Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2008

Cobertura nos EUA

30 de outubro de 2008 1

A partir desta quinta-feira, acompanhe a cobertura das eleições nos EUA no blog América Vota. Até o dia 6, eu e o colega Daniel Scola estamos em terras americanas reportando a disputa entre John McCain e Barack Obama. Vem conosco!

Postado por Rodrigo Lopes

Ameaça a Obama

28 de outubro de 2008 2

A prisão de dois suspeitos de planejarem o assassinado do candidato democrata poderia passar despercebida não fosse Barack Obama o primeiro negro com chances reais de chegar à presidência, e não tivessem os dois jovens indícios de pertencerem ao movimento supremacia branca – o conhecido white power, uma ideologia racista baseada na afirmação de que as pessoas brancas são superiores aos outros grupos raciais. Embora sem muita visibilidade nos dias de hoje, o grupo ainda tem seguidores nos EUA.

Os suspeitos foram presos no estado do Tennessee planejavam assaltar uma loja de armas e atirar contra Obama. Os jovens de 20 e 18 anos planejavam matar 102 negros – matariam com tiros 88 negros e decapitariam outros 14. Os números 88 e 14 têm um significado particular dentro do movimento da supremacia branca. O número 14 alude às 14 palavras do “slogan” racista:

“Temos de proteger a sobrevivência da nossa raça e o futuro das crianças brancas”. O número 88 significa “HH”, oitava letra do alfabeto e quer dizer “Heil Hitler”, a saudação hitleriana. Segundo a rede NBC, os homens pertenciam a um grupo de skinheads neonazistas que planejava o assassinato de mais de mil negros no Estado do Mississipi.

Não é a primeira vez que Obama é ameaçado de morte. E por isso, ele vem sendo objeto de fortes medidas de proteção pelo serviço secreto. A equipe de campanha do democrata Barack Obama não comentou a prisão dos dois jovens. Mas sabe-se que a polícia está tratando o caso com cuidado.

Os Estados Unidos continuam traumatizados com os atentados de 11 de setembro de 2001, e o país não esqueceu os assassinatos dos irmãos John e Robert Kennedy e de Martin Luther King. O medo de um atentado contra Obama continua bem vivo entre os partidários do candidato. No final de Agosto, três homens, um dos quais armado e outro conhecido por ser um simpatizante pró-nazi, foram detidos em Denver durante a convenção democrata onde o senador foi oficialmente designado candidato.

Postado por Rodrigo Lopes

O primeiro estádio palestino

27 de outubro de 2008 2

Jogadores rezam no estádio Faisal Husseini, em Ram, na Cisjordânia/Reprodução

Mais uma vez, o futebol vence a violência. O domingo foi de festa na Cisjordânia. Pela primeira vez, a seleção de futebol palestina fez o seu primeiro jogo internacional em casa. Em um estádio construído recentemente na Cisjordânia, o amistoso terminou com o empate de 1 a 1. O primeiro gol foi marcado pelo palestino Ahmed Kashkash.

O presidente da Fifa, Sepp Blatter, e outros dirigentes de países árabes compareceram ao estádio. Até o amistoso deste domingo, a seleção palestina era obrigada a jogar na Jordânia ou no Catar. E Israel negava permissões para alguns dos jogadores viajarem da Faixa de Gaza para os locais dos jogos.

Postado por Rodrigo Lopes

Camarote - menu desta segunda

27 de outubro de 2008 1

No day after, o Camarote de hoje será na prefeitura municipal de Porto Alegre. Teremos os seguintes assuntos:

* Uma entrevista com o vice-prefeito eleito José Fortunati.

* Adoção – com base no emocionante caso do jovem francês que reencontrou a família em Porto Alegre, vamos debater as leis, o que pode e o que não pode no caso de adoções.

* Até que ponto é permitida a intervenção artísticas em prédios culturais.

* A história do motorista que fez o parto de um bebê dentro de um táxi.

O Camarote começa às 20h30min na TVCOM (canal 36)

Postado por Rodrigo Lopes

Confirmado

27 de outubro de 2008 0

A campanha de Obama acabou de colocar em seu site oficial a confirmação do evento em Chicago, na noite do dia 4. Estão chamando de “evento noturno”. Mas tudo indica que será a festa da vitória.

November 4, 2008 12:00 PM – Barack Obama in Chicago, Ill. Senator Barack Obama holds an election night event in Chicago, Ill.

Postado por Rodrigo Lopes

O perigo do salto alto

26 de outubro de 2008 2

Grant Park, o local escolhido por Obama para a festa da vitória em Chicago/Reprodução

Passado o segundo turno por aqui, esta semana, os olhares começam a se voltar com mais atenção para as eleições nos EUA. A oito dias do pleito, o principal adversário de Barack Obama agora é ele próprio. O candidato democrata tem que evitar subir no salto alto, se é que já não subiu.

Todo esse clima de já ganhou não interessa a Obama. Ele não ganhou nada até agora, e ainda há muitos riscos nessa semana nos separa da eleição. O principal risco é o chamado racismo oculto de eleitores que se declaram pró-Obama mas que não votam nele por ser negro. Não se sabe quantos pontos serão roubados de Obama por conta disso.

Vimos nos últimos dias pesquisas apontando resultados completamente diferentes – uma dá 12 pontos de vantagem, outra reduz a diferença para cinco pontos. De hoje até o dia 4, vamos assistir as pesquisas atirarem para todos os lados. Entramos na fase em que começam a aparecer também os levantamentos encomendados pelos próprios partidos e que, obviamente, apontam vantagem do candidato que encomendou a pesquisa.

Ainda sobre o salto alto, Obama já estaria preparando a festa da vitória em um dos maiores parques de Chicago, próximo ao lago Michigan. O eleitor americano não gosta de quem começa a comemorar antes de o jogo acabar. Obama já disse inclusive que já sente o vento da vitória… Perigoso…

Do lado republicano, John Mccain deve continuar com a estratégia de atacar Obama por meio de telefonemas automáticos no qual o eleitor recebe uma mensagem gravada com ataques ao rival. Ele também deve continuar se apresentando como candidato da classe média e da classe média baixa.

Postado por Rodrigo Lopes

Camarote - programa 100

24 de outubro de 2008 3

Hoje, faremos o Camarote de número 100. Apresentaremos o programa debaixo do viaduto Dom Pedro, entre as avenidas José de Alencar e Praia de Belas, bem ali no Churrasquinho de Gato. No cardápio de assuntos:

* A indústria do dano moral

* Eleições – os preparativos para o Segundo Turno

* O sucesso do Churrasquinho de Gato

O Camarote começa às 20h30min na TVCOM (canal 36)

Postado por Rodrigo Lopes

Caramote - menu desta quinta

23 de outubro de 2008 1

Colégio, na época da construção/Divulgação

O Camarote desta quinta-feira estará em um dos colégios mais tradicionais do Estado, o Anchieta, em Porto Alegre. Vamos resgatar a história do ensino anchietano, a construção do colégio (que existe há 118 anos), além dos seguintes assuntos:

* Como a internet revolucionou a educação

* Gentileza, a importância de palavras como “obrigado”, “com licença”, “desculpa” no dia-a-dia

* Um bate-papo divertido com ex-alunos famosos

* Os 10 anos do bonito trabalho da organização Amigos de Lucas. Saiba o que é preciso para adotar uma criança.

Às 20h30min, na TVCOM (canal 36). 

Postado por Rodrigo Lopes

Sarah vai às compras

22 de outubro de 2008 1

Nos EUA, os republicanos estão apostando forte na imagem da vice Sarah Palin para tentar virar o jogo e o favoritismo de Barack Obama. Hoje, em entrevista à CNN, ela chegou a dizer que tem mais experiência do que Obama para assumir o governo americano. No Executivo, até tem mesmo: foi prefeita de Wasilla e governadora do Alasca por pouco mais de dois anos.

Agora, o curioso dessa jogada de marketing do partido republicano, são os custos. O Partido gastou mais de US$ 150 mil com roupas e acessórios para sua candidata à Vice. Tudo em lojas de departamento de luxo como Saks Fith Avenue em Nova York.

Postado por Rodrigo Lopes

Camarote - menu de quarta

22 de outubro de 2008 0

Katia Suman e eu estaremos hoje no Beira-Rio, no jogaço de bola entre Inter e Boca. Falaremos sobre os seguintes assuntos, além é claro com dirigentes, craques e torcedores do colorado:

* Carteira de habilitação – tire suas dúvidas sobre o aumento do preço

* Blues – Greg Willson está na Capital

* Como o comércio da Capital está se preparando para o Natal

O Camarote começa às 20h30min, na TVCOM

Postado por Rodrigo Lopes

Fala o mestre Hobsbawm

21 de outubro de 2008 2

Uma das mentes mais lúcidas do pensamento mundial, Eric Hobsbawm deu hoje uma entrevista à rede BBC sobre a crise financeira. Disse que o crash expõe o perigo de fortalecimento da direita.

- A esquerda está virtualmente ausente. Assim, me parece que o principal beneficiário deste descontentamento atual, com uma possível exceção (pelo menos eu espero) nos EUA será a direita – afirmou à emissora Rádio 4.

O historiador marxista comparou o atual momento “ao dramático colapso da URSS” e ao fim de “uma era específica”. Em tempo: dois livros fundamentais de Hobsbawm para entender o mundo atual:

* A Era dos Extremos

* Tempos Interessantes

Leia a entrevista (em inglês) aqui

Postado por Rodrigo Lopes

Camarote - menu desta terça

21 de outubro de 2008 0

Local do Camarote de hoje, no Theatro São Pedro/Pedro Weber

O Camarote desta terça sobe a ladeira. Deixa os jacarandás da Praça da Alfândega em direção ao nosso Theatro São Pedro. Faremos o programa ao vivo do foyer do teatro (foto ao lado), para mostrar o Jazz às Pampas. Abordaremos assuntos que são notícia no dia. Dá uma olhada:

* Por que as pessoas se mobilizam diante de uma tragédia e participam em massa de um enterro de alguém que não conhecem? Que fenômeno é este, que levou por exemplo 27 mil pessoas ao sepultamento da jovem Eloá, em Santo André (SP)?

* A relação entre médico e paciente.

* Os cinco anos dos Homens de Perto, já um clássico do teatro gaúcho.

* Casos como o de São Paulo reacendem o debate sobre a pena de morte. Crimes hediondos devem ser punidos na mesma moeda, com a pena capital?

Não perca. O Camarote começa às 20h30min na TVCOM. 

Postado por Rodrigo Lopes

Bush pelas lentes de Oliver Stone

21 de outubro de 2008 0

Estreou na sexta-feira passada o filme W, de Oliver Stone. É pelas lentes do polêmico diretor de JFK e Nixon que o mundo passará a ver o presidente George W. Bush. Confira o trailer:

Postado por Rodrigo Lopes

Avião quase teria se chocado com Ovni

20 de outubro de 2008 0

Imagem divulgada pelo Ministério da Defesa britânico/Reprodução

Que história essa…

A rede BBC divulgou a informação de que um avião da Alitalia quase teria se chocado com um Ovni quando sobrevoava a cidade de Kent, em 1991. Os dados são arquivos do Ministério da Defesa britânico revelados hoje. Segundo o registro, o piloto do avião gritou “Olha isso, olha isso!” para o co-piloto, ao ver um objeto marrom parecido com um míssil passar rapidamente por cima da aeronave.

De acordo com o comandante, o objeto teria passado a cerca de 300 metros acima do avião. Logo depois da aparição, a torre de controle afirmou ao piloto que o único objeto identificado pelo radar estaria a cerca de 10 milhas náuticas atrás do avião da Alitalia Investigações das aviações civil e militar não conseguiram explicar o caso. Depois de determinar que o objeto não se tratava de um míssil, balão ou foguete, o Ministério da Defesa fechou a investigação.

O incidente em Kent é um dos 19 arquivos sobre aparições de Ovnis que cobrem os anos de 1986 e 1992 e podem ser baixados do site dos Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha.

Postado por Rodrigo Lopes

Boquinha

20 de outubro de 2008 0

Tudo indica que Colin Powell, o grande general americano da Guerra do Golfo, irá conseguir uma boquinha no provável governo Barack Obama. Hoje, o candidato democrata disse que Powell (que é republicano, vale lembrar) estará entre seus assessores. Ontem, o ex-secretário de Estado de Bush manifestou seu apoio em entrevista à NBC, criticando duramente a vice de John McCain e criticando a instabilidade do candidato republicano.

Postado por Rodrigo Lopes