Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 12 dezembro 2010

O que é notícia no fim de semana

12 de dezembro de 2010 0

Policiais controlam o Parque Indo-Americano, no bairro de Villa Soldati, região metropolitana de Buenos Aires, onde confrontos entre moradores da região e mais de 1,5 mil famílias sem teto deixaram três mortos desde a última terça-feira. 
Os sem-teto optaram pela ocupação de um prédio do parque de 130 hectares como uma maneira de chamar a atenção das autoridades para a precária situação em que vivem na Grande Buenos Aires. Moradores de classe média da Villa Soldati atacaram famílias de sem-teto que começavam a ocupar o parque. Os moradores queimaram barracas e o confronto deixou dezenas de feridos.

**

A polícia da Suécia classificou como “crimes terroristas” as duas explosões que deixaram um morto e dois feridos ontem no centro da capital, Estocolmo. A investigação ainda está em andamento. O morto pode ser um homem-bomba que teria realizado os supostos ataques. Suspeita-se de que os atentados possam estar relacionados com a presença de tropas suecas no Afeganistão.

**

Talvez a notícia mais bombástica do fim de semana: o Brasil se submete a inspeções de segurança aérea para receber certificacão e uma assinatura presidencial dos EUA (chamada de PD) aprovando sua chamada lei do abate, a política de derrubada de avioes suspeitos de tráfico de drogas no espaço aéreo brasileiro. As negociações entre Brasil e EUA correram à margem do Congresso Nacional. É o que revelaram telegramas enviados pela embaixada dos EUA ao Departamento de Estado americano entre 2004, ano da aprovação da Lei do Abate por aqui, e o ano passado. Os documentos fazem parte de mais uma leva de textos top secret vazados pelo Wikileaks. É citado o caso de um avião monomotor furtado em março do ano passado, que caiu em Luiziânia, Goiás, que poderia ter como alvo Brasília. Foi relatado que todo o processo de abate foi iniciado, mas o avião caiu antes que fosse tomada a providência final. Os EUA consideram toda a cadeia de commando muito lenta – mencionam o ministro Nelson Jobim e o comandante da FAB Juniti Sato. Nesse contexto é levantada a vulnerabilidade da capital Brasilia diante de uma possível ação terrorista.

**

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, disse em entrevista a uma televisão pública sueca neste domingo que estava ante um processo perpetrado pelos Estados Unidos, e que estava desapontado com os abusos da justiça na Suécia. As declarações foram gravadas antes de ele ser preso, mas exibidas apenas neste domingo no país.

**

O príncipe William e Kate Middleton divulgaram neste domingo as fotos de seu noivado, clicadas pelo renomado fotógrafo peruano Mario Testino. As duas fotografias oficiais mostram o casal em uma pose mais formal e outra mais divertida. Em ambas, é possível apreciar a “felicidade” que Testino viu quando clicou o casal real, que se casará em abril de 2011.