Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2010

Dois rodeios na próxima semana

30 de março de 2010 1

O IX Rodeio Nacional de Novo Hamburgo (cartaz acima) acontece entre os dias 8 e 11 de abril. A organização é da prefeitura e Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ANTH). Entre as atrações, estão Os Tiranos, César Oliveira & Rogério Melo, Noite Musiqueira e Róger Constantino.

Na mesma data, o O CTG João Sobrinho, de Capão da Canoa, organiza o 14 Rodeio Crioulo Internacional. Será na Tapera dos Quadros, com acesso pela Estrada do Mar (trevo da Praia do Barco, em direção à serra). Clique aqui e confira a programação. Destaque para o show de Luiz Marenco, na sexta-feira.

Postado por Giovani Grizotti

Milonga vence Canto Missioneiro

30 de março de 2010 1

Os ganhadores do evento/ZH

Na seção Pelo Rio Grande, de Zero Hora, hoje:

Interpretada por Walther Morais e Nilton Ferreira, a música Dois Missioneiros foi a grande vencedora do 3º Canto Missioneiro da Música Nativa, que terminou na noite de domingo, em Santo Ângelo. A grande final, prevista para ser realizada em frente à Catedral Angelopolitana, foi transferida para o Teatro Antônio Sepp devido ao mau tempo.

A abertura da noite foi com o show do grupo Alma de Galpão. Na sequência, as 14 composições que disputavam a final foram apresentadas. Dois Missioneiros, de Juca Moraes e Carlos Omar Villela Gomes e melodia de Nilton Ferreira, foi a vencedora. O músico Walther Morais destacou a grandiosidade do festival e disse que foi uma emoção única receber o prêmio em Santo Ângelo.

Já o cantor Nilton Ferreira observou o alto nível musical do evento e frisou que vai levar para o resto da vida o carinho apresentado pelo público santo-angelense, que aplaudiu de pé o trabalho apresentado no palco. O encerramento da terceira edição do Canto Missioneiro da Música Nativa ficou a cargo do cantor Rui Biriva, que apresentou grandes sucessos de sua carreira e de outros cantores gaúchos.

Durante o festival, o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro (PDT), destacou a importância do evento no Estado.

– O Canto Missioneiro é um festival que vem crescendo a cada edição e hoje, sem dúvida, é um dos grandes festivais de música nativista do Rio Grande do Sul – disse.

Confira a lista completa dos vencedores

Postado por Giovani Grizotti

Seleção de Caxias vence disputa no laço

29 de março de 2010 0

A seleção campeã de Caxias!/Divulgação

No site da prefeitura de Caxias do Sul:

A Seleção Municipal de Laço de Caxias do Sul conquistou o título de Campeã Intermunicipal neste domingo (28/03), em Canela, depois de uma longa disputa com as equipes de São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Jaquirana, Santo Antônio da Patrulha, São Marcos e Cambará do Sul.

O Vice-prefeito Alceu Barbosa Velho( na foto, o segundo da esq. p/ a dir, agachado), que integra a Seleção, comemorou a conquista juntamente com os demais laçadores caxienses. “Foi uma longa disputa, abaixo d` água e com muito barro”, disse.

Além da Seleção Principal, Caxias também foi campeã nas categorias Veterano, Prenda e Piá. A competição aconteceu no Parque do Saiqui, onde fica localizada a cancha de laço de Canela.

Postado por Giovani Grizotti

A versão "beatle" para o Canto Alegretense

29 de março de 2010 4

O Guri de Uruguaiana lançou mais uma versão do Canto Alegretense, na internet. Agora, é na voz dos Guritles, uma mistura de Guri com Beatles. Participam, além de Jair Kobe e seu colega Licurgo, Daniel Torres e Rui Biriva. Vale à pena assistir:

Postado por Giovani Grizotti

Começa o Rodeio Cidade de Porto Alegre

24 de março de 2010 2


Festa acontece a partir de hoje no parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Clique aqui e confira a programação.

Postado por Giovani Grizotti

Prendas realizam cavalgada em Caxias

22 de março de 2010 1

A 2a cavalgada das prendas caxienses acontece no próximo sábado.

Postado por Giovani Grizotti

1a RT vence principal prova da Fecars

22 de março de 2010 1

Os campeões do laço da 1a RT/Divulgação

Do MTG:

A 1ª Região Tradicionalista foi a vencedora da categoria Laço Seleção, a mais disputada da 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Su (FECARS), que acabou ontem à noite, em Caxias do Sul. Com aproximadamente 2 mil competidores, o evento reuniu cerca de 40 mil pessoas no Parque da Festa da Uva para assistir as mais de 20 modalidades de disputa.

O Laço Individual Peão, outra prova muito disputada, foi vencida por Lucas Conrado Silva, do CTG Tapera Velha, de Tupanciretã. Foram 50 voltas para conquistar o título de campeão. Já o troféu Braço Diamante, que reúne os vencedores das edições anteriores, pertence a Antônio Rudimar Jaenisch, do CTG Sinuelo da Coxilha, de Espumoso.

A relação de todos os vencedores está publicada no blog do MTG.

Postado por Giovani Grizotti

Fecars no RBS Notícias

21 de março de 2010 2

Festa Campeira do RS foi destaque também no RBS Notícias de ontem. Neste sábado, estive em Caxias para dar uma conferida na festa. Grandiosa, é tudo o que posso dizer. Acho que o MTG não deve retirá-la mais de lá.

Nâo dá para comparar a estrutura oferecida por Santo Augusto, que detém o direto de realizá-la e cedeu a fez para Caxias, com a cidade serrana, que é a maior do interior do RS, e possui forte vocação tradicionalista. De parabéns o vice-prefeito Alceu Barbosa, que é o pai dessa iniciativa.

Assista (no final do bloco):

Postado por Giovani Grizotti

"Narrador de rodeio" poderá ser profissão

21 de março de 2010 3

Na coluna de Rosane de Oliveira, em Zero Hora, hoje:

O projeto que regulamenta profissão de narrador de rodeios, redigido pelo deputado Pompeo de Mattos a pedido de Paulo Azeredo, está atrasado no Congresso em relação a outras categorias do mesmo nível.

Em janeiro deste ano, foi sancionada pelo presidente Lula e pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a lei 12.198, que dispõe sobre a profissão de repentista. Na mesma fornada, o Congresso aprovou e Lula sancionou a lei 12.206, que institui o Dia Nacional da Baiana do Acarajé.

Para quem quiser comemorar, o dia é 25 de novembro.

Nota do blog: ou seja, se Lula sanciou lei criando a profissão de repentista, então, poderemos também ter uma lei criando a profissão de trovador, declamador?

Postado por Giovani Grizotti

Festa Campeira do RS no Jornal do Almoço

19 de março de 2010 2

Postado por Giovani Grizotti

Rodeio indoor

19 de março de 2010 9

Tchêêê, de boca aberta com a foto publicada hoje, pelo Pioneiro, da cancha de laço construída pela prefeitura, em Caxias do Sul. Ela é coberta! O que acham?

Faça chuva (e vale até cair canivete) ou faça sol, o esporte da gauchada está garantido por lá! É a primeira do gênero, no Brasil, acredito.

Postado por Giovani Grizotti

Saem os primeiros vencedores da Fecars

18 de março de 2010 0

O colega Felipe Basso, do MTG, acaba de enviar os resultados das competições de hoje na Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que acontece em Caxias até domingo.

Destaque para o vice-prefeito da cidade e esta semana escolhido como candidato a deputado estadual pelo PDT, Alceu Barbosa Velho, que ficou em primeiro lugar na prova de laço destinada a prefeitos e vice-prefeitos:

Laço Executivo Municipal

1ª Alceu Barbosa Velho – Caxias do Sul

2ª Miguel Vieira – Sobradinho

3ª Ivandro Birki – Pinhal da Serra

Laço Conselheiro

1ª Marciano Paz (CTG Doze Braças – Sananduva)

2ª José Alvoni Araújo (CTG Querência – Canela)

3ª Raul Fonseca (PL Laçadores da Querência – Caxias)

Laço Narrador

1ª Arlindo Antônio Lopes (CTG Neco Goulart – Ciríaco)

2ª Claudiomir Macedo (CTG Espora Prateada – Caxias do Sul)

3ª Ricardo da Silva (Pqt Serra e Fronteira – Canela)

Laço Dupla de Irmão

1ª Juliano e Marcelino dos Santos (CTG Tropeiros da Amizade – Canguçu)

2ª Roberto e Marcos Barreto (CTG Gaudério Serrano – Bento Gonçalves)

3ª Bernardo e Eduardo Portella de Souza (Pqt Rincão do Provisório – Palmeira das Missões)

Postado por Giovani Grizotti

Começa em Caxias o "gauchão" da tradição

18 de março de 2010 0

Animais são preparados para as provas campeiras nos pavilhões da Festa da Uva/Roni Rigon

Matéria de Siliane Vieira, no site do Pioneiro, sobre a Festa Campeira que começou hoje em Caxias do Sul. É o campeonato gaúcho da tradição. Hoje, teve a prova de laço entre prefeitos e vice-prefeitos. Em breve, divulgaremos os resultados aqui:

Iniciou nesta quinta-feira a programação da 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), que reúne os melhores classificados do Estado em provas como tiro de laço, gineteada, chasque, prova de rédea, cura do terneiro e pealos. Até este domingo, os pavilhões da Festa da Uva recebem delegações de competidores das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Cerca de 80 mil pessoas são esperadas.

 — Se comparado a um rodeio comum, a grande diferença é que esta festa é organizada pelo Movimento Tradicionalistas Gaúcho (MTG) e só participam das provas os homens convocados por cada uma das regiões — explica o vice-prefeito e integrante da comissão executiva do evento, Alceu Barbosa Velho.

Entre as atrações também estão as provas de jogos campeiros como truco, tava, tetarfe e bocha, e os shows nativistas como de Pedro Ortaça, nesta sexta-feira, Mano Lima, no sábado, e César Oliveira e Rogério Melo, no domingo. A entrada na festa é gratuita.

Postado por Giovani Grizotti

Mais deputados se antecipam à reportagem

17 de março de 2010 4

Sequer a reportagem sobre a presença plenária de deputados foi ao ar, e os parlamentares já ocupam a tribuna para desmerecê-la. E mesmo sem saber seu conteúdo. Hoje foi a vez do presidente Giovani Cherini se pronunciar. Insinuando um clima de guerra que, se existe, é só da parte dele, declarou:

-A maioria daqueles que estiveram nesta cadeira optaram pelo caminho mais fácil. Vocês podem ter certeza de que não vamos optar pelo caminho mais fácil. E vamos nos preparar para nos defendermos, porque o chumbo é grosso.

Cherini declarou ainda que os seguranças estão na Assembléia para defender os deputados. Já o petista petista Raul Pont afirmou que colegas estavam sofrendo “assédio” de um jornalista. Mesmo sem saber “o que a televisão vai apresentar no domingo”, apontou o que considera uma “manipulação vergonhosa” dos fatos pela RBS.

O Teledomingo vai ao ar domingo, depois do Big Brother Brasil.

Postado por Giovani Grizotti

Show no Estância de São Pedro

17 de março de 2010 0


Apresentação do “Cordas e Cordeonas” no bar Estância de São Pedro será no próximo sábado.

Postado por Giovani Grizotti

Recorde de visitas em fevereiro

16 de março de 2010 10

O blog bateu o recorde de visitas em fevereiro, superando, inclusive, o mês de setembro. Quero dividir com vocês esta conquista. Muito obrigado!

Mas, enquanto isso, na Assembléia Legislativa, vejam o que noticia neste momento a zerohora.com:

Uma equipe da RBS TV foi agredida nesta tarde na Assembleia Legislativa. O repórter Giovani Grizotti e o cinegrafista Giancarlo Barzi faziam uma reportagem para o Teledomingo sobre o registro de presença dos deputados nas sessões plenárias. O deputado Dionisio Marcon (PT) se irritou com o pedido de entrevista. Ele retirou o microfone do repórter e danificou parte do equipamento.

Houve tumulto e na confusão, o deputado e um dos seguranças foram contidos. Depois, a equipe foi impedida de ter acesso ao plenário. A assessoria de comunicação da Assembleia disse que o presidente Giovani Cherini (PDT) não irá se manifestar porque não acompanhou o incidente.

E não é que o descontrolado ocupou a tribuna para mentir e dizer que eu o teria chamado de covarde? Vale à pena ver o discurso do ex-invasor de terras do MST, que pra mim, na verdade, serve como prêmio. Clique aqui

Postado por Giovani Grizotti

Galpão "Nico Fagundes" retoma atividades na AL

16 de março de 2010 0

 O “Recanto Gaúcho-Espaço Nico Fagundes”, (galpão instalado na hall de entrada da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre), retoma suas atividades culturais no dia 22 de março, às 17h.

À noite, no Teatro Dante Barone, às 20h, acontece o lançamento do  CD Pé no Estribo, de Cristiano Quevedo.

Postado por Giovani Grizotti

Fecars começa na quinta em Caxias do Sul

16 de março de 2010 0

Informe do MTG:

A 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), promovida pelo MTG, será realizada na primeira cancha coberta do Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul, nos pavilhões da Festa da Uva, de 18 a 21 de março. Segundo o vice-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velhinho, o investimento para a construção alcançou cerca de R$ 1,5 milhão.

A festividade também integra as comemorações oficiais da cidade, que em 2010 completa 100 anos da chegada do trem, 120 anos de emancipação e 135 anos de imigração italiano. Mais de 2 mil participantes irão competir em mais de 20 modalidades campeiras e esportivas. Um dos destaques é a Prova Laço Executivo, com a presença de prefeitos e vices em provas de laço.

O público também poderá conferir jogos esportivos tradicionais como o truco, a bocha e o jogo do osso. A programação inclui ainda seminário de cultura campeira e o Seminário Estadual de Prendas e Peões. A programação de shows terá a presença de artistas como Cristiano Quevedo, Joca Martins, Pedro Ortaça, Mano Lima e a dupla Cesar Oliveira e Rogério Melo.

Programação

18/03

09h: Curso para Juízes de Campeira

17h: Recepção da Chama Crioula 18h: Laço Executivo Municipais e Laço Narrador

21h: Show Cristiano Quevedo

22h: Joca Martins

19/03:

08h: Abertura e apresentação das delegações campeiras e dos esportes

10h: Provas de laço e gineteada 20h: Congresso Técnico de Esportes

22h: Show Pedro Ortaça

20/03

08h: Continuação das provas campeiras

08h: Jogos Tradicionalistas (Truco cego,truco de amostra, solo, tava. Bocha, tetarfe)

09h: Seminário Estadual de Prendas e peões 14h: Início Laço Vaca Parada 21h: Show Mano Lima

21/03

08h: Provas campeiras

08h: Provas esportivas (finais)

09h: Seminário de Cultura Campeira 18h: Espetáculo artístico César Oliveira & Rogério Mello

19h: Entrega de premiações

Postado por Giovani Grizotti

Rogério Melo à "paisana"

16 de março de 2010 0

Rogério Melo sem pilcha: flagrante no estúdio!/Arquivo Pessoal

Que tal o Rogério Melo à “paisana”? A foto ao lado foi publicada no Twitter de Marcello Caminha, que integra na banda de César Oliveira & Rogério Melo. Tem como cenário o estúdio onde a dupla está gravando seu novo CD.

Rogério também está de cabelos bem curtos, ao contrário das madeixas longas que ele ostentava. Ou seja, novo visual.

Postado por Giovani Grizotti

Empossado o novo coordenador da 1a RT

14 de março de 2010 1

Nova patronagem na 1a RT/Antenor Tatsch Júnior/ especial ClicRBS

Foi empossado no sábado, durante jantar baile no CTG Rancho da Saudade, em Cachoeirinha, o novo coordenador da Primeira Região Tradicionalista, César José Tomazzini (na fato, 2o da dir p/ a esq). O presidente do MTG, Oscar Gress, estava presente.  

O 3º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 2º Canto Piá Missioneiro, acontecem de 25 a 28 de março de 2010, em, Santo Ângelo, nas Missões. A triagem foi realizada nos dias 05 e 06 de março, e contou com a participação de cinco jurados.

A partir de abril, todo primeiro domingo do mês é dia de baile com o grupo Trancaço, no CTG Laço da Amizade, em Gravataí. O ingresso será R$ 5,00. Mais informações pelo fone 9224 0156.

Os Fagundes, Mano Lima, Lúcio Yanel, César Oliveira & Rogério Melo são atrações confirmadas no 38o Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, em São José, o maior de Santa Catarina. Saiba mais clicando aqui.

Postado por Giovani Grizotti