Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 11 dezembro 2007

Vídeos de Bali - Uma viagem pelo interior da ilha

11 de dezembro de 2007 1

Confira abaixo imagens que fiz do interior de Bali, de templos religiosos a uma bela praia.


Postado por Rodrigo Lopes

Bali adormece

11 de dezembro de 2007 1

Bali, 1h52min da madrugada de quarta-feira. Aí no Brasil são 15h52min de terça-feira. É estranho ver o centro de convenções vazio. Por aqui circulam cerca de 15 mil pessoas todos os dias. Mas desde as 22h quase ninguém passa pelos corredores.

Bali foi dormir sem saber o futuro da conferência sobre o clima. O impasse que durou ao longo do dia não foi superado. Tudo vai ficar para esta quarta-feira, quando os ministros falarão pela primeira vez na reunião.

Haverá, como sempre, muita retórica, palavras bonitas. Do Brasil, é fácil até adivinhar o discurso: a ministra Marina Silva deverá apresentar ao mundo – de novo – o etanol como opção de energia renovável, mostrará os números de redução no desmatamento da Amazônia, entre outros temas.

Mais difícil é adivinhar como será o Mapa do Caminho que sairá daqui. Se é que sairá.

Postado por Rodrigo Lopes

Comemorar?

11 de dezembro de 2007 0

Bolo para Kyoto/Rodrigo Lopes
Pouco se tem a comemorar, mas ontem, um bolo de aniversário foi apresentado com pompa e circunstância na conferência em Bali. Com quase dois metros de altura, trazia a inscrição: %22Happy Birthday, Protocolo de Kyoto%22. O maltratado mecanismo que tenta regular as emissões de gases poluentes entre os países ricos completou 10 anos.

Postado por Rodrigo Lopes

Vigilância

11 de dezembro de 2007 1

Paraíso sob vigilância/Rodrigo Lopes
Que as praias de Bali são lindas, todos concordam. Aliás, pelo menos nisso há consenso por aqui.

Agora, não deixa de ser estranho estar tomando banho de sol ou de mar com dois navios de guerra ao fundo, a patrulhar a costa. Esta é a estranha visão que os turistas têm em Nusa Dua. Com tantos líderes mundiais e ministros reunidos – e com a ameaça terrorista sempre presente -, o governo não deixou por menos no quesito segurança.

Postado por Rodrigo Lopes

Obrigado!

11 de dezembro de 2007 2

Gente, obrigado pelos comentários aqui no blog. Não tenho tido tempo de responder um a um, como gostaria de fazer. Mas leio todos e fico muito feliz com a participação. Continuem lendo e participando. Assim, parece que o Brasil fica mais pertinho! E vocês ficam mais perto de Bali e do que está rolando aqui. Abraços!

Postado por Rodrigo Lopes

O fuso me derrubou

11 de dezembro de 2007 1

Enfim, o jet leg me pegou. Andava faceiro por Bali, achando que não sentiria os efeitos da diferença de 10 horas de fuso horário em relação a Porto Alegre. Na noite de segunda-feira, porém, fui derrubado por esse abismo de horário. Por volta das 22h (12h em Brasília), estava cansado e com sono. Deitei, mas só consegui dormir até as 3h (17h em Brasília). Já estava pronto para levantar, e não tinha jeito de pegar no sono de novo. Foi assim até as 6h (20h em Brasília), quando, sem pregar o olho, decidi sair da cama de vez.

Postado por Rodrigo Lopes

Brasil tenta salvar reunião de Bali

11 de dezembro de 2007 0

Uma amostra de que as negociações não andam nada bem em Bali: a menção de metas de redução de 25% a 40% das emissões de gases poluentes até 2020 em relação a 1990 para os países desenvolvidos, quase foi tirada do texto final da conferência.

Ou seja, a coisa mais importante que se discute em Bali simplesmente seria banida das negociações.

Talvez por isso, o Brasil esteja querendo assumir uma posição de protagonismo no encontro. O ministro Celso Amorim confirmou agora há pouco a realização de um café-da-manhã, que será realizado às 8h desta quarta-feira, no Salão Japonês do Hotel Westin. Estarão no local representantes de 15 países, entre eles os EUA. A idéia foi do próprio Amorim, e tudo indica que o Brasil vai tentar salvar o encontro de Bali, buscando algum consenso.

Postado por Rodrigo Lopes

Impasse na cúpula

11 de dezembro de 2007 0

Mais um dia de muito calor aqui em Bali. Faz sol, temperatura de 32 graus. Um dia muito bonito. O que não está nada bonito é o clima aqui dentro do centro de convenções da praia de Nusa Dua, onde ocorre a conferência sobre mudanças climáticas. É que um impasse está formado – como sempre nessas conferências da ONU, o problema, o grande entrave é provocado pelos EUA.

Está difícil chegar ao rascunho do mapa do caminho. Os países ricos, liderados pelos EUA, estão contra a imposição de novas metas de redução de emissões de gases poluentes.

A ONU propõe reduzir emissões até 2020 a pelo menos 40% dos níveis registrados em 1990. Isso já estava num esboço de acordo, mas tudo começou a melar quando o chefe da delegação americana disse que é cedo para incluir números.

Os EUA querem que países pobres, mas poluidores, como China e Índia, também tenham metas de redução de gases poluentes. Esses países, no qual o Brasil se equadra, só aceitam metas se as nações ricas avançarem em novos cortes.

Postado por Rodrigo Lopes

Vídeos de Bali - O paraíso virou um inferno

11 de dezembro de 2007 0

Confira aí abaixo as imagens que fiz do local onde ficavam as danceterias explodidas em 12 de outubro de 2002.

Postado por Rodrigo Lopes