Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2009

O novo ano, fuso a fuso

31 de dezembro de 2009 0
2010 chega antes nas ilhas do Pacífico (Kiribati, Fiji e Tonga), mas os primeiros grandes países a receberem o novo ano são Nova Zelândia e Austrália. Antes do meio-dia aqui no Brasil, já será 2010 lá, no extremo oriente do planeta. Os fogos tradicionais na Harbour Bridge, na Baía de Sydney, vão protagonizar um dos mais bonitos espetáculos da Terra, como sempre. Depois, vem China, que entra no ano do Tigre, no calendário chinês, e a grande Rússia (com seus vários fusos-horários). A festa mais famosa é em torno da Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha de Moscou. Em seguida, a Europa, do Leste para o Oeste, recebe 2010 (a esta altura, já será início da noite no Brasil) – no Vaticano, o papa Bento XVI deve se dirirgir ao presépio da Praça de São Pedro para rezar pelo novo ano, como fez no Réveillon passado. Em Paris, a Champs Elysées será, como sempre, o palco principal das celebrações com muito champagne e luzes. Londres, de olho no Big Ben, comemora às margens do Tâmisa.
Enquanto isso, ao sul do mundo, o continente da Copa, a África, entra no ano em que os olhos do globo estarão voltados para ela. Finalmente. Desta vez, não para as guerras esquecidas dos africanos, mas para o otimismo, a esperança de um novo tempo graças a festa do futebol.
E aí, vem o Brasil, o primeiro país da América do Sul a entrar em 2010. Em seguida, Nova York, com a tradicional festa em Times Square. Boa parte do Brasil já terá ido dormir e estará acordando de novo, quando os EUA ainda estarão recebendo o novo ano, isso porque o Havaí é um dos últimos territórios a dar as boas-vindas a 2010.
Um feliz ano novo pra todo mundo, com menos guerras, menos atentados terroristas e mais paz e gestos de gentileza.
Abraços

Mudança de cara

30 de dezembro de 2009 0

Amigos,

Como vocês já devem ter percebido, o blog está de cara nova. Como os mais recentes blogs de ZH.com, também migramos para uma nova ferramenta, que torna o visual mais clean e permite recursos mais avançados. A primeira diferença, que você também deve ter percebido, é que perdemos o cabeçalho com os links para os blogs de outras coberturas internacionais. Mas logo eles estarão aí ao lado, na coluna da direita. Sem os post-its, apenas os links. Até eu me adaptar à nova ferramenta, talvez demore um pouco para colocar as novidades aqui.

Abraços!

O Paraguai do Norte

28 de dezembro de 2009 0

O ataque aos brasileiros no Suriname colocou esta pequena nação, localizada ao extremo norte do Brasil, em evidência. O país tem uma área pouco maior que a do Estado do Acre e uma população de apenas 450 mil habitantes. O PIB é de pouco mais de US$ 1,1 bilhão. Praticamente não tem indústria.

Os cassinos são um dos locais para lavagem de dinheiro. A prostituição, em especial de garotas brasileiras, é outra atividade em ascensão no país. As mulheres são recrutadas, principalmente, nos estados do Pará e do Maranhão. A maioria dos brasileiros que vive lá tenta a vida no garimpo. Oficialmente, eles são 3,5 mil. Mas, segundo o cadastro da Cooperativa de Garimpeiros no Suriname, pelo menos 35 mil brasileiros ingressaram no país nos últimos 10 anos. O país é um dos principais fornecedores de armas aos traficantes brasileiros. Os armamentos são trocados por cocaína. Esse comércio irregular intenso deu ao Suriname o apelido de “Paraguai do Norte”.

 

Postado por Rodrigo Lopes

Feliz Natal!

24 de dezembro de 2009 1

Amigos, como ninguém é de ferro, estou de folga nesses dias natalinos. Volto na segunda-feira. Desejo a todos os leitores/ouvintes/telespectadores/internautas um feliz Natal. Essas horas que antecedem a meia-noite normalmente são muito agitadas: corre-corre nas lojas, no trânsito. Mas, não esqueça: um pouquinho de calma faz muito bem.

Um abração

Postado por Rodrigo Lopes

"Eu sou filho de Bin Laden"

23 de dezembro de 2009 0

Confira entrevista feita com Omar bin Laden, filho de Osama. “As pessoas ficam surpresas quando digo que sou filho de Osama bin Laden. Clique aqui

Postado por Rodrigo Lopes

Papai Noel antecipado

22 de dezembro de 2009 0

O presidente Barack Obama ganhou um presente de Natal antecipado. O senado conseguiu nas primeiras horas desta terça-feira os 60 votos necessários para levar adiante o debate sobre a reforma no sistema de saúde, que deverá ter sua votação final na noite do dia 24. São três votações – a desta madrugada, uma segunda hoje e uma terceira na véspera do Natal. Caso seja aprovada, será a mudança mais radical do sistema de saúde dos EUA em décadas e irá fornecer cobertura de saúde a milhões de americanos atualmente fora do sistema.

Postado por Rodrigo Lopes

Mais frases

22 de dezembro de 2009 0

Abaixo, as frases em áudio. Não achei a do papa João Paulo II, por isso, a substituiu pelo famoso Habemus Papa, que de certa fora também foi uma das máximas da década.

Postado por Rodrigo Lopes

As frases da década

20 de dezembro de 2009 6

Nesse festival de listas com os fatos que marcaram os anos 00, o blog não poderia ficar de fora. Abaixo, uma seleção das frases da década, na minha avaliação (atenção, escolhi apenas autores internacionais, porque este é um blog de assuntos internacionais, mas podemos abrir uma de pessoas públicas brasileiras também):

“A nação está sob ataque”

Funcionário do governo americano, ao avisar no ouvido do presidente George  W. Bush, na manhã de 11 de setembro de 2001, que o país era alvo do maior atenatdo da História.

“Ou vocês estão conosco ou vocês estão com os terroristas”

George W. Bush, logo após os atentados de 11 de setembro de 2001.

“Nunca o nome de Deus seja usado para justificar a guerra”

João Paulo II, puxando a orelha de líderes que usavam Deus para justificar a Guerra do Iraque, em 2003.

“Brownie, você fez um trabalho tremendo”

George W. Bush ao então diretor da Agência Federal de Gestão de Emergência, Michael Brownie. Dez dias depois, ele renunciou em meio às críticas, em 2005.

 

“Este é o seu beijo de despedida, seu cachorro”

Jornalista iraquiano Muntazar al-Zaidi ao jogar os sapatos em Bush, em 2008.

“O diabo esteve aqui ontem, e ainda sinto o cheiro do enxofre”

Hugo Chávez, ao discursar na ONU, logo após Bush, em 2006.

 “Não existem homossexuais no Irã. Não temos este tipo de problema”

Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã.

“Vim a público hoje para felicitar nossos irmãos iraquianos e informá-los que nós estamos vencendo!”

Mohammed Saeed al-Sahhaf, ministro da Informação do Iraque de Saddam Hussein, um dia antes da tomada de Bagdá, em 2003.

“Por qué no te callas”

Rei Juan Carlos a Hugo Chávez, durante a Cúpula Ibero-americana, em 2007.

“Yes, we can.”

Frase de campanha de Barack Obama, 2008

 

Mande a sua seleção para rodrigo.lopes@zerohora.com.br, que publico aqui no blog!

Postado por Rodrigo Lopes

Ave! Berlusconi

19 de dezembro de 2009 0

O mundo seria menos engraçado sem Silvio Berlusconi. Não que se defenda o ataque sofrido pelo primeiro-ministro. Por hora, a agressão serve apenas como desculpa para falarmos de um dos mais controversos políticos europeus. Se olharmos as gafes, talvez só George W. Bush rivalize com El Cavaliere. Lembram-se de quando chamou Obama de “jovem, bonito e bronzeado”?

Se levarmos em conta o populismo, vem a comparação com Hugo Chávez. Mas, em comum, talvez tenham apenas no currículo o fato de ambos terem levado pitos reais: o venezuelano, do rei Juan Carlos, o italiano, da rainha Elizabeth II durante a cúpula do G-20, por falar alto demais.  Por fim, metido a galã, chegou a dizer a Nicolas Sarkozy, o presidente francês:

- Eu te dei a tua mulher – em referência à origem italiana de Carla Bruni.

Racista, fanfarrão, Berlusconi é ao mesmo tempo conquistador, inteligente e mestre da sobrevivência política, capaz de conseguir se manter por um bom tempo no poder. Mesmo que, para isso, não se sinta nem um pouco constrangido em usar seu império midiático – e futebolístico, o Milan. A imagem de seu rosto ensanguentado e o olhar apavorado parecem tirados de um capítulo de novela mexicana. Digo, italiana.

Postado por Rodrigo Lopes

Cuba usa blogs para contra-atacar

16 de dezembro de 2009 2

Cuba está contra-atacando os seus inimigos online, mas está difícil combater os críticos que, como a blogueira Yoani Sánchez, usam a internet para se expressar. Os partidários do governo estão usando os mesmos meios para responder.

Nas últimas três semanas, blogs como Cambios en Cuba e BlogCip (não achei o link) fizeram referência a uma “guerra midiática” e à necessidade de “ir para as trincheiras” para “defender a revolução”. A maioria foi dirigida diretamente a Sánchez e seu blog Generación Y.

Postado por Rodrigo Lopes

O leite de Guilherme

15 de dezembro de 2009 0

Guilherme e a mãe, Patrícia/Reprodução/Rodrigo Lopes

Guilherme diz que sonha em ser policial, mas basta ver o microfone da RBSTV na minha mão para mudar de ideia.

- Tu vai ser repórter, que eu sei – brinco.

Entrego a ele o microfone.

- Oi, mamãe, vou te entrevistar – ele diz.

- A gente vai pedir o remédio para o Papai Noel e ele vai trazer… – diz a mãe.

O presente que Guilherme espera no Natal não é uma bola, uma bicicleta ou um videogame. Chama-se MSUD2. Mas para Guilherme é apenas “o meu leite”. Portador de uma anomalia genética conhecida como doença da urina do xarope de bordo, o menino de 10 anos não pode ingerir qualquer alimento de origem animal. Por isso, ele alimenta-se apenas de um composto formado por uma espécie de leite em pó. Uma lata custa R$ 976,08 e dura apenas quatro dias. Desde 20 de novembro, Patrícia, que não tem dinheiro para comprar o leite, aguarda o Estado cumprir ordem judicial que exige que a Secretaria da Saúde forneça o medicamento. Até lá, a mãe economiza a dose do pó que dilui na água para fazer render a lata que resta.

- Se ele não tomar o leite, terá uma intoxicação. É coma e morte – avisa a geneticista Carolina Fischinger de Souza, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Impotente diante de vários pacientes com dificuldade de acessar medicamentos especiais, a médica desabafa:

- Não consigo mais exercer a medicina.

Isso porque ela passa boa parte do dia assinando laudos, que ajudam famílias como a do Guilherme a lutar na Justiça pelo direito ao medicamento.

Com o olhar meigo que viaja muito além das limitações impostas pelos músculos que o impedem de jogar bola, Guilherme desiste de ser policial.

- Quero ser repórter – diz.

Para fazer algumas imagens, trago para a sala algumas latas de leite semelhante ao usado pelo menino. E percebo que ele fica inquieto, entusiasmado.

- O meu leite… – suspira.

Não é. O dele aguarda a análise em alguma fria gaveta da burocracia estatal. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o processo de Guilherme está na Secretaria da Fazenda e aguarda estudo para liberação do dinheiro para a compra do remédio, que valerá por três meses. Depois, começa tudo de novo.

Postado por Rodrigo Lopes

Fantasmas da ditadura

15 de dezembro de 2009 1

De tempos em tempos, lembranças das ditaduras que vigoraram na América Latina voltam a assombrar o subcontinente, nos lembrando que há menos de 30 anos vivíamos períodos de exceção. E que, por mais avanços que se tenha, ainda hoje personagens daqueles anos sombrios estão vivos e vez que outra ecoam.

Em junho, Honduras, o pobre país da América Central, foi vítima de um golpe militar que retirou o presidente do poder e o levou a Costa Rica. Hugo Chávez também foi alvo de um golpe na Venezuela. Ficou afastado do poder por 48 horas, mas conseguiu voltar. O Paraguai viveu nos anos 90 situação turbulenta com o general Lino Cesar Oviedo pairando como uma ameaça.

E agora, a Argentina, que, sempre corajosa ao abrir suas feridas da ditadura, julga 19 oficiais da época do regime militar, acusados de torturar milhares de presos políticos na Escola Mecânica da Marinha, entre eles o Alfredo Astiz, conhecido como o anjo loiro da morte. Justamente no dia em que iniciou o julgamento foram interceptadas ordens no rádio do helicóptero da presidente Cristina Kirchner. “Matem-na”, dizia a voz, entre a comunicação do piloto e do aeroporto.

Certamente uma tentativa de intimidação, que não não deve ter lugar no século 21. Em um estado de direito, cabe às autoridades fazerem uma investigação detalhada e punir os responsáveis – o lugar dos ditadores e seus seguidores é no banco dos réus. Coisa que a Argentina está conseguindo fazer, mesmo que fantasmas ainda tentem assombrar sua democracia.

Postado por Rodrigo Lopes

Michelle voltará

14 de dezembro de 2009 5

Prova de que nem sempre presidente com popularidade em alta consegue eleger facilmente o sucessor. No Chile, por exemplo, Michelle Bachelet tem 80% de aprovação, mas não conseguiu fazer migrar essa popularidade para o candidato Eduardo Frei.

Na eleição de ontem, nenhum dos dois candidatos principais conseguiram votos suficientes para evitar o segundo turno. E embora Michelle esteja bem viva, a verdade é que todos os candidatos tentaram tirar uma lasquinha de sua popularidade. Inclusive aquele que é oposição, Sebastán Piñera. Prometeu ampliar as políticas sociais do governo Michele e também incluiu em sua propaganda de TV uma foto com ela.

Michelle é uma das poucas presidentes da América Latina que são unanimidade. Mas no Chile não é permitida a reeleição. Por isso, muitos já falam que ela vai pra casa, mas volta daqui a quatro anos. Ainda há grande desigualdade social no país, mas não há dúvidas sobre os grandes avanços. Em 20 anos, a pobreza caiu de 38% para 13,7%.

Postado por Rodrigo Lopes

A agressão a Berlusconi

13 de dezembro de 2009 1

Fotos, eu sei… Você já deve ter visto. Afinal, é uma das imagens do fim de semana. Mas o vídeo, talvez você não tenha olhado. Confira aí abaixo.

Postado por Rodrigo Lopes

Se você tem medo de avião...

12 de dezembro de 2009 4

Como se vê, a parte traseira do avião é a mais confiável/Reprodução

Conforme comentei na coluna Diário do Mundo, se você tem, como eu, medo de avião, não perca este site. Ele calcula as probabilidades de se morrer em um acidente aéreo. Mas principalmente mostra as mais perigosas companhias do mundo, os locais onde ocorreram mais tragédias e, o melhor, o local mais seguro de um avião. Confira!

Postado por Rodrigo Lopes