Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 24 setembro 2007

O protesto dos monges

24 de setembro de 2007 0

Monges em marcha/AP
Os monges budistas saíram às ruas hoje pelo oitavo dia para protestar contra a junta militar que governa Mianmar.
Mais de 100 mil pessoas (entre elas 20 mil monges) marcharem na antiga capital, Yangun, no maior protesto desde 1988, quando manifestações contra o regime militar imposto desde 1962 foram violentamente suprimidas pelo exército. Acredita-se que pelo menos 3 mil pessoas tenham sido mortas na ocasião.

Postado por Rodrigo Lopes

Por outro ângulo

24 de setembro de 2007 0

Candidatas ao Miss Itália/AP
O concurso Miss Itália 2007 termina hoje em meio à polêmica motivada pelo pedido de um dos jurados: ele queria ver imagens das nádegas das participantes, o que não foi consentido pela organização.

O estilista argentino Guillermo Mariotto pediu, durante uma transmissão ao vivo Rai Uno -, que fossem realizados enquadramentos para avaliar as nádegas das cerca de cem participantes.

Mariotto afirmou que nos processos de seleção as meninas são avaliadas de frente e de costas e não entendia por que na televisão só se mostrava a parte da frente.

- Sem ver essa parte (as nádegas), não posso julgar%22 - argumentou o argentino.

Pediu, mas não levou

Postado por Rodrigo Lopes

Bons amigos

24 de setembro de 2007 0

Lula de olho no mercado americano de combustível/AP
Terminou há pouco a reunião entre Bush e Lula no Hotel Waldorf Astoria, um dos mais chiques de Nova York.

A reunião tem um significado político: a Casa Branca quer estreitar os laços com o Brasil para barrar a influência do presidente venezuelano Hugo Chávez no continente. Já o Brasil quer aproveitar a boa vontade para fazer negócios com o etanol.

Depois de 40 minutos de reunião, o presidente Bush disse que os Estados Unidos e todo mundo vão se beneficiar com a tecnologia do álcool. O presidente Lula disse, otimista, que pode haver novidades nos próximos dias porque os EUA os mostraram boa vontade para flexibilizar barreiras comerciais.

Postado por Rodrigo Lopes

The Evil has landed

24 de setembro de 2007 0


A polêmica capa do Daily News (ao lado) faz um trocadilho com a famosa frase “The Eagle Has Landed” (A águia pousou), que se referia ao módulo da Apolo 11, que levou o homem à Lula, em 1969

Postado por Rodrigo Lopes

Popstar às avessas

24 de setembro de 2007 0

Protestos contra a presença de Ahmadinejad/AP
Não está sendo nada fácil o dia do presidente iraniano em Nova York. Por onde passou, enfrentou protestos dos nova-iorquinos, que o compararam não apenas ao “demônio”, mas também a Hitler (no cartaz).
Ahmadinejad queria ir ao ground zero (o local onde ficavam as torres do World Trade Center), mas foi proibido pelas autoridades. Mais cedo, discursou na Universidade de Columbia. Foi questionado sobre seu suposto apoio ao terrorismo internacional. Em todos os momentos, esquivou-se, inverteu a questão e tentou passar a imagem de que o Irã seria, na verdade, vítima do terrorismo.

Postado por Rodrigo Lopes

Tempo de colher

24 de setembro de 2007 0

Arrozal pronto para ser colhido no Jãpão/Maria Yokoya
A professora Maria Yokoya, que mora em Nagano, fez fotos de um arrozal pronto para ser colhido e outro onde os grãos já foram colhidos e estão estendidos num tripé de madeira ou no chão para secar. Vejam o que ela explica:

%22Este é um método. O outro é colher com a máquina que já ensaca os grãos que são transportados para uma secadora de grãos. Muitas famílias têm um pedaço de terra e plantam arroz para consumo próprio. Outras plantam para vender para a cooperativa agrícola.

O tipo de arroz produzido é o que corresponde no Brasil ao catete, aquele que, depois de cozido fica %22juntos venceremos%22 (ou seja, os grãos ficam grudados), diferente do arroz agulhinha que fica mais soltinho. No Japão, muitas pessoas fazem três refeições (café da manhã, almoço e janta). Nessas três refeições são servidos arroz, misoshiro, proteína (carne, peixe, frango) e verduras (cozidas, refogadas e cruas).

As aulas nas escolas são em período integral, sempre começam na parte da manhã. Os colégios têm orientado os alunos a fazer esta primeira refeição bem reforçada, não somente com pão, mas com arroz. O objetivo é ter energia para se concentrar e para estudar, aumentando o rendimento escolar.%22

Arrozal já colhido

Postado por Rodrigo Lopes

Compare

24 de setembro de 2007 1


 A foto de São Sebastião do Caí debaixo d%27água lembra muito uma imagem feita de New Orleans submersa após a passagem do furacão Katrina, em 2005.
Guardadas todas as proporções, é claro. Compare:

New Orleans, 2005
Foto: Reprodução
 


São Sebastião do Caí, 2007
Foto: Arivaldo Chaves
 

Postado por Rodrigo Lopes

Demônio?

24 de setembro de 2007 0

Mahmoud Ahmadinejad, o líder iraniano
Não sou fã do Ahmadinejad, e acho rídículo a negação do Holocausto (coisas que o presidente do Irã já fez recentemente). Mas respeito nunca é demais, né? Afinal, ele é um chefe de Estado, um presidente. Vejam a manchete do jornal Daily News de hoje:

%22O demônio aterrissou%22

Assim, o jornal nova-iorquino noticiou a chegada de Ahmadinejad à cidade, para participar da Assembléia Geral da ONU. A propósito, como os jornais de Teerã noticiariam o desembarque de George W. Bush por lá?

Postado por Rodrigo Lopes

Navegando pela ONU

24 de setembro de 2007 0

Quer conhecer mais sobre a ONU? Dá uma olhada nos dois a seguir:

http://www.onu-brasil.org.br/ - É o site da ONU no Brasil, com inclusive um bom %22perguntas e respostas%22. Todo em português.

http://www.un.org/ - Este é mais completo. É o site oficial da ONU. Está escrito nos idiomas oficiais da entidade (não há o português). Há todas as informações históricas, com datas, documentos, etc.

Postado por Rodrigo Lopes

Passeio pela ONU

24 de setembro de 2007 0

Rodrigo Lopes
Estive em Nova York em dezembro de 2005, aproveitando uma escala de um vôo entre Montreal e São Paulo. Fiquei cinco dias em Manhattan. O objetivo era conhecer os principais pontos turísticos, aqueles cartões-postais que a gente vê desde pequeno na TV: a Estátua da Liberdade, o Empire State, o Central Park, Times Square, Wall Street.

Mas como jornalista havia dois locais que eu tinha especial interesse: o ground zero, como ficou conhecida a área onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center. O outro era o prédio das Nações Unidas, onde amanhã começa a Assembléia Geral.

Na sede da ONU, há um tour para quem quer conhecer as diferentes salas e como funciona o órgão que tenta regular – na maioria das vezes, impotentemente – essa loucura que é o mundo. O passeio leva a cinco salas, mas eu tinha interesse especial por duas delas: a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança.

Na primeira, é o local onde se reúne os presidentes e chefes de governo de todos os países do planeta. Na segunda, é que se decide mesmo o futuro do mundo. A sala do Conselho de Segurança é menor do que eu esperava. Mas nem por isso menos emocionante. É muito legal estar em um lugar onde se sabe que a história se fez e se faz ali: onde se decide se serão enviadas forças de paz, declações de embargos ou mesmo quando haverá uma guerra.

Quem não gosta do tema pode até se perguntar: %22Com tanta coisa pra ver em Nova York por que perder tempo indo à ONU?%22 Mas quem gosta de história e de discutir os problemas da atualidade, é um baita passeio.

A foto ao lado fiz na sala da Assembléia Geral. Hoje, ela estará lotada, como veremos na TV e nos jornais.

Postado por Rodrigo Lopes

Um parlamento mundial

24 de setembro de 2007 0

O prédio da ONU em Nova York/Rodrigo Lopes
A partir de amanhã, todos os olhos do mundo estarão voltados para este prédio aí ao lado, em Manhattan, Nova York. É a sede da Organização das Nações Unidas. A partir de amanhã, como acontece todos os anos desde 1946, o Brasil abrirá a assembléia geral.

A reunião é o mais próximo que se tem de um parlamento mundial. Todos os países estão ali representados. Afinal, onde mais se poderia ver, por exemplo, George W. Bush e o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad sentados lado a lado? Pois é, nessa sala, todos os problemas do mundo são ali apresentados e o voto da assembléia é um bom termômetro da opinião mundial.

Postado por Rodrigo Lopes

Polêmica na Igreja

24 de setembro de 2007 1

Uma das últimas aparições de João Paulo II
Uma polêmica envolvendo a Igreja Católica, uma médica e a morte de João Paulo II está agitando os corredores do Vaticano. Um artigo publicado por uma respeitada médica italiana afirma que o papa João Paulo II pode não ter morrido de forma natural.

Ou seja, que ele sofrido eutanásia ao não ser alimentado de forma artificial, o que poderia ter prolongado sua vida. Lina Pavanelli é especialista em tratamento intensivo e chefe da escola de anestesia da Universidade de Ferrara.

Ela baseia sua conclusão na observação da imagem do pontífice divulgada pela mídia pouco antes da sua morte, em 2 de abril de 2005, e num livro publicado pelo médico que tratou o Papa em seus últimos dias. Segundo ela, a demora em colocar um tubo de alimentação artificial no Papa, o que foi feito apenas em seus últimos momentos, acelerou sua morte, uma negligência que pode ser considerada eutanásia.

No artigo “A doce morte de Karol Wojtyla”, publicado na revista médica “Micromega” e reproduzido em trechos pela revista Time, a autora questiona a ética médica do Vaticano, que segundo ela contraria o que defendeu o próprio João Paulo II, dizendo que todas os recursos artificiais deveriam ser usados para prolongar a vida.

O Vaticano respondeu prontamente às acusações, reforçando que João Paulo II e seus médicos tentaram evitar a morte de todas as formas possíveis. A polêmica surge no momento em que o Vaticano voltou a atacar a eutanásia num documento publicado recentemente, que proibe o corte na alimentação e hidratação de pacientes em estado vegetativo.

Postado por Rodrigo Lopes