Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2010

Menino sensação dos CTGs troca bombachas pelos bailões "tchê"

31 de julho de 2010 7

Hoje adepto da Tchê Music, em abril de 2000 o jovem tradicionalista Thales Schüler estampava a capa de ZH e era chamado de “Borghettinho de Portão”

Reportagem de Nilson Mariano, em Zero Hora, hoje:

As prendas que dançam o “ai bota aqui o teu pezinho”, rodopiando emoções com os seus vestidos rodados, estão saudosas. Os bombachudos que retinam esporas ao cantar “balaio, meu bem, balaio, sinhá”, sentem-se traídos. Para os guardiões do tradicionalismo, foi uma deserção imperdoável, e justamente para a trincheira do inimigo.

O fato é que Thales Schüler, o menino prodígio que inflamava os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) com o seu acordeão de 48 baixos, trocou de lado. Para desgosto dos puristas do nativismo, aderiu à Tchê Music, o ritmo que desfalca a tribo dos gaudérios e superlota os bailões do Rio Grande do Sul.

Clique aqui e leia a reportagem completa

Encontro tradicionalista nos Estados Unidos

28 de julho de 2010 1

Foto: divulgação

Consegui encontrar um tempinho pra postar o chasque abaixo, que o pessoal do CTG Saudade da MInha Terra, em Newark, Estados Unidos, acaba de me enviar.  Tem encontro gaúcho lá no próximo fim de semana. E o que dizer da foto da invernada juvenil da entidade? É a gauchada jovem do CTG fazendo bonito na terra do Tio Sam!!

A cultura regional gaúcha não ficou só no Rio Grande do Sul, se pode perceber pela existência de centros de tradições gaúchas espalhados pelo Brasil e além fronteiras, como no Japão, Canadá, Paraguai e Holanda. Nos Estados Unidos, existem diversas entidades tradicionalistas gaúchas em vários estados: Califórnia, Michigan, Nova Jérsei, entre outros, o que motivou a criação da Confederação Norte Americana da Tradição Gaúcha Brasileira.

 Em Newark, importante cidade do Estado de Nova Jérsei, onde estão arrinconados mais de 20.000 brasileiros, de diversos pontos do nosso mapa, nossa cultura se afirma no Centro de Tradições Gaúchas Saudade da Minha Terra, com destacada participação na comunidade, motivando inclusive, americanos natos a adotarem nossas pilchas e costumes, pela singularidade de nossos valores tradicionais. Um dos grandes mobilizadores da comunidade brasileira é o pratense, Adelino Perin e sua esposa Rosa Lia, integrantes da patronagem do Saudade da Minha Terra e incansáveis divulgadores das nossas tradições terrunhas, os quais uma vez mais, dedicam especial apoio aos integrantes do Querência do Prata para comungarem sua arte na pátria americana.

Nos próximos dias 27 de julho a 02 de agosto, a peonada e as prendas da Invernada Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas Querência do Prata estarão em solo americano, confraternizando com os coirmãos de Nova Jérsei, juntamente, com o Grupo Beira d’Estrada, que animará o fandango no dia 31 de julho e uma domingueira no dia 1º de agosto/2010.

Além das danças tradicionais e ritmos gauchescos dos nossos fandangos, os peões e prendas adolescentes, acompanhados de alguns pais, levarão também, oficinas culturais de declamação, trança em couro, culinária campeira e painéis sobre o nosso Movimento Tradicionalista e a história do Querência do Prata.

Drenagem do Parque da Harmonia preocupa vereador

23 de julho de 2010 3

O vereador Bernardino Vendrúscolo (PMDB) encontrou uma maneira bem humorada de, em pleno recesso, protestar contra a falta de drenagem do Parque da Harmonia. A verba de R$ 500 mil, segundo ele, já foi aprovada pela Câmara. Leia:

Ao porteiro do céu São Pedro que estais no céu,

Santificado seja o seu nome!

Venha ao nosso Acampamento Farroupilha,

Nos salvar dos alagamentos

E nos perdoar por não drenarmos o Parque.

Nos daí hoje e sempre responsabilidade

E civilidade com a nossa tradição.

Que seja feita a vossa vontade

No Acampamento e no céu.

Perdoai nossas ofensas,

Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

Não nos deixeis cair em tentações na prestação de contas

E livrai-nos dos atoleiros e más companhias.

AMÉM

Bernardino Vendruscolo

Vereador – PMDB

Pausa

22 de julho de 2010 0

Amigos, devido a mais uma empreitada jornalística, deixarei de atualizar o blog  até o dia 9 de agosto.

Torneio de truco no Lanceiros

21 de julho de 2010 1

O CTG Lanceiros da Zona Sul, de Porto Alegre, promove no dia 21 de agosto um torneio de truco com premiação de R$ 900,00, mais troféus.  Inscrições com Arnúbio Costa, pelos telefones (51) 3261-3341 ou 9961-3189. O contato via e-mail é  mariangela_sc@terra.com.br

O tradicionalismo em revista

21 de julho de 2010 0

O fotógrafo Marcus Tatsch, de Cachoeira do Sul, edita uma revista e um site chamados Imagens Gaúchas. A imagem acima reproduz a capa da segunda edição da publicação. O site tu podes conferir clicando aqui. Vale à pena. São fotos de encher os olhos!

Invernada do Roda de Carreta vence etapa do Enart

20 de julho de 2010 3

Foto: divulgaçãoRecebi a foto acima da patroa do CTG Roda de Carreta, de Cachoerinha, Marta de Oliveira Colossi. É da invernada adulta da entidade. Marta está faceira por demais porque o grupo ficou em primeiro lugar na etapa regional do Enart. “Lamento o que vem acontecendo no nosso MTG. Mais quero dizer que temos coisas boas para mostrar e comemorar”, escreveu a patroa. É isso aí. Parabéns ao pessoal do Roda!

Os Mirins no Laço da Amizade

19 de julho de 2010 1

"Planeta Gaudério" em Cachoeira do Sul

18 de julho de 2010 0

Um grande evento que mistura música, rodeio, encenações de época e feira acontece em Cachoeira do Sul, no próximo mês. É o Planeta Gaudério. Clique aqui e saiba mais.

Coxilha Nativista em Cruz Alta

17 de julho de 2010 0

Acontece em Cruz Alta, entre os dias 26 e 31 de julho, a 30a Coxilha Nativista, um dos principais festivais tradicionalistas do estado. E só tem gente boa na final, entre as quais, o grande Vaine Darde, do qual sou um grande fã. Destaco também composições de Carlos Omar Vilella Gomes, Adair de Freitas, Nilton Ferreira e Angelo Franco. Clique aqui e acesse o site do festival.

Versão "gaudéria" dos Garotos de Ouro tem até cartaz

14 de julho de 2010 7

Recebi do Luiz Cláudio a arte do cartaz para os bailes gauchescos que o grupo Garotos de Ouro pretende animar no mês de setembro. Nada de sertenejo ou maxixe: os músicos prometem para essas apresentações só músicas campeiras. Muito bom! Aguardem mais novidades.

Rodeio crioulo em Goiás

13 de julho de 2010 1

17º Rodeio Crioulo Interestadual e 18º FEGARP do CTG Querência Goiana de Jataí

MTG divulga nota sobre acusações de ex-vice presidente

13 de julho de 2010 5

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, entidade com 44 anos de serviços prestados à tradição Gaúcha, vem sendo alvo de diversos ataques nos últimos meses. Recentemente, o ex-vice presidente da Fundação Cultural Gaúcha – MTG, Luiz Glênio dos Santos, distribuiu um dossiê onde afirma existir diferenças contábeis nos balancetes administrativos da instituição.

 A diretoria do MTG, através do presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Oscar Fernande Gress, do presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Gaúcha, Manoelito Carlos Savaris, dos integrantes da Junta Fiscal da FCG e pelos vices-presidentes do MTG, solicitou por diversas vezes o envio da referida documentação com a finalidade de análise e providências. Entretanto, o senhor Luiz Glênio dos Santos, optou em enviar a mesma à pessoas e órgãos alheios ao Movimento.

Os documentos foram finalmente apresentados em reunião do Conselho Diretor, realizada na data de 10 de julho de 2010, em Jaguari. A partir da apresentação dos referidos documentos, os mesmos estão sendo analisados pelo Conselho de Ética da entidade, por tratar-se de assunto administrativo de ordem interna.

Referente ao desaparecimento de documentos da sede administrativa da Fundação Cultural Gaúcha, conforme registrado em boletim de ocorrência no dia 17 de junho de 2010, o procedimento legal já está andamento na área judicial.

Oscar Fernande Gress

Presidente do MTG

Os carros temáticos do 20 de setembro

13 de julho de 2010 0

Carro temático sobre a religiosidade.

O “Chasque Pampeano” divulgou o desenho dos dez carros temáticos que vão desfilar no 20 de setembro. Uma beleza. No desenho acima, o da “religiosidade”. Clique aqui e confira todos os outros.

Rogério Bastos diz que ex-vice da fundação é "doente"

12 de julho de 2010 6

Texto publicado no blog (muito bom, por sinal)  do ex-diretor da Fundação Cultural Gaúcha, Rogério Bastos, em resposta às denúncias de Luiz Glênio dos Santos e ao post que publiquei. Ele também não parece acostumado ao controle externo das atividades tradicionalistas que envolvem recursos públicos e privados:

Não é meu costume ler Blogs de fofoca, mas foi tanta gente me ligando e pedindo que eu lesse, que me vi obrigado e também de me manifestar. Na materia anterior, sobre a semana farroupilha de Porto Alegre, me manifestei que havia recebido uma ligação. Essa ligação era do Giovani Grizotti. Quanto a posição do vice Presidente que saiu da Fundação, eu lamento por ele ser uma pessoa doente. Da onde a mente doentia dele for criando coisas, isso não tem problema. Mas quando começar a prejudicar familias…bem , ai lamento muito. Nem pessoas doentes devem ser poupadas.

Quanto à manifestação do Diretor da Fundação receber comissão por captação, não existe segredo e muito menos erro nisso. Todo captador recebe percentuais, isso é normal em qualquer evento. Dediquei grande parte da minha vida nestes dez anos pra construirmos tudo o que conseguimos construir para o MTG e para os dois maiores eventros do estado. ENART e Semana Farroupilha. Ninguém queria patrocinar, pois os eventos não existiam. Simplesmente existiam pra quem ia neles. Hoje ambos são respeitados pelas dimensões que chegaram. Ao Grizoti que acha que… Nossa… descobriu o Brasil… Não!!!

As captações sempre terão percentuais para quem conseguir trazer dinheiro para o evento. Isso não vai acabar por que é um trabalho. E eu me dediquei para que isso acontecesse. Não adianta tentar desmoralizar dizendo que não era ético, como me disse por telefone. Isso é um trabalho como tantos outros. E digo, se não tivesse feito este trabalho de captação talvés as comemorações fossem ainda como sitei na materia anterior.

Quanto ao vice Presidente continuo a dizer: Pessoa doente, que lamento profundamente pela familia dele conviver com alguém assim. Disse quando ele pedia percentuais por ser vice presidnete, que este, infelizmente é voluntario, e que teria de trabalhar muito pra chegar lá. isso o deixava irritado. Mas continuaremos trabalhando para o crescimento dos eventos. Pode ser qeu os “dignissimos” vereadores de Porto Alegre, que fazem parate da comissao municpal e nunca (eu disse NUNCA) fizeram nada pra melhorar o acampamento. Infelizmente, em sua totalidade, eles nada fizeram e agora pensam em criar leis (em duplicidade, por nao conhecer a legislação e muito menos o evento). Mais uma vez… Lamentável…(Rogério Bastos)

Diretor da fundação do MTG recebia comissões

12 de julho de 2010 4

As novas denúncias em torno do MTG trouxeram à tona outra revelação: a de que o ex-diretor da Fundação Cultural Gaúcha, Rogéro Bastos, recebia comissões para captar recursos para eventos da entidade. A novidade surgiu depois que procurei o ex-presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Manoelito Savaris, para que falasse sobre o pedido da Câmara Municipal, que quer ter acesso às notas fiscais do Acampamento Farroupilha e do Desfile Temático. Ocorre que na planilha enviada pelo Savaris e Vinícius Brum, que é presidente da comissão municipal, aparece uma receita de R$ 80 mil, referente ao patrocínio da Nestlé. Porém, o vereador Bernardino Vendrúscolo (PMDB) teve acesso a um recibo no valor de R$ 100 mil.

Segundo Savaris, a diferença faz parte da comissão paga a quem captou o patrocínio. O ex-presidente da comissão estadual não soube dizer quem recebeu essa comissão. Na conversa, declarou que o próprio Rogério Bastos, ex-diretor da fundação, era um dos que recebiam comissões para  obter patrocinadores a enventos organizados pela entidade. Mesmo sendo assalariado da entidade, onde trabalhou até março desse ano. 

-Meu trabalho não esse na fundação. Essa comissão era como uma “hora extra”. Era um percentual menor que aquele pago a um captador profissional”, alegou Bastos ao blog, que admitiu ser o beneficiário dos 20% referentes à verba da Nestlé.

Enquanto isso, segue o silêncio do presidente do MTG, Oscar Gress, diante das denúncias feitas pelo ex vice-presidente da fundação.

Esse é o gaiteiro Lucas!

11 de julho de 2010 0

Denúncias de ex vice-presidente atingem fundação do MTG

11 de julho de 2010 4

Neste sábado, conselheiros do MTG se reuniram em Jaguari, no centro do estado, para discutir denúncias feitas por Luiz Glênio dos Santos,  ex-vice presidente da Fundação Cultural Gaúcha, responsável por realizar eventos do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Oscar Gress é presidente de ambas as entidades.

No relatório enviado ainda na quinta-feira a coordenadores de regiões tradicionalistas e conselheiros do MTG, Glênio afirma ter feito uma contabilidade paralela àquela realizada pelo tesoureiro da Fundação. E descobriu uma suposta diferença de caixa relativa a venda de produtos na loja da entidade. O levantamento apontou um volume de vendas em 2008 que chegou a R$ 109 mil. Mas as contas oficiais da Fundação indicavam receitas de apenasR$ 9 mil no período. Em 2009, teriam sido vendidos R$ 32 mil a mais do que o declarado na contabilidade.

No trecho mais grave do documento, o ex vice-presidente afirma ainda que notas fiscais eram “compradas” de empresas, dando a entender que houve despesas declaradas, mas não realizadas em eventos realizados com verbas públicas e privadas. Até o momento, não houve qualquer manifestação formal do presidente do MTG e da fundação sobre as denúncias, apesar dos insistentes pedidos do blog para que Oscar Gress se manifestasse.

Clique aqui e leia o relatório

SBT estréia novo programa tradicionalista

11 de julho de 2010 0

Estou assistindo o novo programa que o SBT está estreiando, em substituição a “Coisas do Sul”, que era apresentando por Volmir Martins. “Heranças do Sul”, que tem Leandro Berlese entre os apresentadores, é meio teatralizado. Passa a idéia de que os textos são decorados.  E inova ao imitar o ambiente de uma típica tertúlia de Galpão, com gaúchos e gaúchas conversando, bebendo trago e dançando. João de Almeida Neto foi uma das atrações na estréria. Também investe na solidariedade. Neste domingo, mostrou a realizade de uma casa que abriga crianças com necessidades especiais. Um bom programa. Eu recomendo.

Volmir Martins na Band

09 de julho de 2010 0