Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2010

Gress fora dos discursos em Vacaria

31 de janeiro de 2010 6

A autoridade máxima do tradicionalismo gaúcho, o presidente do MTG, Oscar Gress, ficou de fora da lista de autoridades convidadas a discursar durante a abertura oficial do 28 Rodeio Internacional de Vacaria, o maior do estado, realizada hoje. Yeda Crusius, que participou da cerimônia, discursou. Como protesto, Gress não sentou na cadeira a ele reservada.

O presidente do MTG está sendo investigado pelo Ministério Público sob a acusação de receber salário sem cumprir horário na Assembléia Legislativa. Ele foi demitido pelo deputado Jerônimo Gorgen (PP), que também estava no palanque oficial, em Vacaria.

Postado por Giovani Grizotti

Catarinenses saem na frente em Vacaria

31 de janeiro de 2010 0

Dois laçadores catarinenses ganharam uma moto na disputa pela Taça Cidade de laço do 28o Rodeio Internacional de Vacaria. A modalidade  teve 280 competidores. São eles Rides Mendes Garcia Júnior e Éderson Ramos, do CTG Estância do Norte, de Braço do Norte. O segundo lugar ficou para Edílson Ramos e Ricardinho Filho, CTG Rancho da Amizade, São Mateus do Sul, Paraná. 

Também foi escolhida a mais prendada prenda do rodeio. É Luana Souza Bueno, que representa o CTG anfitrião, o Porteira do Rio Grande, de Vacaria.  As candidatas realizaram provas artísticas e de conhecimento geral. Neste final de semana, segundo o patrão do CTG, Luiz Schons, cerca de 30 mil pessoas compareceram ao parque de Rodeios.

Estivemos por lá para realizar reportagens para a RBSTV. A principal deles vai ao ar nesta segunda-feira, no Jornal do Almoço.

Postado por Giovani Grizotti

Lançamento da Fecars em Caxias do Sul

29 de janeiro de 2010 0

Chasque do MTG:

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a 25ª Região Tradicionalista promovem o lançamento da 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), na Casa do Gaúcho (Rua Teixeira de Freitas, 1461), em Caxias do Sul, no próximo dia 5, às 20h. Na ocasião, o presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, ao lado do prefeito do município, José Ivo Sartori e do Coordenador da 25ª Região, Jó Arse, irá apresentar as novidades e a programação do evento para 2010. A Fecars acontece de 18 a 21 de março no Parque da Festa da Uva.

Postado por Giovani Grizotti

Grupo de danças da UFRGS em festival no Chile

29 de janeiro de 2010 2

Andanças divulga cultura gaúcha no Chile/Divulgação

Recebi o seguinte chasque de Clovis Rocha, diretor do grupo Andanças, da UFRGS:

Do dia 02 a 15 de Fevereiro Grupo de Danças Populares ANDANÇAS da UFRGS irá representar o Brasil, em um festival de folclore no Chile o 6° Festival Internacional de Folclore de Lago Ranco e cidades vizinhas da região dos lagos com apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do ministério da Cultura. Será a primeira vez que um grupo Brasileiro estará presente no evento.

O Grupo ANDANÇAS, em seus 10 anos de existência, já representou o Brasil em Festivais de Folclore, Artesanato e Cultura popular na França, República Tcheca, também já representou o Estado do Rio Grande do Sul no Festival de Campina Grande, na Paraíba e como convidado no Festival de Blumenau.

Este grupo foi criado em 1999 na ESEF UFRGS e hoje estuda e divulga folclore popular do Brasil como o Samba, o Forró, as danças do Pará, o Frevo, a Capoeira e as danças Gaúchas. A viagem abre uma nova rota de intercâmbio em um festival de folclore que visitará seis cidades da região. E serve como o lançamento oficial do III FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE PORTO ALEGRE, promovido pelo Grupo, que acontecerá em Agosto de 2010 com seis grupos internacionais e mais convidados nacionais.

Postado por Giovani Grizotti

Ordem realiza cavalgada "lendária"

28 de janeiro de 2010 1

Mensalmente,  Ordem dos Cavaleiros do Brasil, que não é vinculada ao MTG, realiza a Cavalgada Lendária. No próximo dia 30, o tema será a lenda do Boi Tatá. O trajeto começa em Tarumã, Viamão, rumo ao  Sítio do Olegário, no Passo do Morrinho, na mesma cidade. Durante o trajeto, palestras irão detalhar a leda. O retorno será no dia 31.

Mais informações com  WERNEK, pelo  51 3045.700 e 8406.8286 e com VALTER FRAGA, pelo 51 9807.5404, ou ainda no blog da Ordem: www.orcavbrasil.blogspot.com

Postado por Giovani Grizotti

Encontro de pajadores em Bento

25 de janeiro de 2010 1

Chasque que recebi sobre encontro de pajadores, dia 30, em Bento:

O Encontro de Pajadores, em comemoração ao Dia do Pajador Gaúcho, passa a ser itinerante a partir deste ano. Desde antes da oficialização da data, o evento acontece em Porto Alegre há 10 anos. A partir de agora os organizadores julgam que é momento de levar ao interior do Estado o mais expressivo espetáculo de pajadas do Rio Grande do Sul.

O município de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, é o primeiro a sediar o evento, após a capital rio-grandense. Vai ser no Teatro do Sesc, bem no centro da cidade conhecida internacionalmente por realizar a Fenavinho. Os pajadores mais conceituados do momento formam o elenco. Pedro Júnior da Fontoura, Adão Bernardes, José Estivalet, Jadir Oliveira e Paulo de Freitas Mendonça, vão contar com as guitarras de Raul Quiroga e Paulo Mello.

O Espetáculo começa às 20h30 do dia 30 de janeiro, data consagrada por lei como o Dia do Pajador Gaúcho, em homenagem ao nascimento de Jayme Caetano Braun, há 86 anos. Além da enxurrada de versos de improviso com temas sugeridos pela platéia, o encontro vai contar com o lançamento de três obras: Pajador do Brasil – Estudo Sobre a Poesia Oral Improvisada (livro e CD) de autoria de Mendonça; Doma do Potro Sinuelo (CD), de Bernardes e Num Ar de Milongas – Poemas, Pajadas e Canções (livro), de Fontoura. Na abertura do Encontro de Pajadores acontece um espetáculo com o Grupo Americanto.

Esta edição do Encontro é uma realização da Apadeg – Associação dos Pajadores e Declamadores Gaúchos, Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves, com o apoio do Sesc e do Hotel Vinocap. Como valor do ingresso, se sugere a doação de um livro literário à biblioteca. Os livros doados podem ser usados ou novos.

Postado por Giovani Grizotti

Festival nativista em Santo Ângelo

23 de janeiro de 2010 1

A cidade de Santo Ângelo sedia, entre os dias 25 e 28 de março, o 3o Canto Missioneiro da Música Nativa e o 2o Piá Missioneiro. As inscrições estão abertas até o dia 1o de março. O lançamento dos eventos será no dia 30 de janeiro, na praça  da catedral, com show de Nenito Sarturi e grupo Manancial. Mais informações pelos fones (51) 9602.6839 – 8185.3402.

E por falar em Santo Ângelo, acontece lá no dia 31 de janeiro o 1o Encontro da Gurizada Galponeira. Será no CTG 20 de Setembro. Outros detalhes com o Guri Farroupilha da 3a RT Francisco Loss, pelo fone  (55) 3431-1670.

As rádios já estão rodando a regravação de “Largando pra Fronteira”, agora com Cristiano Quevedo, com participação  de César Oliveira & Rogério Melo. A faixa faz parte do novo disco de Quevedo.

Na passagem pela região central do estado, esta semana, ouvimos direto a Nativa 99,5 FM, de Santa Maria. Agora com transmissor mais potente, a emissora só toca música nativa de qualidade. É integrante da Rede Gaúcha Sat.

Postado por Giovani Grizotti

Cavalgada rumo a Vacaria

22 de janeiro de 2010 2

Um grupo de 40 cavaleiros liderados pelo músico e compositor Elton Saldanha parte de Canela, no domingo, às 7h, rumo a Vacaria. É a tradicional cavalgada que divulga o Rodeio Internacional que acontece na cidade a partir do dia 30 de janeiro. O trajeto inclui a passagem, via nado, pelo Rio das Antas, em Cazuza Ferreira.

Participa do grupo o juiz carioca José Acyr. Entre os tradicionalistas, estão vacarianos e integrantes dos grupos Cavaleiros da Paz e Cavaleiros da Tradição.

Este ano, o tema desta e de outras cavalgadas que partem de diversas cidades do sul rumo a Vacaria é a doação de órgãos.

Postado por Giovani Grizotti

Hospedagem alternativa no Rodeio de Vacaria

22 de janeiro de 2010 1

No site do Rodeio Internacional de Vacaria:

Com o grande fluxo de pessoas que vêm a Vacaria em virtude do 28º Rodeio Crioulo Internacional, o CTG Porteira do Rio Grande busca organizar uma estrutura com casas e alojamentos a serem disponibilizados ao visitante do evento, já que a cidade não tem uma rede de hotéis que supra a demanda que o Rodeio exige.

A comissão de hospedagem que foi montada para esse ano está articulando espaços para que aqueles que vem de fora e querem se estabelecer na cidade durante o Rodeio. Em princípio, a organização deve garantir alojamento àqueles que vêm ao evento como convidados ou que foram contratados, como comissões julgadoras e artistas que realizarem apresentações nos palcos do parque de exposições Nicanor Kramer da Luz. A partir daí, a comissão busca entre a população de Vacaria, quem queira ceder casa ou apartamento a ser alugado durante o 28º Rodeio Crioulo Internacional.

As tratativas são feitas diretamente entre o proprietário do imóvel e o visitante, cabendo ao CTG Porteira do Rio Grande apenas a intermediação e a emissão de um ofício autorizando a locação, entretanto a entidade não assume a responsabilidade pelo pagamento do aluguel.

Quem estiver interessado em disponibilizar um imóvel deve contatar o CTG Porteira do Rio Grande através dos telefones 3231-1011 ou 3232-1077.

Já o visitante do Rodeio que quiser se estabelecer na cidade de Vacaria, pode procurar a comissão de hospedagem no parque de exposições Nicanor Kraemer da Luz,  na próximas semana, a partir das 8h da manhã.

Postado por Giovani Grizotti

Rebeldia não resolve

21 de janeiro de 2010 2

Gostei da mensagem enviada ao blog pelo Portalete, de Santo Angelo, que acabo de ler aqui em Santana do Livramento, onde estou neste momento, já me bandeando pra Bagé:

Uma coisa é você criticar os impostos altos, outra é sonegá-los com o pretexto de que o governo não os usa devidamente. Nestas horas, a consciência deve falar mais alto. Desvirtuar todo o Movimento sob a chancela da rebeldia não vai resolver nada.

Existem meios para reclamar e formas de protestar. O correio eletrônico é um deles. São 1500 entidades? Quantos tradicionalistas? Talvez não saibamos a força que temos. Todas as regiões tem um coordenador e um conselheiro. Exijam uma postura.

Postado por Giovani Grizotti

Mostra "Mulher Farroupilha" no litoral norte

21 de janeiro de 2010 0

A Coordenadoria Estadual da Mulher do Governo do Estado promove a mostra “Mulher Farroupilha” neste sábado e domingo, na Av. Beira Mar, em Capão da Canoa. A exposição é composta de 12 banners com as prendas gaúchas dos anos de 2008 e 2009, mais as dez agraciadas com o troféu RS Mulher Farroupilha nesses anos.

Será em frente ao Baronda, entre 13h e 17h. Haverá ainda distribuição de material sobre a saúde da mulher e oficinas sobre câncer de mama e de geração de renda.

Postado por Giovani Grizotti

Portal "Guapos" comemora seis anos

19 de janeiro de 2010 8

O portal Guapos, o maior site catarinense sobre cultura gaúcha, completou seis anos de existência na semana passada. Para comemorar, promove nesta sexta-feira um baile com o grupo Sorriso Lindo, no Ginástico, em Joiville.

Acessando o site, é possível imprimir um bônus que garante ingresso grátis para elas, e a R$ 10,00 para os homens.

Postado por Giovani Grizotti

Califórina não é evento oficial, ainda

19 de janeiro de 2010 5

Estou agora em Uruguaianana, a capital gaúcha do carnaval. Aqui soube que a Califórnia da Canção Nativa não é considerada evento oficial da cidade. O vereador Clemente (PT) quer mudar isso e apresentou projeto na câmara.

Quer que o principal festival nativista do estado seja incluído no calendário de eventos de Uruguaiana. Bela iniciativa.

Postado por Giovani Grizotti

Denúncia contra Gress abre debate sobre CCs

19 de janeiro de 2010 3

Pelo menos para uma coisa serviu a denúncia de que o presidente do MTG dava expediente na sede do movimento, mesmo sendo pago pela Assembléia, como mostra a reportagem de Zero Hora, hoje:

Proposta amplia controle de CCs Deputado do PP que tinha assessor atuando no MTG vai sugerir à Assembleia que aperte fiscalizaçãoEstopim da controvérsia envolvendo assessores, o deputado Jerônimo Goergen (PP) agora quer virar a mesa.

Assim que o recesso acabar, em fevereiro, o parlamentar levará à Assembleia um projeto apertando o controle sobre as atividades dos 657 CCs que trabalham para deputados. Goergen alavancou o mal-estar em dezembro, quando um de seus CCs foi flagrado dando expediente na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O próprio deputado assume que o assessor raramente comparecia ao gabinete – seu trabalho era ficar entre os gaudérios fomentando “uma interação com o tradicionalismo”.

Reportagem publicada ontem em Zero Hora mostrou que a administração da Assembleia não tem controle sobre as atividades dos assessores de deputados, que representam 55% dos CCs da Casa. Isso porque parlamentares defendem que eles próprios devem gerenciar suas equipes: parte delas atuando fora do parlamento, no Interior ou em entidades, sem qualquer prestação de contas. Sentindo-se bode expiatório da situação, Goergen foi ontem ao Ministério Público de Contas discutir mudanças: o deputado quer restringir, para no máximo três, o número de assessores atuando fora do parlamento.

Um projeto do parlamentar, incluindo relatórios mensais que informariam as atividades desempenhadas pelos CCs (veja quadro), será encaminhado à Casa no próximo mês. Procurador-geral do MP de Contas, Geraldo da Camino – que analisa a necessidade de abrir inspeção para investigar o caso – considerou a iniciativa “um bom começo”.

O diretor-geral da ONG Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, tem restrições: – Tem que cuidar para não oficializar uma amoralidade. O sujeito dá expediente em uma casa de shows, o deputado escreve no relatório que estava “trabalhando pelo bem do Rio Grande”, e fica tudo oficializado.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro João Osório, diz que a Corte não pretende interferir no assunto:

– Tem coisas muito mais importantes do que isso para o tribunal cuidar. E essa é uma cultura (assessores fora do parlamento) antiga, disseminada no Brasil inteiro.

Postado por Giovani Grizotti

Os CTGs jogaram a toalha?

17 de janeiro de 2010 32

Rodeio de Soledade: tchê music na programação

Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, Soledade promove o III Rodeio Internacional, que vai distribuir R$ 50 mil em prêmios na campeira e artística.

No sábado, a organização anuncia um “show-baile” com o Tchê Chaleira, que também não veste pilcha nos palcos.

Sei não, mas hoje dei uma passada no rodeio de Capivari. Bem organizado, aliás. Para este domingo, estava previsto por lá um show com a banda “tchê” Karaguatá.

Na quinta, revelamos a presença de Ivor Machado (que chegou a gravar uma música que fala em zona e put….) no rodeio de São José dos Ausentes.

É impressão minha ou os CTGs jogaram a tolha?  Estarão eles se rebelando contra o MTG? O que vocês acham?

Postado por Giovani Grizotti

Tragédia no maior rodeio da Argentina

17 de janeiro de 2010 4

O Festival Nacional de Doma e Folclore de Jesus Maria termina hoje na cidade de Córdoba em clima de luto. É que o ginete Alfredo Espíndola, de 23 anos, morreu durante uma gineteada, na quinta-feira (assista ao vídeo). A tragédia chegou a suspender o torneio naquele dia, mas a partir de sexta-feira, as atividades foram retomadas. Espíndola, que representava a província de Missiones,  teve traumatismo craniano.

Postado por Giovani Grizotti

Cavalgada pela Vida no Rodeio de Vacaria

15 de janeiro de 2010 2


Esse é o cartaz da Cavalgada pela Vida, que será realizada entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, durante o Rodeio Internacional de Vacaria. O objetivo é conscientizar para a doação de órgãos.

Postado por Giovani Grizotti

Corujas inspiram festival em Capão da Canoa

15 de janeiro de 2010 1

O pajador Paulo de Freitas Mendonça informa que o festival I Coruja da Canção será realizado em Capão da Canoa entre os dias 18 e 20 de fevereiro. O nome do concurso se inspira na ave que se tranformou numa espécie de símbolo da cidade ao escolher dunas à beira-mar para montar seus ninhos.

Haverá mostra das músicas campeãs do Festival Minuano da Canção Nativa e shows de Jairo Lambari Fernandes, Cristiano Quevedo e do grupo Alma Gaudéria. Clique aqui e saiba mais.

Postado por Giovani Grizotti

Serrano, cantor, gaiteiro e...pescador!

15 de janeiro de 2010 6

Não é mentira de pescador!/Arquivo pessoal

Muita gente não sabe, mas além da música, Edson Dutra, líder de Os Serranos, tem outra paixão: a pesca. A foto acima está publicada no site do grupo. Achei deveria compartilhá-la com os leitores e pedi a Dutra para que me a enviasse por e-mail.

O peixe que o taura segura, com tanto orgulho, é um Jaú de 50 quilos, que acabara de ser pescado em plena Amazônia. Dois da pose para o retrato, o bicho foi devolvido ao rio.

O Edson, aliás, possui outra habilidade, comum também ao João Luiz Corrêa e ao Márcio Fava (Bordoneio), mas essa a gente só vai revelar numa reportagem especial, no Rodeio de Vacaria…

Jundiá da Amazônia

Pirarara

Postado por Giovani Grizotti

Ivonir Machado no rodeio em S.J. dos Ausentes

14 de janeiro de 2010 3

O sertanejo/suingueiro/tchê Ivonir Machado & Novos Garotos anima baile nesta sexta-feira no rodeio do CTG Rodeio da Saudade, em São José dos Ausentes.

Os integrantes da banda, vale lembrar, vestem jeans e roupas jovens. O grupo gravou, entre outras, “Pegando Ôbinus”, o mega sucesso do musical JM. Está longe de ser um conjunto “tradicional”, segundo os ditames do MTG.

E agora, punição à vista no Movimento? Mas, e moral para tanto, haverá??

Como diria o Ivonir, em música de seu mais recente disco, “joga as mãos pro céu, bate uma na outra, o lance é ser feliz, beijar muito na boca!!!”

Mas oigalê!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por Giovani Grizotti