Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2008

Cavalgada em homenagem ao Estância da Azenha

30 de novembro de 2008 0

Em homenagem ao Estância/Grizotti

Centenas de cavaleiros percorrem neste momento as ruas de Porto Alegre para comemorar os 25 anos do CTG Estância da Azenha. A foto registra o momento em que os tradicionalistas passam pela Avenida Praia de Belas.

Clique e veja mais fotos da homenagem

Postado por Giovani Grizotti

Cartão telefônico da Cavalgada do Mar

28 de novembro de 2008 0

Antenor Tatsch Junior

Ontem, durante o lançamento da 25a Cavalgada do Mar no galpão do Departamento de Cultura Gaúcha Mescla de Guapos, da Sogipa, em Porto Alegre, o diretor da Brasiltelecom Marco Antonio Alves apresentou o cartão telefônico que será distribuído em comemoração ao evento.

Nele, estará estampada uma foto de Antenor Tatsch Junior(acima). A imagem mais parece uma pintura e dispensa comentários.

Postado por Giovani Grizotti

Deputados homenageiam Os Serranos

27 de novembro de 2008 1

Divulgação
O grupo Os Serranos foi o destaque hoje do grande expediente da Assembléia Legislativa, dedicado aos 40 anos do grupo. O deputado Jeronimo Görgen (PP) discursou para falar da história do conjunto, sinônimo de música de qualidade e de raiz. Edson Dutra e seus colegas cantaram e tocaram.

Postado por Giovani Grizotti

Enquanto isso, no saguão...

27 de novembro de 2008 0

Grizotti
Ao invés de acompanhar o grande expediente, alguns deputados preferiram atrair os holofotes da imprensa para criticar um decreto da governadora que pune professores grevistas. Entre eles, Raul Pont (PT).

Postado por Giovani Grizotti

Resultado: plenário ficou quase vazio

27 de novembro de 2008 0

Grizotti

Com as atenções voltadas para o saguão, o plenário ficou quase vazio. Um desrespeito total ao grupo que faz parte da história de nossa música…

Postado por Giovani Grizotti

Os Serranos recebem homenagem na Assembléia

26 de novembro de 2008 0

Appio: justa homenagem aos Serranos/Divulgação

Do site da Assembléia Legislativa gaúcha:

Por iniciativa do deputado Francisco Appio (PP), a Assembléia Legislativa realiza amanhã (27) Grande Expediente em homenagem aos 40 anos de atividade artística do conjunto Os Serranos. A tribuna será ocupada, no entanto, pelo deputado Jerônimo Goergen, presidente do partido progressista.

Hoje, o deputado Francisco Appio (PP) anunciou a homenagem que o parlamento gaúcho fará aos integrante do conjunto, liderados por Edson Becker Dutra. Ele afirmou que o grupo musical Os Serranos, ao longo dos anos, transformou-se em um dos principais veículos de divulgação, promoção e valorização da cultura gaúcha.

Appio lembrou, ainda, a ascendência açoriana do líder e fundador dos Serranos, descendente direto de José Campos de Bademburgo, primeiro proprietário da Fazenda do Socorro em Vacaria, no interior da qual a cidade foi fundada há 258 anos. “Edson Dutra é natural de Bom Jesus, mas sua família faz parte da história vacariense e o resultado do seu trabalho pertence a todo o povo gaúcho”, explicou.

Postado por Giovani Grizotti

E por falar em música sertaneja...

26 de novembro de 2008 0

O sertanejo Daniel pediu autorização a Rui Biriva para regravar “Canção do Amigo”, clássico do cantor gaúcho.

Postado por Giovani Grizotti

Gaúchos no "Paradão Sertanejo"

26 de novembro de 2008 0

Depois do Tchê Garotos, mais uma banda gaúcha de Tchê Music passou a figurar entre os artistas mais executados nas rádios brasileiras, segundo o site  “Paradão Sertanejo”.

A música “Aviãozinho”, gravada em parceria com a dupla Zé Henrique & Gabriel, figurou hoje em 8o lugar, à frente de nomes consagrados como Victor & Léo e Bruno & Marrone.

O disco ao vivo da turma de Marcelo Noms também é destaque na capa do site, que divulga ainda lançamentos das bandas Talagaço (que agora conta com o ex-guitarrista do Bordoneio, Ronaldo Caldas), Tchê Garotos, Garotos de Ouro e Ivonir Machado.

Postado por Giovani Grizotti

11a RT organiza rodeio regional em Bento Gonçalves

25 de novembro de 2008 0

A 11a Região Tradicionalista realiza a partir de sexta-feira o 1o Rodeio Crioulo Regional, em Bento Gonçalves. “Já estão inscritas 48 invernadas na categoria de danças tradicionais e 128 inscritos para declamação”, informa o coordenador Cristiano Policena, em chasque enviado ao blog. 

A festança vai ser no parque de rodeios da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gáucha (ABGCT). Informações com o próprio coordenador pelo fone 54 8402 4491.

Confira a programação

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio de Gravataí recebe primeiros acampados

25 de novembro de 2008 0

Tiro de laço será atração em Gravataí/Divulgação

Do site da prefeitura de Gravataí:

Na manhã desta segunda-feira (24), o Parque Municipal de Eventos Ireno Michel já começava a receber as pessoas vindas à cidade para participar do 14º Rodeio Internacional do Mercosul. Integrantes de CTGs e laçadores, comerciantes e visitantes começavam a organizar suas áreas reservadas para montar seus acampamentos e aproveitar o descanso do lugar, enquanto aguardam pelo início das provas.

Desde a última quinta-feira (20), quando as áreas para os acampamentos começaram a serem demarcadas, muitas pessoas já procuraram garantir seu espaço no maior evento do município. Participante assídua dos eventos tradicionalistas realizados em Gravataí, Débora Pereira, 20 anos, já aproveita a tranqüilidade do Parque desde a tarde de domingo, em companhia de seu marido, Patrick, da prima dele, Naiara e de sua pequena afilhada, Thais.

A jovem babá conta que há cerca de seis anos acampa no Rodeio com seus pais e que acha o evento ótimo para participar com a família. “Acho que aqui é um ótimo lugar para acampar, é tranqüilo e seguro. A estrutura oferecida é muito boa e o Parque tem um clima agradável, por isso viemos cedo para aproveitar”, salienta Débora.

O pequeno grupo familiar será acrescido de pelo menos mais cinco pessoas no final de semana, quando os pais de Débora, seus sogros e o esposo de Naiara se juntarão a eles para acompanhar as provas realizadas no local. “Vamos acompanhar principalmente as provas artísticas, pois minhas cunhadas participarão pelo CTG Guapos da Amizade, mas também gostamos bastante da gineteada”, lembra Débora. 

O 14° Rodeio Internacional do Mercosul é promovido pela Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), em parceria com o CTG Aldeia dos Anjos. O evento, que acontecerá de 26 a 30 de novembro, no Parque Municipal de Eventos Ireno Michel, paralelamente ao 5° Encontro Nacional de Xirus, tem entrada franca e programação com provas campeiras e artísticas, bailes e shows.

Confira a programação

Postado por Giovani Grizotti

Tchê Music no Rodeio de Gravatai?

24 de novembro de 2008 0

Polêmica à vista no 14o Rodeio Internacional do Mercosul, que começa em Gravataí na próxima quarta-feira: entre os contratados para animar os bailes, está a dupla Julian & Juliano, que costuma subir aos palcos dos bailões vestindo jeans e camisas da moda.

Mais tchê music, impossível. No ano passado, a apresentação do Tchê Barbaridade no mesmo evento teve que ser suspensa por causa da grita dos tradicionalistas.

Postado por Giovani Grizotti

"Dublagem" no DVD dos Serrranos

24 de novembro de 2008 0

Semana passada, integrantes de Os Monarcas, entre os quais o guitarrista e vocalista João dos Santos (foto) estiveram no estúdio da ACIT para regravar o áudio da música que o grupo fez em homenagem aos Serranos. A faixa fará parte do novo CD e DVD ao vivo, que o grupo de Edson Dutra lança em 2009.

No entender da produção, a qualidade da captação realizada ao vivo no teatro do Bourbon Country em relação à faixa não ficou boa, daí a necessidade de regravá-la. A mesma “dublagem” deverá ser aplicada a pelo menos outras três músicas, entre as quais, as interpretadas por Eduardo Araújo e Sérgio Reis.

Postado por Giovani Grizotti

São Marcos sedia encontro de gaiteiros

24 de novembro de 2008 0

Do site da prefeitura de São Marcos:

A Associação Gaúcha de Gaiteiros e Acordeonistas e a Prefeitura Municipal de São Marcos realizarão nos dias 26 e 27 de novembro o III ENCONTRO GAÚCHO DE GAITEIROS E ACORDEONISTAS. O evento será realizado no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, localizado na rua Carlos Gomes, 657 no centro da cidade.

Segundo o secretário municipal de cultura, Áureo Bertelli, a programação começa às 9h do dia 26 de novembro com recepção e credenciamento aos gaiteiros e acordeonistas, às 11h a abertura oficial do evento. Na parte da tarde haverá palestras, homenagens e a assembléia geral ordinária da entidade. À noite a programação prevê show musical com a presença de grandes nomes do arcodeonismo sul-brasileiro.

No dia 27 a partir das 9h está agendado uma visita à fazenda e gaitaço no monumento Irmão Bertussi, em São Jorge da Mulada-Criúva-Caxias do Sul, às 12h almoço festivo e encerramento do evento.

Mais informações com Áureo Bertelli (54) 3291-1344-Adroaldo Pezzi (54) 3228-3636 ou Adelar Bertussi (041) 3277-2485.

Postado por Giovani Grizotti

Entrevero de gaitas no Jornal do Almoço

18 de novembro de 2008 3

César Oliveira & Rogério Melo, João Luiz Correa e integrantes dos grupos Marcas e Os Monarcas estiveram hoje no Jornal do Almoço para divulgar o baile da Rádio Rural na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, que acontece hoje à noite:

Postado por Giovani Grizotti

CTG Gildo de Freitas vence Enart

17 de novembro de 2008 1

Chasque do MTG:

A invernada do CTG Gildo de Freitas, de Porto Alegre, 1ª Região Tradicionalista, sagrou-se campeã da modalidade Danças Tradicionais do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), que encerrou hoje à noite, em Santa Cruz do Sul. Esta é a primeira vez que a entidade conquista o troféu MTG / Marca Grande, principal premiação da competição. 

Segundo a organização do evento, a expectativa de público de 50 mil pessoas foi atingida. Foram três dias de competição, reunindo mais de 2 mil competidores de 156 entidades tradicionalistas do Estado, em 22 modalidades de disputa. A invernada do CTG Caiobaté, de Guaíba, apresentou na solenidade de encerramento as cinco novas modalidades, que passam a integrar o regulamento a partir de 2009.

São elas: valsa do passeio; valsa da mão trocada; mazurca marcada; mazurca galopeada e xote sete passos. Para a próxima edição, também já está confirmada a inclusão da Força B, que levará mais 20 grupos para a categoria Danças Tradicionais.

Confira a lista dos vencedores

Postado por Giovani Grizotti

Enart reunirá competidores de 156 CTGs

11 de novembro de 2008 0

Chasque do MTG:

De 14 a 16 de novembro, o Movimento Tradicionalista Gaúcho promove a 23ª edição do ENART, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Aproximadamente 2,5 mil competidores, de 75 municípios, participam do festival, que exibe o melhor da arte gaúcha através das 22 modalidades de competição, destacando-se as danças tradicionais, a chula e a pajada.

A abertura do evento será às 20 horas de sexta-feira, com a apresentação do grupo Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, vencedor do ENART 2007. Logo após, os primeiros oito grupos de dança iniciam a primeira fase classificatória. As apresentações reiniciam às 09h de sábado, nos diversos ginásios do Parque. Cada modalidade (exceto danças tradicionais) é avaliada por cinco pessoas.

A grande final acontece no domingo à noite, a partir das 19h, com a entrega do troféu Marca Grande para o grupo de maior pontuação. Alterações no regulamento de Dança Tradicional Para esta edição, a organização do evento realizou algumas alterações na modalidade Danças Tradicionais.

Em sua nova formatação, as 40 invernadas concorrentes continuam divididas em cinco blocos. Agora, porém, além dos três primeiros de cada bloco serem classificados para a final, no domingo, os cinco grupos com maior pontuação corrida também podem disputar o título principal.

Até o ano passado, apenas 15 invernadas disputavam a final.

Postado por Giovani Grizotti

Xirú Missioneiro lança CD

10 de novembro de 2008 0

Oneide Ferreira/ Especial-ClicRBS

O  cantor e gaiteiro Xirú Missioneiro está lançando novo CD. “Beiçudo da Bossoroca” sai pela gravadora USA Discos e está nas lojas. São 16 faixas bem descontraídas. “A mais séria matou duas velhas de rir”, resumiu ao blog. 

Nesta terça, ele retorna às Missões depois de passar alguns dias divulgando o trabalho, no Vale dos Sinos. Na sexta-feira, Xirú faz show em uma feira agropecuária de Santa Rita, no interior do Paraguai.  

 

Postado por Giovani Grizotti

Bugue vira boi mecânico em Osório

10 de novembro de 2008 0

Eiiirraaaa boiii, zruuummmmm!

No Parque de Rodeios Jorge Dariva, em Osório, a gurizada treina laço com este boi mecânico adaptado em um bugue. A foto mostra o momento em que o dono do bicho, ops, do veículo, enche um dos pneus, num posto de gasolina da cidade.

Postado por Giovani Grizotti

Empresa demarca área para quero-queros

07 de novembro de 2008 0

O vídeo foi produzido pelo repórter fotográfico Ronaldo Bernardi, de Zero Hora, e retrata a atenção dispensada por uma empresa de São Leopoldo à ave símbolo do Rio-Grande, o quero-quero:

Postado por Giovani Grizotti

Paulistas aprendem a preparar chimarrão

07 de novembro de 2008 2

Todos os meses, o diretor do Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, ensina os clientes da churrascaria paulista Vento Aragano a preparar um bom mate. Tudo começou há exatos 39 meses, quando Pedro Schwengber foi convidado pelos proprietários, que são de Nova Bréscia, para treinar os 110 funcionários.

O sucesso foi tanto que a atividade não parou mais. Pedro aproveitou a estada em São Paulo para circular pelo autódromo de Interlagos durante o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, onde foi convidado a demonstrar o preparo no chimarrão em um restaurante do México, em março de 2009.

Postado por Giovani Grizotti