Hoje, completam-se oito anos desde que os primeiros suspeitos de terrorismo chegaram a Guantánamo, a mais polêmica prisão militar do mundo, encravada no território de Cuba. Apesar das promessas, o governo Obama não conseguiu até agora concluir o plano para fechar a base. A data de hoje marca o os oito anos daquele 11 de janeiro de 2002, quando um avião militar chegou a Guantánamo transportando 20 homens, que viajaram encapuzados e amarrados com correntes e foram colocados jaulas.
Sua chegada transformou uma base até então de segundo escalão, com capacidade militar limitada, na penitenciária mais protegida do mundo. Ironia do destino, o aniversário ocorre 10 dias antes da data limite imposta por Obama para esvaziar as celas, uma promessa que, como já admitiu, não poderá cumprir.
A tarefa de encontrar um destino para os prisioneiros se complicou para o governo com o atentado fracassado contra um avião com destino a Detroit no dia do Natal. O suspeito: um nigeriano treinado pela Al-Qaeda no Iêmen... Casualmente, os iemenitas são o maior grupo de prisioneiros em Guantánamo.


Comentários