Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2010

Atualização do blog

30 de junho de 2010 2

Amigos, estou partindo para mais uma missão pela Globo, desta vez rumo ao norte do país. Portanto, até a próxima terça-feira, não deverei atualizar o blog. A menos que encontre uma festa gaúcha no caminho! Abraço e até a volta!

Novas músicas de Gildinho e Pedro Ortaça

30 de junho de 2010 3

A gravadora ACIT está enviando às gravadoras as novas músicas de trabalho do gaiteiro Gildinho, dos Monarcas, e de Pedro Ortaça: Meu Desenho e De Igual Pra Igual, respectivamente. Os discos devem sair nas próximas semanas e estarão entre os lançamentos mais esperados do ano.

"Enquanto a chaleira chia"

29 de junho de 2010 0

Quem costuma transmitir notícias aqui do blog aos seus ouvintes é o amigo Celso Streda Ribeiro, ex-patrão do CTG Roda de Chimarrão e apresentador do programa “Enquanto a chaleira chia”, na Rádio Ipanema Comunitária 87,9, na Zona Sul de Porto Alegre. Clique aqui ,  faça como eu e escute  pela internet! Um abraço do tamanho do Rio Grande Celso!

Baile à moda antiga nas Missões

27 de junho de 2010 0

Quem manda o chasque é o missioneiro Ademir Canabarro, de Navegantes (SC): mesmo de longe, ele pede divulgação para o 2o Baile de Campanha com Gaita e Violão, que vai acontecer no dia 3 de julho, na Fazenda do Presente, em São Miguel das Missões (RS).

O convite diz que vai haver café campeiro e participação de músicos locais, a partir das 19h. O ingresso para o casal é R$ 25,00. Mais informações pelo fone 55 9907 7789.

"Tô me lixando pra o povo"

27 de junho de 2010 0

Quero dividir aqui com vocês a música que Valdomiro Maicá gravou, inspirado pelo deputado federal de Santa Cruz do Sul Sério Moraes (PTB), que disse se lixar para o que pensa a opinião pública. “Tô me lixando pra o povo” faz parte do CD com  12 faixas, musicado pelo próprio Maicá e com letras de Salvador Lamberty, que aborda problemas nacionais e critica a classe política. A gravadora é a Vertical. Clique aqui e ouça:

Aos músicos gaúchos, o meu agradecimento

27 de junho de 2010 1

Walther e Nilton, obrigado!Amigos, pelo menos por hora, estou curado. Sim, esse tal de sertanejo universitário vicia. Mas uma série de lançamentos recentes de nossa música e outros mais antigos, mas que eu ainda não tinha escutado, conseguiram romper o rodízio de CDs do tipo “Chora, me liga”, no som do meu carro. O primeiro responsável por tudo isso é o novo disco do César Oliveira & Rogério Melo. “Recuerdos”, que considero a melhor faixa, virou um dos toques do meu celular.

Depois, comecei a ouvir o disco de estréia da dupla Wather Moraes e Nilton Ferreira. Muito bom mesmo. Em seguida, foi a vez do CD ao vivo do Chiquito & Bordoneio, gravado em Erechim no ano passado. É uma música melhor que a outra. Além desses, dei uma escutada nos cds do Porca Véia (ao vivo), Os Três Xirús (que comemora 45 anos, com participações especiais em todas as faixas, incluindo Gaúcho da Fronteira, Neto Fagundes, Garotos de Ouro e Os Monarcas) e do Valdomiro Maicá, que é uma verdadeira relhada nas paletas da classe política brasileira. É um trabalho temático, que fala dos problemas nacionais, com letras de Salvadir Lamberti.

O deputado Sérgio Moraes, que esses tempos falou que estava se “lixando” para a opinião pública, ganhou uma faixa só pra ele.

A todos esses músicos, o meu muito obrigado! E que venham outros bons lançamentos, antes que eu tenha uma recaída…

Extratos bancários da Fundação Cultural Gaúcha

26 de junho de 2010 8

Esta semana, me foram mostradas cópias de supostos extratos bancários da Fundação Cultural Gaúcha, ligada ao MTG. Não vou revelar a fonte, pois tenho esse direito assegurado pela constituição. Mas cheguei a uma conclusão: parece que o jogo de barganhas envolvendo as contas da Semana Farroupilha não tem limite mesmo.

Se os papéis dizem algo? Não sei. O fato é que não se pode vender a alma ao diabo em nome de uma bandeira. Existe um limite para tudo. E ele passa pela ética e pela legalidade.

Convênio pretende resgatar festivais nativistas

25 de junho de 2010 0

No blog do MTG:

Na próxima terça-feira, dia 29, às 13h, na Sociedade Cultural Pareci Novo, em Pareci Novo, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, assina o convênio com a Associação das Comissões Organizadoras de Festivais de Música do RS (ACOFEM), que dará suporte ao projeto Recriar – Resgate de Festivais.

Estão confirmadas as presenças de diversos prefeitos e secretários do Estado, do primeiro vice-presidente da Câmara de Deputados, Marco Maia, do presidente da ACOFEM, Tiago Cesarino. O Projeto Recriar – Resgate de Festivais é uma derivação do Projeto Único, trabalhado em anos anteriores pela Associação.

Conta com o financiamento do Ministério da Cultura e contrapartidas de prefeituras das cidades onde se realizam os eventos e resgata importantes festivais no Estado, até fevereiro de 2011.

O trote que saiu pela culatra

22 de junho de 2010 0

Sábado, 19 de junho, 12h. O editor-chefe do Jornal do Almoço, Ral Ferreira, atende o telefone na redação. Era da portaria, que avisava a presença de um tal de Nóe. Noé alegou aos seguranças que estava na TV à convite de um tal Pedro para participar do programa. Raul Ferreira estranhou, pois não há produtores com esse nome na esquipe do J.A. Portanto, era um trote.

Mesmo assim, recebeu seu Noé na redação. Usando botas, bombachas e camisa de cetim em verde-amarelo e uma répilca da copa do mundo e vuvuzela nas mãos, ele chamou a atenção de todos. Raul não teve dúvidas. E fez o trote sair pela culatra de quem o aplicou. Na hora, convidou seu Noé para participar do programa. Depois, seu Noé foi embora de carona com o chefe de reportagem Adriano Carvalho (Banana). Sensacional! Assista (logo depois das manchetes de abertura):

TV Tradição começa a operar na quarta

21 de junho de 2010 0

A TV Tradição, uma iniciativa da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), deve começar a operar na próxima quarta-feira. Via satélite, a captação do sinal será possível  por meio de um kit que inclui antena e decodificador. O custo é R$ 264,00,  vendido em até 12 vezes pelo cartão de crédito. Também será possível assistir pela internet.

Segundo o presidente da Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo e diretor comercial da TV Tradição, Zeca Tessmann, haverá cursos, programas infantis e de história do Rio Grande, além de eventos pré gravados.  “Charla de Galpão”, por exemplo, é apresentado por Xiruzinho e irá ao ar no próximo domingo, pela manhã. Poderão, ainda, ser reproduzidos programas de interesse tradicionalista veiculados por outras emissoras.

Clique aqui, acesse o site da TV Tradição e saiba como adquirir o kit.

Cavaleiros da Paz completam 20 anos

21 de junho de 2010 0

Programa Galpão Crioulo deste domingo, na RBSTV, contou tragetória do grupo criado em 1990 pelo escritor  Luiz Odilon Rodrigues e pelo apresentador Nico Fagundes.

Em texto, Manoelito critica "interesses políticos"

17 de junho de 2010 20

Curioso o texto do presidente do IGTF, Manoelito Savaris, publicado pelo blog do MTG. No artigo, ele critica o que considera “interesses políticos” nos questionamentos que tem sido feitos pela câmara em relação a prestação de contas de 2009. Vale lembrar que  Manoelito, bem como seu aliado Oscar Gress, se valeram de indicações políticas para obter cargos na Assembléia Legislativa. Manoelito, aliás, está na presidência do IGTF  graças a uma indicação política (e não há nada de errado nisso). Isso sem falar de políticos que foram nomeados como conselheiros beneméritos do MTG. Confira um trecho do artigo de Savaris:

A impressão que tenho é que o evento é menos importante do que encontrar falhas e eventuais erros por quem o realiza. Há muitos interesses políticos que estão por trás disso tudo. Infelizmente alguns “se dizentes” tradicionalistas alimentam, instigam e contribuem para que outros, inimigos de plantão, façam um “carnaval” em cima de um evento que cresceu e se tornou o maior de Porto Alegre graças ao trabalho abnegado e gracioso de homens e mulheres tradicionalistas. Quem construiu esse evento não foram os políticos. Foram os tradicionalistas. (Clique aqui para ler o artigo completo).

Definitivamente, o tradicionalismo ainda não está acostumado ao controle externo, sempre saudável e necessário a qualquer atividade subsidiada por recursos públicos.

Manoelito, aliás, foi nomeado pelo prefeito José Fortunati (PDT) como um dos integrantes da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, na condição de representante do IGTF. Semanas atrás, ele foi destituído do cargo de presidente da Comissão Estadual, da qual continua fazendo parte apenas como membro.

Liderados pelo vereador Bernardino Vencrúscolo (PMDB), parlamentares municipais seguem debatendo a contabilidade das festividades, no ano passado. E um pedido de abertura da CPI não está descartado.

Show arrecada agasalhos em Guaíba

17 de junho de 2010 0

Recebi a seguinte mensagem da assessoria de imprensa da Concepa (concessionária que administra a freeway):

No próximo domingo, 20 de junho, a Concepa realiza um evento beneficente para arrecadar agasalhos e alimentos em prol da comunidade carente gaúcha. O evento inicia com apresentação do cantor nativisita Joca Martins e segue com baile do grupo Marca Gaúcha. As apresentações iniciam às 20h, no CTG República Riograndense, em Guaíba.

O ingresso é a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ou de duas peças de roupas, que pode ser trocado no momento do evento ou antecipadamente na sede da concessionária, localizada na Avenida Voluntários da Pátria, 4813, no bairro Navegantes, em Porto Alegre.

Quero Quero em Dois Irmãos

15 de junho de 2010 0

Nesta sexta-feira, a colunista Zelita Marina comemora 15 anos da coluna “Recanto Gaudério” que escreve para o jornal NH, de Novo Hamburgo. Será durante jantar-baile na Associação Cultural Tradicionalista (ACTG) Portal da Serra, de Dois Irmãos.

A animação do jantar-baile será do grupo Quero-Quero, a partir das 20h30min. Os ingressos custam R$ 25,00 (com janta)  e R$ 15,00 (sem janta). Mais informações com Ademir Nogueira no fone 9978 7795.

AABB promove tertúlia

15 de junho de 2010 0

Recebi esse chasque da AABB, de Porto Alegre:

Peões e prendas de todas as querências estão se preparando para a Grande Tertúlia Nativista, evento que ocorre anualmente na Associação Atlética Banco do Brasil de Porto Alegre. O Clube pretende realizar uma grande festa, para valorizar a cultura e a música nativista, característica do Sul do Brasil. Nesta edição, a festa contará com a participação de diversos artistas consagrados nas artes gaúchas, como Dorotéo Fagundes, Liliana Cardoso, Luiz Carlos Borges, Maurício Barcelos e Rhosammaria.

A Grande Tertúlia Nativista irá acontecer no Salão Pôr-do-Sol da AABB, no dia 25 de junho, com início às 20h. Para participar e desfrutar das atrações que o Clube está preparando para o evento, basta trazer dois quilos de alimentos não-perecíveis e chegar às 21h30min. Mas para aqueles que, além das atrações musicais, também quiserem saborear um delicioso jantar campeiro, devem adquirir seu ingresso na Central de Atendimento, pelo valor de R$ 15,00.

O jantar será servido a partir das 20h. É importante lembrar que a AABB está engajada em ações socioambientais. Por isso, é imprescindível que todos tragam os dois quilos de alimento não-perecível em benefício das entidades assistidas pelo Grupo Bem-Me-Quer. Mais informações na Central de Atendimento: (51) 3243-1021.

SERVIÇO

O quê: Grande Tertúlia Nativista

Quando: 25 de junho de 2010

Onde: Salão Pôr-do-Sol – AABB Porto Alegre

Hora:

20h –Jantar Campeiro (R$15,00 e 2kg de alimento não-perecível)

21h30min – Apresentação dos convidados (2kg de alimento não-perecível)

Show beneficente em Cachoeirinha

15 de junho de 2010 0

César & Rogério comunicam rompimento com empresário

11 de junho de 2010 1

Em nota divulgada hoje, a dupla César Oliveira & Rogério comunica o “desligamento” de seu empresário Pierre da Luz. Conforme a nota, Luz não está “autorizado a realizar qualquer tipo de transação” em nome deles e nem da produtora “De Fronteira Produções Artísticas”, desde abril.

A nota também diz que “todo o trabalho do ex-colaborador” deve ser tratado pelo fone comercial ou pelo e-mail da produtora, que é comercial@cesarerogerio.com.br.

Em novo CD, Luciano Maia também canta

10 de junho de 2010 0

Foto: divulgaçãoSim, além de ser um dos maiores gaiteiros do estado, Luciano Maia agora também é cantor. É nessa condição que ele lança no próximo dia 15, às 20h30min, no Teatro de Câmara Tulio Piva, em Porto Alegre, o CD “Encomenda”.

O show terá  a participação especial de Anomar Danúbio e da dupla César Oliveira e Rogério Melo.

SERVIÇO:

O QUE: Lançamento CD “Encomenda” com Luciano Maia

QUANDO: Dia 15 de junho, às 20h30min;

ONDE: Teatro de Câmara Túlio Piva – Rua República, nº 575 – Cidade Baixa.

QUANTO: De graça

POR QUE? Porque Luciano Maia, em matéria de acordeão, é o cara!

E atenção! Para quem é do Vale dos Sinos, a pedida é o jantar baile com Porca Véia e grupo Cordiona na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande em Novo Hamburgo, na próxima terça-feira, a partir das 21h.  Mais informações pelo 3596 2698.

Últimas

09 de junho de 2010 0

Foto: Oneide FerreiraCom passagem por grupos como Monarcas e Fogo de Chão, o gaiteiro Canudo agora faz parte do conjunto de Santiago Os Mateadores. Ele ajudou a animar o baile realizado na terça-feira, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo (na foto, o seundo da direita para a esquerda).

A gravadora Acit divulga o lançamento do novo CD da dupla César Oliveira & Rogério Melo, chamado “Cantiga Para O Meu Chão”. O trabalho inclui composições de Edilberto Bérgamo, Juliano Gomes e Anomar Danúbio Viera e duas regravações do folclore argentino. A produção musical é de Rogério Melo e a direção artística de César Oliveira.

Na gravadora Vertical, o destaque fica por conta de Porca Véia. O novo CD do gaiteiro e cantor, chamado “Gostei do Baile Véio”, está vendendo mais que pastel em cancha reta, segundo a gravadora. O músico promete ainda um DVD para breve.

No sábado, acontece jantar baile dos namorados  no CTG Bento Gonçalves da Silva, que fica na  Rua Viamão, 1249, em Alvorada. Os  Ingresssos custam R$ 15,00. O cardápio inclui  panquecas, arroz, feijão e saladas. Reservas de ingressos pelo fone 3442 3260.

Correria

06 de junho de 2010 0

Amigos, a atualização do blog seguirá lenta esta semana por conta de meus compromissos na RBSTV. Nesta segunda-feira, viajo ao Rio para uma palestra. A partir de quarta, vou finalizar uma reportagem sobre drogas que irá ao ar no Teledomingo. Fora as outras pautas em andamento para a Globo. Peço a compreensão de todos.