Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2009

Escolhido o patrono da Semana Farroupilha 2009

30 de abril de 2009 12

Telmo de Lima Freitas: escolha merecida!/Divulgação

Informe do MTG:

Em seu galpão adornado com os mais variados artefatos da cultura gaúcha, o compositor Telmo de Lima Freitas aceitou, hoje pela manhã, o convite da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas para ser o Patrono da Semana Farroupilha 2009. Seu nome foi escolhido por unanimidade pela Comissão, além de ter sido indicado também pelo Piquete 38, da Polícia Federal.

Bastante emocionado, Freitas disse se sentir muito honrado pelo homenagem e que pretende cumprir com todas as obrigações e compromissos. A figura de Patrono busca homenagear pessoas que tenham se destacado na produção e divulgação da cultura gaúcha. Telmo de Lima Freitas nasceu em 13 de fevereiro, no município de São Borja. Filho do oficial do exército, Leonardo Francisco Freitas e da campeira, Mariana de Lima Freitas, desde muito cedo demonstrou interesse pela carreira musical. Aos 14 anos, já participava do grupo Quarteto Gaúcho.

Nos anos 50, apresentou o programa gauchesco Porongo de Pedra, em uma rádio de São Borja. Seu primeiro disco, O Canto de Telmo de Lima Freitas, foi lançado em 1973. Ao lado dos amigos Edson Otto e José Antônio Hahn, conquistou o troféu Calhandra de Ouro, da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaina, com a canção Esquilador, um de seus maiores clássicos. Temário “Os Farroupilhas e suas façanhas”, tema adotado para 2009, irá apresentar os principais momentos do Decênio Heróico, lembrando atos importantes como a invasão de Porto Alegre, a fuga de Bento Gonçalves da prisão e a tomada de Laguna, entre outros.

Postado por Giovani Grizotti

Tudo pronto para o maior rodeio de Santa Catarina

30 de abril de 2009 0

Recebo o seguinte informe do CTG Os Praianos:

A 2ª Festa Praiana, a 37ª edição do Rodeio Nacional e a 10ª edição do Rodeio Internacional do CTG Os Praianos tem início amanhã (30/04). O maior evento de tradição gaúcha de Santa Catarina abre oficialmente com muita festa. O tradicionalismo gaúcho vai estar em destaque nos 11 dias que compreendem o evento.

A 2ª Festa Praiana abre as festividades do parque, uma maneira de divulgar e apresentar o Rodeio e a cultura gaúcha para um público diversificado, englobando tradicionalistas e a comunidade em geral. Para este ano as competições campeiras estão em destaque com novidades que prometem mexer com todos os visitantes da cancha de laço.

As provas campeiras e artísticas começam no dia 5 de maio.

Acesse o site do CTG e confira a programação

Postado por Giovani Grizotti

Grupo Manotaço no Jornal do Almoço

30 de abril de 2009 1

Grupo lançou CD comemorativo aos 20 anos de carreira. Assista:

Postado por Giovani Grizotti

Marco Lima faz show em teatro

29 de abril de 2009 0


O Instituto Estadual de Música  convida para o show “MARCO LIMA – A VOZ DO POVO GAÚCHO”, que acontecerá no dia 19 de maio de 2009, às 20 h, no Teatro Bruno Kieffer da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A entrada é franca.

Postado por Giovani Grizotti

Gress desautoriza diretor de fundação

29 de abril de 2009 3

Gress: pito em Rogério Bastos

Recebo cópia de correspondência encaminhada pelo presidente do MTG à secretária da Cultura Mônica Leal, sobre os comentários desrespeitosos do diretor da fundação do MTG, publicados aqui no blog. Gress também fez questão de deixar claro que nada tem a ver com a preparação da programação do curso de cultura gaúcha, promovido pelo IGTF:

À Sra. Secretária Estadual de Cultura, Mônica Leal

O Movimento Tradicionalista Gaúcho esclarece que as opiniões manifestadas pelo diretor executivo da Fundação Cultural Gaúcha, Rogério Bastos, a respeito da atuação da Secretaria Estadual da Cultura, são comentários pessoais e, em nenhum momento, externam a posição do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O MTG e a Secretaria Estadual da Cultura possuem uma longa relação de parceria, atuando juntas em inúmeras ações que visam desenvolver o tradicionalismo e a cultura no Rio Grande do Sul.

O Movimento esclarece ainda a atuação como colaborador na realização do Curso de Cultura Gaúcha, promovido pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, órgão vinculado a SEDAC, porém, não exerce nenhum papel em relação a formatação do evento.

Atenciosamente,

Oscar Fernande Gress

Presidente do MTG Porto Alegre, 29 de abril de 2009

Postado por Giovani Grizotti

Mônica reage a críticas de Rogério Bastos

29 de abril de 2009 3

Acabo de falar com a secretária da Cultura Mônica Leal, que ficou irritada com o comentário do diretor da fundação do MTG, Rogério Bastos, reproduzidas no post abaixo. Diz a secretária:

Eu só cavalgo com rumo. Esta  secretaria precisava de uma boa gestora para colocar as coisas em ordem. Se ele (Rogério) acha que é pegar um cavalo e ficar por aí  divulgando nossa cultura, sem o ato cívico que é o cumprimento da lei, quem não tem rumo é exatamente este cidadão.

Muito me surpreende que na hora de buscar os valores junto a estatais para fazer a Semana Farroupilha, aí eu tenho rumo. Pelo jeito, eu só tenho rumo quando eles precisam viabilizar a Semana Farroupilha.

Postado por Giovani Grizotti

Manoelito defende palestra de secretário

29 de abril de 2009 1

O presidente do IGFT, Manoelito Savaris, postou comentário no blog, sobre a presença do secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, em curso sobre cultura gaúcha promovido pelo Instituto:

O Secretário Sergius Gonzaga fará a palestra de abertura dos cursos tratando da imagem do gaúcho na literatura rio-grandense. A escolha do Secretário municipal de Cultura se deu pelo seu conhecimento na área. Não se trata de desmerecer a Secretária de Estado da Cultura, autoridade que nos merece todo o respeito, mas de atender uma necessidade específica dos cursos que estamos iniciando.  

Também foi postado um comentário atribuido a Rogério Bastos, que julgo ser o diretor da fundação do MTG, afirmando, possivelmente em referência à secretária Mônica Leal: 

-E cá pra nós… ao invés de pegar um cavalinho encilhado pra montar e se dizer tradicionalista, é por que não sabe em que rumo cavalga.

Pergunto: será que o MTG, como instituição, pensa assim da secretária Mônica Leal?

Postado por Giovani Grizotti

Cansativo, Açorianos consagra Caminha e "Buenas"

29 de abril de 2009 2

Caminha: melhor compositor e instrumentista

O músico e compositor Marcello Caminha e o grupo Buenas e M”Espalho venceram o Prêmio Açorianos em duas categorias. Integrante da banda de César Oliveira & Rogério Melo, Caminha conquistou os troféus de melhor compositor e melhor instrumentista no gênero instrumental.

Já a turma do Buenas levou o primeiro lugar em melhor instrumentista e melhor disco, (gênero regional). Mais que merecido. Ainda no gênero regional, Luiz Carlos Borges venceu como melhor compositor e Vanessa de Maria (?) como melhor intérprete.

César & Rogério, que no ano passado conquistaram o Prêmio Tim pelo álbum “O Campo”, concorreram na categoria melhor DVD, com o mesmo trabalho, mas parderam  para a banda Da Guedes.

A festa foi bem organizada, mas achei cansativa demais. São trinta caregorias, dá para acreditar? Deixei o Teatro São Pedro por volta de 22h50min, quando ainda faltavam 13 vencedores para serem anunciados.

Veja a lista dos vencedores

Postado por Giovani Grizotti

Os Chimangos fará turnê pela Europa

28 de abril de 2009 0

Os Chimangos sabem tudo de danças tradicionais!/Divulgação
O grupo de danças de Caçapava do Sul  “Os Chimangos” parte no dia 18 de maio para mais uma turnê pela Europa. Na Hungria e Áustria, vai  apresentar a cultura gaúcha e latino-americana. Esta é a 17a viagem internacional do grupo, que este ano completa 32 anos de existência.

Postado por Giovani Grizotti

É hoje a festa do Prêmio Açorianos

28 de abril de 2009 0

É hoje a festa do Prêmio Açorianos, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre. O grupo  Buenas & M`Espalho e seus músicos são candidatos em seis das doze categorias do gênero regional. Esses dias, escutei essa turma na rádio Gaúcha e gostei muito. Shana, Cristiano e Érlon cantam bem uma barbaridade e mostraram o porquê de serem favoritos. É um verdadeiro show.

Já César Oliveira & Rogério Melo disputam o troféu na categoria “DVD”, que envolve todos os gêneros. No ano passado, a dupla venceu o Prêmio Tim, no Rio. Monarcas, Gildinho, Ricardo Martins, Vanessa de Maria, Mano Lima e Luiz Carlos Borges também estão no páreo.

Postado por Giovani Grizotti

Curso de cultura gaúcha no IGTF

27 de abril de 2009 3

Recebi o seguinte informe do IGTF. Rapare que a aula inaugural terá a presença do secretário municipal da Cultura Sérgius Gonzaga, e não da secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, mais identificada com o tradicionalismo e à qual o presidente do IGTF Manoelito Savaris está subordinado…

O Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) está com as inscrições abertas para o Curso de Cultura Gaúcha. Dividida em três módulos (Básico, Avançado e Pesquisa), a iniciativa tem o objetivo de oportunizar aos participantes conhecimentos na área da cultura gauchesca, com destaque para a tradição e o folclore.

A aula inaugural está marcada para terça-feira, dia 28 de abril, com a presença do secretário de Cultura de Porto Alegre, Sergius Gonzaga. Para frequentar a etapa Básica não há pré-requisitos de formação, apenas idade mínima de 16 anos. Já para a fase Avançada é necessário possuir a etapa Básica, o Curso de Formação (CFor) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ou ter formação superior em qualquer área.

As inscrições podem ser efetuadas no IGTF, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 1501, sala 10, térreo. A ficha de inscrição também poderá ser solicitada pelo email imprensa@igtf.rs.gov.br. Mais informações pelo telefone (51) 3228-1711, com Mariana Mallmann.

Postado por Giovani Grizotti

24 entidades participam de festival em Santa Maria

27 de abril de 2009 0

Jornal do Almoço mostrou, hoje, reportagem sobre o Festival de Cultura e Arte Mirim, realizado em Santa Maria. 280 jovens participaram das competições:

Postado por Giovani Grizotti

Livramento prepara Campereada Internacional

27 de abril de 2009 0

No jornal A Platéia, de Santana do Livramento:

O final de semana foi marcado por um intenso movimento na Chácara José Rufino de Aguiar Filho, onde fica a Cidade da Tradição. Equipes das secretarias de Obras, de Agricultura e de Serviços Urbanos estão atuando a pleno para concluir todos os serviços de melhoria programados para o local, onde será realizada a partir de quarta-feira, 29, a 27.a Campereada Internacional de Livramento.

A expectativa da Comissão Organizadora e das equipes da Prefeitura Municipal é que todas os serviços de recuperação e melehoria da infra-estrutura sejam concluídos até amanhã. A programação prevê já para a próxima quarta-feira o desenvolvimento de ritmo acelerado de atividades do evento, com o credenciamento dos participantes e montagem de acompamento na “cidade de lona” durante todo o dia.

As provas campeiras terão inicio às 8 horas de quinta-feira e, à noite, já haverá shows artísticos, tertúlia e baile animado pelos grupos Arrastapé e Tchê Vaneira e show de Cezar Oliveira e Rogério Mello. Serão realizados concursos artísticos e culturais, o primeiro torneio internacional de Futebol de Bombacha, na sexta-feira e sábado, e a 4.a Festa do Assado no Couro, ao meio-dia de domingo.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo-CMT, pelo fone (55) 3244.2019.

Postado por Giovani Grizotti

Repórteres da Globo mateiam no Rio de Janeiro

26 de abril de 2009 2

Acabo de retornar do Rio de Janeiro, onde estive participando de um encontro do Jornal Nacional, juntamente com colegas da RBSTV. Durante palestra, o apresentador e editor-chefe do telejornal, William Bonner elogiou  uma reportagem de Rosane Marchetti, realizada há três anos, durante o Rodeio Internacional de Gravataí. Ele chegou a brincar, imitando nosso sotaque gaúcho. O assunto em pauta era a cobertura da TV Globo sobre aspectos culturais dos Estados.

Entre uma atividade e outra, mateamos bastante com outros colegas da emissora. A Rosane levou a erva e a cuia e eu preparei o chimarrão. Na foto, ela aparece ao lado de  Giácomo Mancini, responsável pelas reportagens em Salvador, e Guacira Marlin, da RBSTV.

Quem também experimentou  nosso mate foi a repórter Narriman Sible, de Belo Horizonte e os colegas da RBSTV de Florianópolis Kiria Meurer e Ricardo Von Dorf, que é gaúcho. Todos gostaram muito, modéstia à parte.

Postado por Giovani Grizotti

Oficina de reciclagem em CTG

24 de abril de 2009 2

Em parceria com a 1º Região Tradicionalista, a Coordenadoria Estadual da Mulher, ligada ao gabinete da Governadora, realiza no dia 27 de abril, às 13h30min, no CTG Sangue Nativo,  um projeto de geração de renda através de oficina de garrafas pet, tecidos e demais produtos recicláveis.

A ação, com 50 vagas disponibilizadas, tem por objetivo atender mulheres da comunidade daquele bairro. O CTG lfica na  Rua Fernando Pessoa, 300, bairro Vila Nova, em Porto Alegre.

Mais informações pelo telefone, 32886746, com Liliana Cardoso e Mayara Leite.

Postado por Giovani Grizotti

Rádio estréia programa nativista em Horizontina

24 de abril de 2009 0


Recebo o banner acima de um dos apresentadores do programa, Sandro Gonçalves. “Prosa de Galpão” estréia na próxima terça-feira, na rádio Vera Cruz, de Horizontina.

Postado por Giovani Grizotti

Joinville tem cancha coberta de gineteada

23 de abril de 2009 0

A foto acima foi feita pelo colega Ildemar Effting, do site Meu Pago Sul e retrata aquela que seria a  primeira cancha coberta de gineteada em Santa Catarina, inaugurada durante o rodeio do CTG Chaparral, em Joinville. Ele comenta:

-Só não gostei de uma coisa nessa cancha coberta: onde vão ficar os tombos na lama em dias de chuva?

Bem lembrado…

Postado por Giovani Grizotti

Músicos gauchescos lideram pesquisa

23 de abril de 2009 1

Saiu hoje a lista das marcas mais lembradas pelos gaúchos, divulgada pela revista Amanhã. No quesito “músico gaúcho”, Gaúcho da Fronteira foi o mais citado pelos entrevistados, com 13,8%. Os outros são, pela ordem, Renato Borguetti, Teixeirinha, Neto Fagundes, Armandinho, Mano Lima e João Chagas Leite.

Depois, com percentuais menores, aparecem Luiz Marenco, Porca Véia, Sérginho Moah, Elton Saldanha, Gildo de Freitas, Osvaldir & Carlos Magrão e Rui Biriva.

No ítem “banda”, Tchê Garotos lidera, seguido, pela ordem, por Papas da Língua, Tchê Barbaridade, Nenhum de Nós, Os Serranos, Engenheiros do Hawaii, Tchê Guri e Chimarruts.

Também destacam-se, embora com menos citações, Os Monarcas, Cachorro Grande, Garotos de Ouro, JM, San Marino e Fresno. 

Postado por Giovani Grizotti

Baile com Os Monarcas no 35 CTG

22 de abril de 2009 0

Hoje tem baile de aniversário no 35 CTG, em Porto Alegre. A animação fica por conta dos Monarcas, que amanhã tocam no CTG M`Bororé, em Campo Bom. Mais informações pelo fone 3336 0035.

Postado por Giovani Grizotti

A impressionante recuperação de um gaiteiro

21 de abril de 2009 4

Uma caixa de surpresas. Esse é o comentário feito por médicos sobre a recuperação do gaiteiro do grupo Fogo de Chão Augusto Becker, o Grilo, vítima de um grave atropelamento na BR 116 em Canoas, em março do ano passado, ele foi até desenganado.

Até atestado de óbito pensou-se em providenciar na época. Mas, a ajuda da mãe Marlene, parentes, médicos e amigos, ele deu a volta por cima. No domingo, pude constatar pessoalmente essa impressionantes evolução, na casa de Grilo, em Curitibanos (SC). O músico já fala, reaprendeu a contar até 100 (foto), caminha, mesmo com dificuldades e já pensa e voltar aos palcos. “Fogo de Chão, me espere”, ele repete.

Assista ao vídeo que preparei. Vale à pena:

Postado por Giovani Grizotti