Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 13 outubro 2008

Polêmica na eleição americana

13 de outubro de 2008 0

Uma confusão justamente a dois dias do último debate entre John McCain e Barack Obama. Num condado no Estado de Nova York,o nome do candidado democrata foi impresso de forma equivocada em cerca de 300 cédulas eleitorais enviadas aos eleitores. No lugar de Obama, está escrito “Osama”, o que lembra, é claro, o terrorista Osama Bin Laden.

É que diferentemente daqui no Brasil, nos EUA, os eleitores recebem a cédula pelo correio. É com ela que eles devem votar no dia 4 de novembro. Ainda não se sabe se a impressão foi proposital ou apenas um equívoco. Mas muita gente lembrou que as letras “s” e “b” estão posicionadas em lugares distantes no teclado, o que diminuiria as chances de um erro de digitação.

Logo após a divulgação por um site, a notícia repercutiu pelo país e chegou a redações de jornais como The New York Times, the New York Post, Daily News e Wall Street Journal.

A campanha de Obama, no entanto, preferiu não polemizar e disse que deseja apenas que este tipo de erro não aconteça mais. Esse tipo de atitude aparece pouco depois de outra irregularidade. Na semana passada, milhares de pessoas habilitadas a votar não puderam se registrar em pelo menos seis estados tidos como cruciais para a escolha do presidente.

É mais um processo da complicada eleição americana. Para poder votar no dia 4, os eleitores precisam antes se registrar. Assim, recebem em casa as cédulas. Estes erros podem causar problemas no pleito. É importante lembrar que a eleição de 2000 foi decidida após uma apuração de um mês e meio devido a recontagens de milhares de votos na Flórida. Aquela que elegeu Bush pela primeira vez.

Postado por Rodrigo Lopes