Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

A história das prendas contada em livro

27 de maio de 2009 3

Do site do Governo do Estado:

A Coordenadoria Estadual da Mulher, ligada ao Gabinete da Governadora, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), promove amanhã, no CTG Amaranto Pereira, em Alvorada, o lançamento do livro Prendas Gaúchas – 39 Anos. A cerimônia será às 20h.

A obra conta a história dos concursos de escolhas das prendas gaúchas, enfatizando a evolução estrutural e organizacional, bem como as finalidades e os quesitos avaliados. Um capítulo do livro é dedicado às prendas que deixaram seus nomes registrados na história do tradicionalismo, com fotos ilustrativas desde a Mais Linda Prenda do Rio Grande do Sul, até a anfitriã desta edição do Concurso, Gabrielli da Silva Pio (1ª Prenda Adulta do estado de 2008).

Os textos são de Paulo Roberto de Fraga Cirne e Mariana Mallmann. A pesquisa foi feita por Bibiana Bortoluzzi, Cynthia Paim Barcelos e Margarete Boeira Paim. Segundo os organizadores, a obra quer destacar o papel desempenhado pelas mulheres na perpetuação das tradições gaúchas. Em setembro de 2008, o governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher, homenageou as atuais Prendas Estaduais com o Troféu RS Mulher Farroupilha, entregue no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre.

Receberam a distinção outras cinco mulheres indicadas pelo MTG , Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e Comissão Gaúcha de Folclore. No local haverá um posto de coleta da Campanha do Agasalho 2009 e a exposição itinerante RS Mulher.

NOTA DO BLOG: ENTRE AS PRENDAS CITADAS NO LIVRO, ESTÁ MINHA COLEGA AQUI DA RBSTV (FOTO), A REPÓRTER SHIRLEI PARAVISI, QUE FOI PRIMEIRA-PRENDA JUVENIL DO ESTADO EM 1990/1991. UM MULHERÃO TCHÊ!

Postado por Giovani Grizotti

Comentários (3)

  • Carlos Alberto Viegas (UTGN) diz: 31 de maio de 2009

    Como faço para adquirir o Livro das Prendas?
    É uma publicação muito importante para os Tradicionalistas. Carlos Viegas – Presidente da UTGN – União dos Tradicionalistas Gaúchos do Nordeste.

  • Neimar Iop diz: 13 de junho de 2009

    Giovani, com certeza é um trabalho importante, mas é bom lembrar que a primeira pesquisa realizada, e que finalizou com um álbum de fotos e informações, foi a realiza pela Adriana Bitsck, de Tramandaí, que foi 1ª Prenda do RS na gestão 1989 / 1990.

  • Shirlei Paravisi diz: 28 de maio de 2009

    Valeu pela lembrança Giovani.
    Esse certamente foi um dos momentos mais importantes da minha vida e que lembro com muito carinho.
    Abração

Envie seu Comentário