Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2008

Mais repercussões

30 de maio de 2008 1

Outras revistas e jornais internacionais ao longo do dia destacaram a foto da tribo amazônica. Leia abaixo:

National Geographic

ABC News

CTA.can (Canadá)

No argentino La Nacion, a reportagem sobre a tribo está entre as notícias mais lidas da página do jornal na internet.

 

 

 

Postado por Rodrigo Lopes

Índios brasileiros ganham o mundo

30 de maio de 2008 1

Índios com arco-e-flecha desafiam helicóptero/Reprodução

As impressionantes imagens de uma tribo indígena da Amazônia até hoje sem contato com o homem branco (leia reportagem aqui) ganharam o mundo nas páginas dos jornais e redes de comunicação internacionais. A CNN traz a reportagem `Uncontacted tribe` sighted in Amazon

O The New York Times escreve em seu título Uncontacted Indian tribe spotted in Brazil

O britânicoThe Guardian traz a foto em sua capa online. E a reportagem Aerial Images prove existence of remote Amazon trible

A que traz a abordagem mais diferenciada é a reportagem da BBC News. O artigo questiona: O que as fotos nos dizem sobre a tribo amazônica. E interpreta, a partir das fotos, o acampamento, a mulher, os dois homens com arco-e-flecha e a oca. Confira aqui 

Postado por Rodrigo Lopes

Atualizando Islândia

29 de maio de 2008 0

Objetos voaram nas casas/Reprodução/Jornal Vísir

Novo relato do Luciano Dutra:

“Algumas pontes no sul da Islândia foram danificadas pelos tremores o suficiente para serem interditadas. Fendas também se abriram em algumas estradas na região. A TV estatal mostra imagens da tarde, quando pedregulhos que rolaram de várias montanhas interromperam certos pontos do sistema viário daquela parte do país. O hospital velho de Selfoss, capital regional de cerca de 8 mil habitantes, sofreu rachaduras, e os pacientes foram evacuados e instalados em barracas montadas pela defesa civil.”

 

Postado por Rodrigo Lopes

Mais informações sobre a Islândia

29 de maio de 2008 0

Luciano e Sônia na Islândia

A seguir, o relato na íntegra do Luciano Dutra, gaúcho que mora na Islândia, e sentiu o forte terremoto desta tarde:

 

“Uma sequência de fortes tremores foi registrado na tarde de hoje na região sul da Islândia. Com epicentro na localidade de Ölfus, a cerca de 50 km da capital, Reiquiavique. As defesa civil encontra-se ainda em estado de alerta máximo e neste momento, cerca de três horas depois do segundo tremor, não há notícias de mortos ou feridos graves. O noticiário das 19 horas está mostrando imagens de residências, propriedades rurais e edifícios públicos, como hospitais e empresas, em que os danos materiais foram consideráveis, com quadros caídos de paredes, livros no chão, aparelhos de televisão tombados, louças e vidros quebrados.

A população que vive próxima ao epicentro dos tremos foi orientada pela defesa civil a permanecer na rua até segunda ordem. Este tremor faz parte do mesmo sistema sísmico que causou terromotos um pouco mais fracos no ano 2000. A Islândia é atravessada por falhas geológicas decorrentes da separação das placas continentais americana e européia, que estão se afastando à razão de 2 cm por ano.

Imagens ao vivo no seguinte site da tv estatal islandesa, que está em plantão desde o meio da tarde de hoje:

http://http.ruv.straumar.is/extra.ruv.is

O tremor foi sentido em toda a parte leste da Islândia, inclusive nos Fiordes Ocidentais, a mais de 200 km do epicentro. Em Reiquiavique o tremor foi sentido com menor intensidade, especialmente pelas pessoas que se encontravam dentro de casas e edifícios. Não foram, porém, registrados danos materiais ou humanos de qualquer tipo na cidade.”

Postado por Rodrigo Lopes

Tremor na Islândia

29 de maio de 2008 0

Tendas de emergência no sul do país/Reprodução

Há cerca de duas horas, a terra tremeu na Islândia, a gelada ilha européia. O Luciano Dutra, gaúcho que mora na capital, Reiquiavique, ligou há pouco, contando o susto. O tremor sacudiu o sul do país (onde chegou a 6,2 graus na escala Richter), mas foi sentido também na capital. O Luciano contou que os tremores são freqüentes na Islândia, mas desde 2000 um forte terremoto não era sentido nessa região.

As autoridades estão em estado de alerta. Agora são 19h17min na Islândia. Segundo o gaúcho, instalações na região rural foram destruídas e alguns animais morreram. Não há até o momento relatos de pessoas mortas. Sônia Gabiatti, namorada de Luciano, contou que estava em seu apartamento no andar térreo de um prédio em Reiquiavique, quando a terra começou a tremer.

- Foi um susto, foi muito estranho. Estava em casa estudando, e começou. No início, achei que o vizinho estava perfurando a parede. Quando me dei conta, pensei: “Meu Deus isso é um tremor de terra.” Fiquei com a sensação de que o prédio inteiro estava tremendo. O susto durou um minuto.

Postado por Rodrigo Lopes

Detonando o ex-chefe em 341 páginas

29 de maio de 2008 0

McClellan e Bush, anos de amizade/Reprodução

Nos últimos meses da era Bush, os podres de um dos mais controversos governos que já estiveram à frente da maior potência do planeta começam a vir a tona. Amigo do presidente, ex-porta-voz do governo, Scott McClellan, o homem que defendeu as políticas de Bush durante a Guerra do Iraque e a resposta ao furacão Katrina em Nova Orleans, agora solta o verbo contra seu antigo patrão.

No livro que será lançado na semana que vem, o ex-porta-voz da presidência disse que o governo Bush abusou da propaganda política e algumas vezes brincou com a verdade – eufemismo para dizer que Bush mentiu para a opinião pública…

A obra se chama What Happened: Inside the Bush White House and Washington`s Culture (algo como O que aconteceu dentro da Casa Branca de Bush e a Cultura de Engano de Washington) e tem 341 páginas. Nela, McClellan acusa o presidente de manipular “as fontes” para a opinião pública e minimizar “o principal motivo para a guerra”. Conforme trechos divulgados pelos jornais The New York Times e Washington Post, no verão de 2002, os assessores de Bush lançaram uma campanha orquestrada para vender agressivamente a guerra. O autor afirma que Bush, citado no livro como alguém sincero e autêntico, foi “terrivelmente mal” assessorado. O ex-porta-voz admite ainda que algumas de suas declarações aos jornalistas durante as coletivas de imprensa na Casa Branca foram enganosas.

Postado por Rodrigo Lopes

Nepal, e os 240 anos de monarquia

29 de maio de 2008 0

Multidão nas ruas comemoram a queda da monarquia/EFE
Confira o slideshow que gravei sobre curiosidades da história da monarquia no Nepal. A família real passou certa vez por uma tragédia que lembra as peças de Shakespeare. Ouça aqui

Postado por Rodrigo Lopes

Irresponsável e de mau gosto

28 de maio de 2008 0

Modelos em meio aos destroços/Reprodução
Desrespeito e mau gosto. Sou aberto a quase todo o tipo de manifestação artística, menos aquelas preconceituosas e que desrespeitam o sofrimento alheio. Uma revista na China publicou um ensaio de fotos de modelos seminuas em meio aos destroços do terremoto que atingiu a província de Sichuan e deixou mais de 65 mil mortos. Na edição de 19 de maio, a revista The New Travel Weekly publicou um editorial de moda exibindo modelos em lingerie com bandagens ensangüentadas posando no meio dos prédios demolidos pelo terremoto. As fotos chegaram às bancas na segunda-feira, 18 de maio, primeiro dos três dias de luto oficial. Foi fechada pelo governo. Não se trata, neste caso, de censura. Mas de irresponsabilidade.

Postado por Rodrigo Lopes

Inquietante

28 de maio de 2008 0

Esta não é a primeira vez que surgem denúncias de abusos sexuais cometidos por entidades internacionais de ajuda humanitária, em especial funcionários da Organização das Nações Unidas. A investigação revelada ontem pela ONG Save The Children, uma importante entidade britânica, causa desconforto especialmente a nós brasileiros. O relatório cita crimes cometidos por tropas responsáveis por zelar pela paz no Haiti, onde o Brasil mantém militares e comanda a operação.

No relatório, uma adolescente de 15 anos disse a pesquisadores que ela e algumas amigas estavam caminhando certa noite em Porto Príncipe quando encontraram alguns agentes humanitários. Os homens as chamaram e mostraram o pênis. Eles ofereceram o equivalente a R$ 5 e chocolates para que fizessem sexo oral. Uma das meninas aceitou a proposta.

Ontem, o comandante da Força de Paz no Haiti, general gaúcho Carlos Alberto dos Santos Cruz, pediu a ONG que apresente os casos concretos em que militares são acusados de abuso sexual. Somente a partir de dados concretos, será possível abrir inquéritos e punir os responsáveis. Santos afirmou, no entanto, que até o momento desconhece o envolvimento de qualquer militar vinculado à ONU com crimes sexuais no Haiti.

Tive a oportunidade de conhecer o trabalho das tropas em duas ocasiões, no Haiti, e o Brasil cumpre um trabalho profissional no país caribenho, muitas vezes fazendo o papel do estado em áreas onde a pobreza é inimaginável. O que não elimina a hipótese que algum criminoso tenha cometido esse tipo de abuso, obviamente.

Em casos de abuso cometido por forças de paz, o procedimento é padrão. Os próprios representantes da ONU conduzem as investigações e enviam os resultados para os países de origem dos acusados. A partir daí, cabe as autoridades locais aplicar penas administrativas ou criminais. Nos casos em que os indícios são mais fortes, os militares são afastados imediatamente de suas funções e mandados de volta para casa.

Postado por Rodrigo Lopes

Olhos da guerra

27 de maio de 2008 0


Uma galeria de fotos muito legal foi feita pelo The Washington Post. Lá estão as melhores fotos coletadas por profissionais em diferentes guerras pelo mundo nos últimos 20 anos. Há também comentários dos fotógrafos. Confira aqui

Postado por Rodrigo Lopes

Pra quem gosta de listas

27 de maio de 2008 3

William/Reprodução

O príncipe William, filho do príncipe Charles e de Diana, é o jovem da realeza mais desejado do mundo. O levantamento foi feito pela revista Forbes, que divulgou hoje uma lista com os 20 membros de famílias reais com menos de 35 anos mais sexies.

Os quatro primeiros lugares da lista ficaram com membros da família real britânica: o primeiro, o príncipe William; o segundo, seu irmão Harry; o terceiro, Zara Phillips, filha da princesa Anne, e o quarto, a princesa Beatriz de York, filha do Duque de York e Sarah Ferguson.

Postado por Rodrigo Lopes

Amantes de Paris, cuidado!

27 de maio de 2008 0

Reprodução

Se você é um daqueles apaixonados por Paris e que se irrita a cada mudança arquitetônica na Cidade Luz, não leia este post. O arquiteto francês Jean Nouvel, ganhador do prêmio Pritzker 2008, venceu hoje o concurso para a construção da torre Signal, de 300 metros de altura. A estrutura será construída no distrito financeiro de La Defense.

O projeto de Nouvel, que deve estar concluído em 2015, dedicará 50 mil metros quadrados a escritórios, 39 mil metros quadrados a serviços hoteleiros e 10 mil metros quadrados a comércios e restaurantes, entre outros. Fatalmente mudará o rosto da cidade, como a projeção feita em computador, abaixo.

Postado por Rodrigo Lopes

A face mais dramática da tragédia

27 de maio de 2008 0

Dias atrás, comentei no Gaúcha Hoje talvez a conseqüência mais terrível do terremoto na China. No país onde vigora a política rígida de controle de natalidade, milhares de pais enterraram seus filhos únicos. Mais de duas semanas depois do tremor que abalou o país mais populoso do mundo, uma lei pode não cicatrizar as feridas de quem perdeu seus filhos, mas ao menos dará um fio de esperança às famílias de luto.

Os pais cujo filho único morreu ou ficou ferido no terremoto receberão permissão para ter outro filho. A lei valerá em toda a província de Sichuan, devastada pelo tremor. A destruição de quase 7 mil salas de aula durante um dia letivo abalou a China, com imagens nos jornais focando em pequenas mãos e em mochilas em meio aos montes de escombros. Mais de 65 mil pessoas morreram e autoridades não conseguem estimar o número de crianças mortas.

A política do filho único foi criada no fim dos anos 70 para controlar a crescente população do país e garantir melhor educação e serviços de saúde à população. O governo diz que a política evitou o nascimento de mais 400 milhões de pessoas, mas críticos dizem que ela também levou a abortos forçados, esterilizações e a um desequilíbrio de gênero perigoso. Autoridades locais buscam cotas de nascimento severas impostas por Pequim, e famílias abortam meninas devido a uma preferencia tradicional por filhos homens.

Postado por Rodrigo Lopes

Leões e Cordeiros

26 de maio de 2008 1

Assisti em DVD no fim de semana Leões e Cordeiros e deixo aqui a dica. Vale ver, principalmente em tempo de eleições nos EUA. Não espere ação. O elemento perturbador do filme está nos diálogos que revelam, nas entrelinhas, a batalha entre ambição por poder, responsabilidade da imprensa, pragmatismo e idealismo. Na obra se entrelaçam três frentes, ou fronts para ficarmos na linguagem militar. Um professor universitário (Robert Redford) tenta convencer um de seus mais talentosos alunos a voltar a se dedicar aos estudos. Uma jornalista (Meryl Streep) é chamada por um senador (Tom Cruise) no Congresso para escrever sobre um suposto furo: uma nova estratégia dos republicanos promete dar uma vitória definitiva aos americanos no Afeganistão e sufocar a resistência dos talibãs. Do outro lado do mundo, no próprio Afeganistão, dois militares do exército dos EUA (não à toa, um negro e um latino) caem numa armadilha ao fazerem parte desse novo plano arquitetado nas salas refrigeradas de Washington.

Em tempo: o título original, em inglês, é Lions for Lambs, em referência a um texto da I Guerra Mundial, no qual os alemães afirmam que os soldados ingleses eram leões comandados por cordeiros. Abaixo, o trailer do filme:

 

 

Postado por Rodrigo Lopes

O furo

25 de maio de 2008 0

Juan manuel Santos/Reprodução

Quem primeiro noticiou a morte de Manuel Marulanda foi a Revista Semana, importante publicação colombiana. A informação foi divulgada pelo ministro da Defesa Juan Manuel Santos em entrevista à jornalista María Isabel Rueda.

Confira a reportagem aqui

Postado por Rodrigo Lopes