Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 26 outubro 2008

O perigo do salto alto

26 de outubro de 2008 2

Grant Park, o local escolhido por Obama para a festa da vitória em Chicago/Reprodução

Passado o segundo turno por aqui, esta semana, os olhares começam a se voltar com mais atenção para as eleições nos EUA. A oito dias do pleito, o principal adversário de Barack Obama agora é ele próprio. O candidato democrata tem que evitar subir no salto alto, se é que já não subiu.

Todo esse clima de já ganhou não interessa a Obama. Ele não ganhou nada até agora, e ainda há muitos riscos nessa semana nos separa da eleição. O principal risco é o chamado racismo oculto de eleitores que se declaram pró-Obama mas que não votam nele por ser negro. Não se sabe quantos pontos serão roubados de Obama por conta disso.

Vimos nos últimos dias pesquisas apontando resultados completamente diferentes – uma dá 12 pontos de vantagem, outra reduz a diferença para cinco pontos. De hoje até o dia 4, vamos assistir as pesquisas atirarem para todos os lados. Entramos na fase em que começam a aparecer também os levantamentos encomendados pelos próprios partidos e que, obviamente, apontam vantagem do candidato que encomendou a pesquisa.

Ainda sobre o salto alto, Obama já estaria preparando a festa da vitória em um dos maiores parques de Chicago, próximo ao lago Michigan. O eleitor americano não gosta de quem começa a comemorar antes de o jogo acabar. Obama já disse inclusive que já sente o vento da vitória… Perigoso…

Do lado republicano, John Mccain deve continuar com a estratégia de atacar Obama por meio de telefonemas automáticos no qual o eleitor recebe uma mensagem gravada com ataques ao rival. Ele também deve continuar se apresentando como candidato da classe média e da classe média baixa.

Postado por Rodrigo Lopes