Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2007

Paquistão cada vez mais instável

30 de outubro de 2007 0

Prédio atingido por explosão/Reprodução
O Paquistão viveu hoje mais um dia de turbulência. Um homem-bomba explodiu próximo a um prédio onde trabalhava, no momento do ataque, o presidente paquistanês Pervez Musharraf. 

A violência política, uma constante na história paquistanesa, vem aumentando no país, como reflexo da instabilidade provocada pelo desgaste do governo de Musharraf, que tomou o poder num golpe em 1999.

Esse aumento reflete também a situação cada vez mais volátil na fronteira com o Afeganistão, onde há bases do Talibã e para onde teriam fugido militantes da rede Al-Qaeda, inclusive o próprio Bin Laden.

No último dia 18, um atentado contra a ex-premiê Benazir Bhutto, que acabara de chegar ao país, matou mais de 140 pessoas. Benazir chegava do exílio, quando seu comboio na cidade de Karachi, cercado por centenas de simpatizantes, foi alvo de duas explosões. A ex-premiê voltou ao Paquistão para costurar um acordo com Musharraf, ele próprio eleito presidente pelo parlamento no fim do mês passado. Tal acordo consiste no apoio de um ao outro para que Benazir se eleja, em pleito direto previsto para janeiro de 2008, primeira-ministra.

Ela levaria então as forças moderadas representadas por seu Partido do Povo Paquistanês para apoiar o governo de Musharraf – que, em contrapartida, abriria mão de seu cargo de general. Mas a própria eleição de Pervez Musharraf está sub judice, e a Suprema Corte deve decidir no fim desta semana se a valida.

Um dos objetivos de Musharraf e Benazir é impedir que muçulmanos radicais cheguem ao poder no Paquistão, e cada qual enfrenta focos de pressão -Musharraf tenta conter a ala das Forças Armadas que não quer Benazir no poder; já a ex-premier tem em seu partido membros que não querem uma aliança com o ditador.

Outra parte interessada em que os dois se unam é o governo dos EUA. Washington tem cobrado empenho maior de Musharraf no combate ao Talibã e e à Al Qaeda. Tudo isso em meio a atentados promovidos por radicais, os quais aumentaram depois de julho deste ano.

Postado por Rodrigo Lopes

Qual o poder da ONU?

30 de outubro de 2007 0

Quer prova maior de que as Nações Unidas têm cada vez menos poder de mudar alguma coisa no mundo? Hoje, por exemplo, a Assembléia-geral aprovou uma medida que propõe uma resolução pedindo que os EUA suspendam o embargo econômico contra Cuba.

A um olhar despreparado, isso seria uma grande notícia. Só que você sabe quantas vezes a ONU já aprovou essa resolução? 16 VEZES!

Todos os anos é a mesma coisa – e nada muda na polícia americana em relação a Cuba. Desta vez, foram 184 votos a favor do fim do embargo e quatro contra (são eles EUA, obviamente, Israel, Palau e Ilhas Marshal)

Postado por Rodrigo Lopes

Fox e NBC na internet

30 de outubro de 2007 1


Vejam que legal! As redes de televisão americanas %22Fox%22 e %22NBC%22 lançaram hoje o site %22Hulu%22 (www.hulu.com), através do qual será possível ver-se programas de TV e filmes, e que procura concorrer com o %22YouTube%22 e o serviço de vídeos do %22Google%22.

O site, ainda em fase experimental, deverá passar a funcionar em plena capacidade dentro de dois meses, segundo as companhias. Financiado com publicidade, o Hulu permitirá aos internautas assistir a capítulos inteiros de séries de sucesso, como %22The Office%22, %22Heroes%22 e %22Os Simpsons%22.

Também serão exibidos programas de grande audiência, como %22The Tonigth Show%22. Além da programação das duas redes e de outras menores, como a %22USA Networks%22, os usuários poderão ver também programas e filmes da Sony e dos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer. O %22Hulu%22 também enviará vídeos aos sites de cinco parceiros: Microsoft, AOL, MySpace, Yahoo! e Comcast.

Postado por Rodrigo Lopes

Estupidez em horário nobre

29 de outubro de 2007 2

Milhares de americanos sintonizados na rede de TV CBS assistiram na noite de domingo a um ataque de nervos do presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Convidado do tradicional programa de entrevistas 60 Minutes, Sarkozy se irritou durante a conversa, arrancou o microfone, levantou-se e foi embora. A entrevista, previamente gravada, foi arranjada pelo secretário de imprensa do francês, com o intuito de apresentá-lo ao público dos Estados Unidos. Foi uma bela introdução.

O motivo que levou Sarkozy a perder a cabeça foi uma pergunta sobre o estado de sua relação com a ex-esposa Cécilia. Na ocasião da gravação, o casal ainda não havia se divorciado, mas boatos de que romperiam em breve preenchiam centenas de páginas de jornais e revistas mundo afora.

Atravessando um momento delicado, o sensível presidente francês afirmou que %22se tivesse algo a dizer sobre Cécilia, com certeza não falaria aqui%22. Levantou resmungando e saiu. Sobrou para o secretário de imprensa, a quem Sarkozy já havia chamado de imbecil durante a entrevista. %22Ele é um estúpido%22, disse o governante, que afirmou ter %22uma trabalho muito grande a fazer%22, e que por isso não tinha tempo para entrevistas. Veja abaixo as imagens.

Postado por Rodrigo Lopes

Na Playboy

29 de outubro de 2007 0


A Playboy francesa com Juliette Binoche na capa chega hoje às bancas e mostra a atriz nua e dançando, fotografada por Marianne Rosenstiehl.

As fotos são acompanhadas por uma grande reportagem e uma entrevista com a atriz, de 43 anos, ganhadora do Oscar por O Paciente Inglês. Juliette afirma que tomou a decisão de fazer as fotos convencida pela jovem equipe da revista, que %22quer mudar a %27Playboy%27 como se quer mudar o mundo, falando dos corpos de forma diferente, devolvendo-lhes a alma%22.

A entrevista é assinada por Antoine de Baecque, ex-redator-chefe da revista Cahiers du Cinéma e do jornal Libération.

Postado por Rodrigo Lopes

Todo o poder aos Kirchner

28 de outubro de 2007 0

A eleição de Cristina consolida o poder de Néstor Kirchner, que assumiu a presidência em maio de 2003 com 22% dos votos. O casal K deve duplicar seus votos em uma eleição presidencial, após quatro anos e meio de gestão.

Kirchner será, também, o presidente com mais alta imagem em fim de mandato, desde 1983. Outro fator importante: Cristina governará, de acordo com informações extra-oficiais, com maioria em ambas as câmaras do Congresso.

Postado por Rodrigo Lopes

Sim, é a Cristina

28 de outubro de 2007 0

Cristina na hora do voto/Reprodução
É a provável nova presidente da Argentina a jovem que aparece na foto do post abaixo. São 22h56min pelo horário de Brasília – 21h56min na Argentina. Escrevo com base apenas nas pesquisas de boca-de-urna, que confirmam o favoritismo da senadora e primeira-dama.

Cristina Fernándes de Kirchner está a poucas horas de se tornar a presidente eleita pelos nossos hermanos. Será a 48ª presidente, e a primeira eleita pelo voto direto – Isabelita só assumiu depois da morte do marido, Juan Domingo Perón.

É a segunda presidente mulher da América Latina – ao lado de Michelle Bachelet, do Chile. Crsitina junta seu nome ao das mulheres superpoderosas – como a chanceler alemã Angela Merkel, a filipina Gloria Arroyo, entre outras. No ano que vem, poderemos ter Hillary Clinton na Casa Branca. Os argentinos provaram que estão prontos para uma mulher no poder. Estariam os americanos também preparados? 

Postado por Rodrigo Lopes

Adivinhe...

25 de outubro de 2007 1

Sabe quem é?/Reprodução
O Google é mesmo fantástico. O Luiz Araújo, colega aqui da Zero Hora, fuçou, fuçou e encontrou imagens do tempo do guaraná com rolha, como diria meu velho amigo Elemar. Dá uma olhada na foto ao lado, e vê se você descobre quem é? Uma dica: é uma senadora das mais faladas na imprensa esta semana.

Postado por Rodrigo Lopes

Ambições chavistas

24 de outubro de 2007 0


Fala-se muito da reforma constitucional que Hugo Chávez quer imprimir na Venezuela. Mas poucas vezes se explica que medias são essas. Vamos dar uma olhada?

Reeleição - Fim do limite para reeleições presidenciais.

Mandato presidencial - Aumenta de seis para sete anos.

Formas de propriedade - Criação de cinco tipos de propriedade.

Jornada de trabalho - Cai de oito para seis horas diárias.

Intervenções - O presidente poderá decretar regiões especiais militares com fins estratégicos em qualquer parte do território.

Banco Central - Projeto elimina %22todo tipo de autonomia%22 do CB.

Reservas - Administração ficará a cargo do presidente.

Novo poder - Projeto estabelece o %22Poder Popular%22, que será exercido por assembléias comunais.

Centralização - Governo poderá criar territórios federais.

Estatizações - Governo poderá assumir controle dos ativos das empresas privadas antes de sua expropriação ser determinada por decisão final nos tribunais que estiverem julgando o caso.

Postado por Rodrigo Lopes

Lembram dele?

23 de outubro de 2007 2


O fofíssimo Knut completou 100 quilos. Você lembra dele? É o ursinho do zôo de Berlim, que foi adotado pelo criador, depois que a mãe dele morreu. À época, alguns diziam que o filhote deveria ser abatido, porque não se acotumaria ao convívio com humanos.

Pois Knut não apenas está bem vivo, como também está serelepe e gordinho. Praticamente uma bolinha de neve… hehe. Os tratadores dizem que ele come pães, carnes, peixes, frutas e vegetais. E é fã de pão doce.

:-)

Postado por Rodrigo Lopes

A Califórnia arde 2

23 de outubro de 2007 0


O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, pediu ao Pentágono o envio de aviões para o combate aos incêndios, enquanto os bombeiros sofrem para tentar conter pelo menos 12 focos. A imagem ao lado é mais uma entre as tantas que estão sendo divulgadas pelas agências de notícias internacionais. Parece belo, mas é destruidor.

Postado por Rodrigo Lopes

A Califórnia arde

23 de outubro de 2007 0


Foto de satélite mostra o Estado da Califórnia, o mais rico dos EUA. É possível ver do espaço as chamas do incêndio que já destruiu várias casas e provocou a fuga de 250 mil pessoas.

Postado por Rodrigo Lopes

Orçamento participativo à indiana

23 de outubro de 2007 0

Cidade de Pune pode ter orçamento participativo/Reprodução
A prefeitura da cidade de Pune está estudando um plano de orçamento participativo para que os próprios moradores decidam como gastar o dinheiro público, a exemplo da iniciativa de Porto Alegre.

%22Lá (em Porto Alegre), milhares de habitantes decidem como gastar parte do orçamento municipal. Os cidadãos votam sobre as prioridades%22 nas quais querem que se invista o dinheiro%22, disse o secretário de Fazenda de Pune, Amrish Galinde, à agência de notícias indiana Ians.

Todos os partidos da Câmara Municipal se reunirão esta semana para decidir se aprovam a iniciativa e a fórmula que adotarão.

Situada no estado de Maharashtra, a 150 quilômetros de Mumbai, Pune é um dos maiores centros nevrálgicos econômicos emergentes da Índia, junto a outras cidades como Chennai (Madras) e Hyderabad. Com 4,5 milhões de habitantes, a cidade é a oitava maior do país.

 

Postado por Rodrigo Lopes

Direto da Califórnia

22 de outubro de 2007 0

Chamas ao norte de San Diego/Reprodução
Cláudia Quadros Carvalho, há três anos e meio morando em San Diego, na Califórnia, contou agora à noite, por telefone a ZH, algumas impressões sobre os incêndios que atingem a região:

%22Acabei de sair do meu trabalho em San Diego. Estou em um lugar mais ou menos seguro, mas dá para sentir o cheiro da fumaça. Eu tenho máscara (para evitar a intoxação pela fumaça). Nos supermercados, não há mais água, estão todos comprando água. E algumas áreas estão sendo evacuadas. No meu trabalho, estávamos pedindo para as pessoas não irem trabalhar. As escolas vão fechar amanhã (terça-feira). Acho que, nos lugares onde há áreas de risco, estão usando máscaras. As pessoas estão meio apavoradas. Cerca de 250 mil pessoas foram evacuadas. Pela manhã, havia cheiro de fumaça, e o céu está meio nublado, estranho. E está bem quente.%22

Postado por Rodrigo Lopes

O ataque dos macacos 2

22 de outubro de 2007 0


A cidade de Nova Délhi vem lutando contra a população cada vez maior de macacos, que ficam à solta pelas ruas, invadindo prédios e amedrontando as pessoas. Os animais, vistos como a manifestação do Hanuman, o deus hindu dos macacos, são reverenciados pelos fiéis, que os alimentam com bananas e amendoins.

A casa do vice-prefeito fica perto de um templo dedicado ao Hanuman, onde centenas de macacos se concentram todos os dias à espera de comida. No mês passado, um macaco quase causou um caos num aeroporto de Nova Délhi ao conseguir entrar na área de segurança através de um buraco no teto.

Em 2004, um grupo de macacos invadiu o ministério da Defesa e rasgou documentos secretos. A Suprema Corte da Índia cobrou uma atitude das autoridades municipais, que empregaram caçadores de macacos para capturar os animais e soltá-los nas florestas. Mas o problema ainda persiste. Ativistas culpam o desenvolvimento urbano descontrolado pela destruição do hábitat natural dos animais.

Postado por Rodrigo Lopes