Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2009

Primeira Prenda é de Santa Maria

31 de maio de 2009 0

Parabéns guria!

Faz apenas três anos que Cristiane Greiwe Bortoluzzi, eleita 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, começou a participar ativamente do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O pouco tempo no tradicionalismo, entretanto, não assustou a concorrente, que sagrou-se vencedora da 39ª Ciranda Cultural de Prendas, encerrada ontem à noite, em Alvorada.

Aos 19 anos de idade, Cristiane cursa o quarto semestre de Direito na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Para se dedicar aos estudos necessários para o concurso de prendas, trancou a faculdade de Ciências Sociais, que cursava paralelamente ao Direito, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assim, seus finais de semana no último ano foram dedicados a aprender o que pôde sobre a tradição gaúcha e participar de atividades tradicionalistas.

A Ciranda Cultural de Prendas, promovida pelo MTG, tem a finalidade de escolher, dentre suas candidatas, as que melhor representem as virtudes da mulher gaúcha, nas categorias Adulta (17 anos ou mais) Juvenil (13 até 17 anos incompletos) e Mirim (9 a 13 anos incompletos). O concurso é dividido em uma prova escrita, avaliação da comunicação oral, caracteres pessoais e habilidades artísticas.

As concorrentes precisam ainda participar da Mostra Folclórica e apresentar o Relatório de Atividades, em que se avaliam projetos desenvolvidos pela prenda na sua Região. Confira a relação completa das vencedoras. (Felipe Basso/ Assessoria de Imprensa do MTG).

Postado por Giovani Grizotti

Concurso de prendas no Jornal Nacional

31 de maio de 2009 0

Pela primeira vez, nosso concurso estadual de prendas foi notícia no maior e mais importante telejornal do país. Foi uma vitória para todos os que lutam pela tradição gaúcha aqui na redação da RBSTV. A repórter Guacira Merlin, o repórter cinematográfico Hálex Vieira e a produtora Michelle Guerra estão de parabéns por este excelente trabalho, veiculado pelo Jornal Nacional, no sábado:

No Rio Grande do Sul, um concurso escolhe a típica representante das tradições gaúchas. Além da beleza, a competição requer outros conhecimentos. Elas sabem dançar, fazer bordados. Meninas de fita no cabelo, vestidas para um conto de fadas. “Desde quando vi o vestido e a prenda, com a faixa, eu disse: mãe, eu quero ser prenda. Eu estou tentando realizar este sonho”, conta Mylena Bruschi, uma das candidatas.

O esforço é para representar, com perfeição, a prenda, típica mulher gaúcha. “O concurso objetiva fazer com que essas moças se tornem líderes e que, de certa forma, promovam a continuidade da nossa cultura”, explica Marília Dorneles, da organização do concurso.

O prêmio não tem dinheiro nem presentes. É viajar pelo estado como representante oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Neste concurso, o conhecimento conta mais pontos que a beleza. A prenda tem que ter habilidade para se apresentar em público.

A plateia, atenta, vem de centros de tradições gaúchas de todo o Rio Grande do Sul. No palco, elas declamam poesias. Na feira de folclore, fazem bonecas de pano e cuias para chimarrão. E ainda passam por uma espécie de vestibular. Com questões de história e geografia. Tem até prova oral. Difícil é a tarefa de julgar. “Dá um orgulho só de vir para cá”, revela outra candidata à prenda.

Enquanto isso, nos bastidores, cenas de concurso de misses. Tem mãe companheira e exigente. “Ver televisão, ir para a casa das amigas. Isso tudo, perto do concurso, de seis meses para cá, cortou”, afirma Edna Fischborn, mãe de uma das candidatas.

Das 66 candidatas, serão escolhidas uma vencedora mirim, uma jovem e uma adulta. Mas, não há dúvida, para todas elas, ser prenda é vocação. “Se não for a vencedora, vamos concorrer de novo”, conclui uma das meninas. Assista:

Postado por Giovani Grizotti

Mais um bar jovem adere a música nativa

28 de maio de 2009 3

Pirisca faz show em bar jovem

O bar Long Play, localizado na Rua Sarmento Leite 880, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, está realizando shows nativistas todas às segundas-feiras, a partir das 21h. Na próxima, dia primeiro, será a vez de Pirisca Grecco e banda.

O couvert custa R$ 10,00, com direito à chopp em dobro.

Postado por Giovani Grizotti

As novas músicas de César & Rogério

27 de maio de 2009 0

A dupla César Oliveira & Rogério Mello disponibilizou, para download, duas músicas que farão parte do novo CD, duplo, que será lançado em breve.

Clique aqui e baixe.

Postado por Giovani Grizotti

João Buracão de pilchas

27 de maio de 2009 1

Lá vem o

João Buracão, o boneco do programa Fantástico que percorre o país para denunciar a buraqueira em ruas e estradas, ganhou pilchas no Rio Grande do Sul, como revela hoje o jornal Zero Hora:

Inspirados no boneco carioca João Buracão, criado por um borracheiro indignado com a inoperância das autoridades para tapar os buracos em vias do Rio de Janeiro, exemplares gaúchos estão mostrando que essa forma de protesto pode ter efeito positivo.

Zero Hora visitou os pontos onde os bonecos foram instalados e conferiu como estava a situação do local depois que os personagens entraram em cena. Em outra versão, o boneco ganhou o nome de Gauchão e deverá comandar um protesto hoje pela manhã no trevo de acesso a Montenegro.

Postado por Giovani Grizotti

A história das prendas contada em livro

27 de maio de 2009 3

Do site do Governo do Estado:

A Coordenadoria Estadual da Mulher, ligada ao Gabinete da Governadora, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), promove amanhã, no CTG Amaranto Pereira, em Alvorada, o lançamento do livro Prendas Gaúchas – 39 Anos. A cerimônia será às 20h.

A obra conta a história dos concursos de escolhas das prendas gaúchas, enfatizando a evolução estrutural e organizacional, bem como as finalidades e os quesitos avaliados. Um capítulo do livro é dedicado às prendas que deixaram seus nomes registrados na história do tradicionalismo, com fotos ilustrativas desde a Mais Linda Prenda do Rio Grande do Sul, até a anfitriã desta edição do Concurso, Gabrielli da Silva Pio (1ª Prenda Adulta do estado de 2008).

Os textos são de Paulo Roberto de Fraga Cirne e Mariana Mallmann. A pesquisa foi feita por Bibiana Bortoluzzi, Cynthia Paim Barcelos e Margarete Boeira Paim. Segundo os organizadores, a obra quer destacar o papel desempenhado pelas mulheres na perpetuação das tradições gaúchas. Em setembro de 2008, o governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher, homenageou as atuais Prendas Estaduais com o Troféu RS Mulher Farroupilha, entregue no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre.

Receberam a distinção outras cinco mulheres indicadas pelo MTG , Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e Comissão Gaúcha de Folclore. No local haverá um posto de coleta da Campanha do Agasalho 2009 e a exposição itinerante RS Mulher.

NOTA DO BLOG: ENTRE AS PRENDAS CITADAS NO LIVRO, ESTÁ MINHA COLEGA AQUI DA RBSTV (FOTO), A REPÓRTER SHIRLEI PARAVISI, QUE FOI PRIMEIRA-PRENDA JUVENIL DO ESTADO EM 1990/1991. UM MULHERÃO TCHÊ!

Postado por Giovani Grizotti

Campanha arrecada pilchas

26 de maio de 2009 1

Guimarães (dir): que baita iniciativa!

No blog do MTG:

Cerca de 125 peças de indumentária gaúcha foram doadas para a Escola de 2° Grau Rafaela Remião, localizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A campanha foi organizada pelo editor do site Chasque Pampeano, Paulo Guimarães, em comemoração ao segundo aniversário do portal de notícias especializado em tradição gaúcha.

Diversas entidades da 1ª Região Tradicionalista participaram da campanha. Os acessórios serão utilizados pelo grupo de danças gaúchas da instituição, Anjos da Tradição, com 11 anos de criação e integrantes nas categorias Adulto, Juvenil e Mirim.

Postado por Giovani Grizotti

Música de vacarianos é finalista em festival

26 de maio de 2009 1

A gauchada de Vacaria torce pela música “Gineteada e Canção”, de Rafael Ferreira e Felipe Teixeira. Interpretada por Cassiano Paim & Lorenzo Lavoratti, ela é uma das 20 finalistas do 1o Musicalda Fenadoce, um festival de músicas livres que acontece em Pelotas, nos dias 8 e 9 de junho.

É a única do gênero nativista, entre as classificadas. Clique aqui, ouça a música, e, se quiser, vote nela (categoria música mais popular).

Postado por Giovani Grizotti

Aldeia fará turnê pela China

25 de maio de 2009 1

Aldeia no Enart: dança pra chinês ver

A partir de setembro, a invernada do CTG Aldeia dos Anjos fará turnê pela China, onde visitará 10 províncias. Serão 20 apresentações em teatros, à convite do governo chinês.

O Aldeia, aliás, é uma entidade que não pára no tempo. Outra novidade anunciada pelo patrão Chico Pereto é a conclusão da construção de uma galpão de festas, que, segundo ele, terá diretora independente. ~

A ídéia é alugar o local para eventos. “Até um sambinha vai poder tocar lá”, diz Pereto.

Postado por Giovani Grizotti

Alvorada sedia concurso de prendas

23 de maio de 2009 0

Coluna Roda de Chimarrão, publicada no Diário Gaúcho, hoje:

Alvorada sedia concurso de prendas O município de Alvorada recebe, nos dias 28 e 30 de maio, a 39a Ciranda Cultural de Prendas. O evento, que reúne 64 candidatas nas categorias adulta, juvenil e mirim, elegerá as primeiras-prendas do Estado. Participam representantes de 51 cidades.

Haverá provas escrita, artística e oral. Entre os ítens avaliados, estão elegância, conhecimentos em história e danças. O resultado será anunciado no sábado à noite, em um fandango, no ginásio municipal Tancredo Neves.

Campeão na gaita tecla (até 15 anos) do rodeio internacional de Tramandaí, o gaiteiro Lucas Zimmermann Ferreira, 13 anos , é uma das atrações do programa Fogo de Chão, que vai ao ar no domingo, dia 31, pela Ulbra TV canais 48 (UHF) e 21 (NET). A gravação foi feita nos estúdios da emissora, em Porto Alegre, na última terça-feira. A apresentação é de Vilmar Romera (na foto, ao lado de Lucas).

No dia 31 de maio, às 12h, haverá feijoada no CTG Chama Nativa, em Esteio.

Postado por Giovani Grizotti

Oficinas de chula na 1a RT

22 de maio de 2009 0

A 1a Região Tradicionalista (Grande Porto Alegre) está promovendo oficinas de chula. Entre os locais onde as aulas serão dadas, está o CTG Chimangos, na Capital. O custo é R$ 20,00 por peão.

Mais informações pelo e-mail: 1rt.oficinas@gmail.com

Postado por Giovani Grizotti

Marenco faz show em CTG de Canoas

20 de maio de 2009 0

O show vai ser no dia 23 de maio no CTG Raízes da Tradição.

Postado por Giovani Grizotti

Alô gravadoras

19 de maio de 2009 2

O setor de divulgação das gravadoras gaúchas está de vagar, quase parando…Depois reclamam que falta espaço na mídia…A exceção fica por conta da Vertical e de grupos e artistas independentes. E de músicos que possuem sua própria assessoria de imprensa.

Postado por Giovani Grizotti

Tapes é destaque em rodeio da Zona Sul

19 de maio de 2009 2

Os campeões Mariane, Andressa, Teilor e Robson exibem seus troféus

Recebo o seguinte chasque de Ana Paula Labres, do CTG Província de São Pedro:

Durante a realização do 39° Rodeio Crioulo da Zona Sul e 14° Rodeio Estadual de Camaquã, de 15 a 17 de maio, em Camaquã, 16ª Região Tradicionalista, as prendas e peões do CTG Província de São Pedro, de Tapes, conquistaram vários troféus.

Na categoria gaita piano acima de 15 anos e na categoria declamação prenda juvenil, Andressa Barbosa, conquistou o 1º e 2º lugar, respectivamente. Já na categoria declamação prenda adulta, Mariane Mauss dos Santos, conquistou o 2º lugar e na declamação xirú feminino, Maria Enildes Mauss dos Santos, conquistou o 1º lugar.

Ainda foram conquistados os seguintes troféus: 1º lugar instrumental (violão) por Robson Pereira Santana; 2º Lugar gaita ponto acima de 15 anos por Maurício Barbosa; e 2º lugar declamação peão adulto por Teilor Garcia. No final deste mês, as prendas, peões e patronagem preparam-se para prestigiarem a Ciranda Cultural de Prendas, em Alvorada.

Postado por Giovani Grizotti

César & Rogério preparam CD duplo

18 de maio de 2009 0

No site da gravadora ACIT:

O dueto está finalizando seu mais recente trabalho, o projeto “Procedência”, um CD duplo composto por dois discos: “Apegos e Anseios do meu Canto”, no qual César Oliveira interpreta canções de Rogério Villagran, e “Regional”, onde as composições de Anomar Danúbio Vieira recebem a interpretação de Rogério Melo.

Como não poderia deixar de ser, César e Rogério cantam juntos em cinco faixas de cada um dos discos. “Apegos e Anseios do meu Canto” tem produção musical de Marcello Caminha e “Regional” de Luciano Maia.

Postado por Giovani Grizotti

Ator global no acendimento da Chama Crioula

18 de maio de 2009 0

No blog do MTG:

O ator Werner Schünemann confirmou presença no acendimento da Chama Crioula, em São Lourenço do Sul, no dia 22 de agosto. A informação foi passada pelo secretário de Turismo do município, Zelmute Oliveira, em reunião com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, na semana passada, em Porto Alegre.

Oliveira apresentou também a proposta de programação do evento, que deve contar com apresentações artísticas, exposições fotográficas e palestras sobre a história da Revolução Farroupilha.

O acendimento da Chama Crioula marca o início das comemorações farroupilhas no Rio Grande do Sul, que este ano apresenta o tema “Os Farroupilhas e suas façanhas”. Em 2009, a solenidade acontece em São Lourenço no Sul, na Fazenda do Sobrado, local utilizado pelos farrapos durante a revolução.

Postado por Giovani Grizotti

Clonagem de carros

18 de maio de 2009 2

Nos últimos 30 dias, tenho me dedicado a um assunto que preocupa muita gente: a clonagem de carros. Todos os anos, 37 novos mil carros clonados passam a circular no Brasi. O resultado de nossa investigação, que tornu mais lenta a atualização aqui do Roda,  foi ao ar ontem, no Fantástico:

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio Internacional em Tramandaí

15 de maio de 2009 2

No site da prefeitura de Tramandaí:

O CTG Potreiro Grande, em parceria com a administração municipal, através da Secretaria de Turismo e Desporto, realiza nesta semana, de 13 a 17 de maio o 22º Rodeio Crioulo Internacional de Tramandaí. O evento neste ano acontecerá no distrito de Estância Velha- zona rural de Tramandaí, e será aberto oficialmente na quinta-feira (14), às 11 horas.

Entre as principais atrações do rodeio estão as Provas Campeiras (laço, gineteada, rédeas); apresentações Artísticas (invernadas, chula, gaitas, declamação, interprete vocal); shows musicais e bailes, com artistas e grupos renomados, entre eles: Cesar Oliveira e Rogério Melo, Balanço do Tchê, Balada Fandangueira, Elton Saldanha, Julian e Juliano, Arrastão Tchê, Alma Gaudéria, Galera do Tchê e Capital Nativa.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (51) 3661 2161, CTG Potreiro Grande.

Postado por Giovani Grizotti

Uma dupla de peso

13 de maio de 2009 2

Gaita e violão em nome da tradição

Acabo de encontrar, aqui no Aeroporto Salgado Filho, uma dupla de peso de nossa música: Luiz Carlos Borges e Lúcio Yanel, que estão partindo rumo a Brasília para participar do festival “Pampa e Cerrado”, que mescla canções da cultura pampeada com a do Planalto Central. Boa sorte gauchada!

Postado por Giovani Grizotti

Prendas chinocas fazem bonito em sarau

11 de maio de 2009 2

Divulgação

A foto ao lado mostras as “debutantes” do Sarau de Chinocas realizado no CTG Chama Nativa, em Esteio, no sábado passado. 300 pessoas prestigiaram as prendas, que tem mais de 30 anos. 

Postado por Giovani Grizotti