Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2010

Candidate-se à Expedição Citroën Aircross

27 de setembro de 2010 1

Se você faz o perfil aventureiro e está disposto a encarar uma expedição de 30 dias passando por 23 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais tem até a próxima sexta-feira para enviar um vídeo se candidatando à Expedição Citroën Aircross.

A expedição faz parte da campanha de marketing do Aircross, o SUV da marca francesa fabricado no Brasil e lançado agora, em setembro. Cada um dos 10 escolhidos para compor a caravana percorrerá com um Aircross mais de sete mil quilômetros.

Toda a expedição será filmada e poderá ser acompanhada pela internet, no que a montadora divulga como um autêntico reality show, que será exibido pelo canal a cabo Multishow.

Se você gostou da idéia, deve enviar um vídeo para o site da expedição respondendo a pergunta: por que eu quero participar da Expedição Citroën Aircross?. O que vale é a criativade e o perfil aventureiro do candidato.

Pesquisa cultural

Os expedicionários serão acompanhados por um chef de cousine, um produtor musical e uma equipe de antropólogos. O chef ficará responsável por estudar pratos típicos de cada ponto da expedição, e as receitas serão divulgadas no site. O músico vai captar sons e ritmos regionais para compor a trilha sonora da aventura. A equipe de antropólogos será comandada pela Dra. Valéria Grandini, da USP, com a responsabilidade de levantar as peculiaridades culturais, étnicas e socias de cada região.

Inspiração nas travessias de André Citroën

A Expedição Citroën Aircross é inspirada nas célebres viagens feitas pelo fundador da marca, André Citroën, entre as décadas de 1920 e 1930. A mais longa dessas aventuras foi a Travessia Negra, entre 1924 e 1925, com mais de 50 mil quilômetros entre Oran, na Argêlia, e a Cidade do Cabo, na África do Sul, que Citroën percorreu para divulgar seus veículos.

O aventureiro também realizou a Travessia Transhariana, na África Ocidental Francesa, entre 1922 e 1923, e a Travessia Amarela, passando por Beirute, Pequim e Saigon, de 1931 a 1932.

Mercedes-Benz na coluna Estimação

23 de setembro de 2010 1

Esse Mercedes-Benz 280, ano 1975, pertence a Evandro J. Catuzzo. Ele conta que o carro foi adquirido em 2005, em ótimo estado de originalidade. Pela foto, percebe-se que é um lindo e clássico exemplar.

Catuzzo enviou a foto especialmente para a coluna Estimação, que é publicada todas as quintas-feiras aqui no blog e também na edição impressa da Rodar, junto com o Sobre Rodas, do Pioneiro.

Participe

Mande você também a foto do seu veículo de estimação, com algumas informações ou curiosidades sobre ele. Vale carro, moto, bicicleta e caminhão.

Motorista de Bento Gonçalves fica entre os melhores do Brasil

23 de setembro de 2010 0

Ele tem apenas cinco anos de Carteira Nacional de Habilitação série E e já está entre os 12 melhores motoristas de caminhão do Brasil. Alexandre Bergamini, 27 anos, nem se considera, de fato, um caminhoneiro profissional, porque sua principal função é cuidar da frota da Bergamini Transportes, de Bento Gonçalves.

No entanto, encarou um desafio que lhe trouxe visibilidade, conhecimento e muito orgulho.

_ Confesso que nem sabia do concurso. Eu estava com um caminhão sendo arrumado na Brasdiesel (concessionária autorizada da Scania, em Caxias do Sul) e um funcionário da Scania me incentivou a participar _ diz Bergamini, se referindo à terceira edição do concurso Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, promovido pela Scania e que reuniu nada menos do que 28,5 mil inscritos.

Bergamini ficou em primeiro lugar na primeira etapa da competição, em Lajeado, dias 7 e 8 de agosto. Dias 11 e 12 de setembro foi a São Paulo, disputar a final, na qual ficou entre os 12 classificados. O vencedor foi o baiano Fernando Pitanga, 35. O segundo e terceiro lugares são de Delmar Pereira, de Mato Grosso do Sul, e João Maria Vanderlei de Oliveira, de Santa Catarina, respectivamente.

_ Ter participado e ter chegado tão longe já foi um prêmio valioso. Não tem o que pague a experiência que tive _ conta Bergamini, lembrando de uma coincidência:

_ O motorista que se classificou no meu lugar, nos duelos finais, tem 27 anos de carteira (de Habilitação). Eu tenho 27 anos de idade!

Teste o Citroën Aircross

22 de setembro de 2010 1

A Eiffel Citroën de Caxias fez hoje a apresentação oficial na região do novo Aircross, o primeiro carro da Citroën no segmento off-road. O SUV (utilitário esportivo) da montadora francesa estará à disposição dos clientes para test drive, tanto na loja de Caxias como nas unidades de Bento Gonçalves e Gramado.

Com design arrojado e estilo que mistura aventura e sofisticação, o Aircross é equipado com motor 1.6 16 V Flex, com potência de 110 cv (com gasolina) e 113 cv (com álcool), é fabricado no Rio de Janeiro e foi desenvolvido exclusivamente para o mercado latino.

Disponível em três versões, o Aircross custa de R$ 53,9 mil a R$ 61,9 mil (fora opcionais) e as primeiras unidades encomendadas na região devem ser entregues em novembro.

Interessou? A Eiffel Citroën de Caxias fica na Av. Rubem Bento Alves, 1.192 (Perimetral); em Bento, na Estrada da Vindima, 40; e em Gramado, na Avenida das Hortênsias, 3.999.

Mustang Shelby GT500 estará no Salão do Automóvel

21 de setembro de 2010 0

O Shelby GT500 2010, Mustang mais poderoso já produzido de fábrica, é uma das atrações que a Ford vai expor no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 27 de outubro a 7 de novembro e que neste ano completa cinco décadas.

A máquina estará ao lado de lançamentos, conceitos e outros show cars internacionais que serão mostrados pela primeira vez ao público, no estande Ford Design Hall.

Projetado pelo time de veículos especiais da Ford (SVT) em parceria com o legendário Carroll Shelby, que criou a primeira versão esportiva da linha, em 1964, o Shelby GT500 2010 traz detalhes que lembram o estilo clássico dos Mustangs dos anos 60. As faixas brancas que percorrem a carroceria da frente à traseira é um exemplo.

Esse Mustang tem motor V8 5.4 L, com duplo comando de válvulas, e produz impressionantes 547 cv e torque de 70,5 kgfm, com giro máximo de 6.250 rpm. O capô aerodinâmico de alumínio exibe entradas de ar com dissipador de calor, que além de conferir um visual agressivo tem a função de refrigerar o motor. Para deixar o caminho livre para a passagem de ar, o emblema Cobra foi deslocado para o outro lado da grade.

A Ford ainda não divulgou o preço do exemplar.

Mustang Shelby GT500 estará no Salão do Automóvel

21 de setembro de 2010 0

O Shelby GT500 2010, Mustang mais poderoso já produzido de fábrica, com 547 cv, é uma das atrações da Ford no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 27 de outubro a 7 de novembro.

Projetado pelo time de veículos especiais da Ford (SVT) em parceria com o legendário Carroll Shelby, que criou a primeira versão esportiva da linha em 1964, o Shelby GT500 2010 traz detalhes que lembram o estilo clássico dos Mustangs dos anos 60. As faixas brancas que percorrem a carroceria da frente à traseira são um exemplo.

Seu motor V8 5.4 L com duplo comando de válvulas produz 547 cv e torque de 70,5 kgfm, com giro máximo de 6.250 rpm.

O capô aerodinâmico de alumínio exibe entradas de ar com dissipador de calor, que além de conferir um visual agressivo tem a função de refrigerar o motor. Para deixar o caminho livre para a passagem de ar, o emblema Cobra foi deslocado para o outro lado da grade.

O carro estará ao lado de lançamentos, conceitos e outros “show cars” internacionais no estande, que leva o nome de Ford Design Hall.

Testamos os motores E-torQ, da Fiat

17 de setembro de 2010 2

A Rodar participou ontem, em Campinas (SP), do test drive com os novos motores E-TorQ, da Fiat. Rodei por cerca de cinco horas com Linea, Palio, Palio Weekend, Strada, Siena e Doblô, num total de quase 300 quilômetros entre asfalto e trilhas em chão batido.

Parte do test drive foi realizada numa pista especial para testar o disposito locker nos modelos Adventure (Palio Weekend, Strada e Doblô). O locker (sistema que bloqueia o diferencial, faz com que as duas rodas girem na mesma velocidade e, por consequência, salva o motorista de atoleiros ou desníveis desconcertantes) não é a novidade na Fiat (foi lançado na Palio Weekend em 2008), mas esse test drive foi especialmente emocionante, uma vez que os especialistas da Fiat capricharam no grau de dificuldade, como mostram estas imagens.

Mas a novidade mesmo é a família de motores E-torQ 1.6 e 1.8, ambos 16 V, que equipam todos os carros da Fiat no Brasil lançados a partir do segundo semestre. O primeiro foi o Punto, no começo de julho, cujo lançamento a Rodar também acompanhou. Depois, foi lançado no novo Idea. Agora, a Fiat mostrou a gama toda. A família E-TorQ, como sugere o nome, privilegia o torque em rotações menores, graças ao peso reduzido e à tecnologia dos componentes do motor (bielas sinterizadas e fraturadas, pistões otimizados, tampa do cabeçote em plástico, e por aí vai). Dá para sentir no pé a diferença.

Confira na próxima edição do Sobre Rodas do Pioneiro, quinta-feira que vem, mais informações sobre o test drive da Rodar. Por enquanto, fique com as imagens.

Camaro na coluna Estimação

16 de setembro de 2010 4

O designer Giorgio Vinícius de Souza, 28 anos, mandou à coluna Estimação, publicada semanalmente no blog e na coluna Rodar (publicada às quintas no Sobre Rodas do Pioneiro) a foto do seu Camaro RS/Z28, motor V8, ano 1970.

O carro era de seu pai e está na família desde 1978, mas Giorgio o ganhou de presente quando completou 18 anos. O Camaro tem pintura, peças e motor original. _ A única coisa que fiz foram breves restauros, para dar uma renovada nele. No mais, está todo conservado _ conta Giorgio, que só tira o carro da garagem para fazer pequenas viagens pelo Estado.

Participe:

Mande a foto do seu veículo de estimação para rodar@pioneiro.com. Vale carro, moto, caminhão e bicicleta.

Pilotos farroupilhenses no Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos

15 de setembro de 2010 1

Os pilotos farroupilhenses Luis Clemente Moroni e Márcio Campos (na foto acima) representam a região em mais uma etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos, que ocorre domingo, em Tarumã.

Campos, 24 anos, filho do penta campeão brasileiro João Campos, estreou neste ano no campeonato e vem surpreendendo. Após as três primeiras etapas, ele lidera a competição na classe N (novatos) com 102 pontos, 29 pontos à frente do segundo colocado.

Campos corre com um Chevrolet Celta, da equipe Fast Racing, de Porto Alegre, e pretende seguir os mesmos passos de seu pai. Almeja participar do campeonato brasileiro de pick-ups, do qual seu pai foi penta campeão, atual Copa Montana ou o Trofeo Linea, campeonato novo da Fiat apadrinhado por Felipe Massa.

_ Este é o único ano que vou fazer de Campeonato Gaúcho. Para o ano que vem, pretendo me profissionalizar e partir para alguma competição nacional. Mas antes vou me focar para garantir o título do Gaúcho de Marcas _ planeja o jovem piloto.

A Rodar fica na torcida.

Educar para o trânsito nunca é demais

14 de setembro de 2010 4

Campanhas que educam para o trânsito nunca são demais. Em algum momento devem surtir efeito, mesmo nos motoristas mais displicentes e agressivos.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias realiza ações para orientar nossos motoristas entre 18 e 25 de setembro. Um dos temas da Semana é bastante atual, na verdade tão atual que muita gente ainda não sabe ao certo como agir diante dele: as cadeirinhas e assentos de elevação para crianças.

O outro tema, o cinto de segurança, já é mais batido, mas ainda assim há muita gente relutante, portanto a importância de reforçar o seu uso regulamentar. As atividades em Caxias começam já na sexta-feira, dia 17, com a formatura da segunda turma de 30 Patrulheiros Mirins, projeto que integra o Programa de Humanização do Trânsito, da Secretaria.

Nesta edição, foram escolhidos alunos da Escola Estadual Sílvio Stallivieri (com bom desempenho em sala de aula) para integrar a Patrulha, que teve aulas quinzenais de educação para o trânsito, cidadania, prevenção, salvamento, socorro e ética, ministradas pela Fiscalização de Trânsito municipal.

É possível que você seja gentilmente abordado por alguns desses jovens aprendizes em alguma esquina da área central de Caxias, nos próximos dias. Seja gentil e tire suas dúvidas com eles. Eles sabem mais de trânsito do que muita gente que fica atrás da direção de um carro, ignorando as placas de sinalização e o alerta dos acidentes.