Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 28 outubro 2008

Ameaça a Obama

28 de outubro de 2008 2

A prisão de dois suspeitos de planejarem o assassinado do candidato democrata poderia passar despercebida não fosse Barack Obama o primeiro negro com chances reais de chegar à presidência, e não tivessem os dois jovens indícios de pertencerem ao movimento supremacia branca – o conhecido white power, uma ideologia racista baseada na afirmação de que as pessoas brancas são superiores aos outros grupos raciais. Embora sem muita visibilidade nos dias de hoje, o grupo ainda tem seguidores nos EUA.

Os suspeitos foram presos no estado do Tennessee planejavam assaltar uma loja de armas e atirar contra Obama. Os jovens de 20 e 18 anos planejavam matar 102 negros – matariam com tiros 88 negros e decapitariam outros 14. Os números 88 e 14 têm um significado particular dentro do movimento da supremacia branca. O número 14 alude às 14 palavras do “slogan” racista:

“Temos de proteger a sobrevivência da nossa raça e o futuro das crianças brancas”. O número 88 significa “HH”, oitava letra do alfabeto e quer dizer “Heil Hitler”, a saudação hitleriana. Segundo a rede NBC, os homens pertenciam a um grupo de skinheads neonazistas que planejava o assassinato de mais de mil negros no Estado do Mississipi.

Não é a primeira vez que Obama é ameaçado de morte. E por isso, ele vem sendo objeto de fortes medidas de proteção pelo serviço secreto. A equipe de campanha do democrata Barack Obama não comentou a prisão dos dois jovens. Mas sabe-se que a polícia está tratando o caso com cuidado.

Os Estados Unidos continuam traumatizados com os atentados de 11 de setembro de 2001, e o país não esqueceu os assassinatos dos irmãos John e Robert Kennedy e de Martin Luther King. O medo de um atentado contra Obama continua bem vivo entre os partidários do candidato. No final de Agosto, três homens, um dos quais armado e outro conhecido por ser um simpatizante pró-nazi, foram detidos em Denver durante a convenção democrata onde o senador foi oficialmente designado candidato.

Postado por Rodrigo Lopes