Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2010

Querência resgata clássicos do gauchismo

30 de setembro de 2010 0

Tchê, não deixa de entrar na primeira loja de discos que avistares. Tem novidade buena na seção de CDs gauchescos. É o novo trabalho do grupo Querência. “À Moda Antiga” resgata clássicos da música nativa: Bailanta do Tio Flor, Sentimento, Xote Laranjeira, Caçador e Pescador, Bugio Velho, Baile de Candeeiro, Os Calaveiras, Teu Nome, Morena Rosa, Última Lembrança, Haragana, Picaço Velho, Vanerão da Noite Inteira e Amigo. É repertório para colocar o CD entre os melhores lançamentos do ano. Compra agora! O que o pessoal de Pelotas fez não foi apenas regravar esses clássicos. As músicas também ganharam novos arranjos, vocais excelentes e uma qualidade rara de ser ouvir. Compre já!

Clique aqui e escute trechos das músicas.

Para refletir

29 de setembro de 2010 0

Frase no MSN do gaiteiro dos Serranos, Daniel Hack:

A distância entre o sonho e a realidade chama-se trabalho.

Gauchada no Twitter

26 de setembro de 2010 1

Cresce a adesão de músicos tradicionalistas ao microblog Twitter. Siga:

Os Campeiros: twitter.com/oscampeiros

Wilson Paim: twitter.com/WilsonPaim

Grupo Coração Gaúcho: twitter.com/coracaogaucho

Luiz Marenco: twitter.com/LuizMarenco

Os Serranos: twitter.com/Os_Serranos

César Oliveira & Rogério Melo: twitter.com/cesar_rogerio

Rose Ortaça (empresária da família Ortaça: twitter.com/roseortaca

Juliana Spanevello (cantora das melhores!) twitter.com/juspanevello

Joca Martins: twitter.com/jocacantor

Grupo Fogo de Chão: twitter.com/grupofogodechao

Fernando Goulart (baterista do grupo Fogo de Chão): twitter.com/nandoposteiro

João dos Santos (guitarrista e vocalista dos Monarcas): twitter.com/joaomonarcas

Nina França (cantora): twitter.com/ninafranca

Rodrigo Lucena (gaiteiro do grupo Som Campeiro): twitter.com/lucenagaiteiro

Rock de Galpão (banda que faz versões rock de clássicos do nativismo, com Neto Fagundes): twitter.com/rockdegalpao

Tranco Serrano: twitter.com/tranco_serrano

Grupo Alma de Campo: twitter.com/almadecampo

Grupo Quero Quero: twitter.com/grupoqueroquero

Pirisca Grecco: twitter.com/piriscagrecco

Shana Müller: twitter.com/shanamuller

Gabriel Ortaça, a grande revelação missioneira

26 de setembro de 2010 0

Recebi esses tempos da dona Rose Ortaça um disco de seu filho, Gabriel Ortaça. É um CD de primeira, que faz jus aos ensinamentos que aprendeu do pai, o grande missioneiro Pedro Ortaça. É uma música melhor que a outra. Aproveito para dividir com vocês o vídeo abaixo, “Meu Canto”, do próprio Gabriel. A letra diz tudo. Ele é o cara!

Mostra expõe fotos de cavalgada "no fim do mundo"

25 de setembro de 2010 1

Céu, Sol, Sul, Terra e Cor!

24 de setembro de 2010 2

Veja a espetacular produção do Teledomingo, em homenagem à Semana Farroupilha. A produção e edição é de Leonardo Vargas. São músicos de todo estado cantanto Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, de Leonardo. Destaque para a participação dos Bertussi, cantando nos Aparados da Serra.

Na foto, com Edson Dutra

22 de setembro de 2010 0

A minha amiga Márcia Lopes, diretora geral da secretaria municipal da Cultura de Sapucaia do Sul, está faceira por demais. O motivo é a foto abaixo, que tirou ao lado do ídolo Edson Dutra, de Os Serranos. “Era um sonho”, diz ela.

O grupo animou baile no sábado passado na cidade, Foto: arquivo pessoaldentro da programação da Semana Farroupilha organizada por Márcia.

Aliás, o Acampamento em Sapucaia cresceu muito este ano. Todos estão de parabéns!

Prendas cavalgam em Cambará do Sul

21 de setembro de 2010 1

Foto: Liane Castilhos/ divulgação

Recebi da jornalista Daiana Silva:

Longas filas de mulheres a cavalo tornaram os Campos de Cima da Serra ainda mais belos no último sábado (18). Comitivas de várias cidades gaúchas e também de Santa Catarina chegaram cedo a Cambará do Sul, região dos Aparados da Serra, para a Cavalgada de Prendas, evento realizado há dez anos no município. A comissão organizadora divulgou hoje pela manhã que 550 mulheres realizaram a inscrição, mas acredita que o número de participantes possa ser ainda maior porque muitas cavalarianas se juntaram ao passeio no decorrer do caminho.

Vestindo bombachas e botas, as prendas percorreram sete fazendas num passeio que durou o dia inteiro e que totalizou 20 quilômetros de cavalgada. Na parada do almoço, elas foram recebidas com um típico churrasco gaúcho oferecido como cortesia pela comunidade e participaram ainda de brincadeiras, como a dança do cepo e a corrida do porco engraxado. Para a secretária de turismo de Cambará do Sul, Marelise Hugentobler, que também participou da Cavalgada de Prendas, o evento já está consagrado e mostra o sucesso da união das mulheres e de toda a comunidade. “É um orgulho imenso para a nossa cidade recebermos tantas prendas visitantes juntamente com suas famílias.

O evento movimenta o turismo e a economia de Cambará do Sul e isso é graças à união de bravas mulheres e de toda a comunidade cambaraense”, ressalta a secretária. Para o ano que vem a comissão espera inserir o evento no livro dos recordes brasileiros como a maior cavalgada de mulheres do país.

Revolução Farroupilha nos TTs do Twitter

20 de setembro de 2010 1

Para tudo gauchada. O termo “Revolução Farroupilha” figura, neste momento, nos “trending topics” do microblog Twitter. Ou seja, é um dos dez assuntos mais comentados no momento, em todo mundo. Toma pra quem ainda duvida da força de nossa cultura!

Fotos de encher os olhos

20 de setembro de 2010 1

Quer encher teus olhos nesse 20 de setembro? Então dá uma olhada nas fotos campeiras feitas pelo fotógrafo Eduardo Rocha. No site ou no Facebook. Foto: Eduardo Rocha

Baile de gala com Os Monarcas em Novo Hamburgo

20 de setembro de 2010 0

Promoção é da Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo. Mais informações com o vice-presidente da ATNH, João Pereira, pelo fone 51 9687 1848.

Colégio barra alunos pilchados em Caxias do Sul

15 de setembro de 2010 8

No Pioneiro, hoje. É ou não é um absurdo isso acontecer em plena Semana Farroupilha? Leia a reportagem de Adriano Duarte:Eles afirmam terem sido barrados e obrigados a voltar para casa para substituir a indumentária gaúcha pelos uniformes escolares - Foto: Tatiana Cavagnolli

Na contramão dos festejos da Semana Farroupilha, o Colégio São José, em Caxias do Sul, teria proibido alunos de frequentarem as aulas usando pilchas. Pelo menos isso é o que alegam três estudantes do ensino médio.  Eles afirmam terem sido barrados e obrigados a voltar para casa para substituir a indumentária gaúcha pelos uniformes escolares. Caso contrário, não poderiam ficar no colégio, que é privado.

Na rede pública, o uso de pilchas é permitido e incentivado neste período de comemorações. Procurada pelo Pioneiro, a direção do São José não se manifestou sobre o caso. A polêmica começou na segunda-feira com o estudante do 3º ano Diego Roncarelli de Salles, 17 anos. Aluno do turno da manhã e assíduo frequentador de rodeios e CTGs, Diego saiu de casa usando bombacha, bota, lenço, camisa e chapéu.

No pátio, foi cercado por vários colegas que acharam bonito o apreço do rapaz pelas tradições. A movimentação chamou a atenção de um monitor da escola. O estudante diz ter sido levado para conversar com uma das coordenadoras da manhã, conhecida como Leda. A funcionária permitiu que o estudante assistisse à aula na segunda-feira, mas com a promessa de que ele não usasse mais a pilcha.

Segundo Diego, cinco minutos depois de ter entrado na sala, o estudante foi orientado por Leda a deixar a escola. Sem ter como voltar para casa, no bairro Cinquentenário, o rapaz foi para a moradia da avó no Centro. Na terça-feira a situação voltou a se repetir com um casal de namorados. Camila Pretto e Bruno Novello, ambos com 16 anos, teriam sido impedidos de entrar na sala. Eles receberam as mesmas orientações que haviam sido repassadas a Diego.

Colégio se manifesta

Semana Farroupilha no Paraná

14 de setembro de 2010 3

Amigos, esta semana, a atualização do blog será mais lenta que o normal. É que estou em viagem de trabalho. Uma pena que isso aconteça em plena Semana Farroupilha. Mas aqui Paraná sigo de olho em notícias que possam interessar aos leitores. Aliás, acabei de entrar em contato com o coordenador da 10a Região Tradicionalista aqui do estado, Gilmar Possenti. Ele me informou que so festejos farrapos acontecem pelo menos em Cascavel, onde haverá baile de candieiro no sábado, e ainda em Foz e Toledo, cidade por onde passei no dia de  hoje.

Gostei muito de ver a transparência do MTG do Paraná. O site disponibiliza os celulares de toda a diretora, como como dos coordenadores. E ainda divulga a prestação de contas anual.

Dupla sertaneja ganha medalha do Mérito Farroupilha

12 de setembro de 2010 2

Foto: divulgaçãoNotícia do site da Assembléia Legislativa:

Durante apresentação beneficente em Santa Rosa, nesta sexta-feira (10) à noite, os cantores Zezé Di Camargo e Luciano receberam a maior honraria do Parlamento gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha, proposta pelo presidente Giovani Cherini (PDT). Cerca de 40 mil pessoas acompanharam os shows realizados em favor de 18 hospitais da região, no Parque de Exposições de Santa Rosa. “O show, hoje realizado em prol da saúde, é uma retribuição destes grandes artistas a todos aqueles que acompanham seu trabalho. Certamente, a atuação voluntária de Zezé Di Camargo e Luciano é motivo de orgulho para seu pai, que os apoiou para iniciarem sua carreira”, ressaltou Cherini.

Os cantores agradeceram aos 55 deputados estaduais pela concessão da Medalha do Mérito Farroupilha, ressaltando que será guardada com carinho. Zezé Di Camargo e Luciano retribuíram a homenagem cantando Querência Amada, de Teixeirinha. O presidente do Parlamento gaúcho ainda afirmou que a trajetória da vida da dupla é um exemplo para as crianças pobres, “de que apesar das dificuldades, é possível vencer na vida”. Esse foi o segundo show beneficente realizado por Zezé Di Camargo e Luciano em favor da saúde na região de Santa Rosa. Participaram também do evento o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi; o deputado federal e secretário de Estado da Saúde licenciado, Osmar Terra; o presidente do Hospital Vida e Saúde, Anderson Mantei; dentre outros.

Nota do blog: para o presidente da Assembléia, candidato a deputado federal,  subir a um palco junto com uma dupla sertaneja famosa e diante de uma platéria numerosa, seria uma ótima estratégia de marketing eleitoral, não fosse um ato oficial ligado ao parlamento…

Os Serranos dá show no Farrapos

12 de setembro de 2010 0

O baile com Os Serranos no Clube Farrapos entrou madrugada a dentro hoje. Que repertório, que profissionalismo, que show!! A estrutura de palco está nota dez. E teve de tudo: vanera, vanerão, xote, milonga, chamame, e, é claro, o bom e velho bugio. O Edson Dutra e seus colegas apresentaram, inclusive, uma música pra lá de especial, chamada Campeiro Feliz, que vai estar no novo disco do grupo.

É candidata a melhor música de 2010, com certeza. O Alex Sandro Morais (guitarra) e o Daniel Hack (gaita) dão um show à parte, imitando com seus instrumentos tudo o que é tipo de som: de galo cantando, passando por risadas e até locomotiva. Ou seja, baile com Os Serranos é diversão na certa.

A origem do Bugio

11 de setembro de 2010 1

Nesta segunda-feira, a partir das 11h45min, vamos mostrar uma reportagem, no Jornal do Almoço, contando as origens do único gênero musical genuinamente gaúcho, o Bugio. Estivemos em um sítio, em Morro Reuter, onde gaiteiros consagrados fazem um entrevero de gaitas, ao som do ronco dos bugios. Na foto,  Gildinho aparece ao lado da veterinária, que cuida dos bichos recolhidos pelo Ibama e levados ao criadouro. Foto: Giovani Grizotti.

Semana Farroupilha em Sapucaia do Sul

11 de setembro de 2010 0

A programação da Semana Farroupilha em Sapucaia do Sul começa hoje, no ginásio municipal, com a 12 Pajada Jayme Caetano Braun (foto), que termina amanhã. Na segunda, acontece a chegada da Chama Crioula e show com Pedro Ernesto Denardin. No sábado, dia 12, tem baile com Os Serranos. Este ano, o número de piquetes subiu para 55, contra 35 no ano passado.  Clique aqui e confira a programação preparada pela Foto: Giovani Grizottidiretora de cultura do município Márcia Lopes.

Em Cachoeirinha, a Ronda Crioula começa neste domingo, com show de João Chagas Leite e baile com  Tranco Monarca. Confira aqui a programação.

Hoje tem Serranos no Clube Farrapos, em Porto Alegre, a partir das 23h. E ontem, a família Ortaça animou baile no centro de eventos do Acampamento Farroupilha. Lá, tive a oportunidade de conhecer a dona Rose Ortaça, esposa e empresária do Pedro, que me presenteou com dois CDs, um do Pedro e outro do filho Gabriel. Muito obrigado Rose!

O criador do Acampamento Farroupilha

11 de setembro de 2010 0

NFoto: Guilherme Santos/PMPAo site do Acampamento Farroupilha, texto do jornalista Fabiano Cardoso, da prefeitura de Porto Alegre:

No início de 1981 o engenheiro agrônomo Curt Alfredo Guilherme Zimmermann estava perto de concretizar algo que havia idealizado dez anos antes: a construção de um local para atividades relacionadas à tradição gaúcha, inclusive a lida campeira. Zimmermann passou sua infância e parte da adolescência nas proximidades da rua Barão do Amazonas, no bairro Glória, na época uma área com características rurais.

Ele tinha vizinhos que trabalhavam como carroceiros e que, nas horas vagas, realizavam diversas atividades em sua rua, como cancha reta, carneação e churrascadas em dias de festa. É da afinidade com esse tipo de tradição que surgiu a ideia de criar um local específico para isso, o parque da Harmonia. Apesar de ligado às tradições gaúchas desde a infância, Curt foi saber mais a fundo sobre a cultura e a história do Rio Grande do Sul quando conheceu o tradicionalista Glaucus Saraiva, em 1971.

Neste ano ele foi convidado a coordenar a execução de um gramado, no terreno que envolvia a construção do Galpão Crioulo do Palácio Piratini, projetado e executado por Glaucus. Conheci nesta ocasião este apaixonado e estudioso gaúcho, que explanava a importância da cultura à nossa tradição, frisando ser necessário que os habitantes desta terra tivessem mais informações sobre o assunto, pelo fato de nossos antepassados terem deixado fartos rastros de bravura, gravados neste solo, caracterizando a história de um povo guerreiro e defensor deste sul desta grandiosa nação.

Foi nesse encontro com Glaucus Saraiva e nas conversas que travou com ele, que surgiu a idéia de se criar um lugar que representasse tudo isso. Curt Zimmermann, engenheiro da divisão de parques e praças da Secretaria Municipal de Obras e Viação de Porto Alegre (Smov), concluiu a construção do Parque Marinha do Brasil em 1981. Neste mesmo ano, relatou ao então secretário, Renzo Francischini, sua preocupação com o descarte indiscriminado de caliças nas calçadas. Lembra que este mesmo material já havia sido usado para a construção de parques como o próprio Marinha do Brasil e o Moinhos de Vento, o Parcão.

Foi quando o secretário Francischini pediu que Curt o acompanhasse para conhecer uma área que ficava em frente ao prédio da Smov, que ia da Avenida Ipiranga até a Usina do Gasômetro. Depois de analisar a topografia, viu que era possível fazer o aterro para abrigar o novo parque. Recebeu todo o apoio da prefeitura com máquinas para fazer o trabalho e materiais da CRT (antiga estatal de telefonia), CEEE e Brigada Militar. Além da caliça, recebeu doações de telhas, capim santa fé, saibro e brita fina. A execução desta obra em tempo recorde, foi algo realmente surpreendente, pois não havia verba prevista no orçamento do município para a execução do parque da Harmonia (Maurício Sirotsky Sobrinho).

Clique aqui e leia o restante do texto.

Encontro de gaúchos no Vaqueanos da Tradição

09 de setembro de 2010 0

Nesta sexta-feira, dia 10, diversos músicos gaúchos se apresentam no CTG Vaqueanos da Tradição, em Porto Alegre. Entre as atrações, estarão por lá Jader Leal, Geraldo Trindade, Berenice Azambuja, Gaúcho da Fronteira e grupo Quero Quero, a partir das 20h30min. Mais informações pelo fone 51 9338 9763.

Cavalgada Itaqui-Santana do Livramento

08 de setembro de 2010 0

Diversas cavalgadas partiram de Itaqui para trazer uma centelha da Chama Crioula às mais diversas regiões do estado. Uma das mais tradicionais, a que faz o percurso até Santana do Livramento, está em sua 25a edição. A chegada em Livramento está prevista para o dia 14, data que marca o início das comemorações oficias da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre a cavalgada no blog do José Vilmar de Medeiros.