Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Chimarrão prejudica memória, diz pesquisa

28 de maio de 2010 4

Em Zero Hora, hoje:

Chimarrão prejudica memória, diz estudo Pesquisa da UPF também aponta que a bebida não provoca ansiedadeUma nova pesquisa, publicada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), coloca em xeque mais uma vez as consequências de um hábito comum entre os gaúchos: o chimarrão. Diferentemente da conclusão de outros estudos, os pesquisadores da instituição apontam que o consumo da bebida pode provocar danos à memória e, na contramão do senso comum, não provocaria ansiedade.

Cliquei aqui e leia a reportagem completa.

Comentários (4)

  • JUAREZ MORAES diz: 28 de maio de 2010

    Talvez minha mãe e todos os tradicionalistas fosse alvo de estudo, pois tomam chimarrão desde que se conhece por gente e no entanto suas memórias são de surpriender.(exeto aqueles que fumam e consomem bebidas alcoolicas.)
    Seriam os nordestinos então as pessoas mais inteligente do pais?
    Viva o CHIMARRÃO, que tem a capacidade de reunir pessoas e relembrar histórias.

  • Ricardo Lopez Fetter diz: 28 de maio de 2010

    A manchete diz “Chimarrão prejudica memória, diz pesquisa”. Está errado! Para quem ler a notícia vai ver que o certo é “Chimarrão prejudica memória de 15 ratos, diz pesquisa” .

    Não me lembro de ter ouvido falar que o gaúcho fosse um desmemoriado…

  • portalete diz: 29 de maio de 2010

    Mais uma notícia em busca de Ibope. Tchê! Esta certo o Paulinho Mixaria quando diz: “vão rachar uma lenha, lavar uma louça pra mãe”….arrumem algo de útil pra pesquisar…

  • Adroaldo diz: 31 de maio de 2010

    Engraçado. O gaúcho, com tanta riqueza, com tanta coisa por se orgulhar, tem uma dificuldade tremenda em ser simplesmente gaúcho, sem atacar alguém. Há uma necessidade de se afirmar gaúcho, como se sempre estivessem desconfiando dessa condição, a ponto da auto-afirmação proporcionar exageros frequentes. Em alguns casos, a maioria, são de “pouco impacto”, porque é o do dia-a-dia, o da mesa de bar. Em outros, com o tempo formam o estado e espalham preconceitos tolos. Pra que atacar outra cultura, quando a intenção é defender a sua? Como se nordestino não tivesse memória, cultura. Falta conhecimento e cultura justamente para os que vomitam ter cultura. O engano é que entendem que a cultura nordestina é SOMENTE aquela filtrada pela CULTURA DE MASSA e que chega aqui. O que vem nesse processo filtrado? Axé, forró estilo brega, etc. E aqui a questão nem é de julgamento desses estilos, mas de afirmar que existe MUITO mais além disso, e que lá, SIM, há muito zelo pela cultura e pela tradição. E se a questão é riqueza econômica, não se esqueçam que isso é volátil, em um dia estamos abastados e no outro podemos ter perdido tudo. Não faltam exemplos na história. O que não se perde é a dignidade e a história. Por favor, sejamos simplesmente gaúchos, com muita felicidade, naturalidade e chimarrão. Tenho dito.

Envie seu Comentário