Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Rodeio de Osório: voltou a ser o mesmo?*

30 de maio de 2010 6

Lucas e Igor: campeões em Osório. Foto: Giovani GrizottiEstive neste final de semana no Rodeio Internacional de Osório, que há dois anos, sofreu boicote do MTG sob a acusação de não respeitar regras tradicionalistas. O que ví foi um grande público, a exemplo do que vinha acontecendo antes mesmo da polêmica de 2008. Mas pouca gente pilchada, pelo menos entre os visitantes. No baile da noite de sábado, sequer o grupo Criado em Galpão deu o exemplo: por volta das 22h30min, só o gaiteiro vestia botas e bombachas. MAS SEGUNDO UMA LEITORA QUE ESCREVEU AO BLOG, NESSA HORA OS MÚSICOS ESTAVAM FAZENDO A PASSAGEM DE SOM. Também gostei muito do show do Jorge Guedes e  grupo. É uma verdadeira orquestra missioneira, com dois violões e três gaitas.

Na foto, dois dos detaques da artística. Lucas Zimmerman Ferreira, 14 anos, de São Leopoldo, que ficou em 1o na gaita piano e em segundo na gaita ponto (até 15 anos)  e Igor Rodrigues Cardoso, 12 anos, de São Francisco de Paula, que conquistou os primeiros lugares nessas duas categorias (até 12 anos). Então parabéns né guriazada!

Atualizado às 11h40min do dia 2 de junho.

Comentários (6)

  • tatiani Han diz: 1 de junho de 2010

    Boa noite, Giovani

    Bom, gostaria de corrigir o teu erro!!!
    Quando estiveste no Parque de Rodeios de Osório, na noite de sábado, às 22h e 30min, o Grupo Criado em Galpão estava passando o som com a equipe técnica da Prefeitura Municipal. Deste modo, estava presente somente o diretor e gaiteiro do Grupo (Volmir Dutra).
    O baile começou às 0h e 00min, conforme programação do Rodeio!!! E, se estivesse presente neste momento, poderias ter assitido a um grande espetáculo do Grupo Criado em Galpão, no qual estavam todos os músicos presentes, e, COMO SEMPRE, pilchados!!!

    Gostaria de postar este comentário, uma vez que acompanho o trabalho do Grupo há dez anos e sei de seu profissionalismo, respeito e renome dentro da tradição gaúcha. Sendo assim, gostaria que seus leitores soubessem do equívoco que cometeste com relação ao Grupo Criado em Galpãqo.

    abraços, Tatiane.

  • vitor vieira diz: 2 de junho de 2010

    quem faz o rodeio de osorio e a prefeituta MTG nao tem gerencia nenhuma por la uma vez q quem bota grana e manda e a prefeitura.Tem puritano e puritana q se preocupa com a vestimenta e tc,,, em vez de pse preocuparem com a moral de cada um nao podem ver algume despilchado no evento q fazem o maior aue.cada um anda como que.VIVA A CULTURA AFRO E DE OUTROS POVOS Q NAO TEM DISCRIMINAÇAO.E nem se proibi isso ou aquilo,isso e coisa de gaucho mesmo.

  • Tatiane Hahn diz: 4 de junho de 2010

    Bom, Giovani
    Gostei que retificaste o comentário que fizeste, porém, não disseste ao teu leitor que o conjunto não estava em palco!!!

    E, ao leitor que fez o comentário concordo “em partes” com ele, pois o para o MTG, para estar envolvido em um evento, o mesmo deve estar adequado a suas regras… que a meu ver o munícipio de Osório estava.

    Tatiane.

  • Ana Sanhudo diz: 7 de junho de 2010

    Boa noite Giovani,

    Gostaria de enviar um e-mail,mas não encontrei o endereço. Se quiseres não precisa postar meu comentário aqui no blog. Sou professora na Escola Capão Novo, leciono sociol., filos. e ens. rel. (aliás Gustavo é meu aluno) e no início do ano letivo recebemos livros didáticos da sec. de educ., Lições do Rio Grande. Nele tem um post sobre o rodeio de Santo Antônio, de 2007, servindo-nos como objeto de estudo sobre interações sociais.

    Fizemos uma atividade com uma poesia gaúcha constante no livro para o ensino médio, onde os alunos interpretaram-na com ritmos diferentes, evidenciando que todos têm seu espaço( o trabalho ultrapassou minhas expectativas, tornando-se projeto de meu estágio). E agora inicio minha aventura como blogueira, criando um blog “Socialogando”, onde postarei materiais sobre a disc. com 3ºano do E.Méd.

    E o mais interessante é que citei o teu desenvolvimento profissional como exemplo, sendo uma pessoa que fez(faz) parte da comunidade dos alunos, e que cresceu profissionalmente. Os exemplos positivos devem ser ressaltados, dentro de tantas negatividades que nos cercam todos os dias. E certamente usarei o post sobre o rodeio de Osório como material de estudo.

    Agradeço a criação do teu blog e parabenizo-o pelo teu empenho em prol da cultura gaúcha, muitas vezes mal interpretada ou desvalorizada por alguns segmentos. Faço a minha parte, intervindo junto ao conhecimento dos alunos para melhor compreensão da sociedade.

    Um abraço
    Ana Cristina

  • mauricio eduardo jorge diz: 13 de junho de 2010

    giovani li seu comentario no blog sobre o conjunto criado em galpao da cidade de osorio,e fiquei bastante indignado com seu comentario,pois sou morador de florianopolis e a acompanho a trajetório desse grupo a muitos anos e os mesmos respeitam a cultura gaucha,tanto é que aqui em santa catarina eles sao muito bem cotados nos ctgs ,principalmente no ctg os praianos,pelo respeito a tradiçao,com tudo isso gostaria que voce otivesse mais informaçoes sobre o grupo,pois o seu comentario foi inconiente e nao condiz com a verdade.

  • Rafael Leal diz: 13 de junho de 2010

    Antes de comentar, conheça o trabalho do conjunto mais tradicionalista que conheço. É indignável que jornalistas como vc possam falar o que querem, e manchar a imagem dos outros.

Envie seu Comentário