Divulgação

Santa Maria sedia, a partir da próxima sexta-feira, a quarta etapa do I Circuito Gaúcho de Rodeio Universitário. A festa campeira será no Centro de Eventos da UFSM. A programação inclui competições de gineteada e contrapunto, além de palestras, baile, show e tertúlia.

O atual líder da gineteada é Thiago Neves – universitário da Urcamp Bagé – com 36 pontos, seguido de Maicon Oliveira (da Unopar), com 34 pontos e de Antonio Blanco, também da Urcamp, de Bagé, com 22 pontos. No contrapunto, o primeiro lugar está com os universitários Thiago La Flor, Gustavo Fernandes e Julio César Azambuja Filho, representantes da região de Santa Maria.

 

Postado por Giovani Grizotti

Paixão critica mistura de culturas

27 de junho de 2008 4

Paixão Cortes: excesso de zelo pela cultura gaúcha?/Mauro Vieira

Hoje, no Informe Especial, em Zero Hora:

Símbolo máximo do tradicionalismo gaúcho, Paixão Côrtes, 81 anos, alerta para um problema que ocorre cada vez com maior freqüência nesta época de festas juninas.

IE – Há confusão de tradições?

Paixão Côrtes - Sim, e isso é grave. Algumas escolas e meios de comunicação, que deveriam preservar as características peculiares de cada manifestação cultural, acabam por confundir ainda mais. As tradições gaúchas são diferentes das de São Paulo e do Nordeste. São culturas distintas, com fogueiras, bandeiras, comidas e cantigas bem definidas. Com a mistura, fica algo sem forma, caricato.

Opinião do blog: em Estância Velha, acontece um exemplo de como ambas as culturas podem conviver de maneira harmoniosa: o município está promovendo, até domingo, uma festa junina e outra tradicionalista. E tudo no mesmo ambiente. Qual o problema disso?

Postado por Giovani Grizotti

"Batuque horroroso"

26 de junho de 2008 10

Faixa do novo disco do caxiense Ernesto Nunes faz uma declaração raivosa em relação a “Tchê Music”. Diz a letra: 

Antigamente dava gosto de se ver

Um baile dum CTG e o povo se divertindo

Não existia esse batuque horroroso

Que maxixe escandaloso que hoje dançam por aí!

A música foi composta pelo próprio Ernesto e por Edson Campagna, diretor artístico da gravadora ACIT, que possui em seu “cast” vários grupos tchês…

Postado por Giovani Grizotti

Novas prendas regionais serão conhecidas no sábado

26 de junho de 2008 0

As 30 regiões tradicionalistas (RTs) do Estado escolhem neste final de semana seus novos peões e prendas regionais. Na 1a RT (Grande Porto Alegre), a 39a Ciranda Cultural de Prendas e o 21o Entrevero Cultural de Peões acontecem no CTG Amaranto Pereira, que fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, Bairro Jardim Algarve, em Alvorada.

Neste sábado, o grupo Marca de Campo anima fandango no local, com ingressos a R$ 10,00. Mais informações com o patrão Geovani pelo fone 9149 4977.

Postado por Giovani Grizotti

Festa junina e rodeio artístico em Estância Velha

26 de junho de 2008 0

Começam nesta sexta-feira, no município de Estância Velha, no Vale dos Sinos,  a 7a Festa de São Pedro e a 1a Estância da Arte Gaúcha. Será no Pavilhão de Atividades Culturais do município, a partir das 20h.

Às 9h de sábado e domingo, iniciam as competições artísticas em modalidades como dança, gaita e declamação.

Postado por Giovani Grizotti

Os Serranos: 100% campeiro!

24 de junho de 2008 2

Um disco à altura dos Serranos!/Reprodução

Está nas lojas o novo CD dos Serranos. Desta vez, não há versões sertanejas. O disco é 100% campeiro mesmo. O título é “Nação Serrana”. Na capa, o encarte traz uma bandeira do Rio Grande jogada sobre uma serra. São 14 faixas, a maioria vaneiras. Mas há também marchinha, chamamé, xote, e ah, é claro, o bom e velho bugio, homenageado pela música “Onde Anda o Bugio”, que mais parece um (justo) protesto dos compositores Edson Dutra e João Pantaleão Leite:

“Onde anda esse ronco pachola e buenacho que a gaita serrana nos baixos pariu? Já não ouço o bugio animando os fandangos. Seu balanço gostoso dos bailes sumiu. Te alerta Rio Grande, levanta e contesta, não tire das festas o nosso bugiu”.

Eles tem razão. O único ritmo fandangueiro genuinamente gaúcho está mesmo em baixa. Estava faltando esse grito de protesto. Bem, na minha opinião, outras músicas nota dez do disco são “Xucro Ofício” e “Pra Campear Namoro”, que tem um gaitaço pra lá de especial! De um modo geral, o trabalho está à altura do grupo que, aos 40 anos, é sinônimo de sucesso e qualidade. Parabéns Serranos!

Ouça um trecho de Onde Anda o Bugio?

Ouça um trecho de Xucro Ofício

Ouça um trecho de Pra Campear Namoro

Postado por Giovani Grizotti

Música gaúcha na Festa do Peixe

24 de junho de 2008 0

Tchê Chaleira: atração em Tramandaí/Divulgação

A programação da 19a Festa Nacional do Peixe, que começa na sexta-feira, dia 27, em Tramandaí, inclui várias bandas de música regional, principalmente os “tchês”. Logo no primeiro dia, a atração será o Tchê Guri, a partir das 21h.  

Grupos como Tchê Chaleira, Luiz Cláudio, Balanço do Tchê e Pedro Ernesto Denardin também fazem parte da festa.  No domingo, dia 29, o Galpão Crioulo grava  no local. A festa termina dia 20 de julho.

Confira a programação completa

Postado por Giovani Grizotti

Desfile Farroupilha terá 13 carros temáticos

23 de junho de 2008 1

Macela: planta medicinal como símbolo gaúcho/Divulgação

Informa a assessoria de comunicação do MTG:

Os dez símbolos oficiais do Rio Grande do Sul estarão representados na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, em 13 carros temáticos. A definição foi tomada pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, que já está reunindo as invernadas da Capital e da Região Metropolitana para organizar o desfile de 20 de setembro.

A Bandeira, o Hino, as Armas, a planta Erva-Mate, a ave Quero-Quero, a flor Brinco-de-princesa, o Cavalo Crioulo, a planta medicinal Macela, o Chimarrão, o Churrasco serão exibidos na avenida, de forma didática, através de alegorias criadas pelos carnavalescos.

Também foram acrescidos, devido a sua relevância, a Chama Crioula, o Galpão de Estância e o Monumento ao Laçador. 

Postado por Giovani Grizotti

Adelar Bertussi em Nova York

23 de junho de 2008 7

De Caxias para o mundo!/Alessandra Baldisseroto

Hoje, no Pioneiro:

Caxias do Sul foi destaque no 4º Encontro Internacional do Tradicionalismo Gaúcho que iniciou na sexta-feira passada e se encerrou ontem. O encontro integrou a Semana do Imigrante que ocorreu em Newark, New Jersey, EUA. Caxias esteve representada pelo vice-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e pelo músico Adelar Bertussi. O encontro é organizado pelo Grupo Brasil Tchê, coordenado por Valéria Lessa Shalit, filha de um dos precursores do movimento tradicionalista, Barbosa Lessa.
Dentro da programação do encontro, no sábado, os caxienses participaram do Desfile do Imigrante pelas ruas de Nova York, junto com outros brasileiros procedentes de diversas cidades. De acordo com Valéria, a presença de Caxias é um exemplo para o movimento gaúcho nos Estados Unidos. Para homenagear Adelar Bertussi, a organização do encontro o convidou a abrir o desfile brasileiro.
- A presença do Adelar é uma honra pra nós – resume Valéria.
O vice-prefeito já havia participado da edição anterior do evento, em Los Angeles, e nesta edição aproveitou a oportunidade para divulgar o Memorial Irmãos Bertussi, inaugurado há dois meses em Criúva. No domingo, Velho participou do programa Galpão Nativismo, transmitido pela Rádio Gaúcha direto de Nova York.

Postado por Giovani Grizotti

Ivonir Machado no Rodeio de Terra de Areia

22 de junho de 2008 2

Ivonir & Novos Garotos: música para o Brasil ouvir/Giovani Grizotti

Ivonir Machado & Novos Garotos deram um show no Rodeio de Terra de Areia. Apresentados pessoalmente pelo patrão do CTG, eles fizeram o lonão  do parque de rodeios lotar. A música de abertura foi o forró-vaneirado “Essa Paixão Virou Chiclete”.

Gravada pela banda paraibana “Magníficos”, foi eleita pelo portal “Forrozão” como a música do ano 2007. Agora, faz parte do novo CD de Ivonir, que será distribuído nacionalmente pela gravadora Som Livre. Outra música apresentada no baile foi “Pegando Ônibus”, do Musical JM, adaptada para o ritmo gaúcho, uma vez que é uma bandinha. A parte original da letra que diz “Porto Alegre é longe, tô pegando ônibus pra te encontrar” foi trocada para “meu amor tá longe, tô pegando ônibus pra te encontrar”. É para ficar mais “nacional”, digamos.

Ivonir e seu colegas subiam ao palco vestindo camisas pretas, modernas, sem lenço e bombachas estilo argentino, mais justas. Prontos pra conquistar o Brasil.

Postado por Giovani Grizotti

Tchê Barbaridade lança DVD gravado em Cidreira

20 de junho de 2008 2

O Tchê Barbaridade é /Reprodução

A banda Tchê Barbaridade lança hoje, no Clube Tradição, em Canoas, o CD e DVD “Tchê Mania Ao Vivo”, gravados  na praia de Cidreira, em janeiro, diante de um público de 40 mil pessoas. São 20 faixas, incluindo quatro video-clipes, com várias inéditas. O trabalho tem a participação especial da banda Portal da Serra. “O disco é bem pop e foi produzido com a finalidade de alcançar todo o Brasil”, explica o produtor José Carlos Valêncio.

De fato, ninguém aparece pilchado no palco. Bandanas e bonés substituem os chapéus. No lugar de bombacha, calça jeans apertada. O tênis aparece ao invés da bota. Camisetas “grudadas” ao corpo assumem o lugar da tradicional camisa de botão. Portanto, gauchada amiga, nem precisa criticar o “Tchê Barbaridade”. Eles, mais do que nunca, são uma banda pop.

Postado por Giovani Grizotti

Ivonir Machado: disco com distribuição nacional

19 de junho de 2008 3

CD para o Brasil ver/Reprodução

Chama-se “Oito homens e um destino” o novo disco de Ivonir Machado & Novos Garotos, que estará em breve nas lojas. Seguindo o caminho do Tchê Garotos, o CD com 15 faixas terá distribuição nacional pela Som Livre. O ex-integrante dos Garotos de Ouro aparece na capa à frente dos outros “sete homens”, todos integrantes da banda.

Pra quem gosta de “Tchê Music”, o trabalho é um achado. Recheado de temas sertanejos, como farras com mulheres e paixões ardentes, o disco apresenta uma regravação da ótima “Campesino”, imortalizada pelos Serranos. Ficou dez!

A irreverência que marca o cantor está presente nas faixas Vai Otário (que relata a história do marido que sai pra pescar e acaba traido pela mulher) e Restaurante de Mulher (que fala de um lugar onde se serve mulher de todo o tipo). Por enquanto, a agenda do grupo está voltada para o mercado catarinense. No sábado, porém, Ivonir e seus “garotos” animam baile no Rodeio de Terra de Areia

Postado por Giovani Grizotti

Nova música do Chiquito & Bordoneio

18 de junho de 2008 1

A música de trabalho do novo disco do grupo Chiquito & Bordoneio tem tudo para emplacar nos bailões, mas em CTGs, nem pensar. “Eu Só Quero Folia” é bem suingada, uma mistura de forró com vaneirão, bem ao estilo “tchê”. “Traz essa cerveja que hoje eu tô com sede, eu tô com sede, de namorar”, diz o refrão.

Caaaalma gauchada: Chiquito, líder do grupo, garante que o CD que vem aí também terá várias faixas “campeiras”. 

Postado por Giovani Grizotti

Festa junina na Cavalgada da Lua Cheia

18 de junho de 2008 0

Informa a assessoria de imprensa da prefeitura de Porto Alegre: Realizada desde o ano passado pela Cabanha La Paloma como mais um atrativo dos Caminhos Rurais de Porto Alegre, a Cavalgada da Lua Cheia terá sua oitava edição nesta sexta-feira, 20, com uma atração a mais de valorização das tradições gaúchas. A festa junina ocorre a partir das 19h, sem cobrança de ingresso. Os eventos ocorrerão na sede da La Paloma, na Avenida Edgar Pires de Castro, 9089, Bairro Lageado, e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. Com direito a fogueira com 6 metros de altura, a festa terá brincadeiras e variadas delícias típicas dos festejos de São João como quentão, pinhão, pipoca e bolo de fubá, que serão comercializados no salão da Cabanha. Mais informações com Joelson, pelos fones 3266 1618 ou 9718 2741.

Postado por Giovani Grizotti

Osvaldir & Carlos Magrão no Jornal do Almoço

17 de junho de 2008 2

A dupla Osvaldir & Carlos Magrão divulgou o disco “Tradição Gaúcha” no Jornal do Almoço. Confira:

Postado por Giovani Grizotti