Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2009

Os vencedores da Estância da Poesia Crioula

29 de junho de 2009 0

Parabéns aos vencedores!/Divulgação

Chasque enviado pelo tradicionalista Valdemar Engroff:

Nos dias 26 a 28 de junho de 2009, na capital do estado, a Estância da Poesia Crioula realizou seu 53º Rodeio. Na oportunidade premiou os vencedores do Concurso de Poesias Oliveira Silveira, que contou com participantes de diversos estados brasileiros e de países vizinhos.

Os vencedores receberam um troféu personalizado, que faz referência aos lanceiros negros e homenageia o Patrono do 53º Rodeio, o conhecido ativista da cultura afro-brasileira Oliveira Ferreira Silveira. O resultado apontou:

1º lugar: Poncho de Penas, de autoria de Dilmar Paixão, de Gravataí/RS

2º lugar: Poema em Negro, de José Alberto Barbosa, de Jaraguá do Sul/SC

3º lugar: A Face Negra do Progresso, de Agenor de Melo Coelho, de São Lourenço do Sul/RS

4º lugar: Canto de Ninar de Mãe Preta, de Jurema Chaves, de São Leopoldo/RS

A Estância da Poesia Crioula é uma das mais conceituadas instituições culturais do RS, criada em 29 de junho de 1957, por iniciativa do escritor Hugo Ramirez, tendo como Patrono o poeta Vargas Neto. Esse 53º Rodeio foi realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e nos seus três dias de duração, contou com a presença de autoridades e convidados, dentre os quais a filha do homenageado Sra Naiara Silveira.

A programação apresentou dentre os palestrantes: o folclorista João Carlos D`Avila Paixão Côrtes; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFRGS, Prof. Edilson Amaral Nabarro e o Doutor em Literatura e Professor do Centro Universitário La Salle Cícero Galeno Lopes.

O churrasco de encerramento das atividades foi precedido da Romaria da Saudade, conduzida pelo Padre Amadeu Canellas, como lembrança aos poetas falecidos e que, nesse ano, prestou justa homenagem ao grande divulgador da cultura gaúcha, Martins Livreiro.

Postado por Giovani Grizotti

O golpe dos diplomas falsos

29 de junho de 2009 0

Veja a reportagem que levamos ao ar, ontem à noite, no Fantástico: em poucos dias, me tornei engenheiro e técnico em contabilidade:

Postado por Giovani Grizotti

Chiquito libera duas músicas na internet

28 de junho de 2009 0

O grupo Chiquito & Bordoneio anuncia para “breve” o lançamento do novo CD e DVD, gravado ao vivo em Erechim. Bem suingadas, duas músicas já estão disponíveis para baixar no site da banda.

Postado por Giovani Grizotti

Festa Campeira no inverno de Torres

25 de junho de 2009 0


O cartaz acima foi enviada pelo leitor Sidinei Souza, de Garopaba. Ele traz detalhes de uma festa campeira que acontecerá em Torres, em julho.

Postado por Giovani Grizotti

Baixe a música-tema da Semana Farroupilha

22 de junho de 2009 4
A vanera “Façanhas por ideais de Farroupilhas Imortais”, música-tema da Semana Farroupilha 2009, já está disponível para download no site da Semana Farropilha. Composta  por  Albeni Carmo de Oliveira (letra), Francisco Fighera e Clóvis Frozza (música) e interpretada por Frozza,  a canção seguiu o tema “os farroupilhas e suas façanhas”, relembrando diversos episódios da epopéia farrapa, como as tomadas da Ponte da Azenha e de Laguna, a prisão de Bento Gonçalves e o encontro entre Anita e Garibaldi.
A música foi escolhida entre mais de 20 composições inscritas em um concurso, promovido em março. Primeiramente, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) realizou uma triagem de todas as composições, avaliando a adequação ao regulamento do evento.
 
FAÇANHAS POR IDEAIS DE FARROUPILHAS IMORTAIS 
 
Estribilho
Avante, não retrocedam,
Porque a luta tem suas manhas,
E só quem tem ideais
pode contar suas façanhas.
 
Depois da ponte da Azenha,
O grito de liberdade,
A República Riograndense,
Já era uma realidade,
Piratini, capital
Dos sonhos de igualdade,
E tremula a tricolor,
Com ventos de humanidade.
  
Estribilho
Depois da prisão em Fanfa,
Levado ao Rio e à Bahia,
Bento fugiu pelo mar,
Com a ajuda da confraria,
Barro Vermelho em Rio Pardo,
Estratégia e valentia,
E aos acordes da vitória,
O nosso hino nascia.
 
Estribilho
A epopéia dos lanchões,
Que Garibalde empreendeu,
Com bois, cavalos e coragem,
O adverso venceu,
Na invasão de Laguna,
Anita ele conheceu,
E desta união de ideais,
O mundo nunca esqueceu
 
Estribilho
Na carta de Alegrete,
De idéias houve guerra,
Mas também ficou provado,
Que quem acerta não erra,
Com a paz de Ponche Verde,
A revolução se encerra,
Mas escreveram façanhas,
Molduras pra toda a terra.
Declamado
 
Ninguém apaga as façanhas imortais,
Desses heróis que nos legaram liberdade,
Guerreiros natos na luta por ideais,
Buscaram luz na fonte da igualdade,
Fatos e nomes que ao povo são reais,
E exemplos para toda a humanidade. 
 

Postado por Giovani Grizotti

MTG promove cavalgada contra o crack

22 de junho de 2009 1

O Movimento Tradicionalista Gaúcho promove, no dia 28 de junho, a 1a Cavalgada e Chasque Anti-Drogas de Alvorada. O mote é a campanha da RBS “Crack, Nem Pensar”. Saiba mais no site do MTG.

Postado por Giovani Grizotti

Tomar chimarrão é rotina em lares argentinos

22 de junho de 2009 2

Cuia argentina: argentino toma muito chimarrão!

Hoje, em zerohora.com:

Esta é de dar inveja a Venâncio Aires, nossa “terra do chimarrão”: quase 100% — mais precisamente, 98% — dos lares argentinos tem o mate em suas mesas. Estudo realizado pelo Instituto Nacional da Erva Mate (INYM, na sigla em espanhol), com sede em Posadas, revela esses dados, captados em 5 mil residências das capitais provinciais do país.

Basicamente, consultou-se quem e como se consome a tradicional bebida gaúcha, argentina e uruguaia.

— Além de abranger quase todos os lares, o mate é consumido em pelo menos seis dos sete dias da semana — disse Miriam Vázquez, coordenadora da pesquisa.

Desse universo de 98% dos lares argentinos, 13%, em razão da influência paraguaia (os paraguaios têm o tererê como bebida-símbolo), tomam o mate gelado. Também há quem tome a bebida por razões médicas, como diurético.

Postado por Giovani Grizotti

Bandeira do Rio Grande na praia do Leblon

21 de junho de 2009 2

Bandeira do Rio Grande na praia do Leblon, com a favela do Vidigal, bem ao fundo.

Não tinha como não dividir essa foto com os leitores: uma bandeira do Rio Grande tremulava hoje na barraca da Luciana, em plena praia do Leblon, aqui no Rio de Janeiro.

Segundo Luciana, muitos gaúchos que viajam ao Rio “acampam” nos arredores da barraca, atraídos pela bandeira. “No verão, tem até churrasco e chimarrão aqui”, afirmou ela.

Depois de três semanas trabalhando aqui, aproveitei o primeiro fim-se-semana de praia. Voltei para o apartamento mais vermelho que um pimentão.

Espero retornar à tempo de ir ao baile do João Luiz Correa na Lomba Grande, no dia sete.

Postado por Giovani Grizotti

Toma posse comissão da festa Farroupilha

19 de junho de 2009 1

A Comissão Municipal da Semana Farroupilha 2009 esta semana, em Porto Alegre. Participam da comissão as secretarias municipais do Meio Ambiente e do Turismo, a Câmara Municipal de Vereadores, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a 1ª Região Tradicionalista, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), a Associação dos Piquetes do Parque da Harmonia e do Rio Grande do Sul, a Administração do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e o 4º Regimento de Polícia Montada.

Clique aqui e confira os integrantes da comissão.

Postado por Giovani Grizotti

Abertas as inscrições para o Ronco do Bugio

16 de junho de 2009 0

O bugio não tá morto, levanta bugio!

Proseguem até o dia 28 de julho as inscrições para o Ronco do Bugio, o festival celebra um ritmo musical genuinamente gaúcho, que leva o nome do macaco símbolo dos Campos de Cima da Serra. O compasso, dois prá lá e dois pra cá, inspira-se exatamente no som produzido pelo animal. A competição vai de 28 a 30 de agosto, em São Francisco de Paula.

Informações pelo e-mail turismo@megaway.com.br ou pelo fone 54 3244 1602.

Postado por Giovani Grizotti

Leilão de novilho em pleno salão paroquial

16 de junho de 2009 2

Leilão direfente no interior gaúcho/Oneide Ferreira

Quem participou da 17ª Festa de Honra a Santo Antonio na Paróquia São João Batista, em Arroio da Laje, em Nova Bréscia, assistiu a uma cena inusitada na tarde de ontem: o leilão de uma novilha de 200 quilos.

O animal de sete meses foi arrematado por cinco empresários de São Leopoldo a R$ 1.000,00. O lance inicial era de R$ 50,00.

Postado por Giovani Grizotti

Nilton vence como melhor intérprete em festival

14 de junho de 2009 3

Nilton em SP: melhor intérprete/Divulgação/ EPTV

O gaúcho Nilton Ferreira conquistou o troféu de melhor intérprete no festival Viola de Todos os Cantos, em Araraquara, no interior de São Paulo.

Promovido pela EPTV, afiliada à Rede Globo na região, o evento reuniu 15 mil pessoas na final realizada na noite deste sábado.

Interpretada por Nilton, a música “Na paz e na dor”, de Carlos Omar Vilella Gomes, já havia conquistado o título de melhor canção, no voto popular.

Na categoria regional, o grupo Voz, formado por um trio de gaúchos que vivem em São Paulo, ficou em segundo lugar.

Leia a cobertura completa do festival no site da EPTV

Postado por Giovani Grizotti

Gaúchos conquistam troféu em São Paulo

12 de junho de 2009 3

Do site da EPTV, afiliada da Rede Globo em Campinas (SP):

A música “Na paz e na dor”, interpretada pelo gaúcho Nilton Ferreira e com letra de Carlos Omar Villela Gomes, foi a vencedora da terceira edição do troféu voto poular do Festival Viola de Todos os Cantos. Desde o dia 30 de abril os internautas podiam acessar o site do festival, ouvir as músicas classificadas e escolher a melhor. “Na paz e na dor” obteve1.249 votos.

Essa votação, além do troféu, também garante a Nilton ter a música incluída no CD da 7ª edição do Festival Viola de Todos os Cantos.  Das 60 músicas classificadas para as cinco etapas classificatórias do festival, 36 receberam pelo menos um voto do público que acessou o site. No total foram computados 6.774 votos, já excluídos os votos considerados irregulares de acordo com o regulamento. “Na paz e na dor” também venceu a 14ª edição do Festival da Música Crioula da cidade gaúcha de Santiago.

A música e a letra retratam todas as fases da mulher. A entrega do troféu pela conquista na internet será no proximo sábado (13), em Araraquara na grande final do Festival Viola de Todos os Cantos. Nilton Ferreira também sobe ao palco em busca de mais esse título, a música é uma das classificadas para a finalíssima. Assista ao vídeo da canção:

Postado por Giovani Grizotti

"Milionário" elogia músico gaúcho

10 de junho de 2009 0

Está no You Tube um vídeo em que o cantor Milionário, da dupla Milionário & José Rico, faz um elogio a Zezinho & Grupo Floreio.

Quem faz a “apresentação” é o humorista Paulinho MIxaria, que visitou o sítio do cantor sertanejo, em São Paulo. Assista:

Postado por Giovani Grizotti

Rio de Janeiro possui oito entidades

08 de junho de 2009 5

Destaco aqui, com muita honra, o comentário postado no blog por Marcus Machado, presidente da União Tradicionalista Gaúcha do Rio de Janeiro:

É necessário informar aos internautas que acessam este blog, e que desconhecem as atividades de cunho tradicionalistas que acontecem em nosso Estado,que além do CTG Desgarrados do Pago, que fica no bairro de Santa Cruz, no RJ, outras entidades tradicionalistas também cumprem a função de preservar, cultuar e divulgar o Movimento Tradicionalista Gaúcho no RJ. São estas:

1. CTG Gaudérios de São Pedro e Centro Cultural Nativista Aldeia dos Piás, em São Pedro da Aldeia; 

2.CTG Galpão da Saudade e CTG Porteira das Agulhas Negras, em Resende;

3. CTG de Niterói, em Niterói;

4. CTG Sentinela dos Pampas em Nova Friburgo;

5. Grupo Gaúcho de Arte Tradição e Folclore, no Rio de Janeiro.

Além destas, também possuímos nossa federação, que aos moldes dos MTGs espalhados pelo Brasil, reunem estas entidades com o objetivo de, norteados pela Carta de Princípos, fortalecer em solo fluminense as tradições do RS.

Obrigado pelo espaço de divulgação.

Marcus Machado

Postado por Giovani Grizotti

Site ensina cultura gaúcha a crianças

08 de junho de 2009 2


Vale a pena conferir o site Turma da Anita, que antes se chamava Tchê Mirim. A proposta é ensinar a cultura gaúcha às crianças, com uma linguagem simples e objetiva. Peça para seus filhos acessarem clicando aqui.

Postado por Giovani Grizotti

Laçadores treinam em vacas "motorizadas"

08 de junho de 2009 3

Padilha, de Passo Fundo, optou em usar como alvo principal a vaca mecânica puxada por moto por ser mais barato/JEAN PIMENTEL, ESPECIAL

Hoje, em Zero Hora:

Em pistas empoeiradas do Interior, práticas improvisadas de treino ao tiro de laço – uma das mais tradicionais provas campeiras – são aliadas de muitos ginetes gaúchos. Nesses casos cada vez mais comuns, o bovino aspado é substituído por uma vaca mecânica ou parada.

Foi o que ocorreu na periferia de Passo Fundo. Para o ginete Artur Padilha, 25 anos, que vive na zona urbana da cidade, o uso de uma moto para puxar uma vaca improvisada em madeira e tecido em uma bicicleta foi a saída para continuar treinando mesmo não tendo um boi como alvo principal.

– A gente tem dificuldade de trazer uma vaca pra cá. Então, o jeito é improvisar. Além disso, com esta técnica só gastamos a gasolina – diz Padilha, que participa de torneios pelo Estado.

Ou seja, um treino na cidade de uma maneira diferente e mais barata, já que o ginete não precisa se preocupar com gastos envolvendo o aluguel e o transporte do animal.

Na opinião do diretor de provas funcionais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Telmo Motta Júnior, não há problema nesse tipo de prática pois é uma maneira do ginete treinar a sua maneira. Mas, alerta sobre as diferenças (veja box) e os regulamentos de provas:

– Em promoções particulares não tem problema. Porém, em eventos oficiais isso não é usual, pois não temos regulamentos que contemplem a utilização de vaca mecânica.

Para o peão Arlindo Silveira, 56 anos, todos eles vividos na zona rural de Quaraí, a prática foge do convencional e não parece ser adequada para o treinamento. Do alto de suas cinco décadas de lidas campeiras, Silveira é enfático:

– A moto não “corcoveia, né”? E aí? Como fica? Laçar em linha reta é fácil. Quero ver é pegar um boi brabo que se joga de um lado para o outro!

Postado por Giovani Grizotti

Novo CD dos Monarcas sai em julho

08 de junho de 2009 0

O novo disco dos Monarcas será lançado em julho, conforme a gravadora ACIT. Serão quatro músicas inéditas e oito regravações, a maioria de João Alberto Pretto, autor de vários sucessos do grupo.

O compositor, aliás, empresta o nome ao novo trabalho da locomotiva campeira, expressão criada pelo radialista Victor Hugo, da Rádio Liberdade,  para qualificar esse conjunto que se confunde com a história de nossa música.

Postado por Giovani Grizotti

Fandango no Rio de Janeiro

07 de junho de 2009 4

Na cidade maravilhosa, também tem CTG!

A gauchada que vive aqui no Rio tem como matar a saudade do pago. É só frequentar a Sociedade Sulriograndense, que realiza atividades aos finais de semana atraves do CTG Desgarrados do Pago, que pertence à entidade.

No sábado, dia 20, está programado um jantar-baile animado pelo grupo Alma Gaúcha.

Postado por Giovani Grizotti

Fase regional dos concursos de prenda e peão

07 de junho de 2009 0

Coluna do Diário Gaúcho, publicada neste final de semana:

É prenda pra tudo que é lado, tchê! Serão realizados nos dias 19, 21, 26 e 27 a 40ª Ciranda Cultural de Prendas e o 22º Entrevero Cultural de Peões. Os concursos servem para escolher as Primeiras-prendas e os Peões e Guris Farroupilhas da 1ª Região Tradicionalista.

São nove concorrentes entre os homens e 25 prendas entre as mulheres. Os concursos serão realizados no DTG Lenço Colorado, em Porto Alegre, e no CTG Gomes Jardim (provas campeiras), em Guaíba.

- No dia 29 de maio, 13 prendas foram apresentadas à Sociedade Tradicionalista de Júlio de Castilhos durante o sarau promovido pelo CTG Júlio de Castilhos. A animação foi do grupo Os Monarcas.

- O grupo Quero-Quero anima a noite da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, no próximo dia 16. Serão comemorados os 14 anos de atuação da colunista gaudéria Zelita Marina, do jornal NH.

Postado por Giovani Grizotti