Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2008

Os Monarcas no Galpão Crioulo

31 de dezembro de 2008 0

A locomotiva campeira no Galpão/Divulgação

O Galpão Crioulo de domingo, dia 4 de janeiro, vai homenagear OS MONARCAS, um dos grupos mais tradicionais da música regional. 

Intercalado por um papo descontraído sobre a história do grupo, o programa vai mostrar as músicas do trabalho mais recente (Marca do Rio Grande) e recordar momentos especiais do arquivo do Galpão Crioulo.

A apresentação é de Nico Fagundes e Neto Fagundes, produção executiva de Fernando Alencastro, e direção de Rosana Orlandi.

Postado por Giovani Grizotti

Congresso tradicionalista será em Canguçu

30 de dezembro de 2008 0


56o Congresso Tradicionalista Gaúcho será realizado em Canguçu entre os dias 9 e 11 de janeiro. Na oportunidade, será definido o local de acendimento da Chama Crioula, em 2009.

Postado por Giovani Grizotti

CD do Prêmio Tim inclui música de César & Rogério

30 de dezembro de 2008 0

Recebo da assessoria da TIM o CD triplo, alusivo ao Prêmio Tim de Música 2008. No repertório, a música “Baile Gaúcho”, de César Oliveira & Rogério Melo, vencedores na categoria dupla regional.

Estrelas como Victor & Léo, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Dominguinhos também fazem parte do álbum.

Postado por Giovani Grizotti

Milonga para as Missões, com Victor & Leo

30 de dezembro de 2008 0

Sertanejos de maior sucesso no momento, Victor & Leo vão se apresentar no Planeta Atlântida, o maior festival de música pop do sul do Brasil, que acontece em fevereiro na praia de Atlântida. Alguns colegas aqui da RBS, que nunca deram muita importância para esse fenômeno que é a música sertaneja (um deles chegou a qualificar esse segmento como “sertanojo”), agora terão de se curvar.

A escolha é corretíssima, afinal, a dupla faz sucesso mesmo e agrada. É o diferencial do festival este ano. E, ainda por cima, inclui um clássico gauchesco em seu repertório de shows: Milonga para as Missões, de Gilberto Monteiro. Clique aqui e assista ao vídeo oficial.

Postado por Giovani Grizotti

Temporada de rodeios 2009 começa em Canela

27 de dezembro de 2008 5

César & Rogério: atração em Canela

A temporada 2009 de rodeios começa em Canela, entre os dias 7 e 11 de janeiro. É o 25o Rodeio Crioulo Nacional, que será realizado no Parque Saiqui (RS 115, em direção a São Francisco de Paula). Uma das novidades, segundo o Jornal de Canela, será o termo de compromisso que a gauchada acampada terá de assinar, no sentido de não executar músicas que não sejam autênticas. Confira a programação, divulgada pelo periódico:

7 de janeiro – quarta-feira
18h – Oração da Ave-Maria e laço Integração

8 de janeiro – quinta-feira
9h – Laços: Veterano, Vaqueano, Dupla de Irmãos, Taça Cidade (duplas) e Integração
18h – Oração da Ave-Maria
23h – Fandango com João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo

9 de janeiro – sexta-feira
8h30min – Armadas de abertura
Laços: Piá, Guri, Pai e Filho, Duplas Especial (até 200 duplas, caso haja possibilidade de reinscrição, a fim de atingir o limite mencionado, a preferência será pelas não-classificadas) e Integração
16h – Seletiva da gineteada (cancha 2)
18h – Oração da Ave-Maria
23h – Fandango com o grupo Criado em Galpão

10 de janeiro – sábado
8h – Laço da seletiva da região
10h – Abertura oficial, com a presença de autoridades e realização de armadas de abertura.
Continuação do Laço Duplas e Pai e Filho. Início Laço Duplas.
14h – Eliminatória Vaca Parada (cancha 2)
16h – Primeira eliminatória da gineteada
18h – Oração da Ave-Maria
23h – Fandango com Criado em Galpão

11 de janeiro – domingo
8h – Prova de rédeas
9h – Armadas de abertura. Final Laço Capataz. Final Laço Patrão. Laço Prendas
11h – Missa crioula na cancha de laço. Apresentação de pealo com convidados especiais. Prova de Chasque. Final laço Duplas, forças C ( 3 e 4), B (5) e A (6) armadas.
11h30min – Segunda eliminatória de gineteadas (cancha 2)
14h – Final Vaca Parada (cancha 2)
18h – Final gineteadas. Arriamento de bandeiras e oração da Ave-Maria.
Programação extra: 21h – Show com César Oliveira & Rogério Melo e bailanta com Grupo Rodeio

 

Postado por Giovani Grizotti

"A chapa vai esquentar" na novela das nove

25 de dezembro de 2008 0

Acredito que para muitos leitores a música “A Chapa Vai Esquentar”, destaque no penúltimo CD dos Serranos, combina mais com a dupla sertaneja Rud & Robson, que também a regravou e conseguiu emplacá-la na novela das nove da TV Globo (A Favorita). Não pela interpretação, que foi impecável na versão de Os Serranos, mas pelo que diz a letra. A composição é do paulista Henrique Marx. O refrão:

Hoje a chapa vai esquentar

Mas não é confusão

É churrasco dos bons.

Assista ao sucesso sertanejo, com Os Serranos:

Postado por Giovani Grizotti

Mais um grupo "tchê" faz carreira nacional

25 de dezembro de 2008 1

Garotos de Ouro: campeiros, nunca mais!/Divulgação

Agora sediado em Santa Catarina, o grupo Garotos de Ouro gravou em outubro, em Itajaí (SC), mais um DVD. Foi pela gravadora Som Livre. Uma das músicas inéditas que fará parte do disco é “Bebedeira Boa“, que fala em dirigir com responsabilidade.

O grupo emplacou esta semana “Baile da Gabriela”, de seu mais recente CD, na 25a colocação das músicas mais executadas no país, segundo o site Paradão Sertanejo. “O Meu Amor Me Fez Feliz”, do Tchê Garotos, está na  15a.

Postado por Giovani Grizotti

O show de Natal de Os Fagundes

25 de dezembro de 2008 1

O grupo Os Fangundes esteve hoje no Jornal do Almoço, para divulgar o show que fazem logo mais na Usina do Gazômetro. Neto, nunca é demais lembrar, é dono de uma das mais belas vozes de nossa música.

Postado por Giovani Grizotti

João Chagas Leite no Jornal do Almoço

22 de dezembro de 2008 1

João Chagas Leite cantou hoje “Ei Amigo”, música de trabalho de seu novo CD. Foi no Jornal do Almoço. Assista:

 

Postado por Giovani Grizotti

Carneação de ovelha em Garopaba

22 de dezembro de 2008 0

Arquivo pessoal

Imagina um autêntico churrasco de ovelha recém carneada na praia de Garopaba…Para provar que não é história de pescador, o leitor Delvio Oviedo (na foto, de camiseta gremista, passando a faca no bicho), mandou pra gente umas fotos baguais. 

Agora ví que o guasca não é taura só nas opiniões que divulga no blog, mas na prática também tchê!

Postado por Giovani Grizotti

Jornal Nacional mostra a tosquia em São Gabriel

22 de dezembro de 2008 1

A reportagem de Guacira Merlin foi exibida na sexta-feira:

Postado por Giovani Grizotti

Monarcas fazem show em hospital

21 de dezembro de 2008 0

O grupo Os Monarcas fez um show gratuíto e em local inusitado na quinta-feira passada. Foi no Hospital de Erechim. Os gaitaçados de Gildinho e companhia foram documentados pela equipe da RBSTV local. Acessa e dá só uma olhada no olhar supreso dos pacientes…

A sugestão de pauta foi feita por um grande amigo, a quem dedico este post. Assista:

 

Postado por Giovani Grizotti

Começa festival nativista em Livramento

19 de dezembro de 2008 1

Hoje, em zerohora.com:

O festival regionalista Um Canto para Martin Fierro, de Santana do Livramento, começa hoje a sua 10ª edição.
De hoje a domingo, artistas brasileiros, argentinos e uruguaios vão se apresentar no palco do Ginásio Guanabara.
Chegar a 10 edições é um orgulho para quem promove o evento. De acordo com o presidente da comissão organizadora do festival, Carlos Fernandes, o Martin Fierro consolidou Santana do Livramento na rota dos grandes eventos musicais do Estado.
– Somos uma referência no Mercosul. Temos uma identidade própria com a música “pampa gaucha”. É dela que as composições falam – destaca Fernandes.
Tamanha identidade se reflete na quantidade de músicas que chegaram à comissão organizadora. A cada evento, um número cada vez maior de inscrições é registrado. O recorde foi este ano. Para competir no festival, 556 composições foram inscritas – em 2007 foram 450. Somente 16 músicas chegam à final.
A escolha dos candidatos que se apresentam neste final de semana tem novidades: é a primeira vez que duas composições argentinas e duas uruguaias estarão no palco.
A programação inclui também shows especiais com artistas como Leonel Gomez (hoje), Mauro Moraes e Juan e Ernestito Montiel (amanhã) e Luiz Marenco (domingo).
Além do Troféu Martin Fierro, que é o prêmio máximo do evento, todas as composições concorrem, ainda, nas seguintes categorias: Música Mais Popular, Melhor Poesia, Melhor Melodia, Melhor Instrumentista, Melhor Intérprete, Melhor Conjunto Instrumental, Melhor Arranjo e Melhor Apresentação de Palco. Serão destinados R$ 16,5 mil para a premiação do festival.

Postado por Giovani Grizotti

Mais gineteadas em Jesus Maria

18 de dezembro de 2008 1

Abaixo, apresentamos mais imagens do rodeio de Jesus Maria, na Argentina, desta vez, gravadas na edição de 2007. São sensacionais e com trilha sonora!

Postado por Giovani Grizotti

Argentina prepara seu maior rodeio

15 de dezembro de 2008 3

Um baita rodeio!

A 44a edição do Festival Nacional e Internacional de Doma e Folclore de Jesus Maria, em Córdoba, na Argentina, acontece entre os dias 9 e 18 de janeiro. Vale à pena se programar e fazer um passeio por lá. Os organizadores prepararam um site com todas as informações necessárias aos visitantes. Os shows também estão confirmados. O rodeio é feito, basicamente, de apresentações musicais e gineteadas.

Acesse o site do rodeio

Assista ao vídeo com um dos vencedores da gineteada em Jesus Maria/2008. É espetacular:

Postado por Giovani Grizotti

Festa Campeira em Taquara

15 de dezembro de 2008 0

Começa na sexta-feira e vai até domingo a 21ª Festa Campeira de Taquara. No dia 19, às 22h, o grupo Fandangueiro anima  o fandango de abertura, que também celebrará os 60 anos do CTG Fogão Gaúcho, o 2º mais antigo do estado.

O baile será realizado na própria sede da entidade, que fica na Ria General Frota, 2535. Os ingressos custam  R$ 10,00 para os peões e R$ 5,00 para as prendas. Informações com Bruno pelo fone 51 9125 8081.  O rodeio será na sede campeira, junto RS 115, ao lado do campus da FACCAT.

Postado por Giovani Grizotti

MTG pune Aldeia dos Anjos

15 de dezembro de 2008 1

Informa o MTG, em comunicado, sobre punição aplicada a um dos mais importantes CTGs do Estado, multicampeão do Enart:

Em reunião do Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho, realizada no dia 13 de dezembro de 2008, no município de Bento Gonçalves, foi decidido pela suspensão do CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, 1ª Região Tradicionalista, pelo descumprimento do Regulamento Geral e Regulamento Campeiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

 A entidade tradicionalista está suspensa pelo período de 30 dias, a contar do recebimento do comunicado oficial, ficando o CTG proibido de participar e/ou realizar eventos oficiais do MTG. A medida foi ajuizada devido ao descumprimento do artigo 89 do Regulamento Campeiro, que impede a formação de duplas, trios, quartetos ou equipes, com integrantes de entidades diversas, exceto nas competições entre Regiões Tradicionalistas ou torneios intermunicipais.

A entidade também foi denunciada pela execução de músicas em desconformidade com os critérios tradicionalistas (no rodeio do Mercosul). Na mesma reunião, também foram analisadas as denúncias contra os eventos Rolantchê, realizado em Rolante e Triunfo em Festa, ocorrido em Triunfo.

O patrão do CTG, Francisco Peretto disse que não foi notificado pelo MTG sobre a punião e que vai recorrer. Lembrou ainda que o baile com a dupla Julian & Juliano não é considerado oficial, pois não houve cobrança de ingresso.

Postado por Giovani Grizotti

Trovoadas no rodeio de Santo Antônio da Patrulha

14 de dezembro de 2008 0

Hoje à tarde, toda a vez que um peão acertava uma armada no 24o Rodeio Crioulo Nacional de Santo Antônio da Patrulha, ouvia-se na cancha de laço o som de uma trovoada. O barulho não vinha do céu, mas do sistema de som. É mais um artifício para tornar a competição mais atraente ao público da arquibancada. Ainda bem que desta fez não rodou a trilha do Fantástico, como no rodeio de Viamão…

Postado por Giovani Grizotti

Yeda: nova líder farroupilha?

14 de dezembro de 2008 3

Concordo com as poderações de Antonio Carlos Macedo, publicadas no blog do Gaúcha Hoje:

Ao se referir à dificuldade oferecida pelo Governo Federal para a prorrogação dos pedágios gaúchos, a governadora Yeda Crusius disse que o Estado terá que fazer “uma nova Revoluão Farroupilha” para levar adiante a proposta.

Acho que não foi uma boa comparação. A Guerra dos Farrapos, de fato, foi um acontecimento que opôs a província contra o centralismo imperial.

No caso dos pedágios, porém, a intervenção do Ministério dos Transportes foi saudada como positiva pela grande parcela de gaúchos que, desde o começo, é contra a prorrogação pretendida pelo Piratini.

Postado por Giovani Grizotti

Zezé di Carmago & Luciano cantam Querência Amada

14 de dezembro de 2008 0

 O show foi em Esteio, há duas semanas, em evento promovido pela Rádio Alegria. Assista:

Postado por Giovani Grizotti